quarta-feira, 30 de junho de 2010

O TRIUNFO DO CRISTÃO

Como homens e mulheres que desejam ser usados por Deus de forma vibrante e relevante, precisamos pedir a Ele que nos dê sensibilidade para podermos suportar as circunstâncias em que Ele nos faz presenciar, a fim de que possamos ser instrumentos maleáveis e úteis nas mãos divinas para fazermos a diferença no meio em que Ele mesmo nos coloca.

Vale a pena enfatizarmos que Deus não convidou o profeta para que ele se dispusesse a ir, não apelou ao seu coração no sentido motivá-lo a visitar aquela região; mas Deus o levou até aquele local sem pedir sua opinião ou anuência.

É Deus quem nos conduz às circunstâncias da vida, sejam elas boas e agradáveis ou más aos nossos próprios olhos. Mas como nos custa entender que é Deus quem determina o nosso caminhar, “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”.[1]

Quantas vezes reclamamos e murmuramos contra o Senhor por estarmos passando por situações adversas, tristes, dolorosas e constrangedoras, sem querermos admitir que Ele continua no controle de nossas vidas; que é Ele que “sempre nos conduz em triunfo”.[2] Que é Ele que “me faz repousar em pastos verdejantes”;[3] como também é o mesmo Deus que nos conduz a um deserto árido e escaldante ou a uma fornalha incandescente.

Embora as pessoas e os meios usados por Deus para nos fazer experimentar tais situações possam ser de fato amedrontadores, agindo de forma cruel e perversa contra nós, não podemos nos esquecer de que Deus está nos conduzindo em triunfo. Ainda que as lágrimas e as dores nos levem a pensar que estamos abandonados por Deus, Ele continua nos sustentando e nos preparando para exercermos a Sua santa, “boa, perfeita e agradável vontade”.


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Fl 2.13
[2] 2Co 2.14
[3] Sl 23.2

INCA PEDE SOCORRO!

Quem tiver contatos no RJ, por favor, retransmitir a mensagem. É importante.O INCA - Instituto Nacional do Câncer - fica na Praça da Cruz Vermelha, no Centro do Rio).

Repasse a mensagem para quem vocês puderem, pois a situação do Instituto Nacional do Câncer é realmente dramática. Eles não têm sangue, nem doadores. Já saíram notas nos jornais e pouco adiantou.O Instituto Nacional do Câncer - INCA - está precisando urgentemente de doadores de sangue.O banco de sangue está quase vazio e o Hospital enfrenta dificuldades, até para marcar cirurgias, muitas vezes, precisando recorrer a outros bancos de sangue da cidade, que também passam pela mesma dificuldade: falta de doadores.

A transfusão de sangue para pessoas com câncer é muito importante.Sem ela, muitos pacientes não conseguiriam sobreviver aos tratamentos que envolvem drogas pesadas. Para doar, basta chegar na portaria do Hospital com sua carteira de identidade ou qualquer documentosimilar, apresentando- se como doador.

NÃO vá em jejum, alimente-se de coisas leves e não gordurosas, evite o álcool por pelo menos 12 horas.Você deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 60 anos e pesar 50kg ou mais.A mulher pode doar a cada 3 meses e o homem a cada 2 meses.Esta mensagem pode alcançar muitos doadores, se você enviar agora para outros endereços.Por favor, colabore. Faça a sua parte! Muitas vidas agradecem.

OBS: Mesmo que você não possa ou não esteja interessado em realizar a doaçãonão deixe de repassar essa mensagem para seus amigos.É uma causa importante, todos podem colaborar de alguma maneira. E olhe pelo lado bom, esta não é mais uma daquelas correntes fúteis que enchem sua caixa de mensagem!

O VALOR DE QUEM FAZ

"Vinde, benditos de meu Pai" (Mateus 25:34).

Walt Disney estava acostumado a ser rejeitado. Ele estava arruinado quando circulou por Hollywood com sua ideia do desenho do Mickey Mouse. Pode alguém imaginar ele tentando vender um rato falante, com falsete, nos tempos do cinemamudo?

Walt Disney tinha um grande sonho, e crianças de todos os lugares, desde a Disney World no Japão ao Epcot Center na Flórida, serão eternamente gratas. Era Walt Disney um homem mais importante quando estava sem dinheiro e narrando a voz original do Mickey Mouse, ou depois que fez todos seus grandes filmes... ou depois de construir a Disneilândia... ou depois de construir a Disney World em Orlando?

O valor está na pessoa que faz e não no que ele faz (Denis Waitley).

Quais têm sido os nossos sonhos? Em que temos nos empenhado a cada momento de nossas vidas? E qual tem sido a nossa reação diante de um fracasso ou uma frustração? Desanimamos?Desistimos? Abaixamos a cabeça em sinal de resignação?

Ou,determinados, sacudimos o pó da decepção e retomamos a marcha em busca de nossa realização até que a vitória nos receba de braços abertos?

Precisamos ter em mente que o mais importante não é aquilo que pretendemos fazer, nem o sonho a realizar, nem a vitória a ser alcançada. O mais importante somos nós, que concebemos o sonho, que lutamos para alcançá-lo, que nos regozijamos com a conquista.

O grande vencedor não é o sonho ou a meta atingida e sim eu e você, criados à imagem e semelhança doSenhor, escolhidos para viver a eterna e verdadeira felicidade.Somos nós que podemos escolher abrir o coração para Jesus,optar por amar em vez de odiar, de cantar no meio da tempestade, de sorrir em lugar de murmurar.

Somos nós os amados de Deus, os eleitos para viver abundantemente, os herdeiros do Céu preparado por Deus.Valorize não apenas o que deu certo ou errado em sua vida.Valorize a você mesmo.. é isso que importa e é isso que fará de você uma pessoa realmente feliz.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage: Escuro Iluminado

terça-feira, 29 de junho de 2010

ELE NOS CONDUZ À VITÓRIA

Assim como a Bíblia menciona a respeito da experiência de Filipe, após ter pregado ao eunuco da rainha de Candace e tê-lo batizado, que o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, vindo a achar-se em Azoto,[1] assim também aconteceu com o profeta Ezequiel.

Ele foi conduzido pelo Espírito de Deus até aquele local sinistro, um vale repleto de ossos humanos, desconjuntados e ressecados. O profeta já havia passado por várias experiências marcantes e semelhantes a essa, quando Deus o fizera vivenciar na prática algo que o possibilitasse não só entender e simpatizar-se com os problemas alheios, mas, principalmente, a sentir e sensibilizar-se de uma forma real a situação em que viviam aqueles para quem ele fora enviado a pregar.

Certamente, como nas experiências anteriores, esta não fora uma experiência agradável, nem tampouco tranquila para o profeta de Deus. Da mesma forma que Deus fez com que o profeta vivenciasse na prática esta cena dramática e caótica, assim também, quando Ele quer nos usar de maneira especial e poderosa, quase sempre Ele nos conduz através de experiências traumáticas; e não apenas através de visões, mas na prática diária, através de situações chocantes e estarrecedoras.


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] At 8.39-40

JUVENTUDE NA VELHICE

"Os justos florescerão como a palmeira, crescerão como o cedro no Líbano. Estão plantados na casa do Senhor,florescerão nos átrios do nosso Deus. Na velhice ainda darão frutos, serão viçosos e florescentes" (Salmos 92:12-14).

Acredita-se, nos dias de hoje, que o homem atinge o máximo de sua capacidade mental por volta dos 35 anos e que este máximo se mantém até os 70 anos de idade. também tem sido provado que o velho ditado "não se pode ensinar truques novos a cachorros velhos" é falso.

O poder de aprendizado aos 70 anos é o mesmo do poder aos 17. Alguém que tem autoridade no assunto diz: "Nós não nos tornamos velhos pelo transcurso dos anos, mas, pelas nossas reações às circunstâncias da vida".

Como temos reagido às situações com que deparamos no caminho de nossa existência? Temos sido negativos e pessimistas? Temos desanimado com facilidade diante das adversidades?Temos murmurado mais do que compreendido o quão importantes são os momentos de batalhas, para nossa edificação e crescimento espiritual?

Quando alguém não é capaz de enfrentar os problemas com ousadia e coragem, acaba perdendo a esperança e sepultando a fé. Na realidade, diz para si mesma que envelheceu e não está mais pronta para novas conquistas.

O filho de Deus, que reencontrou em Cristo o caminho das vitórias e da felicidade, não envelhece jamais. Suas forças espirituais estão sempre preparadas para novos desafios e não há limite de idade para novas conquistas.

Crianças e jovens, adultos e idosos, todos se unem em alegria para seguir avante. Novos horizontes serão descortinados, novas campinas serão atravessadas, novos jardins serão regados,novos raios de sol surgirão após pesadas tempestades, e o ponto final não será a idade, mas a vontade de Deus em tirá-los deste mundo e levá-los para o Céu de glória.Em Cristo, mesmo na velhice continuaremos jovens e cheios devigor.

Paulo Roberto Barbosa.
Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

VISÃO DE ADULTO... VISÃO DE CRIANÇA...

Éramos a única família no restaurante com uma criança. Eu coloquei Daniel numa cadeira para crianças e notei que todos estavam tranqüilos, comendo e conversando.

