sábado, 28 de fevereiro de 2009

DEUS NOS DÁ FORÇA PARA VIVER E VENCER!

2 Co 4.10-13

Precisamos nos dar conta de que não podemos fugir à luta, porque a vitória é necessária para a nossa auto-estima. É a luta para a superação dos próprios limites. E quando vencemos, apesar da luta e do sacrifício, ou mesmo até por causa deles, somos bafejados por um sentimento de auto realização que traz paz, alegria e confiança própria. Se nos entregamos à derrota, abatidos e vencidos, tornamo-nos depressivos, tímidos e covardes. Assim, pois, a luta é necessária e inevitável, mas a vitória é imprescindível e indispensável para a nossa saúde física, mental, emocional e espiritual.

Somos convocados para completar a prova, superando os obstáculos, vencendo o cansaço e as dificuldades. Completar a carreira para a qual o Senhor nos convocou. Portanto, precisamos estar atentos, “em posição de sentido”, vigiando e orando, para que estejamos em pé na presença do Filho de Deus “naquele dia” no pódio do Juízo Final.

Contra quem estamos lutando, ou, com quem estamos concorrendo nessa corrida desenfreada da vida? Não é contra alguém, mas contra um sistema de valores e forças espirituais da maldade. Não é contra a carne e o sangue... (Ef 6.10-20). Não se trata de concorrermos com outras pessoas, mas contra as forças espirituais do mal. Nossa maratona implica em mantermos nosso padrão de conduta, com perseverança e firmeza na oração. Mas, qual tem sido nosso padrão de eficiência?

Ou, como podemos saber se estamos correndo bem, ou se estamos ficando para trás? Nosso padrão é a lei de Deus, ela nos faz saber qual a distância que estamos da perfeição divina. Podemos saber se estamos correndo com eficiência quando refletimos sobre o nosso relacionamento com Deus, se temos prazer na lei de Deus, na comunhão pessoal, diariamente, com Ele. Ou se a nossa vida cristã se resume apenas no formalismo religioso dominical, tradicional, ou sacramental... Se nos acharmos auto-suficientes e auto-confiantes ao ponto de desprezarmos as possibilidades e potencialidades adversárias, vamos ser, fatalmente, surpreendidos com a derrota.

Mas não devemos nos limitar à defensiva. Temos um duplo desafio: RESISTIR (aprimorar a defesa) e LUTAR, ATACAR. _ “Temos de ser bigornas, quando homens perversos são martelos” (Spurgeon). Sim, podemos dizer com segurança na Palavra divina, DEUS NOS DÁ FORÇA PARA VIVER e VENCER!


LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIAVisite o Portal: www.midiasound.com

DE QUEM É A GLÓRIA?

"Portanto, quer comais quer bebais, ou façais, qualqueroutra coisa, fazei tudo para glória de Deus" (1 Coríntios10:31).

Muitos anos atrás, Michelangelo, o escultor, e Rafael, opintor, estavam comissionados para executar obras de arte para o embelezamento do Vaticano. Embora cada um deles fosse grandemente respeitado e tivesse um trabalho diferente a realizar, surgiu um amargo espírito de rivalidade a ponto de não se falarem quando se encontravam.

O ciúme existente de um para com o outro era muito evidente para aqueles que os conheciam. O mais surpreendente de tudo isso era que ambos deveriam estar fazendo seu trabalho "para a glória de Deus".

Muito tempo perdemos e muitas bênçãos deixamos de receber simplesmente porque não aprendemos a glorificar a Deus em todos os momentos e situações de nossas vidas. Queremos notoriedade, queremos reconhecimento, queremos ser aplaudidos, queremos isso e aquilo e nos esquecemos de que sem Cristo nada somos.

Nossa vida, quase sempre, transforma-se em uma competição. Eu mereço um emprego melhor do que meu amigo porque sou mais inteligente e mais capaz. Mereço um cargo de liderança na igreja porque tenho muito mais condição de obter sucesso que meu irmão. Mereço mais atenção de meu líder porque sou o mais experiente e mais competente para realizar as tarefas necessárias para o bom andamento de qualquer projeto.

Além de não darmos a glória devida ao Senhor ainda esquecemos que todos os méritos de nosso sucesso se devem aos méritos de Jesus. Se compreendemos que cada um de nós pode, no nome do Senhor, ser bem sucedido e feliz ao mesmo tempo que outros, conseguiremos realizar muito mais obras para a glória do nome do nosso Salvador. Os resultados serão muito mais grandiosos e o mundo ao nosso redor será muito maisagradável para todos que nele vivem. Quando fazemos tudo para a glória do Senhor, todos somos igualmente vitoriosos.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

TENHAM ÂNIMO!

Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo!
Eu venci o mundo!”
( Evangelho do Apóstolo João cap.16.33 - NVI)

Desde tenra idade aprendemos que as aflições são inerentes à existência... As formas pelas quais sofremos aflições mudam no decorrer dos anos, mas a realidade é que em todas as fases de nossa existência somos afligidos... As aflições roubam-nos a paz e nos tornam conscientes de que não estamos no controle das circunstâncias externas à nossa vida. Somos afligidos porque as pessoas nos frustram, porque as coisas se perdem ou são roubadas, porque fatores críticos exógenos acontecem... Somos, assim, literalmente atingidos pelas aflições da vida e, por isso, alguns acabam por concebê-la como um constante tormento! “Viver é sofrer”, “Depois da tempestade, vem outra tempestade ainda maior”... São algumas frases que acabam se tornando o jargão das vítimas das aflições ,resultantes dos embates da vida!

Ora, Jesus não nos diz que não teremos aflições, lutas e embates... O ensino de Jesus não é alienado das vicissitudes inerentes à existência. O ensino de Jesus não nos tira da realidade, não espiritualiza o sofrimento, nem tampouco faz dos Seus seguidores super-homens/super-mulheres, que passam pela vida como que vivendo em um “conto de fadas”...
O diferencial do ensino de Jesus principia no fato de que Deus, na Sua Soberania, torna-se carne, caminha pelas estradas empoeiradas da Palestina, e culmina na morte sangrenta na cruz do Gólgota. Deus se fez carne, mas não nega a humanidade! Por quê? Porque “(...) Deus não quer que nossa vida seja meramente espiritual; Ele quer que nossa espiritualidade seja verdadeiramente humana”. (James Houston)

Mas o capítulo das aflições não termina quando descobrimos que elas existem, e que por elas passamos e por elas iremos passar... Para aprender tal fato não é necessário escola, senão a própria existência... Afinal, todos conhecem a casa do sofrimento, e mesmo sem querer, vez ou outra todos os seres humanos a visitam...

O capítulo das aflições assume nova perspectiva,não quando delas tomamos consciência, mas quando conhecemos Aquele que venceu o mundo. Porque o Senhor Jesus venceu o mundo, ao contrário de nos desesperarmos, somos chamados a renovar o ânimo, a esperança, os sonhos, a alegria...! Não é algo que acontece do lado de fora... Não são as aflições que deixam de existir. Algo, contudo, acontece dentro daquele que crê (I Jo 5.4). Uma nova disposição mental, uma nova forma de encarar as circunstâncias, uma nova maneira de conceber e re-agir... Tal fato não se explica como fruto de um certo “sentimento religioso” capaz de amortecer a dor. É uma certeza alimentada pela convicção e sustentada pelo próprio poder de Deus. É uma disposição coerente e consciente de avaliar a vida pelo ponto de vista da fé, sem ignorar as circunstâncias. É a esperança que traz ordem ao caos. E esperança só é real em Cristo, pois em Cristo, “A esperança encontra não apenas um consolo para o sofrimento, mas também o protesto da divina promessa contra o sofrimento” (J. Moltmann).


Rev.Ézio Martins de Lima
Igreja Presbiteriana Independente Central de Brasília

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

SUCESSO NO FRACASSO PROFISSIONAL

Aqueles homens eram experientes, calejados na profissão de pescadores. Tinham suficientes conhecimentos práticos para saberem qual o melhor tempo, melhor embarcação, melhor isca, equipamento adequado, etc. Enfim, tudo que dependia da parte humana, certamente, não lhes faltava. Havia os recursos materiais necessários e indispensáveis para atingirem seus objetivos: Muitos peixes. Porém, o texto diz que nada, absolutamente nada, apanharam. Tudo havia sido rigorosamente preparado. Tudo, menos o essencial. Foi semelhante o que aconteceu com Marta, irmã de Lázaro e Maria. Quando se achava afoita e ansiosa para apresentar o melhor PARA Jesus, tudo que a sua capacitação doméstica lhe permitia fazer, Ele lhe corrigiu dizendo: “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas; entretanto poucas são necessárias, ou mesmo uma só...” (Lc 10.41-42).

Os discípulos de Jesus tinham tudo que a capacidade profissional lhes permitia fazer, mas faltava-lhes o mais necessário: faltava Jesus em seus planos e realizações. Será este o seu caso? Você está envolvido com muitas coisas... empreendendo muitas conquistas e realizações pessoais. Seu barco esta navegando a todo vapor no mar da vida. Porém, você sente que algo está errado, alguma coisa não vai bem. Está devidamente equipado para agir conforme os padrões sociais vigentes. Está trabalhando com honestidade e dedicação. Apesar disso, o fracasso persiste. Em sua mente uma pergunta surge inquietante: em que tenho falhado? O que está errado na minha vida? Quem sabe, você esteja se esquecendo do ESSENCIAL: JESUS CRISTO?! Quem sabe Ele ficou fora dos seus planos?! Nem ao menos foi consultado...

Se você reconhece a causa maior do seu fracasso, então, o sucesso não há de tardar. Se você é capaz de reconhecer que todo o seu preparo intelectual não é suficiente para garantir-lhe o sucesso tão sonhado; então você está perto da vitória, com Jesus. Quando somos capazes de reconhecer que falhamos, abrimos uma porta para obtermos o sucesso. Quando reconhecemos honestamente a nossa insuficiência, estamos prestes a encontrar o caminho da vitória. Quando, então, levantarmos nossos olhos a contemplar, com entusiasmo, aquele que é a personificação do sucesso. Sim, Jesus Cristo é o SUCESSO TOTAL E PERMANETE. O alvo maior para o cristão sincero: a verdadeira qualidade total!


Pr. Vanderlei Faria
LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA
Visite o Portal: www.midiasound.com

PROVADO PELOS LOUVORES!

Como o crisol é para a prata, e o forno para o ouro, assim o homem é provado pelos louvores(provérbios 27:21).

O crisol na sua definição , é um vaso em que se derretem ou purificam metais preciosos, ou na linguagem figurativa é aquilo que serve para dar a conhecer as boas qualidades de uma pessoa e o forno um lugar altamente quente.

Tanto a prata como o ouro precisam passar por altas temperaturas para a purificação, e assim refletir as qualidades, tornando uma peça de alto valor para o ourives.

Na mensagem enviada anteriormente, a autora da mensagem,”como uma jóia”, chamada Sandra ,relata como Deus é especialista em cuidar de nós quando estamos passando pelo fogo, na verdade o Senhor está nos moldando, tirando todas as impurezas, fazendo nos excelente, conforme a Sua imagem.

Mas tem algo que devemos aprender.

No versículo acima, o Senhor revela: como o crisol é para a prata, e o forno para o ouro, assim o homem é provado pelos louvores, ou seja , quando estamos passando pelas mãos do “Ourives”, de que forma estamos enfrentando estas adversidades?

Será que estamos murmurando e lançando palavras que não agradam a Deus ou louvando e bendizendo a Deus, pois Ele sabe o que é melhor para as nossas vidas?

Deus na verdade prova os seus, e quando estamos “na correção de Deus”, na carta dirigida aos Hebreus, existe algo para a nossa meditação: “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela" (Hebreus 12:11).

A provação é necessária, veja o que o apostolo Pedro nos exorta neste sentido:

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua grande misericórdia, nos gerou de novo para uma viva esperança, pela ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos, Para uma herança incorruptível, incontaminável, e que não se pode murchar, guardada nos céus para vós, Que mediante a fé estais guardados na virtude de Deus para a salvação, já prestes para se revelar no último tempo, Em que vós grandemente vos alegrais, ainda que agora importa, sendo necessário, que estejais por um pouco contristados com várias tentaçöes. Para que a prova da vossa fé, muito mais preciosa do que o ouro que perece e é provado pelo fogo, se ache em louvor, e honra, e glória, na revelação de Jesus Cristo; Ao qual, não o havendo visto, amais; no qual, não o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefável e glorioso; Alcançando o fim da vossa fé, a salvação das vossas almas" (I Pedro 1:3 a 9).