De repente, Daniel gritou animado, dizendo: 'Olá, amigo!', batendo na mesa com suas mãozinhas gordas. Seus olhos estavam bem abertos pela admiração e sua boca mostrava a falta de dentes. Com muita satisfação, ele ria, se retorcendo.

Eu olhei em Volta e vi a razão de seu contentamento. Era um homem andrajoso, com um casaco jogado nos ombros, sujo, engordurado e rasgado. Suas calças eram trapos com as costuras abertas até a metade, e seus dedos apareciam através do que foram, um dia, os sapatos. Sua camisa estava suja e seu cabelo não havia sido penteado por muito tempo. Seu nariz tinha tantas veias que parecia um mapa.

Estávamos um pouco longe dele para sentir seu cheiro, mas asseguro que cheirava mal. Suas mãos começaram a se mexer para saudar. 'Olá, neném. Como está você?', disse o homem a Daniel. Minha esposa e eu nos olhamos: 'Que faremos?'. Daniel continuou rindo e respondeu, 'Olá, olá,amigo'. Todos no restaurante nos olharam e logo se viraram para o mendigo. O velho sujo estava incomodando nosso lindo filho. Trouxeram a comida e o homem começou a falar com o nosso filho como um bebê.

Ninguém acreditava que o que o homem estava fazendo era simpático. Obviamente, ele estava bêbado. Minha espos a e eu estávamos envergonhados. Comemos em silêncio; menos Daniel que estava super inquieto e mostrando todo o seu repertório ao desconhecido, a quem conquistava com suas criancices. Finalmente, terminamos de comer e nos dirigimos à porta. Minha esposa foi pagar a conta e eu lhe disse que nos encontraríamos no Estacionamento. O velho se encontrava muito perto da porta de saída.

'Deus meu, ajuda-me a sair daqui antes que este louco fale com Daniel', disse orando, enquanto caminhava perto do homem. Estufei um pouco o peito, tratando de sair sem respirar nem um pouco do ar que ele pudesse estar exalando. Enquanto eu fazia isto, Daniel se voltou rapidamente na direção onde estava o velho e estendeu seus braços na posição de 'carrega-me'. Antes que eu pudesse impedir, Daniel se jogou dos meus braços para os braços do homem. Rapidamente, o velh o fedorento e o menino consumaram sua relação de amor.

Daniel, num ato de total confiança, amor e submissão, recostou sua cabeça no ombro do desconhecido. O homem fechou os olhos e pude ver lágrimas correndo por sua face. Suas velhas e maltratadas mãos, cheias de cicatrizes, dor e trabalho duro,suave, muito suavemente, acariciavam as costas de Daniel. Nunca dois seres haviam se amado tão profundamente em tão pouco tempo. Eu me detive, aterrado.

O velho homem, com Daniel em seus braços, por um momento abriu seus olhos e olhando diretamente nos meus, me disse com voz forte e segura: 'Cuide deste menino'. De alguma maneira, com um imenso nó na garganta, eu respondi: 'Assim o farei'. Ele afastou Daniel de seu peito, lentamente, como se sentisse uma dor.

Peguei meu filho e o velho homem me disse: 'Deus o abençoe, senhor. Você me deu um presente maravilhoso'. Não pude dizer mais que um entrecortado 'obrigado'. Com Daniel nos meus braços, caminhei rapidamente até o carro. Minha esposa perguntava por que eu estava chorando e segurando Daniel tão fortemente, e por que estava dizendo: 'Deus meu, Deus meu, me perdoe'.

Eu acabava de presenciar o amor de Cristo através da inocência de um pequeno menino que não viu pecado, que não fez nenhum juízo; um menino que viu uma alma e uns adultos que viram um montão de roupa suja. Eu fui um cristão cego carregando um menino que não o era. Eu senti que Deus estava me perguntando: 'Estás disposto a dividir seu filho por um momento?', quando Ele Compartilhou Seu Filho por toda a eternidade. O velho andrajoso, inconscientemente, me recordou: Eu asseguro que aquele que não aceite o reino de Deus como um Menino, não entrará nele.' ( Lucas 18:17).

Apenas repita esta frase e verá como Deus se move: 'Senhor Jesus Cristo, te amo e te necessito, entre em meu coração, por favor'. Passe esta mensagem a algumas pessoas especiais. Não porque você receberá um milagre amanhã. Mas porque você recebe o milagre todos os dias... O milagre de estar vivo... "

Francisco Vargem

segunda-feira, 28 de junho de 2010

AINDA HÁ ESPERANÇA!

Vale a pena crer no Senhor Jesus, mesmo quando parece impossível a cura, ou a solução de nossos problemas mais veementes. Mesmo quando parece que não há mais qualquer esperança.
O que não fazemos por nossos filhos e netos, principalmente quando algum deles se encontra gravemente enfermo?!

Certa feita, Jesus se dirigia para a casa de Jairo com o propósito de atender a um caso gravíssimo e urgente. Não havia, aparentemente, qualquer possibilidade para que outra pessoa pudesse alcançar êxito em falar e ser atendida por Jesus naquele momento. Mas, ainda assim, aquela mulher sofrida e carente, com uma hemorragia que a infernizava, ousou crer e confiar que Jesus haveria de socorrê-la. Tocou em Jesus e foi abençoada imediatamente.

Quando tudo parece estar se diluindo em nossas mãos, se perdendo, escapando ao nosso controle, ainda assim, o Senhor Jesus pode mudar as circunstâncias. Aliás, só Deus, através de Cristo Jesus, pode dar vida e restabelecer a paz ao coração aflito. Algumas vezes, ou quase sempre, Deus nos leva a um profundo desespero, até nos vermos sem alternativas; quando nos voltamos para Ele, então somos alcançados pela Sua infinita graça.

Quando a esperança do socorro humano falha, Deus nos socorre e nos dá o suprimento necessário: "Fez-me quebrar com pedrinhas de areia os meus dentes, cobriu-me de cinza. Afastou a paz de minha alma; esqueci-me do bem. Então, disse eu: Já pereceu a minha glória, como também a minha esperança no Senhor... Os nossos olhos ainda desfalecem, esperando vão socorro; temos olhado das vigias para um povo que não pode livrar".[1]

Enquanto não chegarmos à conclusão de que não há esperança em outra parte senão em Deus, não O encontramos. Mas, quando bate esse desespero de não se ter outra esperança senão no Senhor, então dá-se o reencontro com Deus: "Bom é aguardar a salvação do Senhor, e isso, em silêncio... Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele; ponha a boca no pó; talvez ainda há esperança".[2]

Jesus disse que veio para nos dar vida, e vida em abundância. Isto nos dá a idéia de uma vida transbordante, como a Bíblia nos fala sobre José.[3] A vida cristã é uma constante e renhida batalha. Porém, esfuziante e abundante da graça de Deus. Ainda que chorando e gemendo, há vida para ser compartilhada, há consolação a ser repartida, há conforto e esperança em nossas palavras. Como disse o salmista, até na presença de meus inimigos, “o meu cálice transborda”.[4] Ainda há esperança! Jesus Cristo é a nossa única esperança.


Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Lm 3.16-18; 4.17
[2] Lm 3.26; 28-29
[3] Gn 49.22-25
[4] Sl 23.5

MOSTRANDO-SE FORTE NO DIA DA ANGUSTIA

Provérbios 24: 1-10

O fracasso é uma experiência que faz parte da vida de qualquer ser humano. Todos nós já enfrentamos situações de fracasso, pois isto faz parte da vida de todos aqueles que desejam vencer. Por isso devemos enxergar o fracasso como uma oportunidade para encontramos o caminho da vitória confiando que o Senhor nos livra de todas as aflições (Sl 34:19).
1. SENDO A PESSOA CERTA NO LUGAR CERTO
O profeta Jonas é um típico caso da pessoa certa que se colocou no lugar errado. Para Deus ele era a pessoa certa para anunciar a destruição da cidade de Nínive. Porém, ao invés de obedecer e se colocar no lugar certo, ele decidiu fugir demonstrando fraqueza diante da angustia.
Só depois que reconheceu o seu erro e confessou o seu pecado, Jonas restaurou a sua força e confiança em Deus, pois ele era a pessoa certa que precisava entender que o lugar certo era estar no centro da vontade de Deus.
Em todas as coisas e para todas as pessoas Deus tem um plano com missão, tempo e local. Por isso precisamos ser para Deus a pessoa certa no lugar certo e nunca nos desesperarmos diante dos momentos de lutas e aflições, pelo contrário, devemos nos mostrar fortes em todas as situações.
2. TENDO O OBJETIVO E O FOCO CERTO
Deus criou cada pessoa com um objetivo e só alcançaremos este objetivo se nos submetermos aos propósitos que Ele traçou. Devemos agir como o ap. Paulo que não deixava que as situações adversas tirassem o seu ânimo, mas prosseguia para conquistar o prêmio reservado por Deus (Fp 3:12-14).
Focar é priorizar e Jesus nos ensinou a priorizar o reino de Deus em nossa vida. Se fizermos isto, as outras coisas serão acrescentadas (Mt 6:33). Infelizmente muitos se dispersado priorizando outras coisas em suas vidas e acabam enfrentando o fracasso. Por isso priorize sempre o Reino de Deus em sua vida.
3. TENDO COMPROMISSO E DISPOSIÇÃO
Compromisso exige dedicação e envolvimento. Jesus ensinou que o nosso coração estará onde estiverem as nossas prioridades (Mt 6:21). Por isso devemos fazer tudo de todo o coração, como para o Senhor e não para homens". (Cl 3:23). Isto nos manterá fortes diante das dificuldades;
Muitos têm fracassado porque não têm disposição para mudar. Mas não podemos esquecer que a salvação em Jesus só é conseguida por aqueles que assumem o compromisso com Cristo e se arrependem dos seus pecados. Isto provoca a mudança em nossa mente, sentimentos e atitudes nos fazendo caminhar em "novidade de vida" (Rm 6:4).