Como o crisol é para a prata, e o forno para o ouro, assim o homem é provado pelos louvores.(provérbios 27:21)





Deus te abençoe
Paulo Sérgio

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

QUE FAZEIS DEMAIS?

_ “Então, Jesus lhes ordenou que todos se assentassem, em grupos, sobre a relva verde. E o fizeram, repartindo-se em grupos de cem em cem e de cinqüenta em cinqüenta. Tomando ele os cinco pães e os dois peixes, erguendo os olhos ao céu, os abençoou; e, partindo os pães, deu-os aos discípulos para que os distribuíssem; e por todos repartiu também os dois peixes” (Mc 6.39-41).

Os escribas e fariseus ensinavam que o "próximo" era apenas algum outro israelita... Aqui Jesus deixa claro que a única força que capacita alguém a não revidar é quando essa pessoa tenha morrido para si mesma. Somos aqui instruídos a amar positivamente a essas pessoas, independente de quem sejam elas. E não apenas evitar o revide (v.44).

No v.47 há uma pergunta que caracteriza toda a ênfase da mensagem de Jesus: "Que fazeis demais?" Jesus queria que os crentes compreendessem quem eles eram, e como deveriam viver. Por isso M. L. Jones disse: "Nada há de mais desencorajador para nós que o Sermão do Monte; ele parece nocautear-nos logo de saída. Mas, ao mesmo tempo, não existe nada de mais encorajador que o Sermão do Monte." Aqui temos uma descrição do que realmente constitui um crente: "Que fazeis demais?" Os fariseus e escribas possuíam um elevado padrão moral. Porém, aqui o Senhor está falando de algo mais: É uma qualidade que distingue o crente de quem não é – v.46.

_ "Se amardes os que vos amam" – os ímpios podem amar os que os amam, mas nós precisamos ser diferentes e ir além dessa expectativa do mundo. Precisamos ultrapassar o padrão do mundo. O crente excede ao nível farisaico! Também se espera que sejamos positivamente santos (v.48). Jesus nos diz que precisamos nos assemelhar a Deus, através de nosso comportamento. É preciso que manifestemos algo especial em nossa vida (1 Co 2.16 b; 2 Co 5.17).

Espera-se que, através de nossa conduta cristã, diária, algo das virtudes de Cristo possa transparecer: 2 Co 2.15,17; 5.17. Que dizer do coração? Que dizer sobre os nossos pensamentos? Essa é a perspectiva de vida do crente. Como é que o não crente reage diante das injustiças e ofensas? No máximo, ele aceita com resignação. E quando chega a morte? O homem natural pode até aceitá-la com resignação; nunca, porém, com alegria.


Pr. Vanderlei Faria
LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIAVisite o Portal: www.midiasound.com

ROMPENDO A LINHA DE GIZ

"Já que tendes purificado as vossas almas na obediência àverdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coraçãoamai-vos ardentemente uns aos outros" (1 Pedro 1:22).

Haviam duas irmãs solteiras que, por causa de uma séria briga, pararam de falar uma com a outra. Decididas a não deixar a pequena casa onde moravam, elas continuaram a viver sob o mesmo teto e dormir no mesmo quarto.

Uma linha de giz dividia o quarto de dormir em duas metades. A linha separava os cômodos de tal maneira que as duas podiam sair e entrar e ter as suas refeições sem transgredir o espaço da outra.

Na escuridão da noite, cada uma podia ouvir a respiração e o ronco da inimiga. Por muitos anos as duas coexistiram em completo silêncio. Nenhuma das duas estava disposta a tomaro primeiro passo para a reconciliação. Em uma determinada noite, uma das irmãs levantou para ir ao banheiro e levou um tombo, quebrando o quadril. A outra, despertada pelo barulho e pelo grito de dor, levantou apressadamente de sua cama e, ultrapassando a divisória feita pelo giz, correu em direção à irmã.

Ali, no chão, segurando a inimiga do passado no colo, aguardou a chegada dos médicos e foi com ela até o hospital. Naqueles momentos de angústia e aflição, a verdade e o poder do amor prevaleceram.

Quantos de nós temos experiências semelhantes. Parentes, grandes amigos, colegas de trabalho ou estudo, pessoas que nos eram muito queridas e que, por um momento infeliz, transformaram-se em inimigos. Um relacionamento que se acabou, um contato que se deteriorou, alguém que amávamos e hoje até odiamos. não é isso que Deus deseja que aconteça. E, por certo, não é isso que nós mesmos desejamos.

Mas o que fazer? O orgulho não permite que tomemos a iniciativa de acabar com aquele ressentimento. Achamos que a outra pessoa deve vir pedir perdão e, da mesma forma, a outra espera que nós o façamos. E, enquanto esta indecisão espiritual persistir, nós sofreremos, a pessoa em questão sofrerá, Deus ficará triste e o diabo cantará e dançará de alegria.

Rompamos a linha de giz! Não permitamos que o nome de Jesus seja envergonhado. Pratiquemos o amor do Senhor e glorifiquemos o Seu nome. A felicidade nos revestirá e haverá grande festa no Céu.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

domingo, 22 de fevereiro de 2009

CORAÇÃO NAS MÃOS

_ “Voltaram os apóstolos à presença de Jesus e lhe relataram tudo quanto haviam feito e ensinado. E ele lhes disse: Vinde repousar um pouco, à parte, num lugar deserto; porque eles não tinham tempo nem para comer, visto serem numerosos os que iam e vinham. Então, foram sós no barco para um lugar solitário” (Mc 6:30-32).

André era um discípulo de João: “João testemunha a respeito dele e exclama: Este é o de quem eu disse: o que vem depois de mim tem, contudo, a primazia, porquanto já existia antes de mim” (Jo 1.35). Este falou-lhe de Jesus: “Eis o cordeiro de Deus” (Jo 1.36). André O seguiu imediatamente: “No dia seguinte, estava João outra vez na companhia de dois dos seus discípulos e, vendo Jesus passar, disse: Eis o Cordeiro de Deus! Os dois discípulos, ouvindo-o dizer isto, seguiram Jesus” (Jo 1.35-37). Então foi discipulado por Jesus: “Passaram o dia com Ele...” (Jo 1.39).

Assim, pois, André primeiramente foi a Jesus, procurou conhecê-Lo, aprender dEle e com Ele; depois levou seu irmão a Jesus (Jo 1.41-42). Há muitas pessoas que nunca levam alguém a Jesus, porque elas mesmas não estiveram pessoalmente com Jesus. Não foram discipuladas por Ele e com Ele.

De João Batista pouco se há de falar, pois ele morreu ainda jovem ao acusar o pecado de Herodes (Mt 11.1-19; 14.1-12). Só levou alguns a Jesus. Entre eles, André. E de André menos ainda a Bíblia fala. Praticamente ele só havia levado seu irmão a Jesus. E quem foi seu irmão!?... Aqui está um exemplo da importância da evangelização pessoal.

André agora apresenta um menino, um rapaz, a Jesus... E desencadeou o milagre! Quando ele havia apresentado Pedro, seu irmão, a Jesus, não imaginara que estava diante de quem seria um poderoso instrumento de milagres nas mãos de Deus: Um milagre ambulante! Agora, ao apresentar um rapaz a Jesus, não poderia imaginar o que Deus haveria de fazer através da liberalidade daquela vida preciosa: “Está aqui um rapaz que tem... Tem algo disponível, útil, aproveitável... Tem coragem de apresentar esse pouco... Tem pouco nas mãos, mas muito no coração... Tem algo a oferecer, antes de pedir. Tem um coração disposto, nas mãos...”

Enquanto o Senhor não ocupar o centro de nossas vidas e atividades, não há sucesso, só fracasso e decadência. Como André, o evangelista de visão missionária. Ele viu que seu irmão necessitava de Jesus. Viu que Deus poderia fazer uso poderosamente daquela vida. Da mesma forma, ele percebeu que aquele rapaz precisava ter o privilégio de conhecer a Jesus. E que Jesus poderia utilizá-lo também de forma poderosa: Um rapaz na multidão. Uma vida com o potencial de uma bomba espiritual! André possuía a sensibilidade do Espírito Santo para descobrir talentos. Era um provedor de vida e alegria. Uma porta de esperança!

Precisamos pedir a Deus a visão de André para descobrirmos, entre a multidão faminta e errante, aqueles que têm o coração nas mãos... Como diz a Sua Palavra: “E Jesus, parando, chamou-os e perguntou: Que quereis que vos faça? Disseram-lhe eles: Senhor, que se nos abram os olhos. E Jesus, movido de compaixão, tocou-lhes os olhos, e imediatamente recuperaram a vista, e o seguiram... Jesus, porém respondeu-lhes: Em verdade vos digo que, se tiverdes fé e não duvidardes, não só fareis o que foi feito à figueira, mas até, se a este monte disserdes: Ergue-te e lança-te no mar, isso será feito; e tudo o que pedirdes na oração, crendo, recebereis” (Mt 20.32-34; 21.21-22).

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
Visite o Portal: www.midiasound.comLEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA

O PERFUME DE UMA FLOR PISOTEADA

"Pelo que, se alguém está em Cristo, nova criatura é; as coisas velhas já passaram; eis que tudo se fez novo" (2Coríntios 5:17).

Foi perguntado a uma menina o que era perdão. A bela resposta que ela deu foi: "É o perfume que as flores exalam quando são pisoteadas".

Para o cristão misericordioso, este perfume alcança bem longe, até o trono do juízo de Cristo. O cristão, portanto, não precisará temer no momento em quec hegar lá. Quais têm sido as nossas reações quando sofremos algum tipode agressão? Pagamos com a mesma moeda? Guardamos sentimentos de mágoa e ressentimento? Fazemos da quela pessoa, a partir daquele momento, integrante de nossa listade inimigos?

Mas, e a nossa condição de cristãos transformados pelo Senhor? Não agem assim os que não tem Deus no coração? Devemos nós agir da mesma forma? Quando o Senhor Jesus entra em nossas vidas, fazendo-nos filhos de Deus, uma nova criatura começa a ser formada em nós. Passamos a pensar de maneira diferente. Se não praticávamos o amor, passamos a exercitá-lo em suaplenitude. Se qualquer coisa negativa tirava o nosso bom-humor, agora ele é abundante em qualquer circunstância. Se o rancor nos dominava diante de uma simples ação contrária a nossos interesses, agora ele dá lugar àcompreensão e ao perdão. Um pequeno sinal escuro não pode apagar o brilho da presença de Cristo em um ambiente.

O Senhor Jesus nos diz, em Sua Palavra, que as árvores são conhecidas pelos frutos que produzem. Que tipo de fruto produzimos? Somos uma árvore bonita, com folhagens brilhantes e frutos dignos de admiração ou uma árvore sem vida, com galhos secos e sem um fruto sequer? Se fôssemos uma rosa, o que seria marcante ao sermos pisados, o nosso perfume ou o ferimento provocado pelos espinhos?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage: Escuro Iluminado

sábado, 21 de fevereiro de 2009

CRÊ NO SENHOR JESUS E SERÁS SALVO

_ “Responderam-lhe: Crê no Senhor Jesus e serás salvo, tu e tua casa” (At 16:31).

Diante do carcereiro estava a solução, a porta da esperança, o caminho da salvação de sua alma. Alguns anos atrás houve um grande incêndio num prédio no centro da cidade do Rio de Janeiro. As pessoas, desesperadas, buscavam socorro. Tudo faziam para sair rapidamente daquele inferno terrível. Em dado momento a televisão focalizou dois homens assentados no parapeito de uma janela do edifício.

Um deles, sufocado pelo fogo, fumaça e desespero, lançou-se abruptamente da janela para a morte. Uma cena horripilante e dramática. O outro homem da janela, um pouco mais resistente e esperançoso, continuou aguardando o socorro. Ainda que, naquela circunstância, parecesse impossível. Poucos minutos depois – parecia uma eternidade – o socorro “impossível” chegou. Os bombeiros elevaram o braço mecânico da Escada Margirus até à janela. E, com muito cuidado, tomaram nos braços aquela vida preciosa, como você e eu. Tirando-o da janela da morte para os braços da vida e esperança. Aquela cena dramática nos faz lembrar, de uma forma clara e eloqüente, o que aconteceu no Monte do Calvário.