CONCLUSÃO: Se nos mostrarmos fracos diante das adversidades, demonstraremos que não temos força alguma. Por isso devemos nos manter fortes em todas as circunstâncias, sendo a pessoa certa no lugar certo, tendo objetivos e foco certo e acima de tudo, compromisso e disposição para seguir Jesus. Amém.

Prs. Jário e Lúcia

AMOR DE CRISTO

Conta-nos Dr. Gordon a história de Jorge Matheson, quando soube que estava condenado à cegueira:

Um jovem estudante atravessava a praça duma das antigas universidades escocesas, indo de caminho para o seu quarto no internato. Não se sentia bem. Seus olhos estavam fracos, o que tornava o trajeto difícil. Seguindo o conselho dum amigo, havia consultado um especialista em doenças da vista. O médico, depois de um exame minucioso, o avisara firmemente que havia de perder a visão em pouco tempo.

Um terrível soco entre os olhos não poderia tonteá-lo mais do que esta notícia. O seu coração estava perturbado. Perderia a visão!...

Todos os planos que tão esperançosamente arquitetara desfaziam-se na sua frente. Com a perda da visão ir-se-iam o ensino na universidade e todos os seus sonhos dourados. Perturbado, confuso, saiu do consultório médico apalpando o caminho como um sonâmbulo.

Jorge era noivo. Encaminhou-se em direção à casa da querida noiva, esperando, sem dúvida, alguma palavra de conforto para o coração dolorido. Como daria ele a triste noticia à moça que ele tanto amava e que prometera ser sua esposa? Seus planos estavam todos mudados; e como receberia ela a notícia?!

Quando lá chegou, contou-lhe em palavras brandas, mas briosas a sua situação, sua mudança de planos, dizendo-lhe que ela teria liberdade para decidir segundo julgasse melhor. A noiva aceitou a liberdade!

A rejeição da noiva foi o segundo golpe. Pela segunda vez, saiu tristonho e sem enxergar o caminho em que pisava. O golpe parecia acima de suas forças, e a dor lhe sufocava o coração!

Mas não estava só. Alguém o aguardava e ternamente fortaleceu seu coração quebrantado, falando-lhe palavras amorosas e dando-lhe o bálsamo do conforto e do verdadeiro amor. O moço entregou-se nos braços do Verdadeiro Amigo e todas as dificuldades foram vencidas. Uma nova disposição o dominou, toman-do inteira e permanente posse de sua vida. E do seu coração quebrantado, mas cheio de conforto, saíram palavras de louvor e gratidão a Deus, o Amor que nunca muda sejam quais forem as circunstâncias. Estas palavras são cantadas com a música do hino n° 19 do Cantor Cristão ou 38 do Hinário Evangélico.
Transcrevemos aqui apenas duas estrofes desse hino traduzido para o português:

"Amor, que por amor desceste,
Amor, que por amor morreste,
Oh! Quanta dor não padeceste,
Meu coração pra conquistar,
E meu amor ganhar.

Amor que nunca, nunca mudas,
Que nos teus braços me seguras,
E cerca-me de mil venturas.

Walmir Vigo Gonçalves (Pr.)

sexta-feira, 25 de junho de 2010

A ELE OUVI

A visão foi marcante para todos quantos tiveram o privilégio de participar. Os discípulos de Jesus estavam perplexos, atônitos, sem palavras. Imagine uma grande tela cinematográfica, ou um grande palco iluminado e ornamentado como se, de repente, o céu se manifestasse ali magnificamente encenado. No palco se apresentavam os astros, Moisés, Elias e Jesus.

Iluminação, figurino, som e imagem, tudo de primeira qualidade; perfeito. Visibilidade e acústica da mais alta qualidade. Tudo divinamente elaborado. O drama futurista ia sendo encenado, desenvolvido através da fala de seus atores, os quais interpretavam seus próprios personagens e sua própria história de vida. A cena se desenvolve com os personagens se identificando pela forma em que se apresentam e pelo conteúdo daquilo que falam.

Os espectadores estão eletrizados, completamente extasiados e maravilhados com o que presenciam. Havia no coração de cada um, sem dúvida alguma, o desejo de perpetuar, prolongar ao infinito aquela fantástica experiência. Eles queriam retratar, reproduzir fielmente cada detalhe, cada palavra e cada emoção ali experimentada. Mas não havia uma filmadora, algum meio eficaz e suficiente para poder reter aquela inesquecível visão, senão a memória visual e sensitiva de cada um ali presente.

Pedro, o mais afoito, não se conteve e atreveu-se a interagir com o principal personagem daquela apresentação (epifania) divina, celestial. Ele queria prolongar, e, quem sabe perpetuar aquele momento. Não queria perder tão sublime oportunidade, como não pensava em retornar à rotina de seu exaustivo trabalho ao lado de seu iluminado Mestre.

Naquele momento todos experimentavam o gozo celestial; o ambiente e as condições com as quais sonhavam participar... Não, eles não poderiam deixar escapar a oportunidade de se deleitar com tal glória. Mas eis que, no auge do seu excitamento emocional e espiritual, fecham-se as cortinas, as luzes do palco se apagam, a escuridão toma conta do ambiente até então divinamente iluminado, principalmente pelo visual dos personagens presentes no palco.

A repentina mudança do cenário causa uma profunda emoção contrária à que estavam experimentando. O medo, o pânico, a dúvida, insegurança e confusão tomam conta dos corações daqueles frágeis espectadores.

Ninguém mais consegue falar, todos se emudecem, até mesmo o grande falante, Pedro. Todos estão atentos ao que há de ser pronunciado em meio às densas trevas provocadas pelas nuvens espessas. E eis que uma voz estrondosa, poderosa e clara se fez ouvir: "Este é o meu Filho, o meu eleito, a Ele ouvi"!

Ou seja, diante de vocês está quem é digno de toda honra, toda atenção, toda reverência. Isto significa mais do que simplesmente escutar atenciosamente. É assimilar o que foi dito, procurar obedecer incondicionalmente. É dar-lhe todo crédito. É estar com toda a sensibilidade aguçada para captar "todo o conselho de Deus". É estar completamente disposto e submisso a seguir na íntegra todo o ensinamento proferido por Ele, sem a presunção e pretensão de querer acrescentar, alterar ou ajustar Suas palavras aos nossos interesses pessoais, particulares. É aceitar Suas correções, exortações e ensinos, mesmo que tenhamos de pagar um alto preço para suportar e digerir tais orientações.

“A Ele ouvi”, implica, portanto, numa entrega absoluta, completa, confiando na direção que Ele está propondo. É interagir com o Senhor nos momentos de penumbra, de aflição e de nuvens espessas. É viver sob o controle de Espírito Santo, cheio, ou na plenitude do Espírito. É viver inteiramente devotado, consagrado à glória de Deus. É não temer o sofrimento, as críticas, perseguições ou as sombras da morte, sabendo que “já não sou mais eu quem vive, mas Cristo vive em mim”. Que o Filho de Deus está tão afinado comigo e eu com Ele, que é Ele quem reage, quem responde por mim.

Não tenho mais porque me preocupar comigo mesmo, porque Ele cuida de mim. Minha vida é a vida dEle aqui reproduzida, não sou mais eu, sou Ele! Não ouso mais me orgulhar dizendo: "Eu sou mais eu!"; porque agora eu não sou EU, sou dEle e por Ele. Ele domina todo o meu ser. Então agora tenho a mente de Cristo, Ele habita em mim, vive em mim. E se vive em mim, meu corpo, meu coração e minha mente pertencem a Ele de fato e de direito. Ele está no controle absoluto de minha vontade, está em mim e eu nEle. Portanto, sou apenas um instrumento para ser usado livremente por Ele e para Ele, o tempo todo e para sempre. Minha oração é que possamos, a cada dia, reafirmarmos essa declaração de fé. Amém.


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

DIASEMGLOBO’ EM APOIO A DUNGA.

O técnico da seleção brasileira abriu fogo contra a Rede Globo. Dunga deu na canela do comentarista Alex Escobar, da Globo. Poucas horas depois, um dos apresentadores do programa Fantástico, Tadeu Schmidt, da África leu um editorial da emissora detonando Dunga.

Tudo tem um porque, antes do ataque ao Dunga no Fantástico, o Jornal O Globo já havia descido a lenha na seleção e principalmente no seu treinador.
Qual a razão dessa súbita mudança de comportamento?