Quando Jesus foi à cruz e ali verteu Seu precioso sangue, selou definitivamente o nosso resgate. Ali na cruz abriu os Seus braços ternos e firmes para nos dar a libertação. E, hoje, milhões de pessoas que se encontram nas janelas da morte são convidadas a se entregar aos benditos braços do Salvador. Os discípulos de Jesus foram a extensão dos braços da Escada Margirus do amor de Deus para o carcereiro de Filipos.

Hoje, cada um de nós, os filhos de Deus, precisa ser um instrumento vivo nas mãos do Senhor, para arrebatar da morte os que jazem confusos e desesperados nas janelas da vida. Não podemos perder tempo com lamentações.

Por outro lado, quem ainda não está salvo, sentindo o desespero batendo à porta, não precisa precipitar-se para a morte. Após o emocionante sermão de Pedro, explicando os fatos ocorridos com a manifestação do Espírito Santo, no Pentecoste, as pessoas, arrependidas de seus pecados, perguntavam: Que faremos? A resposta não consistia em cobrança financeira. A entrega de seus bens aconteceria posteriormente como fruto de uma vida consagrada ao Senhor. Para aquela pergunta inicial só havia uma resposta concreta: “Arrependei-vos e convertei-vos...” (At 2.38; 3.19). Nenhuma bênção material supera a bênção de ter Jesus Cristo no coração – o Dom de Deus, a salvação eterna, vida abundante, magistral!

O carcereiro ouviu a palavra do Senhor; recebeu-a no coração. Embora o texto não diga claramente que ele foi salvo, seus atos confirmam a obra de Deus em sua vida de três formas.

1a) Ele demonstrou amor e preocupação com a salvação dos seus familiares. Diz o texto: “E lhe pregaram a palavra de Deus e a todos os de sua casa” (At 16.32).

Essa é uma das primeiras atitudes daqueles que se encontraram com Jesus, verificadas não só nas páginas do Novo Testamento como em todo o tempo. Aliás, esta é uma atitude normal a qualquer ser humano. Sempre que somos agraciados com algum tipo de prêmio ou privilégio, normalmente procuramos imediatamente compartilhar com alguém a quem amamos, com quem convivemos. Desejamos dividir e desfrutar juntos a alegria daquele momento.

O carcereiro queria que Deus falasse também aos seus queridos familiares sobre a gloriosa salvação de Cristo Jesus. Não dá para acreditar que alguém seja salvo por Cristo e vá para a cama todos os dias sem apresentar um clamor a Deus pela salvação do esposo, esposa, pai, mãe ou de um filho.

2a) Ele demonstrou amor ao próximo: “Naquela mesma hora da noite, cuidando deles, lavou-lhes os vergões dos açoites... Então, levando-os para a sua própria casa, lhes pôs a mesa...” (At 16.33a, 34a).

Como prova de sua genuína conversão a Cristo, levou os pregadores até à sua casa para demonstrar-lhes toda sua gratidão pela salvação que Deus lhe comunicara através daqueles dois presidiários.

3a) Uma terceira atitude que caracteriza o verdadeiro salvo por Jesus Cristo está no texto: “E alegrou-se muito com toda a sua casa, por ter crido em Deus” (At 16.34 b). Houve uma profunda manifestação de alegria em seu coração, como é comum na vida de quantos experimentam a salvação em Cristo Jesus.

É fácil louvar a Deus quando tudo vai bem. Quando somos aplaudidos e elogiados... Quando as circunstâncias nos são favoráveis... Quando somos contemplados com saúde, paz e prosperidade. Mas quando a dor dilacera o nosso corpo; a injustiça e a maldade alheia nos atinge e nos humilha... Quando não percebemos as respostas de Deus aos nossos pedidos mais veementes e persistentes... Quando tudo vai de mal a pior, é quando mais honramos e glorificamos a Deus com nosso louvor e adoração pelo que Ele é não pelo que Ele nos dá.

Você sente Deus como uma realidade em sua vida ou sua religiosidade é algo apenas teórico e formal? Você já está salvo? Já procurou resolver este sério problema de sua vida? Se não o fez ainda, volte-se agora mesmo ao Salvador. Ele, e somente Ele, tem a solução para impedir a precipitação para a morte através do suicídio. Continue orando e louvando a Deus com alegria!

LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA
Visite o Portal: www.midiasound.com

MÁSCARA AS AVESSAS

Nesta época do ano, tanto nos grandes centros urbanos, como o Recife, Olinda, Salvador e Rio de Janeiro, quanto nas cidades menores do interior dos estados, vive-se a agitação provocada pelo ressoar dos tambores, pelo chorar da cuíca, pelos ritmos callientes do samba, do frevo e do maracatu. Práticas que em sua essência são legítimas, tais como cantar, dançar, comer e beber são, freqüentemente, exacerbadas, levando os homens ao deprimente estado da embriagues, ao torpor da mente e do coração.

Isto sem falar do sexo, que deixando os limites da mais comezinha moral, se expressa de forma irrefreada. A ponto de fazer ter sentido o refrão de uma antiga marchinha composta por Chico Buarque de Holanda, nos idos de 1970. Assim anunciava a música: "É Carnaval, não me diga mais quem é você", amanhã tudo volta ao normal, deixa a festa acabar, deixa o barco correr, deixa o dia raiar que hoje eu sou da maneira que você quiser, o que você pedir eu lhe dou, seja você quem for, seja o que Deus quiser, seja você quem dor, seja o que Deus quiser". O Carnaval finda sendo um grande baile de máscaras às avessas, onde os adornos do período momesco, antes que esconder, revelam quem as pessoas realmente são e o que elas de fato querem. Mas o que é que nosso Deus quer?

O desejo de Deus para as nossas vidas é que sintamos nele gozo; as delícias de uma vida em comunhão e paz; bebendo até a última gota da certeza e da segurança que advêm da nossa condição de filhos de Deus, ou ainda, nas palavras do apóstolo Paulo em sua carta aos efésios "nos embriagando do Espírito" ( Epístola de Paulo aos Efesios. 5:18). Uma vez que há os desejos da carne e os desejos do Espírito, e que a carne e o Espírito militam entre si, porque são opostos, o meu pedido é que o Senhor faça brotar no coração de cada um de nós, um anseio poderoso de nos dedicarmos, não apenas nos próximos fugazes dias, mas por toda existência, à busca e satisfação dos prazeres do Espírito.

Em Cristo Jesus.

Reverendo Martorelli Dantas

ENVIADOS PARA ILUMINAR

"Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens, para quevejam as vossas boas obras, e glorifiquem a vosso Pai, queestá nos céus" (Mateus 5:16).

Conta-se uma história maravilhosa de um homem que uma vezficou diante de Deus com seu coração quebrantado pela dor e injustiça no mundo. "Deus querido", ele clamou, "olhe para todo o sofrimento, angústia e aflição no mundo que criaste. Por que não envia ajuda?"

Deus respondeu, "eu enviei ajuda. Eu enviei você." Devemos contar aos nossos filhos essa história e enfatizar que cada um de nós foi enviado para ajudar a transformar o mundo e isso não é uma tarefa de um único dia ou de um ano, mas de toda a vida.

Sabemos que o mundo em que vivemos está dominado por muitos males, tais como violência, desonestidade, corrupção, drogas e etc. Tudo isso nos aborrece, porque fomos transformados pelo amor de Cristo e porque não compactuamos com tais procedimentos. E o que temos feito para mudar a situação? Apenas reclamamos? Apenas murmuramos em todas as esquinas?Apenas mostramos desagrado e repulsa?

Ou, como deseja oSenhor, temos procurado fazer a nossa parte para que a situação seja modificada? Serei eu capaz de acabar com o pecado do mundo? É claro que não. Mas se eu propuser em meu coração não agir da mesma forma, vou começar a iluminar um pequeno pedaço de chão.

Se o meu irmão seguir meu exemplo, iluminará outro pedaço. Se muitos outros vierem para fazer o mesmo, em pouco tempo, toda uma cidade estará iluminada e o nome do Salvador Jesus Cristo será engrandecido em todas as situações.

Não esqueçamos que as trevas não podem permanecer no local onde uma lâmpada é acesa. Nos próximos dias o Brasil estará vivendo o que chamam de carnaval. É uma boa oportunidade para testemunharmos das grandes maravilhas de Deus e, assim, acender nossas lâmpadas.Você vai acender a sua?*

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

VIVENDO ACIMA DA MEDIOCRIDADE

Ez 43.27

Algumas vezes, ficamos curiosos e desejosos de termos contato mais íntimo, mais sensível e profundo com Deus, mas não queremos nos subordinar às condições estabelecidas por ele mesmo para obtermos as visões e revelações do Senhor. Queremos usufruir do privilégio da comunicação e companheirismo com Deus, mas não queremos nos subordinar às condições prescritas e exigidas por Ele.

E eu vos serei propício! A questão que nos resta considerar é a seguinte: Queremos de fato que o Senhor nos seja propício? Queremos, realmente, ter um “contato imediato” com a majestade divina? Queremos ouvir a voz de Deus determinando, admoestando-nos e mostrando-nos todas as coisas, inclusive aquilo que ele queira corrigir em nós? Ou apenas estamos curiosos para vermos, ouvirmos e sentirmos coisas extraordinárias da parte de Deus? Estamos querendo que Deus fale o que Ele quer nos falar, independente do que seja, ou apenas ouvir elogios e coisas agraveis ao nosso próprio ego? Ou estamos apenas desejosos de ter ouvir a voz de Deus para termos “novidades” e coisas preciosas para contar, como que para nos exaltar e tirar proveito pessoal?

Depois de ouvir e entender a voz de Deus, o profeta, então, é levado comunicar tudo quanto deveria àquele povo. Aliás, esse é um princípio elementar que jamais deveríamos esquecer: Nunca vermos a face de um auditório, ao qual pretendemos compartilhar a Palavra de Deus, sem antes ver a face de Deus. Nunca abrirmos a boca para falarmos de Deus, sem antes termos exercitado o nosso entendimento, todo o nosso coração, toda a nossa alma na busca da comunhão e da percepção da vontade e direção de Deus para o Seu povo. A fim de que Ele mesmo direcione o que havemos de compartilhar com nosso auditório. Precisamos, portanto, desenvolver, cada vez mais, nossa sensibilidade espiritual para ouvir e entender a voz de Deus. Precisamos ter ouvidos e todos os nossos sentidos aguçados para não nos constituirmos em curto circuito na comunicação de Deus com Seu povo. O pregador precisa ser o porta voz de Deus.

Portanto, precisa ser fiel em sua interpretação e comunicação das visões e revelações do Senhor. É interessante que Deus não quer que fiquemos nos debatendo, preocupando-nos excessivamente, na busca de profundidade apenas no sentido mental e cultural. Ele levou o profeta de volta à margem do rio, exatamente, para lhe fazer entender mais claramente o Ele mesmo estava fazendo para e com os Seus eleitos. Deus, então, exige, de nossa parte para obtermos a correta interpretação das visões que Ele nos dá.


Pr. Vanderlei Faria
LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA
Visite o Portal: www.midiasound.com
Ou acesse o Blog: www.mananciaisdevida.blogspot.com

ELE É O NOSSO PAI -- ISSO É SUFICIENTE

"Portanto, orai vós deste modo: Pai nosso que estás nos céus..." (Mateus 6:9)

Um missionário estava ensinando uma mulher a orar. Mal elecomeçou a lhe falar sobre a oração do Senhor e recitou a primeira frase: "Pai nosso que estás nos Céus" ela ointerrompeu. "Se Deus é o nosso Pai", disse ela, "isso já é mais do que suficiente. Nada mais há para se temer".

Todas as questões sobre Deus cessam quando Ele se torna o nosso Pai. Não há nada mais gratificante para um filho do que caminhar segurando na mão de seu pai. Ali, de mãos dadas, ele pode sentir toda a ternura de seu carinho e todo o amor com que seu pai o conduz. Ele não teme cair, não fica preocupado ao atravessar uma rua, não teme a escuridão e segue feliz nac erteza de que está protegido.

Da mesma forma nós vivemos na presença de nosso Pai que está nos Céus. Se a vida é dura, Ele nos ajudará a vencer os obstáculos. Se nos falta um emprego e se o dinheiro está escasso, Ele suprirá todas as nossas necessidades. Se a enfermidade nos atinge, Ele está ao lado de nossa cama, guardando-nos, velando pelo nosso sono, até que a nossa saúde seja completamente restaurada. Se um amigo nos trata mal, Ele nos abraça e consola, diz que não devemos ficar tristes e que o melhor é perdoar e buscar reconciliação. Se uma frustração nos enche de desânimo, Ele logo nos manda seguir em frente, tentar de novo, insistir e perseverar até que a vitória nos sorria. Ele é o nosso Pai e isso é realmente suficiente.

Nãopoderíamos ter um Pai mais amoroso. Ele é amigo,companheiro, presente em todos os momentos de nossa vida.Nenhum outro pai nos daria presentes como Ele nos dá: vida abundante, paz, alegria e uma mansão para morarmos por toda a eternidade. Ele é o nosso Pai... Aleluia!

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

A LOUCURA DA FÉ!

"Nós somos loucos por causa de Cristo...".
(I Coríntios, 4. 10a)

Para o cristão, a Fé é mais do que uma ponte sobre o desfiladeiro das dificuldades, é o que o impulsiona a caminhar sobre qualquer impossibilidade... Sem dúvida alguma, seria Loucura, aos olhos humanos, Abraão sacrificar a vida do seu único filho, mesmo cumprindo uma ordem do Deus Altíssimo. Mas Abraão não pensou assim quando disse ao seu filho: “Deus proverá para Si, meu filho, o cordeiro para o holocausto...” (Gênesis, 22.8). Até então, Isaac, seu filho, era o sacrifício em pessoa. Abraão não via saída, mas pela "loucura da Fé", acreditava que o Senhor lhe mostraria uma...

Será que não foi "loucura" Raabe arriscar-se para ajudar os espiões de Israel, (Josué, 6.17)? Exatamente isso, loucura humana! Mas ela simplesmente entendeu que acreditar no Deus de Israel seria a sua única chance de sobrevivência; aí foi fácil entender, e provar, que muito mais do quanto os espiões dependiam do seu favor, ela dependia desesperadamente do favor do Senhor!

Nos nossos dias, somos desafiados a atravessar pontes e mais pontes por cima de inúmeros desfiladeiros e rios turbulentos; desafiados a confiar no Senhor, e abrir mão das nossas próprias forças, expectativas, ou recursos. Dia a dia somos chamados a servir-Lo, mesmo não havendo "vaga na nossa agenda", e estando tão cansados e envolvidos com a urgência dos afazeres desse mundo...

... Quantas vezes somos chamados à loucura de entregar ao Senhor algo de valor pessoal, exatamente nos momentos em que estamos mergulhados em inúmeras necessidades, e até dívidas? Sempre que a nossa fé é provada, e agimos com fidelidade, provamos a resposta que vem do Alto! É na Fé viva aonde encontramos força e coragem suficientes para sermos hábeis na caminhada sobre as muitas pontes dessa vida, sem nos impressionar com os desfiladeiros das nossas impossibilidades.
Que em meio aos desafios de andar por Fé, sejamos constantes, e não ocasionalmente, cristãos...

Ricardo Vasconcelos, rev.
Igreja Presbiteriana da Penha (RJ

HOJE VEIO A SALVAÇÃO!

E disse-lhe Jesus: Hoje veio a salvação a esta casa, pois também este é filho de Abraão. Porque o Filho do homem veio buscar e salvar o que se havia perdido.(Lucas 19:9 a 10)

Jesus declara que veio buscar e salvar o que se havia perdido e a partir desta, gostaria de colocar algo para a nossa reflexão.

Por mais que venhamos a andar retos e tudo de acordo com os ensinamentos propostos por Deus, é necessário que venhamos a nos render a Cristo e recebê-lo como Senhor e Salvador de nossas vidas, pois não existe qualquer outro recurso pela qual venhamos a ser salvos, nem por boas obras, isto está escrito nas Escrituras Sagradas.

O homem tenta todos os seus recursos ser auto suficiente, mas para este quesito em questão, “ A SALVAÇÃO”, precisamos única e exclusivamente do Senhor Jesus.
Estas afirmações estão embasadas, no que diz as Escrituras:
E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.(Atos 4:12)

Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie;(Efésios 2:8 a 9)

Mas agora se manifestou sem a lei a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas; Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo para todos e sobre todos os que crêem; porque não há diferença. Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; Sendo justificados gratuitamente pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus.(Romanos 3:21 a 24)


Nenhuma igreja ou qualquer outra instituição pode garantir a mim e a você a salvação e a entrada para o Reino de Deus, quem nos dá esta garantia e atesta isto é somente pela Fé no Senhor Jesus Cristo.
Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim.(João 14:6)
Por isto o apostolo Paulo afirma:

A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo.(Romanos 10:9)

Nós outrora andávamos perdidos e o Senhor Jesus nos achou e nos deu a salvação, hoje somos salvos, mas ainda tem pessoas que não sabem desta verdade, por isto Jesus nos incumbiu de uma importante missão:

E disse-lhes: Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. Quem crer e for batizado será salvo; mas quem não crer será condenado.(Marcos 16:15 a 16)

Deus conta comigo e com você .


Deus te abençoe
Paulo Sérgio

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

QUE FAZER PARA SALVAR-SE?

_ “Senhores, que farei para me salvar?” (At 16:31).

Temos aqui um homem que passou por grandes crises em sua vida, culminando com a crise da conversão, ou, a bênção da conversão a Cristo. Observemos como Deus operou a transformação na vida do carcereiro, usando as circunstâncias críticas ao seu redor, bem como a atuação marcante de dois servos de Deus. Vejamos o que Deus falou ao carcereiro através do louvor e adoração dos apóstolos:

Deus falou-lhe de seu triste estado sem Cristo e sem salvação. Ele reconheceu que estava perdido: “Ia suicidar-se...”

Se Deus era real – e isso ele acabara de comprovar – então ele, um pecador, estava irremediavelmente perdido. Realmente, quando nos confrontamos com Deus em Sua majestade sublime, diante de Seu poder e santidade, nossos pecados se tornam mais visíveis e terríveis. Quanto mais percebemos Deus em nossa existência, mais nos sentimos esmagados pelo peso do pecado. É, então, quando as palavras sagradas mais sentido fazem para nós. É quando a Palavra de Deus fere e atinge nossa mente como espada de dois gumes.

Milhares de pessoas, não suportando as pressões que as crises lhes causam, procuram para si a morte como única alternativa. Alguns, no auge do desespero, diante de uma crise conjugal ou de uma perda significativa, se deixam GASTAR em atividades perigosas, suicidas. Entregam-se passivamente aos vícios ou até mesmo a uma atividade aparentemente beneficente. O caminho percorrido pode ser uma forma de compensação, ou sublimação psicológica, positiva ou negativa. Porém, Deus nos apresenta algo melhor. Ele tem as saídas da vida e para a vida, vida magistral! Deus, na Sua Palavra, traz-nos o conforto que precisamos, e nos mostra um caminho MAIS EXCELENTE: JESUS. Ele é a resposta e a única esperança para os suicidas. Você não precisa precipitar-se para a morte através do suicídio, como ia fazendo o carcereiro; ainda há esperança em Cristo Jesus – A Única Esperança!

Há muita gente que mesmo tendo comprovando que Jesus é real, mesmo tendo convicção de que estão perdidas em seus pecados; se tornam arredias e se precipitam para a morte. São aquelas pessoas que insistem em arrumar seus próprios caminhos de salvação. Seguindo seus instintos pessoais, ou seus gurús humanos, pecadores e perdidos como eles. Outros procuram empanar suas próprias consciências através de paliativos religiosos sacramentais, ritualísticos. Outros, ainda, continuam com seus intentos suicidas. Talvez raciocinem: “Os meus pecados são tão terríveis e imperdoáveis que não há mais qualquer esperança para mim. Nem mesmo Deus poderá perdoar-me. Tudo está desgraçadamente perdido. Tudo... Joel profetizou: “multidões, multidões no vale da decisão!” (Joel 3.14).

Milhões de pessoas no vale da decisão. Na rua da amargura, buscando bênçãos passageiras, paliativos humanos para problemas divinos, espirituais. Ao contrário, o verdadeiro cristianismo proporciona a bênção real do céu, salvação eterna, que começa aqui na terra; causa mudança de vida, mudança de direção. Multidões de indecisos, confusos, perdidos, confiando suas almas, sua paz eterna, nas mãos de homens perversos, ímpios, enganadores. Buscando bênçãos efêmeras, temporárias. Porém, a única bênção que satisfaz completamente é Jesus.

O carcereiro encontrou a saída, sem se deixar vencer pelo suicídio. Após o testemunho dos apóstolos, somos levados a conhecer um suicida em potencial que foi salvo por Jesus Cristo. Você reconhece que é pecador? Sabe que os seus pecados poderão levá-lo à eternidade sem Deus, sem salvação, no inferno? Pense nisto!

LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA
Visite o Portal: www.midiasound.com
Ou acesse o Blog: www.mananciaisdevida.blogspot.com

HOJE A SALVAÇÃO ENTROU NESTA CASA

Lucas 19.1-10

Introdução

• Hoje deixo a Parábola do Filho Pródigo. Vou falar de Zaqueu; depois,retornamos à parábola.- Muitos pregadores gostam de pregar sobre Zaqueu. Eu gosto. -2- Tem até um conto antigo que diz que: havia em uma Igreja, um pastor experiente, vivido na fé. Certa vez, na pregação, o pastor dizia:"Havia um homem que era cobrador de impostos, muito pecador, que queria ver Jesus e o nome dele era Nicodemos". E continuava.. ."Nicodemos queria ver Jesus... mas Nicodemos era muito pequeno, de modo que Nicodemos não conseguia ver Jesus, por causa da multidão...". E tinha na igreja um garotinho, desses que presta atenção em tudo e já não agüentava mais ouvir o pastor falar Nicodemos pra lá e Nicodemos pra cá, até que não segurou e sussurrou: "Pastor! não é Nicodemos... é Zaqueu!" E o pastor foi consertar: "...e Nicodemos, querendo ver Jesus, subiu numa árvore. E quando Jesus viu, falou: "Nicodemos, desce da árvore, porque esse lugar é de Zaqueu!"

- Sim, Zaqueu subiu numa árvore, teve um encontro com Jesus, Jesus foi na casa dele e disse: "Hoje a salvação entrou nesta casa!"

• Toda religião lida com o assunto da "salvação". - Cada religião é uma tentativa de resposta do homem, a uma pergunta que ele faz a si mesmo sobre a vida depois que a gente morre.

- A pergunta é: o que vai acontecer comigo após a morte? E a religiãotenta dar a resposta. - O espiritismo- 3, por exemplo, dá uma resposta: Quando você morre,não se preocupe, não... você vai reencarnar e vai voltar. Essa é aresposta do espiritismo.

- O budismo-4 é outra resposta: Quando você morre seu corpo se dissolve no universo e você renasce em um dos seis reinos existentes, pode ser: o reino dos infernos, o reino animal, o reino dos fantasmas,dos semideuses e outros dois mais.

• Agora, o Cristianismo- 5, infelizmente, é mal compreendido, porque o Cristianismo não quer dar uma resposta apenas ao que vai acontecer com você depois que você morre. Não!

- É interessante a palavra "salvar" e "salvação", no conceito de Jesus... Salvação no conceito de Jesus não é apenas irmos para o céu.

- Jesus disse pra Zaqueu uma frase que é surpreendente, está no v.9:"Hoje entrou, aconteceu, entrou salvação nessa casa. Jesus diz: "Hoje aconteceu salvação aqui". Então, salvação não é somente para lá no céu, é para aqui também!

• Então é muito interessante esse conceito da "salvação". - Não somos salvos só para a vida no céu... o gozo da salvação começa a ser experimentado aqui. "Entrou salvação na casa desse homem hoje",Jesus falou.

- Então, não podemos reduzir a mensagem do evangelho num conceito simples de salvação. Porque se nós tivermos a salvação reduzida à um conceito baixo, simplório, nós fazemos do evangelho uma espécie de"Passe sem Parar".

- Não sei se é comum em todas as estradas do país, mas no Estado de São Paulo, as principais rodovias, tem na praça de pedágio, um sistema eletrônico chamado "Passe Sem Parar" -6. É que o motorista adquire um cartão que gruda no vidro do carro. Aí, quando chega na praça de pedágio, o sistema lê o cartão e libera a passagem… o motorista passa pelo pedágio sem parar., porque pagar ele já pagou antes.

- Se nós não tomarmos cuidado, o evangelho de Jesus fica reduzido a um aparelhinho do "Passe Sem Parar".

• O que é salvação na cabeça das pessoas? - É você ganhar o direito de ter um "sem-parar" no bolso... e no dia que você morrer e chegar lá no céu, São Pedro (que dizem, tá lá na porta do céu – a Bíblia não fala que é ele, mas popurlamente o povo diz que ele tá lá), aí quando você for chegando, e São Pedro querer barrar você, então você mostra o "sem-parar" pra ele, aí as portas se abrirão... e você vai entrar direto, sem parar.