Vamos aos fatos:
Segunda feira, véspera do jogo de estréia da seleção brasileira contra a Coréia do Norte, por volta de 11 horas da manhã, hora local na África do Sul.
Eis que de repente, aportam na entrada da concentração do Brasil, dona Fátima Bernardes, toda-poderosa Primeira Dama do jornalismo televisivo, acompanhada do repórter Tino Marcos e mais uma equipe completa de filmagem, iluminação etc.
Indagada pelo chefe de segurança do que se tratava, a esposa do poderoso William Bonner sentenciou: “Estamos aqui para fazer uma REPORTAGEM EXCLUSIVA para a TV Globo, com o treinador e alguns jogadores...”.
Comunicado do fato, o técnico Dunga, PESSOALMENTE dirigiu-se ao portão e após ouvir da Sra. Fátima o mesmo blá-blá-blá, foi incisivo, curto e grosso, como convém a uma pessoa da sua formação: “Me desculpe, minha senhora, mas aqui não tem essa de “REPORTAGEM EXCLUSIVA” para a rede Globo. Ou a gente fala pra todas as emissoras de TV ou não fala pra nenhuma...”.Brilhante!!!

Pela vez primeira em mais de 40 anos, um brasileiro peitava publicamente a Vênus Platinada!!!
“Mas... - prosseguiu dona Fátima - esse acordo foi feito ontem entre o Renato (Maurício Prado, chefe de redação de esportes de O Globo) e o Presidente Ricardo Teixeira. Tenho autorização para realizar a matéria”.
Dunga: - “Não tem autorização nem meia autorização, aqui nesse espaço eu é que resolvo o que é melhor para a minha equipe. E com licença que eu tenho mais o que fazer. E pode mandar dizer pro Ricardo (Teixeira) que se ele quer insistir com isso, eu entrego o cargo agora mesmo!”.O treinador então virou as costas para a supra sumo do pedantismo e saiu sem ao menos se despedir.Dunga pode até perder a classificação, a Copa, seu time pode até tomar uma goleada, qualquer fiasqueira na África, mas sua atitude passa à história como um exemplo de coragem e independência frente a uma das instituições privadas mais poderosas no País e que tem por hábito impor suas vontades, eis que é líder de audiência e por isso se acha acima do bem e do mal.
Em linguagem popular, o Dunga simplesmente mijou na Vênus Platinada! Sugiro uma estátua para ele!!!

Após, a poderosa Globo, a mesma que levou o Collorido ao poder e depois o detonou por seus interesses, agora difama o Dunga, tá certo que o cara é meio Ogro, mas não teve o direito de se defender dos ataques em momento algum.

Falar mal do cara é liberdade de imprensa. Ouvir o cara não pode?

A reação do povo foi imediata. O editorial lido no programa "Fantástico", da Rede Globo, deu repercussão no mundo virtual. E pela primeira vez na história o Brasil inteiro apóia o técnico da Seleção. Só a Globo para conseguir isso...

Dentre os assuntos mais comentados no Twitter nesta segunda-feira (21), a frase "Cala boca, Tadeu Schmidt" era líder absoluta, superou até a antecessora "Cala Boca, Galvão", que liderou por dias seguidos os Trending Topics.

E não parou por ai. Em apoio ao técnico da seleção brasileira, os twiteiros lançaram o "DiaSemGlobo", que será nessa sexta-feira, quando o Brasil vai jogar com a seleção de Portugal, no encerramento da primeira fase da copa.

Todo mundo na Band, ou em outra emissora, não vamos sintonizar a Globo na sexta-feira, temos que começar a deixar de ser gado manso, mostrar que não somos trouxas manipuláveis.
VAMOS FAZER O BRASIL INTEIRO PENSAR !!!!!

quinta-feira, 24 de junho de 2010

SOU O QUE SOU

“Mas, pela graça de Deus, sou o que sou” (1Co 15.10a).
Precisamos desenvolver essa visão e percepção da graça de Deus em nosso viver diário; não só no que diz respeito à salvação, mas em tudo o que acontece conosco, em todo tempo ao longo de nossa vida.

Tudo que nos acontece é fruto da infinita graça de Deus em Cristo Jesus,[1] e faz parte da soberana vontade de Deus que soframos.[2] Como disse o Dr. Heber Carlos, nada recebemos por questão de merecimento, como também, quando sofremos, acompanhamos o sofrimento que o nosso Salvador teve.

Quando você recebe o sofrimento que não merece, ou que pensa não merecer, você se assemelha ao seu Salvador, o qual também sofreu sem merecer.[3]

Quando cremos que o nosso Deus quer que confiemos nEle, a vitória virá, ainda que impossível aos olhos humanos. Não se iluda e nem se deixe abater com as acusações satânicas de que Deus não o ama; ou que você não tem fé suficiente para receber a bênção da cura de sua enfermidade.

Embora seja certo que a nossa fé precisa ser exercitada e fortalecida, que precisamos desenvolvê-la sempre, isso não quer dizer que, pelo fato de termos uma fé robusta, não seremos atingidos por enfermidades ou calamidades, acidentes, assaltos, ou crimes hediondos. Também não podemos aceitar a acusação do inimigo tentando nos fazer desconfiar do amor de Jesus por nós.

É justamente porque Ele nos ama que somos portadores de Sua glória, instrumentos da operação divina do Seu poder para a salvação e edificação de outras vidas. Deus que tem o controle absoluto sobre nossas vidas. Ele manda a doença, a dor, o sofrimento e a morte, de acordo com os Seus santos propósitos: “Vede, agora, que Eu Sou, Eu somente, e mais nenhum deus além de mim; eu mato e eu faço viver; eu firo e eu saro; e não há quem possa livrar alguém da minha mão”.[4]

“Sou o que sou pela graça de Deus”. Enquanto não reconheço isso com profundidade, todo o meu “orgulho santo” só contribui para a minha autodestruição, e não para a glória de Deus. Sou o que sou pela graça de Deus, e por nada mais.

“Sou o que sou”, portanto, deve ser a atitude do cristão, tanto quando se encontra em posição de destaque ou superioridade social, para não se deixar corromper com a soberba; como serve de estímulo àquele que passa por tribulações para não se abater ou sentir-se abandonado por Deus.

Se temos a consciência de que somos o que somos pela graça de Cristo, não há por que nos orgulharmos, como também não há por que nos queixarmos. Em tudo, tanto na fartura como na calamidade, vivemos pela graça de Deus (Fl 1.29; 4.11-13).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Fl 1.7-29
[2] 1 Pe 5.9; Hb 12:4-6
[3] Campos, Heber Carlos de – A Providência, p. 610 – Ed. Cultura Cristã
[4] Dt 32.39

TOME CUIDADO!

"E desceu a chuva, correram as torrentes, sopraram osventos, e bateram com ímpeto contra aquela casa; contudo nãocaiu, porque estava fundada sobre a rocha" (Mateus 7:25).

Em Kenesaw, durante a batalha, aqueles que se aproximaram deuma certa árvore foram atingidos por tiros. Oito homens morreram naquele lugar.Os acontecimentos deixavam um alerta:"Tome cuidado!"

Um homem, querendo mostrar que não acreditava naquilo, disse: "Eu acho isso uma bobagem e não tenho medo de ir até a árvore. Não existe nenhuma razão parase achar que um homem é mais facilmente atingido por um tiro quando está perto daquela árvore".

Ele encaminhou-se para junto da árvore e imediatamente caiu, mortalmente ferido (Talmage).

Da mesma forma que acontecia com os homens em nossa ilustração, muitos crêem que não há nenhum perigo ou maiores possibilidades de problemas quando se afastam de Deus e seaproximam do pecado. Até dizem que ir à igreja, receber Cristo no coração, louvar e glorificar ao Senhor são bobagens e que ninguém deve se preocupar com isso.

Querem mostrar sua coragem ao desafiar o perigo e, muitas vezes, só compreendem o erro quando já é tarde demais para voltaratrás.A Palavra de Deus nos relata em todo o seu conteúdo: "Tome cuidado!"

Os homens e mulheres de Deus, que experimentaram a bênção de uma vida mais obediente e vitoriosa, também nos advertem: "Tome cuidado!" Em diversas ocasiões e de várias maneiras, somos avisados: "Tome cuidado!"

E por que não lhes damos crédito?A vida é constituída de batalhas. Todos nós as enfrentamos. Quer sejamos bons ou maus, não estamos livres de passar por momentos de grandes tempestades. Porém, quando somos cuidadosos e obedientes à direção do Senhor, colocando-nos sobre Seu abrigo e Seus cuidados, menos probabilidades teremos de sermos abatidos por aquele que veio apenas para"roubar, matar e destruir".

Em Cristo sempre seremos vencedores.Se você pretende continuar caminhando em direção ao pecado,eu só posso lhe dizer: "Tome cuidado!"

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

POR QUE SOFREMOS?

_ “Por causa do meu (JESUS) nome”[1]

Por que Deus permite o nosso sofrimento? Os servos de Cristo Jesus também têm suas dúvidas. Certamente suas frustrações são ainda mais fortalecidas com o sussurrar irônico e sarcástico do inimigo: “Onde está o Deus de Abraão, Isaque e Jacó? Onde está o Deus de Elias? Quem é o Deus de vocês?” Sem dúvida, estas são perguntas que nos vêem à mente quando somos atingidos por doenças, tragédias, ou injustiças sociais.

Quase sempre usamos esta expressão: “Por que eu?” É a pergunta que parece estar estampada nos semblantes de milhares de pessoas, diariamente. São vidas confusas, sofridas e amarguradas pelas injustiças e fatalidades. É a pergunta que muitos insistem em fazer: Por que sofrem os bons? Por quê?