- É mais ou menos esse o conceito que as pessoas têm de salvação, e por culpa de nós, evangélicos, que gostamos de usar a palavra "salvo"como se fosse uma espécie de senha: "estou salvo, ao morrer vou pro céu".- O problema de termos esse conceito tão pobre de "salvação", isto é, que somos salvos pra entrar no céu, o problema que esse conceito cria, é que a maioria das pessoas passa a ver a mensagem do evangelho sócomo uma senha, senha que dá direito a pessoa de entrar no céu.

• A maioria de nós tem esse conceito de salvação – que ser salvo é ir pro céu. - Assim, quem então é que está salvo? É quem tem o carimbo no passaporte.. . esse tem o direito de quando chegar lá no Posto de Imigração Celestial, entrar no céu.

- Você sabe que pra entrar num país estrangeiro é preciso ter um passaporte e com o visto do consulado carimbado lá. Assim, quando você quiser entrar no céu, precisa ter o carimbo e o carimbo pra nós é "ser salvo". Esse é o nosso conceito de salvação.

- Mas, isso não é tudo. Quando Jesus fala sobre salvação, Ele não leva em conta o céu, mas a vida aqui agora, ser salvo para a vida aqui enão só para a vida lá. • Por exemplo, Mt 1.21-7: salvação no conceito bíblico é eu ser livre da maldade que habita em mim; é ser livre de mim mesmo. - Porque quando o anjo falou pra Maria do nascimento de Jesus, ele disse que iria nascer um menino e que deveria ser chamado Jesus, e o anjo disse assim: "...pois ele salvará o seu povo dos pecados deles".

- Olha que conceito: Salvação é ser salvo de mim mesmo, de meu pecado... - Então esse é um conceito de salvação muito mais profundo do que simplesmente ir para o céu. • Em Mt 18.11-8 a Bíblia diz o que é ser salvo: Jesus fala que "veio salvar quem está perdido". Olha que conceito lindo de salvação: salvar quem está perdido.

- Imagine você chegando numa cidade e se perdendo. Eu já me perdi em São Fidélis, acredita? Quando eu vinha de Campos pra São Fidélis visitar minha noiva, houve uma vez que eu desembarquei do ônibus e saí rumo à casa onde ela morava ali na rua da cocheira. Eu saí andando com a bolsa nas costas, andei meia hora, e nada de chegar perto de alguma coisa que me lembrasse a rua da cocheira! Eu me perdi... não conta nada pra ninguém, ta!

- Então, há um conceito de salvação que é você perdido se achar... Quer dizer, eu estou perdido, mas não é perdido no sentido de sem esperança, tô perdido porque eu não sei o rumo, tô perdido porque não sei pra onde ir... não é perdido porque esse cara não tem jeito... é perdido porque eu não sei qual é o rumo certo, eu preciso de orientação, eu preciso me achar.• E é esse o conceito que Jesus tem de salvação.

- Ou seja, quando você ouve a mensagem do evangelho, você se acha, você se encontra, você sabe o seu rumo... não fica perdido mais. É o que aprendemos aqui sobre Zaqueu.- Zaqueu era chefe dos cobradores-9 de impostos, chamados publicanos na época.

- Naqueles dias a Palestina estava dominada por Roma, e o Império Romano era muito sabido. Repartiu a Palestina com os irmãos Herodes, que governavam, só que eles precisavam cobrar impostos do povo em andar o dinheiro pra Roma, era assim que Roma fazia.

• E Zaqueu era o único cobrador de impostos da cidade de Jericó, que ficava e, ainda fica, existe essa cidade a 18 km de Jerusalém, e ele era muito detestado.- Primeiro, o povo não gostava de Zaqueu, porque ele era cobrador de imposto. Qual é o fiscal que é querido? Diz aí, você que é micro-empresário: quando é que você gosta que um fiscal visite sua empresa? Fiscais não são queridos... se tiver algum fiscal aqui, ouça: só Jesus ama vocês!

- Segundo, o povo não gostava de Zaqueu porque ele coletava impostos para uma nação estrangeira. Imagina o ódio, o Brasil arrecadar impostos pra Bolívia. Não tem lógica.- E terceiro, Zaqueu ficou rico... não se fala como, mas ele tinha a reputação de corrupto. Como eu sei disso? Porque na hora que Jesus falou: "hoje preciso ficar na sua casa", a revolta do povo foi geral. Está no v.7.

• Opa, como que Jesus vai para a casa de um sujeito assim? - Eis a história: Jesus ia passando pela cidade de Jericó e o texto diz que Zaqueu saiu correndo para vê-lO. - Só que tem um detalhe no v.3-10: é que Zaqueu era baixinho. E como Jesus ia passando e tinha muita gente, ele não conseguia ver. Mas,estava tão ansioso para ver Jesus, que subiu numa figueira brava, uma árvore frondosa, subiu na figueira (era brava, mas deu pra subir), elá de cima ficou esperando Jesus passar.

- Imagine a cena: o homem, talvez, mais rico da cidade, dono de uma das maiores fortunas, e estava lá, trepado numa árvore pra ver Jesus chegar. Que mico!- Pois Jesus passa, olha pra ele e diz, v.5: "Zaqueu, desce daí porque hoje eu vou passar na sua casa", e aí a multidão protestou: mas Elevai pra casa de Zaqueu, aquele pecador?

• Zaqueu desceu da árvore, e à medida que os dois iam caminhando, Zaqueu falou: V.8: "Senhor, deixa eu lhe falar uma coisa: eu vou dar metade de tudo o que tenho pros pobres e se alguém me mostrar que eu extorqui, eu restituo quatro vezes mais aquilo que eu possa ter roubado". - Nessa hora, Jesus fez uma declaração que pra mim é uma declaração absolutamente impactante, revolucionária: Jesus disse-11: "Hoje asalvação entrou nessa casa".

- Eu fico pensando no seguinte: Alguém falou pra Zaqueu sobre Jesus, alguém falou pra ele, porque ele ficou curiosíssimo de ver Jesus. - E o impacto do que ele ouviu sobre Jesus, que nós não sabemos o que foi, quem foi, não sabemos nada... mas o impacto do que ele ouviu, causou um abalo interno em Zaqueu tão forte, mexeu com as estruturas, que o desdobramento final foi uma frase de Jesus: "Hoje a salvaçãoentrou na casa desse homem".

• Então, pra que se possa dizer que "houve", que "entrou salvação", é preciso que a mensagem que acabamos de ouvir, opere de tal maneira na nossa vida, que depois de nós ouvirmos, ela provoque algumas atitude sem nós. - Deixe-me explicar: você ouve uma coisa que entra por um ouvido e sai por outro, logo, a mensagem não teve importância nenhuma pra você...entrou por um ouvido, saiu por outro. Você até prestou atenção na mensagem, mas o máximo que ela produziu em você foi alguns arrepios, mas não teve desdobramento nenhum.

- Agora, o que aconteceu com Zaqueu, foi que em algum lugar, ou trabalho dele, ou na casa dele, ou na sinagoga onde ele freqüentava, ou sei lá onde ele estava, alguém falou pra ele de Jesus e disse o seguinte: "Ele está aqui na cidade", e Zaqueu saiu de casa correndo pra ver Jesus.

• Então eu posso dizer o seguinte, num conceito mais profundo de salvação: a salvação acontece em nós, em primeiro lugar, quando a mensagem que nós ouvimos é tão forte, tão forte, que a semelhança de Zaqueu, faz com que larguemos mão de qualquer capricho ou cerimônia.

- Preste atenção, Zaqueu era homem rico e rico, você sabe né, é cheio de manias... por exemplo: o que ele quer, manda buscar. - Mas Zaqueu ouve uma mensagem... alguém fala pra ele sobre Jesus, efala de tal maneira, que esse homem sai do seu conforto...interessante isso: olha a força da mensagem. - Zaqueu põe de lado a pose de rico-12, arrumadinho, cheio de não-me-toque. .. e corre pela cidade, sobe numa árvore... Imagina: o homem rico da cidade, trepado numa árvore feito moleque, olhando pela rua uma pessoa que vem passando... essa é a cena, mais ou menos ridícula, esquisita!

- Mas o que Zaqueu ouviu sobre Jesus é uma mensagem tão grande, que faz com que ele se desnude de toda a pose que tem... ele se despe de toda a riqueza e está trepado numa árvore. • Aqui está o conceito de salvação.- Se a mensagem do evangelho de Jesus chegar até você e essa mensagemnão conseguir produzir em você um movimento interno, que lhe dê coragem de se posicionar na vida, mesmo com a censura dos outros, e até passar por ridículo, não houve salvação.

- Você ouviu a mensagem e "É... legal, gostei, bacana...", mas, isso significa que na sua vida, nada mudou, não houve salvação. - Salvação ocorre quando a mensagem de Jesus gera uma energia transformadora da vida a ponto de você não ter vergonha de pagar omico de estar trepado numa árvore em plena rua pra ver uma pessoa passar.

• Somos seres passionais. Sabe o que é um ser passional? Nós somos movidos a paixões, todos nós. - Se alguma coisa não gera paixão em mim, essa coisa não é importante pra mim. Se não gera paixão, não é importante. - Você pode me dar uma informação, pode me dar cultura, mas se isso não gera paixão, não é importante. Só se torna importante se gera paixão em mim, porque somos seres passionais.

• Tem por aí uma cultura inútil. - Por exemplo: deixa eu dar uma notícia pra vocês: Quantas pessoas aqui tem 40 anos? -13 Levanta a mão... a maioria esconde o jogo... tá bom. Já ouviu que a vida começa aos 40? Não é verdade... nessa idade,você já tem vivido mais ou menos 1 bilhão e 200 milhões de segundos.Você já comeu da vida 1 bilhão e 200 milhões de segundos. Legal, né? Eo que é que isso produz na vida da gente? Nada! "Mas, ótimo. Valeu, pastor...". Cultura inútil. -

Você sabia que numa colher de chá-14 cabem 70 gotas de água de um conta-gotas? Não é interessante isso? Faça o teste quando chegar em casa! - E você sabia que no comércio mundial, as pessoas, quando vão comprar escovas de dentes-15, preferem as azuis em vez das vermelhas? As pesquisas comprovam. Então, se você quiser montar uma fábrica de escovas de dentes, faça mais azuis do que vermelhas... legal essa informação, não é? - Você sabia que os golfinhos-16 dormem de olho aberto? Não é bom agente saber isso? E... e, não produz nada! - Você sabia que o vôo mais longo já registrado por um frango-17 foi de 13 segundos? E... e... não produz nada! Não tem absolutamente nenhum valor para a vida. Não gera paixão em mim!

• Mas alguém falou pra Zaqueu-18 sobre Jesus e esse homem ficou doido... ele saiu pela rua querendo ver Jesus... mas era baixinho, não conseguiu ver, mas disse: "eu preciso!" A mensagem gerou nele uma paixão.- Vou dizer pra você: Jesus gera uma paixão nas pessoas quando entram em contato com Ele. - Quando Simeão, o velho Simeão, pegou Jesus ainda bebê, a Bíblia dizem Lc 2.29, que Simeão disse a Deus: "Senhor, agora eu já posso morrerem paz, porque eu tenho em meus braços a salvação de Israel". - João Batista, que era primo de Jesus, depois de adulto os dois estiveram juntos, e esse encontro foi de tamanho impacto para João Batista, que ele disse: "importa que Ele cresça e que eu diminua".

• Quem conhece Jesus, jamais será a mesma pessoa. Sabe por que? Porque todas as pessoas que estiveram com Jesus, mudaram de vida. - Se você conhecer Jesus, você vai ter uma diferença na sua vida, porque Jesus provoca em nós a paixão de um novo viver e foi isso que foi transformador na vida de Zaqueu.

- O que Zaqueu ouviu sobre Jesus atiçou de tal maneira a curiosidade dele, que ele saiu correndo... o que ele ouviu sobre Cristo despertou nele uma curiosidade para um encontro pessoal com Jesus, e isso é significativo. - O v.4 diz que Zaqueu subiu numa figueira brava, porque queria ver Jesus... ele tinha ouvido, mas ele queria ver! • Sabe por que? Porque o que ele ouviu despertou nele a curiosidade deconhecer: "Eu quero conhecer, não quero só ouvir... eu quero conhecera Pessoa!"