Por que fiquei sozinho, sem o conforto da família e dos amigos? Por que Tu não nos destes respostas às nossas candentes orações? Por que tanta incredulidade da parte de gente que ouve e acompanha as cristalinas verdades da Palavra de Deus? Por que prosperam impunemente os exploradores da miséria de nosso povo? Por que tanta violência contra os inocentes?

Por que tantos enriquecem às custas da miséria e morte de crianças indefesas? Por que tanta corrupção dos governantes de nosso país? Por que, Senhor, a Tua ira não chega para punir os malfeitores que se enriquecem às custas da desgraça alheia? Por que? Por quê?


Antes de mais nada, é bom lembrar que Deus não se propõe a responder os nossos questionamentos simplesmente para satisfazer às nossas inquietações e curiosidades. Ele não nos deve explicações. Não merecemos nada de bom da parte do Senhor. Tudo que temos e somos é pela Sua maravilhosa graça.


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Lc 21.12 b

POR QUE SOFREMOS?

_ “Por causa do meu (JESUS) nome”[1]

Por que Deus permite o nosso sofrimento? Os servos de Cristo Jesus também têm suas dúvidas. Certamente suas frustrações são ainda mais fortalecidas com o sussurrar irônico e sarcástico do inimigo: “Onde está o Deus de Abraão, Isaque e Jacó? Onde está o Deus de Elias? Quem é o Deus de vocês?” Sem dúvida, estas são perguntas que nos vêem à mente quando somos atingidos por doenças, tragédias, ou injustiças sociais. Quase sempre usamos esta expressão: “Por que eu?” É a pergunta que parece estar estampada nos semblantes de milhares de pessoas, diariamente. São vidas confusas, sofridas e amarguradas pelas injustiças e fatalidades. É a pergunta que muitos insistem em fazer: Por que sofrem os bons? Por quê? Por que fiquei sozinho, sem o conforto da família e dos amigos? Por que Tu não nos destes respostas às nossas candentes orações? Por que tanta incredulidade da parte de gente que ouve e acompanha as cristalinas verdades da Palavra de Deus? Por que prosperam impunemente os exploradores da miséria de nosso povo? Por que tanta violência contra os inocentes? Por que tantos enriquecem às custas da miséria e morte de crianças indefesas? Por que tanta corrupção dos governantes de nosso país? Por que, Senhor, a Tua ira não chega para punir os malfeitores que se enriquecem às custas da desgraça alheia? Por que? Por quê?
Antes de mais nada, é bom lembrar que Deus não se propõe a responder os nossos questionamentos simplesmente para satisfazer às nossas inquietações e curiosidades. Ele não nos deve explicações. Não merecemos nada de bom da parte do Senhor. Tudo que temos e somos é pela Sua maravilhosa graça.




Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Lc 21.12 b

POR QUE SOFREMOS?

_ “Por causa do meu (JESUS) nome”[1]

Por que Deus permite o nosso sofrimento? Os servos de Cristo Jesus também têm suas dúvidas. Certamente suas frustrações são ainda mais fortalecidas com o sussurrar irônico e sarcástico do inimigo: “Onde está o Deus de Abraão, Isaque e Jacó? Onde está o Deus de Elias? Quem é o Deus de vocês?” Sem dúvida, estas são perguntas que nos vêem à mente quando somos atingidos por doenças, tragédias, ou injustiças sociais. Quase sempre usamos esta expressão: “Por que eu?” É a pergunta que parece estar estampada nos semblantes de milhares de pessoas, diariamente. São vidas confusas, sofridas e amarguradas pelas injustiças e fatalidades. É a pergunta que muitos insistem em fazer: Por que sofrem os bons? Por quê? Por que fiquei sozinho, sem o conforto da família e dos amigos? Por que Tu não nos destes respostas às nossas candentes orações? Por que tanta incredulidade da parte de gente que ouve e acompanha as cristalinas verdades da Palavra de Deus? Por que prosperam impunemente os exploradores da miséria de nosso povo? Por que tanta violência contra os inocentes? Por que tantos enriquecem às custas da miséria e morte de crianças indefesas? Por que tanta corrupção dos governantes de nosso país? Por que, Senhor, a Tua ira não chega para punir os malfeitores que se enriquecem às custas da desgraça alheia? Por que? Por quê?
Antes de mais nada, é bom lembrar que Deus não se propõe a responder os nossos questionamentos simplesmente para satisfazer às nossas inquietações e curiosidades. Ele não nos deve explicações. Não merecemos nada de bom da parte do Senhor. Tudo que temos e somos é pela Sua maravilhosa graça.




Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Lc 21.12 b

POR QUE SOFREMOS?

_ “Por causa do meu (JESUS) nome”[1]

Por que Deus permite o nosso sofrimento? Os servos de Cristo Jesus também têm suas dúvidas. Certamente suas frustrações são ainda mais fortalecidas com o sussurrar irônico e sarcástico do inimigo: “Onde está o Deus de Abraão, Isaque e Jacó? Onde está o Deus de Elias? Quem é o Deus de vocês?” Sem dúvida, estas são perguntas que nos vêem à mente quando somos atingidos por doenças, tragédias, ou injustiças sociais. Quase sempre usamos esta expressão: “Por que eu?” É a pergunta que parece estar estampada nos semblantes de milhares de pessoas, diariamente. São vidas confusas, sofridas e amarguradas pelas injustiças e fatalidades. É a pergunta que muitos insistem em fazer: Por que sofrem os bons? Por quê? Por que fiquei sozinho, sem o conforto da família e dos amigos? Por que Tu não nos destes respostas às nossas candentes orações? Por que tanta incredulidade da parte de gente que ouve e acompanha as cristalinas verdades da Palavra de Deus? Por que prosperam impunemente os exploradores da miséria de nosso povo? Por que tanta violência contra os inocentes? Por que tantos enriquecem às custas da miséria e morte de crianças indefesas? Por que tanta corrupção dos governantes de nosso país? Por que, Senhor, a Tua ira não chega para punir os malfeitores que se enriquecem às custas da desgraça alheia? Por que? Por quê?
Antes de mais nada, é bom lembrar que Deus não se propõe a responder os nossos questionamentos simplesmente para satisfazer às nossas inquietações e curiosidades. Ele não nos deve explicações. Não merecemos nada de bom da parte do Senhor. Tudo que temos e somos é pela Sua maravilhosa graça.




Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Lc 21.12 b

POR QUE SOFREMOS?

_ “Por causa do meu (JESUS) nome”[1]

Por que Deus permite o nosso sofrimento? Os servos de Cristo Jesus também têm suas dúvidas. Certamente suas frustrações são ainda mais fortalecidas com o sussurrar irônico e sarcástico do inimigo: “Onde está o Deus de Abraão, Isaque e Jacó? Onde está o Deus de Elias? Quem é o Deus de vocês?” Sem dúvida, estas são perguntas que nos vêem à mente quando somos atingidos por doenças, tragédias, ou injustiças sociais. Quase sempre usamos esta expressão: “Por que eu?” É a pergunta que parece estar estampada nos semblantes de milhares de pessoas, diariamente. São vidas confusas, sofridas e amarguradas pelas injustiças e fatalidades. É a pergunta que muitos insistem em fazer: Por que sofrem os bons? Por quê? Por que fiquei sozinho, sem o conforto da família e dos amigos? Por que Tu não nos destes respostas às nossas candentes orações? Por que tanta incredulidade da parte de gente que ouve e acompanha as cristalinas verdades da Palavra de Deus? Por que prosperam impunemente os exploradores da miséria de nosso povo? Por que tanta violência contra os inocentes? Por que tantos enriquecem às custas da miséria e morte de crianças indefesas? Por que tanta corrupção dos governantes de nosso país? Por que, Senhor, a Tua ira não chega para punir os malfeitores que se enriquecem às custas da desgraça alheia? Por que? Por quê?
Antes de mais nada, é bom lembrar que Deus não se propõe a responder os nossos questionamentos simplesmente para satisfazer às nossas inquietações e curiosidades. Ele não nos deve explicações. Não merecemos nada de bom da parte do Senhor. Tudo que temos e somos é pela Sua maravilhosa graça.




Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
[1] Lc 21.12 b

O ABRIR DO CORAÇÃO

" muitas são as aflições na vida do justo mas de todas o Senhor o livra" (Salmo 34:19)" Eis que te purificarei, não como a prata, mas na fornalha das aflições" (Isaías 48:10)

Hoje, dia 2 de abril faz uma semana que cheguei. Na quarta-feira, dia 25 de março depois de uma reunião com alguns membros do ministerio de louvor, que terminou por volta de 8 da noite, conversei com minha mãe (Dna. Áurea) e com minhas irmãs ( Dulci e Tânia). Recebi informações muito ruins sobre o estado de saúde do meu pai.

Cheguei em casa e a Silvia havia conversado com uma de minhas irmãs que foi mais explícita. Meu coração entrou em agonia, tentei dormir e não consegui. Passei a madrugada na sala, orando e chorando. No meio dessa agonia Deus falou comigo através do texto que se encontra em 2 Reis 20: 1-6, mais exatamente no verso 5 "...Assim diz o Senhor, Deus de Davi, seu predecessor: Ouvi sua oração e vi sua lágrima; eu o curarei". Eu ainda não sei exatamente o que Deus estava me dizendo, mas essa Palavra trouxe um alivio ao meu coração. Com apoio e encorajamento dos líderes, da minha esposa e de muitos membros da igreja, decidi viajar e acompanhar de perto a situação.