- Sabe, existem algumas pessoas que o que eu sei sobre elas não me deixa com a menor vontade de me encontrar com elas. Por exemplo:Madona-19. Eu não tenho o menor interesse de conhecer essa mulher.Veio ao Brasil recentemente... soube de pessoas que viajaram mais de mil quilômetros... teve um garoto de 18 anos, saiu de Natal (RioGrande do Norte), pra ficar do lado de fora, na calçada em frente o hotel no Rio de Janeiro, pra ver Madona.- Tivesse ela se hospedado aqui no Hotel Solar ou no Leican, e me convidado pra conhecê-la de perto, eu diria: "Vô não; num tô com vontade, não...". - Agora, deixa eu dizer uma coisa pra vocês: eu teria o maior interesse em conhecer o Padre Léo-20, da Canção Nova, que faleceu fez um ano, dia 7. Ah! Eu gostaria de conhecer o padre Léo, porque aquele homem era inteligente. Eu ouvia as pregações dele... me comovia com acapacidade e a humildade daquele homem...

• Então, tem gente que é assim... na vida existem pessoas que se entrarem numa sala, a gente bate palmas... existem outras pessoas que se entrarem numa sala, a gente fica em pé e existem umas poucas pessoas que se entrarem numa sala, a gente tem vontade de se ajoelhar diante delas. - Mas tem uma Pessoa que se entrar por aquela porta eu me jogaria de cara no chão, tamanha a grandeza dEla: é Jesus de Nazaré. Ele é tão tremendo! -21- Não é tanto o que dizem a respeito dEle, mas é a própria Pessoa dEle que me atiça a curiosidade de conhecê-lO... e foi essa curiosidade que atiçou Zaqueu a sair de casa, subir numa árvore... ele queria conhecer Jesus, ouvir ele ouviu, ele queria conhecer! Ele tinha essa curiosidade!

• E curiosidade, deixa eu falar uma coisa pra vocês: a nossa curiosidade é reveladora do nosso caráter. É! As coisas que lhe deixam curioso revelam o seu caráter, o meu caráter! - O que deixa você curioso? Você se hospeda numa casa de família amiga, vai dormir num dos quartos, então fecha a porta... o que você faz? Dá vontade de fuçar o guarda-roupas e você fuça? ...de bisbilhotar todas as gavetas e você vai lá?• Olha, a curiosidade está na raiz do pecado.

- É por causa da nossa curiosidade mais mesquinha, mais mórbida, que existe um programa de televisão chamado Big Blode Brasil, muito assistido, porque ele vai no centro daquilo que em nós é curiosidade mesquinha, mais rala, mais baixa. - Preste atenção quando acontece uma ocorrência policial e os malfeitores são trazidos pra a Delegacia... o que ajunta de gente ali em frente pra ver... curiosidade mesquinha!

- Em Zaqueu a curiosidade, porém, se revela digna... ele tem uma curiosidade digna e é na grandeza dessa curiosidade que Jesus diz:"Hoje a salvação entrou na casa desse homem". - Porque a pessoa que tem um nível digno de curiosidade, não é uma pessoa desprezível. "Hoje a salvação entrou na casa desse homem". Olha no que resultou a curiosidade dele!

Conclusão

• Amado, salvação no conceito bíblico, não é morrer e ir pro céu tão somente, mas é você ter uma transformação na sua vida hoje, aqui e agora.

- A mensagem do evangelho é que você cresça como pessoa, e viva (mesmo nesse mundo) num patamar de excelência, de nobreza de caráter, de atitudes dignas, bonitas.

- Olha pro Zaqueu: ele cresceu como pessoa. Ele disse: "Senhor, eu vou dar a metade do que tenho, a metade da minha fortuna, vou dar para os pobres". - Zaqueu estava dizendo: "eu vou abrir mão... eu não privilegiado de nada... eu não sou o tal". E Jesus disse: -22 "Hoje entrou salvação nessa casa".

- Zaqueu entendeu o que é salvação. Ele entendeu que nós, antes de almejarmos o céu, temos que aprender a viver na terra... E se você não aprender a viver na terra, meu amigo, não estará preparado pra viverno céu.

Pr Walter Pacheco da Silveira, 2/02/2009
Fonte de pesquisa: Audio/Ricardo Godin__._,_.___

terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

TOMA POSSE DA VIDA ETERNA!

Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.(I Timóteo 6:7)


Uma coisa é certa,conforme as Escrituras Sagradas:

Porque o reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, e paz, e alegria no Espírito Santo.(Romanos 14:17)

Então:

Pois que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se perder a sua alma? Ou que dará o homem em recompensa da sua alma?(Mateus 16:26).


O que vale os nossos bens terrenos? podem trazer conforto, mas de nada preenche a alegria da nossa alma, precisamos é da alegria da salvação que só é possível através do único caminho , a saber Jesus Cristo e isto está gratuitamente a todos aqueles que crêem Nele.
O preço da salvação?
Já foi devidamente pago na cruz do calvário, por Cristo Jesus, nosso Senhor.

Ter dinheiro , ser rico, não é o problema, mas querer ser rico custe o que custar, pode ser o começo de muitas lutas e tribulações e pessoas não firmadas na Rocha podem perfeitamente desviar-se da Fé, conforme explana o apostolo Paulo:

Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado, tendo já feito boa confissão diante de muitas testemunhas.(I Timóteo 6:8 a 12)


Jesus foi o exemplo em tudo, mesmo Ele sendo o dono do mundo, nasceu numa manjedoura ,não teve casa,nem jumento, nem cavalo e nem qualquer veiculo para andar de cidade em cidade, fazia muitas vezes longas caminhadas para que?

Para anunciar as pessoas o Reino de Deus, o Reino que está nos céus, um Reino onde não haverá mais dores, nem sofrimentos, onde definitivamente andaremos juntos com o Senhor para todo o sempre, por isto ratificando as Palavras do apostolo Paulo:

Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão. Milita a boa milícia da fé, toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado.

E por falar em ter feito uma boa confissão diante de muitas testemunhas, conforme Paulo escreve, acima registrado, você já o fez?

Mas que diz? A palavra está junto de ti, na tua boca e no teu coração; esta é a palavra da fé, que pregamos, A saber: Se com a tua boca confessares ao Senhor Jesus, e em teu coração creres que Deus o ressuscitou dentre os mortos, serás salvo. Visto que com o coração se crê para a justiça, e com a boca se faz confissão para a salvação.(Romanos 10:8 a 10)

Deus te abençoe
Paulo Sérgio
PERFUMOSOS COMO OS CEDROS DO LÍBANO

Oséias 14:6

"Os seus galhos se estenderão, bonitos como os galhos das oliveiras eperfumosos como os cedros do Líbano".

Introdução• Uma novidade no universo dos cosméticos, já de alguns anos pra cá, éo desodorante antitranspirante sem perfume. Também há cremes semperfume... Invetam de tudo...- Desodorantes sem cheiro, podem até ser realmente úteis... a idéia énão misturar os perfumes.-

Mas escute essa: crentes sem cheiro – sem o cheiro de Cristo, é uma aberração, uma anomalia... é um defeito! - Como cristão você deve ser cheiroso... perfumoso como os cedros doLíbano.•

Oséias exerceu a sua atividade profética entre os anos 750 e 730antes de Cristo.- O ponto central da pregação dele era que Israel havia se tornado infiel a Deus, mas Deus não havia deixado de amar a Israel.

- O relacionamento de Israel com Deus era parecido com um relacionamento de amor e frustração entre marido e mulher, quando háinfidelidade.

- Tudo em Israel estava adulterado, estava corrompido: o culto, oserviço, a justiça, a moral, a política... e Israel sofria asconseqüências do seu próprio desvio... não cheirava bem; não tinha obom perfume do Senhor.

• Mas Deus, dava lugar para a esperança, à esperança de ter Israel devolta! - No capítulo 11 lemos palavras comoventes, saídas da boca de Deus,como as do v.7: "O meu povo teima em se revoltar contra mim" ; mesmo assim, no v.4 está, Deus falando: "Com laços de amor e de carinho, eu os trouxe para perto de mim."

- Depois, no capítulo 14, tendo Deus suplicado no v.1: "Povo deIsrael, volte para o Senhor, seu Deus!", Deus então anuncia no v.4:"Vou curar o meu povo da sua infidelidade e vou amá-los com todo o meucoração." Ninguém, antes, havia proclamado da parte de Deus, umamensagem como essa.

• Mas Oséias, profetizava: Israel pecou se tornando infiel a Deus,adorando imagens de deuses estranhos. Israel é merecedor de castigo;mas Deus não fechou o Seu coração, porque continua amando e cuidandode Israel (2.19-20).

- E Oséias proclamava: "O Senhor vai levar vocês, ó Israel, outra vezao deserto (2.14), e lá, Deus vai dizer: "Israel, tu és o meu povo!",e Israel então, haverá de responder: "Pois Tu és o nosso Deus!"- Aleluia! Oséias sabia que em Deus, o que prevalece, não é a ira, masé o amor, é o perdão.

Por isso que, em linguagem profética e até poética, lemos isto: "Os seus galhos se estenderão, bonitos como osgalhos das oliveiras e perfumosos como os cedros do Líbano".

• Oséias tinha noção do perfume exalado das coníferas: os pinheiros,os cedros, os ciprestes, o carvalho... estas árvores e arbustos sãoaromáticas.- Oséias fala dos cedros do Líbano – o Líbano, na antiguidade, eracoberto de florestas de cedro... o templo do rei Salomão foiconstruído com cedros comprados do Líbano.

Existem muitos tipos decedros, mas o Cedro do Líbano é a espécie mais velha e mais forte,vive centenas de anos. Esse é um detalhe tão precioso que o cedro setornou o emblema da bandeira libanesa. Pode prestar atenção, abandeira do Líbano tem duas faixas vermelhas e no meio uma faixabranca com o cedro desenhado lá, simbolizando força e imortalidade.

- Oséias profetizou sobre Israel: "Os seus galhos se estenderão,bonitos como os galhos das oliveiras e perfumosos como os cedros doLíbano". E nisso, o profeta descreve pra nós um quadro de como a vidacristã deveria exercer influência sobre as outras pessoas.

- O cheiro dos pinheiros, dos cedros do Líbano era sentido de longe,pois exatamente assim, o aroma de Cristo que exala do crente, devepenetrar todos os lugares, deve ser sentido por todos! - Sim, a presença de Cristo é aromática, Ele carrega um perfume queagrada, que satisfaz.• Sabe, o olfato é um dos sentidos mais sensíveis que possuímos e épor meio dele, que recebemos impressões daquilo que está além doalcance do nosso tato, e até da nossa visão. - Por exemplo, do outro lado do muro, na casa do vizinho, a carne táassando no espeto (essa é pra abrir o apetite)... você não pode sentira carne (ela tá lá longe), você não pode vê-la (o muro é alto), masvocê pode sentir o cheiro dela...


- Onde há perfume, a gente sente... não dá pra esconder.

• Portanto, a palavra de Oséias traz esse peso, esse significado:crente que está na presença do Senhor, que vive com Deus, que anda comDeus, que está tão profundamente ligado em Cristo, esse é como o cedrodo Líbano: exala perfume, porque o doce aroma do Senhor lhe temimpregnado a vida.

- Irmãos, quando vivemos na presença de Deus, trazemos conosco ocheiro agradável do Espírito Santo, e por efeito, essa essênciaaromática não pode deixar de ser sentida.- Já imaginou churrasco sem cheiro? Não presta...- Também não deveria existir crente sem o cheiro da presença de Deusna vida dele.- Você tem andado cheiroso?

Pr Walter Pacheco, 15.2.2009

AINDA QUE...

"Ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto nasvides; ainda que falhe o produto da oliveira, e os camposnão produzam mantimento; ainda que o rebanho sejaexterminado da malhada e nos currais não haja gado; todaviaeu me alegrarei no Senhor, exultarei no Deus da minhasalvação" (Habacuque 3:17, 18).

Robert Hall, famoso pregador, costumava ter momentos de grande dor física, chegando a ser jogado no chão em grande agonia. Quando as dores cessavam, as primeiras palavras que ele sempre dizia eram: "Espero que não tenha murmurado uma vez sequer".

Nosso testemunho para Cristo seria muito mais eficaz se não reclamássemos tanto nas ocasiões em que a nossa fé é provada.

Todos nós gostamos de receber bênçãos e de experimentar regozijo e alegria. Nessas ocasiões passamos os dias cantando e todos percebem o largo sorriso em nosso rosto. Glorificamos a Deus e lhe dirigimos palavras de gratidão e felicidade.

E quando a dor nos atinge por um motivo qualquer? E quando os nossos sonhos parecem que não vão se realizar? E quando os nossos pés parecem conduzir-nos a lugar nenhum? Qual a nossa reação? O que dizemos nessas horas? O nosso Deus continua sendo o mesmo dos louvores ou passa a ser outro?

Há tempo para tudo em nossa vida. Deus nos prova com momentos de júbilo e também com momentos de dificuldades? Em todos eles o Senhor tem o propósito de edificar a nossa vida espiritual. Precisamos ter discernimento para encarar as duas situações com a mesma fé e o mesmo amor ao Senhor.

Quando glorificamos ao nosso Salvador por todas as coisas, a tristeza acaba depressa e a alegria permanece por muito mais tempo. Afinal, na presença do Senhor a alegria é plena e verdadeira.

Ainda que os nossos dias não sejam tão bons quanto desejamos, precisamos confiar no Senhor e adorá-lo da mesma maneira. Tudo acontece para o nosso bem e por isso devemos estar sempre alegres.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage: Escuro Iluminado

sábado, 14 de fevereiro de 2009

SUCESSO TOTAL

_ “Quero, ainda, cientificar-vos de que as coisas que me aconteceram têm, antes, contribuído para o progresso do evangelho, de modo que se tem tornado manifesto a toda a guarda pretoriana e a todos os demais, que é por Cristo que estou em prisões.” (Fl 1.12-13).

Há um provérbio popular que diz: “Não há inverno que sempre dure, nem primavera que não venha a seu tempo.” É verdade, levante, pois, agora mesmo, os olhos da fé e permita que o Senhor Jesus entre e ocupe o seu vazio coração. Deixe-O participar dos seus planos existenciais. Entregue a Ele o comando de sua vida, e viva realmente com Ele, por Ele e para Ele.

Deixe que Ele, o Senhor da vida, o que tem as chaves, determine os acontecimentos a seu respeito. Entregue a Ele o comando de sua pescaria. Se Ele ordenar que as redes sejam lançadas novamente, obedeça! E, certamente, o SUCESSO será total. Se o Mestre manda esperar com confiança, na certeza da vitória, tenha calma e confiança no Senhor, pois Ele conhece muito bem esse nosso encapelado mar.

O que não podemos é navegar sozinhos no mar desta vida. Se Jesus se faz presente conosco e em nós, o sucesso está garantido, não precisamos temer e tremer, mesmo quando tudo parece impossível.

Se você já se cansou de empreender esforços e não consegue VER resultados animadores, alvissareiros, talvez esteja sentindo-se como os discípulos de Jesus naquela noite de fracasso. Porém, o desafio de Jesus nos estimula a tentar outra vez. Assim, pois, aceitemos a sua ordem: lancemos a rede outra vez obedecendo a ordem divina!

Se o Mestre manda esperar com confiança, na certeza da vitória, tenha calma e confiança no Senhor, pois Ele conhece muito bem esse nosso encapelado mar. O que não podemos é navegar sozinhos no mar desta vida. Foi o que fez Moisés ao longo de sua caminhada como líder do povo de Deus. Se Jesus se faz presente conosco e em nós, o sucesso está garantido, não precisamos temer e tremer, mesmo quando tudo parece impossível.

Paulo se alegrava pelo fato de que os cristãos de Roma sentiam-se estimulados a continuar testemunhando de Cristo em sua ausência (Fl 1.14). Enquanto que, na prisão, cada dia havia pelo menos um soldado a seu lado. Eram os olhos e ouvidos do imperador... Paulo tinha as mãos presas, mas a língua solta... Ex.: Quando viajamos ao lado de alguém, estamos “presos” por alguns minutos ou horas... No caso de Paulo o resultado foi excelente.

Ser crente não significa ser apenas ouvinte dominicalmente. Paulo deixa claro que tudo (tanto os sofrimentos, como a participação dos filipenses) se constituía em bênçãos extraordinárias, motivos de alegria para o povo de Deus e sucesso na propagação do evangelho.

LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA
Visite o Portal: www.midiasound.com Ou acesse o Blog: www.mananciaisdevida.blogspot.com

A ALEGRIA DO PRIMEIRO AMOR

"Tenho, porém, contra ti que deixaste o teu primeiro amor. Lembra-te, pois, donde caíste, e arrepende-te, e pratica as primeiras obras; e se não, brevemente virei a ti, e removerei do seu lugar o teu candeeiro" (Apocalipse 2:4, 5).

Um religioso declarou: "Nos primeiros cinco anos de meu ministério, eu mantive um quadro em minha escrivaninha que dizia: 'Ganhe o Mundo para Cristo'.

Nos cinco anos seguintes de meu ministério, eu troquei o quadro para: 'Ganhe Um ou Dois para Cristo'. Depois dos primeiros dez anos, o quadro em minha escrivaninha, até hoje, diz: 'Tente não perder Muitos."

O que tem sido feito de nossa motivação na obra de Deus? Para onde seguiu a alegria do primeiro amor? Aquele ímpeto inicial, aquela determinação, a prioridade do "buscar emprimeiro lugar o reino de Deus", por que não têm a mesma força de antes?

Quando Cristo toma o lugar principal em nosso coração, a nossa alma se enche de regozijo e não há nada mais agradável para nós do que estar diante dEle, louvar o Seu nome, ler a Sua Palavra, compartilhar a Sua salvação. E essa felicidade que deveria ser eterna, muitas vezes vai se esfriando, apagando, desaparecendo, até ser totalmente esquecida. Quando nos damos conta, estamos novamente tristes, desanimados, angustiados, sem o brilho característico dos vitoriosos.

Diga agora mesmo: basta! Basta de enganos, de infortúnios, de mentiras, de vida sem sentido. Volte a hastear a bandeirada felicidade e da vida abundante e verdadeira. Segure as mãos do Senhor e não as largue por motivo algum deste mundo.

Se você se mantiver firme ao lado de Cristo, seu candeeiro espiritual iluminará cada vez mais a Sua vida, a sua casa e os lugares por onde passar. Seu primeiro amor será um quadro que jamais será tirado da escrivaninha de seu coração.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

O JUSTO E O ÍMPIO

Salmo 01

1. Neste Salmo o salmista (Davi) faz uma comparação entre o justo e o ímpio, dando destaque ao fim de cada um.
2. W. R. Taylor, em O N. T. Int. V. por V., de R. N. Champlin comenta: “O salmista sabia bem que os fatos da história e da experiência individual com freqüência parecem falhar diante das expectativas do fiéis. Mas ele afirmou que, a despeito de todas as aparências, é verdade permanente que Deus cuida de todos quantos O temem, e, portanto, tudo vai bem com os que amam a Sua lei, e tudo vai mal com os que a desprezam”.
3. Pergunta: Será que isso é verdade mesmo?
4. Resposta: às vezes parece que não, mas é verdade sim. Deus cuida daqueles que são seus e os faz triunfar. Mas temos que lembrar que o triunfo implica em luta e não em falta dela.
5. Ilustração: Falar sobre a notícia de M. Z. quando foi preso na Palestina. Ele enfrentou luta e saiu duplamente vitorioso: Foi libertado (ainda que deportado para o Brasil) quando poderia ter sido morto e ainda teve oportunidade de testemunhar a autoridades e prisioneiros. E se ele, por não negar a Jesus, tivesse sido morto? Não teria sido vitorioso por isso?
6. Existem dois tipos de gente que crê em Deus: os deístas e os teístas.
a. Os deístas afirmam que Deus criou o mundo e depois o abandonou, deixando-o sob cuidado das leis naturais. Ele (Deus) não age na história, não interfere, não pune e nem protege.
b. Mas os teístas afirmam que Deus não somente é o Criador, como também se faz presente entre nós, intervém na história humana, recompensa e pune.
7. Qual a afirmação correta? A afirmação teísta é a correta, e este Salmo, bem como a Bíblia como um todo, é altamente teísta.
8. Feita essa introdução, vejamos, de uma forma bem simples, a mensagem do Salmo

I. EM PRIMEIRO LUGAR VEJAMOS SOBRE O JUSTO
1. O justo é apresentado como alguém que “não faz” e que “faz”.
a. O que o justo não faz? O verso 1 mostra:
i. O justo não anda segundo o conselho dos ímpios
ii. O justo não se detém no caminho dos pecadores
iii. O justo não se assenta na roda dos escarnecedores (ou zombadores)
Com isso o salmista quer dizer que o homem justo não adota para si os planos e nem o padrão de vida dos ímpios; não os acompanha em suas empreitadas pecaminosas.

b. O que o justo faz?
i. Veja o v. 2.
ii. Adam Clarke (citado por Champlin) comenta: “Não se trata de um estudo ocasional para o homem piedoso. Antes, trata-se de seu trabalho dia e noite. Seu coração dedica-se a esse mister. É o seu emprego. Seu estudo é freqüente, e, de fato, perpétuo.”
iii. Allen P. Ross (citado por Champlin) comenta: “Tal meditação necessariamente envolve estudo e retenção da matéria estudada”.
iv. John Gill (citado por Champlin): “Isso deve ser compreendido como diligente leitura e consideração da lei (de Deus), com o emprego do raciocínio e um estudo profundo... diariamente.”
v. Champlin comenta: “O versículo, naturalmente, exalta o lado intelectual como uma ajuda ao crescimento espiritual. As experiências místicas não representam tudo, nem são a única forma de desenvolvimento espiritual.”
O justo ocupa-se, usando o seu tempo e a sua mente, em apreender a lei do Senhor, tendo, obviamente, como objetivo, andar segundo essa lei.

2. O justo é “bem aventurado” (v. 1) e é comparado a uma árvore frutífera plantada junto a ribeiros de águas (v. 3)
a. O termo “bem-aventurado” significa “feliz”. O crente é feliz tanto interior quanto exteriormente. Sua felicidade não é produto das circunstâncias. Ela provém de Deus, e, portanto, é perpétua.
b. A metáfora da árvore plantada junto a ribeiros de águas indica prosperidade. Uma árvore plantada junto a ribeiros de águas conta com um suprimento abundante de água.
c. Da mesma forma, o justo, por estar junto a Deus e à Sua Palavra prospera, conta com o suprimento que Deus dá. Deus não deixa faltar o suprimento material e nem o espiritual. Como Jesus deixa claro, em Mateus 7.25, podem vir os ventos, a chuva, os rios, enfim, venha o que vier, essa pessoa não cai porque está edificada sobre a Rocha. Mas não pode se transferir dessa Rocha para um outro lugar, como o orgulho por exemplo. No momento em que fizer isso cairá. Por isso Paulo disse: “aquele que está de pé cuide para que não caia”.
d. Uma árvore frutífera plantada junto a ribeiros de águas frutifica naturalmente na época certa. Da mesma forma o justo é frutífero. Veja em Gálatas 5.22 o fruto que nele é produzido. É o fruto do Espírito.

II. VEJAMOS AGORA SOBRE OS ÍMPIOS

1. “O ímpios não são assim...”
a. Os ímpios, em contraste com os justos, não podem ser comparados a uma árvore bem regada e frutífera. Antes, são como a palha que o vento dispersa.
b. Champlin comenta: “A figura, neste versículo, é o ato de trilhar as sementes. As espigas produzem seu grão, e o que resta é inútil. O vento dispersa a parte da palha inútil, e os homens queimam o restantes. Os homens lançam ao ar a palha, para que o grão dela se separe, e o que sobra, sendo de menor peso, é soprado pelo vento. O que cai de volta ao chão é, então queimado, no tempo apropriado”.
2. Os ímpios não subsistirão
a. O ímpio pode até “se dar bem” por algum tempo. Esse tempo até pode ser, ainda que não necessariamente, toda a sua vida terrena. Mas quando o juízo de Deus se abater ele não poderá resistir. O ímpio terminará muito mal tanto física quanto espiritualmente.

ENCERRANDO O SALMO

1. Davi reforça o que ele vinha dizendo sobre a não subsistência do ímpio, bem como diz que o Senhor conhece o caminho dos justos.
2. Deus conhece os que Lhe pertencem e os abençoa, os faz triunfar.

Pr. Walmir Vigo Gonçalves

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2009

AMAI-VOS UNS AOS OUTROS

Cada arvore é conhecida pelo seu próprio fruto.
Porque nem se colhem figos de espinheiros,
nem dos abrolhos se vindimam uvas.".
( Evangelho de Lucas, 6.44).