Encontrei um quadro triste, mas o meu coração tinha recebido encorajamento na madrugada anterior. Com isso cheguei encorajando minha família. Disse que Deus tinha falado comigo de um jeito que só eu compreendia e que a história ainda não havia terminado. Fomos visitá-lo e encontramo-lo melhor. A minha irmã Dulci voltou chorando, perguntei-lhe por que. Ela me disse que uns dias atrás havia chegado em casa e minha mãe estava preparando a roupa para ele ser enterrado. Oramos todos juntos e agradecemos a Deus por tudo.

Desde que cheguei tenho estado todas as tardes na UTI do Hospital das Clínicas. O quadro tem oscilado, sem grandes melhoras. Entretanto, a médica da UTI que tem acompanhado tem sido otimista. Ela demonstra muita competência.

Ele tem tido momentos de delírio. Como os rins não têm funcionado 100%, isso possivelmente afeta o quadro neurológico e faz com que os órgãos inferiores (pés, pernas, mãos e braços) fiquem inchados. Hoje vai ser iniciado tratamento de hemodiálise. Meu desejo é que este momento passe e que ele retorne para o quarto para eu retornar para casa (USA).

Fico muito dividido com minhas responsabilidades como marido, pai e pastor da Igreja Batista Brasileira Em Washington DC , e com os meus pais aqui em São Paulo. Algo dentro de mim diz que estou fazendo a coisa certa. Estou tentando " descansar no Senhor". Alguns pastores tem sido usados por Deus para me pastorear um deles é o Gildenê que eu batizei há muitos anos e hoje é um bom pastor, outro tem sido o Wagner Araújo, um amigo antigo e um bom pastor; também o Nino, pastor da PIB de Itú, há cerca de 20 anos não nos comunicávamos mas meus pedidos de oração pela internet chegaram até ele e agora ele faz parte de um suporte raro em momentos como este.

Eu agradeço a todos que têm orado, ao ministério de oração e a todos os irmãos e amigos que têm se lembrado de nós em oração. Por favor continuem orando. Que Deus a todos abençoe.

Pastor Carlos Mendes,
Primeira Igreja Batista Brasileira em Washington
DC.contatos: csgmendes@aol. com

INSTRUMENTOS PRÓXIMOS DA PERFEIÇÃO

* * * * * * * * * *O Para Refletir depende da ajuda de seus amigos. Você podeajudar a este ministério? Você quer ajudar? Comprometa-secom Deus e escreva-me.* * * * * * * * * *

"E disse-lhes: Ide por todo o mundo, e pregai o evangelho atoda criatura" (Marcos 16:15).

Séculos atrás, vivia na Itália um fabricante de violinos chamado Antonio Stradivari. Quando ele conseguiu ter sua própria oficina, determinou que nenhum violino poderia deixar a oficina sem que estivesse próximo da perfeição máxima que a capacidade humana fosse capaz de produzir. Ele disse, "Deus necessita de violinos para levar Sua música ao mundo. E, se meus violinos forem defeituosos, a música de Deus não será boa".

Usando a frase de Stradivari, poderíamos dizer que Deus necessita de instrumentos ungidos e obedientes para levar a Sua Palavra até os confins da terra. Esse é o Seu plano e foi por isso que Cristo se sacrificou na cruz, oferecendo-se para pagar o preço do pecado de todos os homens.

Aceitando o amor sacrificial do Senhor, todos podem novamente voltar à presença do Pai, ter o nome escrito no Livro da Vida e viver para sempre a Seu lado nos Céus. E se somos os instrumentos de Deus para comunicar isso ao mundo, não podemos ser "defeituosos".

Precisamos nos apresentar diante de todos como representantes celestiais, com as mãos limpas, com o coração puro, com o rosto iluminado pelo poder e pela glória do Senhor.Cristo nos mandou levar a palavra de salvação a todos os perdidos. E não podemos caminhar pelas veredas do mundo de qualquer maneira.

Devemos demonstrar o nosso amor, a nossa fé, a nossa obediência, o prazer de estar servindo a um Deus que é tudo para nós. Nossos pés devem ser firmes, nossa confiança inabalável, nossas palavras penetrantes, nossa luz contagiante.

Não somos instrumentos musicais, mas devemos viver como uma orquestra afinada, determinada, disciplinada, harmoniosa e capaz de, sob a regência do Maestro Jesus, conduzir muitos àverdadeira felicidade que só Deus pode dar.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage: Escuro Iluminado

quarta-feira, 23 de junho de 2010

A NOSSA SUFICIÊNCIA

Há pouco tempo uma senhora de cerca de 98 anos foi ao Programa do Jô. Ela trabalha todos os dias prestando ajuda aos “velhinhos” de um asilo – todos mais novos que ela. Uma mulher vibrante, lúcida e ativa...

Aquela senhora idosa não tem outra motivação para se manter ativa que não seja o amor ao próximo e o desejo de ser útil. E, de fato, é através do amor ao próximo que demonstramos amar a Deus, como nos diz a Palavra ([1]). Contudo, Deus vai além, e através de Sua Palavra Ele nos apresenta outros encorajamentos para nos motivar e nos fazer levantar o ânimo.
Talvez você diga: eu mal sei ler e escrever.

Mas você pode ajudar a preparar uma horta comunitária, preparar refeições escolares, consertar algum equipamento, ou prédio... Enfim, até um copo de água fresca oferecida a alguém em nome do Senhor será recompensado por Aquele que vê o nosso coração. O que não faz sentido é um servo de Deus gastar o tempo que Deus lhe dá em uma roda de jogo com os que não têm a esperança e a certeza da companhia divina.

Em Cristo temos a nossa suficiência. NEle temos o que nos é suficiente para sermos bênçãos onde quer que vivamos. Quanto mais perto de Cristo estivermos mais paixão pelas almas haverá em nós. Se essa paixão não mais arde em nosso coração, então, precisamos nos voltar mais para os pés de Cristo. Quando ousamos obedecer, então o milagre acontece: “Partiu os pães e os entregava a seus discípulos para lhos servirem...” (Mc 6.41).

Quando ousamos crer, obedecer e oferecer ao Senhor o seu pouco, Ele faz-nos prosperar e alimentar aos famintos ao nosso redor. E, a fim de evitar a corrupção e o favorecimento de poucos em detrimento de muitos, Jesus valoriza a liderança efetiva, correta e eficiente. Então, “Todos comeram e se fartaram” ([2]). “Quanto eles queriam...” (Jo 6.11).

Quando o povo de Deus exerce fidelidade com as coisas de Deus e honestidade para com as pessoas... Quando exercemos disciplina e obediência ao Senhor no que diz respeito à mordomia dos bens materiais, o Senhor abre as janelas do céu... Então há fartura e bênçãos em abundância! A questão não é o que temos ou somos; mas, com quem temos e somos! E o que é maravilhoso em tudo isso é que Deus mesmo quer fazer de cada um de nós um “milagre ambulante!”

Não somos donos de tudo, mas somos filhos do Dono. Assim, não temos tudo o que desejamos, mas temos tudo o que precisamos, segundo o propósito dAquele que tem o controle de nossas vidas.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] 1Jo 4.7-21
[2] Mc 6.42

DEFICIÊNCIAS - Mario Quintana

(escritor gaúcho 30/07/1906 -05/05/1994 ).

"Deficiente" é aquele que não consegue modificar sua vida, aceitando as imposições de outras pessoas ou da sociedade em que vive, sem ter consciência de que é dono do seu destino.

"Louco" é quem não procura ser feliz com o que possui.

"Cego" é aquele que não vê seu próximo morrer de frio, de fome, de miséria, e só tem olhos para seus míseros problemas e pequenas dores.

"Surdo" é aquele que não tem tempo de ouvir um desabafo de um amigo, ou o apelo de um irmão. Pois está sempre apressado para o trabalho e quer garantir seus tostões no fim do mês.

"Mudo" é aquele que não consegue falar o que sente e se esconde por trás da máscara da hipocrisia.

"Paralítico" é quem não consegue andar na direção daqueles que precisam de sua ajuda.

"Diabético" é quem não consegue ser doce.

"Anão" é quem não sabe deixar o amor crescer. E, finalmente, a pior das deficiências é ser miserável, pois:

"Miseráveis" são todos que não conseguem falar com Deus. "A amizade é um amor que nunca morre. "

COISAS QUE DEUS ABORRECE E ABOMINA

Provérbios 6:16-19

Enquanto aborrecer significa zangar-se, abominar quer repelir com ódio. Devemos evitar estas coisas que Deus aborrece e abomina:

1- Olhos altivos
Olhos altivos têm a ver com orgulho e arrogância. A Bíblia ensina que o temor do Senhor consiste em odiar o mal, pois Ele aborrece a soberba, a arrogância, o mau caminho e a boca perversa (Pv 8:13)
Vencer a altivez é um dos desafios da vida cristã. Devemos ser obedientes ao Senhor Jesus para podermos anular toda a altivez que venha se levantar contra o conhecimento de Deus (2 Co 10:4-6). Jesus ensinou que aquele que “a si mesmo se exaltar será humilhado; e o que a si mesmo se humilhar será exaltado” (Mt 23:12)

2- Língua mentirosa e a Falsa Testemunha
Das sete coisas que Deus aborrece, três são pecados da língua. Deus odeia a mentira e todo mentiroso será castigado por Deus (Sl 7:12-16). Muitos têm confiado na mentira achando que podem enganar o próprio Deus.
Deus é verdade, e a mentira não vem dele (Jo 8:44). Temos que aprender falar a verdade (Ef 4:25). O verdadeiro discípulo é aquele que odeia e abomina a mentira e busca a verdade da Palavra de Deus (Sl 119:163). Jesus pediu que os seus discípulos fossem santificados na verdade (Jo 17:17).

3- Mãos que derramam sangue inocente
Devemos procurar ficar longe dos violentos: "Não tenhas inveja dos homens malignos, nem queiras estar com eles, porque o seu coração maquina violência, e os seus lábios falam para o mal”. (Pv 24:1-2).
Lamentavelmente a violência está descontrolada em nossa sociedade. Apesar das promessas de segurança feita pelos políticos, precisamos entender que a verdadeira solução para vivermos em paz está em Jesus. (Jo 14:27)

4- Coração que trama projetos iníquos
O crescimento da injustiça tem levado muitos ao desespero e à prática da iniqüidade. Até mesmo pessoas que dizem ser servos do Senhor e ensinam a Sua Palavra podem ser tentadas a tramarem projetos malignos e pecaminosos.
A Bíblia, porém, nos garante que tudo isto um dia será mudado, pois os braços dos ímpios serão quebrados, mas os justos serão sustentados pelo Senhor (Sl 37:17).

5- Pés que se apressam a correr para o mal
A Bíblia ensina que ao cedermos à tentação e nos apressarmos em fazer o mal, seremos rejeitados por Deus (Sl 34:16). Por isso devemos aborrecer o mal e amaro bem (Pv 8:13; Tt 1:8). Esses conceitos exigem um novo modo de pensar.

6- O que semeia contendas entre irmãos
A contenda é obra dos maldizentes, pois “não havendo maldizente, cessa a contenda" (Pv 26:20). Infelizmente, existem aqueles que se ocupam em falar mal dos outros semeando contendas. Deus detesta tal comportamento, pois "o que ama a contenda ama o pecado” (PV 17:19).

Conclusão: Quando amamos uma pessoa, procuramos evitar as coisas que ela não gosta. Quando Deus diz que detesta essas sete coisas, está dizendo que as pessoas que o amam devem tirar todos esses pecados da própria vida. Amém.

Semana de 30/03 a 05/04/2009 – Prs. Jário e Lúcia

A EXPRESSÃO DO AMOR

“O que é o amor?” É a pergunta que nos guia na crônica de hoje.
Na língua portuguesa amor era uma palavra sublime. Hoje, contudo, vulgarizada pelo mal uso, amor tornou-se palavra cheia de sentidos os mais variados, dentre os quais citamos o relacionamento sexual mecânico, que pode não ter sequer uma fagulha de amor. Acontece que o mal uso do vocabulário vai implantando uma desvalorização dos termos, e, sem que alguém proteste veementemente, as palavras vão adotando novos significados.

Amor tem sido comparado comumente a um “sentimento”. Acontece que “sentimentos” dependem do meio, do momento, da condição física, etc. O amor independe de tudo isso. A Bíblia diz, em João 3.16: “Porque Deus amou ao mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho unigênito, para que todo aquele que nEle crê não pereça, mas tenha a vida eterna”. O texto não diz: “Deus sentiu”, ou “Deus chorou”, ou ainda “Deus se emocionou”. Diz que “Deus deu”. Quem ama dá a si e dá de si.

Gostaria de compartilhar com todos um trecho da biografia do herói missionário Hudson Taylor, um dos maiores missionários cristãos, que levou o evangelho para a China, tendo perdido esposa e filhos em perseguições contra o cristianismo, mas que o serviu por 84 anos de sua vida, com toda devoção e fidelidade. Ouçamo-lo, quando se despedia de sua querida mãezinha, embarcando num navio para a China, talvez para nunca mais vê-la:

“A minha querida mãe, que agora está com Cristo, veio a Liverpool para despedir-se de mim. Nunca me esquecerei de como ela entrou comigo no camarote em que eu ia morar quase seis longos meses. Com o carinho de mãe, endireitou os cobertores da pequena cama. assentou-se ao meu lado e cantamos o último hino antes de nos separarmos um do outro. Ajoelhamo-nos e ela orou. Foi a última oração de minha mãe antes de eu partir para a China. Ouviu-se então o sinal para que todos os que não eram passageiros saíssem do navio. Despedimo-nos um do outro, sem a esperança de nos encontrarmos outra vez... Ao passar o navio pelas comportas, e quando a separação começou a ser realidade, do seu coração saiu um grito de angústia tão comovente, que jamais me esquecerei. Foi como que meu coração fosse traspassado por uma faca.

Nunca reconheci tão plenamente até então, o que significam as palavras: Pois assim amou Deus ao mundo. Estou certo de que a minha preciosa mãe, nessa ocasião, chegou a compreender mais do amor de Deus para com um mundo que perece do que em qualquer outro tempo da sua vida. Oh! como se entristece o coração de Deus ao ver como seus filhos fecham os ouvidos à chamada divina para salvar o mundo pelo qual seu amado, seu único Filho sofreu e morreu!” (BOYER, Orlando. Heróis e Mártires da Obra Missionária, CPAD, Rio de Janeiro, pág. 191).


Toda vez que leio este trecho da biografia de Hudson Taylor, o meu coração se enche de emoção. Aqui há uma prova real de amor, uma doação. A mãe de Hudson deu o seu filho para pregar o evangelho entre os chineses. O evangelho é a única forma de salvar um ser humano. Deus amou ao mundo e deu Seu único Filho para que morresse em nosso lugar. Amar é dar.

Lembre-se, leitor ou ouvinte amigo: amor não é só palavras. Amor não é só emoção. No amor pode haver palavras e emoções, mas, acima de tudo, o amor é a doação de si mesmo em prol da felicidade do outro. É ser feliz em fazer o outro feliz. É obedecer aos pais. É honrar a esposa. É submeter-se ao esposo. É respeitar a dignidade da namorada. É ser fiel ao namorado. É trabalhar arduamente em prol do sustento da família. Mas, acima de tudo, amar é submeter-se a Deus, entregando-se a Ele. Deus deu o melhor que tinha, o Seu Filho. Nós devemos também dar o nosso melhor: a nossa vida. Reconheça isso. Lembremo-nos do que disse o apóstolo João aos primeiros cristãos: “Aquele que não ama não conhece a Deus, porque Deus é amor” (I João 4.8).
Que Deus nos abençoe. Amém.

Pastor Wagner Antonio de Araújo
Igreja Batista Boas Novas, Osasco, SP

terça-feira, 22 de junho de 2010

NÃO NOS AMEDRONTEMOS!

Nem sempre podemos alterar as circunstâncias, contudo, temos a garantia da proteção do Senhor a cada passo, em cada instante de nossa vida. Se nossa preocupação diz respeito às finanças, ao lucro ou prejuízo financeiro que estamos experimentando ou aguardando, também sobre isso Deus tem não só o controle, mas TUDO Lhe pertence.

_ “Farei abalar o céu, a terra, o mar e a terra seca; farei abalar todas as nações...” (Ag 2. 6, 7).
Ou seja, no momento oportuno, no tempo que o Senhor determinar, Ele há de mover o mundo para nos abençoar. Ele vai fazer com que alguém se lembre de nós, ou que alguma coisa extraordinária aconteça a nosso favor. Ele é o Senhor dos Exércitos, nunca nos esqueçamos disso! Ele cuida de nós, somos propriedade exclusiva do Senhor. Ele nos ama muito além do que podemos imaginar.

O fato de ficarmos tão fixados e preocupados com a nossa própria sorte tira a nossa capacidade tanto no sentido de desfrutar do que temos como de compartilhar com os que nada possuem. Bastaram os poucos peixes e pães, como foi suficiente o bastão que estava nas mãos de Moisés; o punhado que havia nas mãos da viúva pobre que hospedou Elias; e a disposição de fé dos coríntios para fazerem uso de seus dons espirituais... “

Só é pouco o que temos enquanto está em nossas mãos e serve apenas aos nossos próprios interesses pessoais” ([1]). É quando percebemos nossa insignificância e a nossa carência da graça bendita.

Podemos nos lembrar do maná, no deserto. Cada dia o Senhor lhes dava apenas a provisão diária. Deus queria que eles dependessem dEle todos os dias. E cada dia o Senhor lhes dava o suficiente para viverem.