Cristo nos libertou do peso da Lei e nos colocou debaixo de uma Lei incomparavelmente superior: a Lei do Amor, a Lei do Seu Amor! Devemos nos submeter a essa Lei por obediência e gratidão. Não para que ela nos leve à Salvação pois, de fato, como cristãos, já fomos salvos bem antes de termos nascido - é assim que a Bíblia nos diz D-us nos amou antes mesmo de existirmos. Também não devemos pensar que a obediência a essa Lei nos manterá salvos - as Escrituras também nos dizem que quem nos mantém salvos é Cristo Jesus, que nos retém em Suas mãos - não nosso próprio esforço, ou obras...

De Suas mãos ninguém nos tira, e nem delas por 'vontade própria' saímos. Mesmo que em algum momento cheguemos a pensar em desistir de Jesus, Ele nos restaura o ânimo, direciona nossa visão e nos abruma os passos - é impossível desistir! Tudo acontece pela ação do nosso Consolador, o Espírito Santo. Este é, sem dúvida, o segredo da nossa permanência incondicional em Cristo.

A Graça salvadora precede o Amor; portanto, ninguém pode dizer que tem o Amor de Cristo se não houver anteriormente sido alcançado por Sua amorosa Graça! É ela quem primeiro nos resgata das garras da morte para nos colocar definitivamente nas seguras mãos de Cristo. Aí sim, o Amor nos é dado como a marca do caráter do nosso Salvador, para servir como o sinal em nós de que de fato somos d'Ele em natureza e essência. Temos um Dono, somos Seus servos, e temos Seu amor!

Certa vez, Jesus disse que os Seus seguidores seriam identificados pelo Seu Amor, e por ele literalmente regidos e sinalizados. Assim o disse exatamente para que não vivamos um 'cristianismo filosófico', vagando no campo das idéias, mas um Cristianismo genuíno, produtor de Vida e gerador de esperança para este Mundo.

Individualmente, devemos questionar que tipo de sinal andamos refletindo acerca do Cristo, ou "cristo", que confessamos. Precisamos sempre reavaliar nossas atitudes, valores e comportamento - para que em momentos de fraqueza, e diante de uma amorosa exortação como esta, não demoremos tanto para retornar ao verdadeiro cristianismo. "Nisso conhecerão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor uns com os outros." (João, 13.35).

Em Seu Nome.

Ricardo César Vasconcelos, pr.Igreja Presbiteriana Unida da Penha - RJ

A CRISE SEGUNDO EINSTEIN

"Não podemos pretender que as coisas mudem se sempre fazemos o mesmo.
A crise é a maior benção que pode ocorrer com as pessoas e países,porque a crise traz progressos.

A criatividade nasce da angústia, como o dia nasce da noite escura.

É na crise que nascem as invenções, os descobrimentos e as grandes estratégias. Quem supera a crise, supera a si mesmo, sem ficar superado.

Quem atribui à crise seus fracassos e penúrias, violenta seu próprio talento e respeita mais os problemas do que as soluções.

Averdadeira crise é a crise da incompetência. O inconveniente das pessoas e dos países é a esperança de encontrar as saídas e soluções fáceis.

Sem crise não há desafios, sem desafios, a vida é uma rotina, uma lenta agonia. Sem crise não há mérito.

É na crise que aflora o melhor de cada um. Falar de crise é promovê-la e calar-se sobre ela é exaltar o conformismo. Em vez disso, trabalhemos duro. Acabemos de uma vez com a única crise ameaçadora, que é atragédia de não querer lutar para superá-la" (Albert Einstein)

OS "ÓCULOS DE DEUS"

"Desvenda os meus olhos, para que eu veja as maravilhas datua lei" (Salmos 119:18).

"Você não odiaria usar óculos o tempo todo?" perguntou um pequeno menino ao colega com quem estava brincando. "Não", respondeu o outro menino bem devagar. "Não se eu tivesse um óculos do tipo que a vovó usa. Ela vê como colocar todas as coisas em ordem, vê muitas coisas boas para fazer em dias chuvosos, vê quando as pessoas estão cansadas e faz de tudo para que se sintam melhores, ela sempre vê o que você tenciona fazer, mesmo que você não faça corretamente. Eu perguntei a ela, certo dia, como ela consegue ver daquele modo o tempo todo e ela me disse que foi a maneira como aprendeu a olhar todas as coisas enquanto envelhecia. Então só pode ser os seus óculos.

"Como temos olhado para as coisas que nos cercam? Com um olhar crítico de reprovação ou com um olhar cristão e amoroso? O que contemplamos quando olhamos para nossos amigos, vizinhos, parentes e pessoas em geral com quem deparamos todos os dias? Observamos seus defeitos,comparando-os à nossa "superioridade" ou com um olhar de amor só conseguimos vislumbrar as suas qualidades e o potencial para serem e fazerem pessoas felizes?

Quando olhamos com os "óculos de Deus" o mundo se torna mais bonito e agradável. Mesmo que os dias estejam nublados e chuvosos, conseguimos notar o colorido das flores no jardim, os galhos das árvores balançando enquanto pássaros entoam harmoniosas melodias, o sorriso de uma criança voltando para casa com seus uniformes molhados, um raio de sol que ainda não apareceu mas que certamente logo surgirá para clarear aquele dia.

Sem os "óculos de Deus" os nossos olhos se prendem a coisas desagradáveis sem entender que são passageiras. Com eles, enxergamos, logo adiante, as campinas verdes de incontáveis bênçãos que Deus tem colocado a todo instante à nossa disposição.

Você tem olhado as coisas com os "óculos de Deus"?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

SE O MEU POVO ORAR

_ “... e orar”

Precisamos nos dispor a orar com intensidade e disponibilidade. Com o coração aberto não só para falar com Deus, clamar ao Senhor; mas, principalmente, na expectativa de que Ele nos fale, clareie nosso entendimento. Seja através do texto sagrado estudado e meditado em meio às orações; seja através de uma leitura devocional, seja através de nossas emoções e impressões enquanto oramos, seja através de uma mensagem bíblica pregada, ou de qualquer outro meio que o Espírito de Deus queira se comunicar conosco.

Precisamos, antes de mais nada, estarmos abertos à voz de Deus, nos despertando, nos iluminando ou nos emocionando a ver e sentir a Sua presença em nosso meio. Enfim, precisamos estar atentos ao que Deus está nos comunicando, nos corrigindo e nos dirigindo em cada situação ou circunstâncias em que estivermos vivenciando.

Precisamos aprender a orar. Saber como e com quem vamos nos dirigir na oração; como falar com Deus.. Para orar precisamos nos humilhar diante do Senhor da vida: 2 Cr 7.14-15; 1 Pe 5.6-7. Daí porque o Senhor começou Sua exortação pela humildade; tanto aqui, como nas bem-aventuranças. É a quebra do nosso orgulho, de nossa prepotência, em reconhecimento da majestade e soberania divina em nossas vidas. Proporcionando-nos dedicar a Deus a reverência e respeito que Ele é digno.

Precisamos entender que o sentimento de incapacidade, pequenez, indignidade, a lembrança dos nossos pecados passados; são os meios que Deus usa para nos conduzir à oração. O excesso de autoconfiança tem afastado a muitos do quebrantamento através da oração.

Precisamos invocar o Senhor Jesus. Isto quer dizer que precisamos orar com fé para que Ele domine nosso coração e nos conceda a graça de experimentar a vida real: “Porque: Todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Rm 10:13 RA). “Como escaparemos nós, se descuidarmos de tão grande salvação?” (Hb 2.3 a).

Estamos sempre aprendendo sobre a importância da oração. Mas, precisamos nos desenvolver na prática da oração. Estava fazendo uma visita de rotina à casa de uma irmã adoentada. Procurava consolá-la lendo alguns textos bíblicos já bem conhecidos, quando me deparei com Lm 3.29: "Ponha sua boca no pó; talvez ainda haja esperança".

VANDERLEI FARIA
LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA
Visite o Portal: www.midiasound.com
Ou acesse o Blog: www.mananciaisdevida.blogspot.com

SALTANDO PARA A VIDA

"Declarou-lhe Jesus: Eu sou a ressurreição e a vida; quemcrê em mim, ainda que morra, viverá" (João 11:25).

Quando ainda era bem jovem, D. L. Moody foi chamado para pregar em um velório. Ele procurou em todos os quatro Evangelhos na tentativa de encontrar um sermão fúnebre de Cristo, mas sua busca foi em vão. Ele concluiu que Jesus acabou com todos os enterros aos quais compareceu. A morte não podia existir onde Ele estava. Quando um morto ouvia Sua voz ele saltava para a vida.

Quando Jesus está presente a vida experimenta momentos de regozijo e vitória. Ele é a Vida e nEle somos também vitoriosos. Se a nossa alegria parece estar morrendo, Ele a ressuscita. Se o nosso amor se definha e começa a desaparecer, Ele o faz novamente florescer. Se as nossas esperanças parecem já sepultadas, Ele faz o que fez com Lázaro, irmão de Marta e Maria: "Sai do sepulcro e vem para fora!".

Cristo é a razão de toda a nossa felicidade. Quando Ele é convidado a entrar em nossos corações, o sol brilha de júbilo em nossos dias, os passarinhos não cessam de gorjearem nossas janelas, as gotas de chuva parecem tocar canções maravilhosas que acalentam as nossas noites. A vida apresenta momentos de grande esplendor.

Aquele que busca motivos de tristeza e morte na presença do Salvador ficará desapontado. Em Cristo não encontramos tais coisas. Ele afugenta e dissipa tudo que é negativo, substituindo-os por momentos de festa espiritual.

A Vida só pode produzir frutos de vida. A Sua alegria nos fortalece e estimula. A Sua paz adorna cada dia de nossa existência. Se você ainda enfrenta batalhas de tristeza e morte, deixe Jesus vencê-las, enchendo seus lugares com uma vida abundante e eterna.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

SE O MEU POVO SE HUMILHAR

_ “Se o meu povo... se humilhar...”

Muito freqüentemente nos aborrecemos quando alguém se dirige a nós com o propósito de nos advertir, repreender ou nos alertar, quanto aos perigos em que estamos incorrendo. Geralmente as palavras “Se conselho fosse bom, não se dava, vendia-se”, servem para introduzir algo que, mesmo não querendo nem pedindo, somos obrigados a ouvir. Então, o conselheiro gratuito continua: “mesmo assim, vou dar minha opinião, se você quiser ouvir...” Via de regra, mesmo a contra gosto percebemos que a palavra que ouvimos é algo sensato, ponderado. Mas a obstinação de nossa vontade quase sempre nos impede de refletir e ponderar suficientemente o que acabamos de ouvir. Assim, o erro, ou o ato impensado, é consumado. Ficando o remorso e o arrependimento tardio como saldo negativo em nossa vida. E, algumas vezes, com seqüelas irreversíveis e inesquecíveis.

_ “Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar...”
É interessante que Deus Pai começa exatamente da mesma forma que Jesus Cristo, ao apresentar as bem-aventuranças: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5.2). Sem dúvida, aqui está a evidência da importância e necessidade de humildade para se fazer parte do reino de Deus, bem como para o exercício do ministério cristão.

Tenho observado, tanto entre os meus alunos de Teologia, como entre os colegas pastores, bem como em minha própria experiência, que uma das nossas maiores dificuldades ministeriais resulta de nossa incompreensão desse assunto. Somos demasiadamente influenciados pela cultura secular no que diz respeito à supervalorização de nossa auto-imagem; de nosso auto-conceito; ou mesmo da tão propalada auto-estima. Temos a tendência a enfatizar demasiadamente o sucesso e a valorização popular, social. Por causa disso a humildade cristã passou a ser vista como algo deplorável, ou mediocridade.

Como homens e mulheres de Deus, precisamos começar por admitir, sem complexos ou constrangimentos, a nossa fragilidade humana; nossas limitações pessoais diante de Deus e dos homens. Não podemos nos descuidar de que toda honra e toda glória pertencem ao Senhor e não a nós. Somos apenas instrumentos nas mãos do Senhor, e não AS MÃOS. Manipular o sagrado sem a devida reverência e respeito pode acarretar a autodestruição, como quem oferece holocausto em fogo estranho; ou seja, sem o devido respeito para com o Senhor da adoração.
Jesus disse: “Bem-aventurados os humildes de espírito, porque deles é o reino dos céus” (Mt 5.3).

VANDERLEI FARIA
LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA
Visite o Portal: www.midiasound.com
Ou acesse o Blog: www.mananciaisdevida.blogspot.com