Por isso Jesus ensinou-nos a orar assim: “O pão nosso de cada dia nos dá hoje!“ ([2]). E ainda: “Não vos inquieteis, pois, pelo dia de amanhã; porque o dia de amanhã cuidará de si mesmo. Basta a cada dia o seu mal” ([3]). E Paulo acrescenta: “Porque quando estou fraco, então é que sou forte” ([4]). Sim, o Senhor é fiel em Sua palavra, podemos crer também que Ele não há de nos faltar hoje. Deus tem o poder das trevas sob o Seu controle. Não nos amedrontemos!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Pr. Hélcio da Silva Lessa
[2] Mt 6.11
[3] Mt 6.34
[4] 1 Co 12.10

LIÇÃO DE FÉ

Uma senhora muito pobre, telefonou para um programa, cristão, derádio pedindo ajuda. Um homem do mal que ouvia o programa resolveupregar-lhe uma peça. Conseguiu seu endereço, chamou seus secretários ordenou que fizessem uma compra e levassem para mulher, com a seguinte orientação:
- Quando ela perguntar quem mandou, respondam que foi o diabo!
Ao chegarem à casa da senhora, a mulher os recebeu com alegria e foi logo guardando os alimentos. Os secretários do homem do mal, conforme a orientação recebida, lhe perguntaram:
-A senhora não quer saber quem lhe enviou estas coisas?
A mulher, na simplicidade da fé, respondeu
- Não, meu filho. Não é preciso. Quando Deus manda, até o diabo obedece!''

NÃO SE PREOCUPE DE QUE MANEIRA VIRÁ SUA VITÓRIA, PORQUE QUANDO DEUS DETERMINA ELA VEM!'

PRINCÍPIO 90/10

Stephen Covey

Que princípio é este? Os 10% da vida estão relacionados com o que se passa com você, os outros 90% da vida estão relacionados com a forma como você reage ao que se passa com você. O que isto quer dizer? Realmente, nós não temos controle sobre 10% do que nos sucede. Não podemos evitar que o carro enguice, que o avião atrase, que o semáforo fique no vermelho. Mas, você é quem determinará os outros 90%. Como? Com sua reação. Exemplo: você está tomando o café da manhã com sua família. Sua filha, ao pegar a xícara, deixa o café cair na sua camisa branca de trabalho. Você não tem controle sobre isto. O que acontecerá em seguida será determinado por sua reação. Então, você se irrita. Repreende severamente sua filha e ela começa a chorar. Você censura sua esposa por ter colocado a xícara muito na beirada da mesa. E tem prosseguimento uma batalha verbal. Contrariado e resmungando, você vai mudar de camisa. Quando volta, encontra sua filha chorando mais ainda e ela acaba perdendo o ônibus para a escola.


Sua esposa vai pro trabalho, também contrariada. Você tem de levar sua filha, de carro, pra escola. Como está atrasado, dirige em alta velocidade e é multado. Depois de 15 min. de atraso, uma discussão com o guarda de trânsito e uma multa, vocês chegam à escola, onde sua filha entra, sem se despedir de você.


Ao chegar atrasado ao escritório, você percebe que esqueceu de sua maleta. Seu dia começou mal e parece que ficará pior.Você fica ansioso pro dia acabar e quando chega em casa, sua esposa e filha estão de cara fechada, em silêncio e frias com você. Por quê? Por causa de sua reação ao acontecido no café da manhã. Pense: por quê seu dia foi péssimo?

A) por causa do café? B) por causa de sua filha? C) por causa de sua esposa? D) por causa da multa de trânsito? E) por sua causa?
A resposta correta é a E. Você não tinha controle sobre o que aconteceu com o café, mas o modo como você reagiu naqueles 5 minutos foi o que deixou seu dia ruim. O café cai na sua camisa. Sua filha começa a chorar. Então, você diz a ela, gentilmente: "está bem, querida, você só precisa ter mais cuidado". Depois de pegar outra camisa e a pasta executiva, você volta, olha pela janela e vê sua filha pegando o ônibus. Dá um sorriso e ela retribui, dando adeus com a mão. Notou a diferença?

Duas situações iguais, que terminam muito diferente. Por quê? Porque os outros 90% são determinados por sua reação.
Aqui temos um exemplo de como aplicar o Princípio 90/10. Se alguém diz algo negativo sobre você, não leve a sério, não deixe que os comentários negativos te afetem. Reaja apropriadamente e seu dia não ficará arruinado. Como reagir a alguém que te atrapalha no trânsito? Você fica transtornado?

Golpeia o volante? Xinga? Sua pressão sobe? O que acontece se você perder o emprego? Por que perder o sono e ficar tão chateado? Isto não funcionará. Use a energia da preocupação para procurar outro trabalho. Seu vôo está atrasado, vai atrapalhar a sua programação do dia. Por que manifestar frustração com o funcionário do aeroporto? Ele não pode fazer nada. Use seu tempo para estudar, conhecer os outros passageiros. Estressar-se só piora as coisas.

Agora que você já conhece o Princípio 90/10, utilize-o. Você se surpreenderá com os resultados e não se arrependerá de usá-lo. Milhares de pessoas estão sofrendo de um stress que não vale a pena, sofrimentos, problemas e dores de cabeça.Todos devemos conhecer e praticar o Princípio 90/10. Pode mudar a sua vida!
Quem dentre vós é sábio e entendido? Mostre pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria.(Tiago 3:13)


Deus te abençoe
Paulo Sérgio

domingo, 20 de junho de 2010

UNIDADE NA DIVERSIDADE

“Se há, pois, alguma exortação em Cristo, alguma consolação de amor, alguma comunhão do Espírito, se há entranhados afetos e misericórdias, completai a minha alegria, de modo que penseis a mesma coisa, tenhais o mesmo amor, sejais unidos de alma, tendo o mesmo sentimento. Nada façais por partidarismo ou vanglória, mas por humildade, considerando cada um os outros superiores a si mesmo. Não tenha cada um em vista o que é propriamente seu, senão também cada qual o que é dos outros” (Fl 2:1-4).

“Tenhais o mesmo amor uns pelos outros...” (v.2) – Sejais unidos de alma – uma alma – pleno acordo, atitudes harmoniosas, com harmonia de alma, compartilhando o mesmo sentimento. Sem partidarismo (eritheia) – espírito litigioso, ambição egoísta, como em Rm 12.10: “Amai-vos cordialmente uns aos outros com amor fraternal, preferindo-vos em honra uns aos outros”.

Precisamos eliminar o egoísmo e a vanglória, absorvendo a mente de Cristo. Todos os grandes homens de Deus foram pessoas dominadas por um sentimento de profunda indignidade e incapacidade para desempenhar algo para Deus. Ex. Jeremias: “Sou uma criança...”; João Batista: “É necessário que Ele cresça e que eu diminua...”

O cristão não procura a sua própria glória e exibição pessoal, mas a sua desaparição... Não deseja que as outras pessoas se centralizem nele, mas em Deus. O personalismo humano busca seu próprio engrandecimento, sua própria honra. Daí o grande crescimento das seitas em torno de pessoas. É o personalismo materialista, carnal.

Tende em vós (entre vós) o mesmo sentimento – V.5a – é tanto um apelo no sentido de que se adotem uma atitude correta, como uma exortação para que tal atitude seja posta em prática. Tende a mentalidade, a disposição, o pensamento de Cristo! Autoritarismo e intolerância promovem desunião e quebra da unidade cristã. Paulo estava procurando fortalecer a igreja contra os ataques exteriores (1.28).

Agora, porém, ele volta sua atenção para a situação da igreja como família de crentes. Ele convida os crentes a examinarem a vida que compartilham dentro da igreja... O perigo que estava ameaçando a igreja de Filipos era a desunião. Em certo sentido é o perigo que toda igreja enfrenta.

Quanto maior é o entusiasmo tanto maior o perigo de colisão. Daí porque precisamos agir visando o bem comum. Todas as nossas ações precisam ser altruístas, feitas com a intenção de beneficiar a todos. Nosso principal adversário é o nosso velho EGO... Que vontade temos de sair por cima, aparecer!

Alegramo-nos com a unidade, desde que EU seja MAIS... Pense como você se sente quando é desprezado um pouco, quando é rebaixado... O fato de participarmos do Espírito Santo deve impedir a desunião dos cristãos. O fato de estarmos em Cristo deve nos manter em unidade fraternal...



Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

TENHAM ÂNIMO!

Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo!
Eu venci o mundo!”
( Evangelho do Apóstolo João cap.16.33 - NVI)

Desde tenra idade aprendemos que as aflições são inerentes à existência... As formas pelas quais sofremos aflições mudam no decorrer dos anos, mas a realidade é que em todas as fases de nossa existência somos afligidos... As aflições roubam-nos a paz e nos tornam conscientes de que não estamos no controle das circunstâncias externas à nossa vida. Somos afligidos porque as pessoas nos frustram, porque as coisas se perdem ou são roubadas, porque fatores críticos exógenos acontecem... Somos, assim, literalmente atingidos pelas aflições da vida e, por isso, alguns acabam por concebê-la como um constante tormento! “Viver é sofrer”, “Depois da tempestade, vem outra tempestade ainda maior”... São algumas frases que acabam se tornando o jargão das vítimas das aflições ,resultantes dos embates da vida!

Ora, Jesus não nos diz que não teremos aflições, lutas e embates... O ensino de Jesus não é alienado das vicissitudes inerentes à existência. O ensino de Jesus não nos tira da realidade, não espiritualiza o sofrimento, nem tampouco faz dos Seus seguidores super-homens/super-mulheres, que passam pela vida como que vivendo em um “conto de fadas”...
O diferencial do ensino de Jesus principia no fato de que Deus, na Sua Soberania, torna-se carne, caminha pelas estradas empoeiradas da Palestina, e culmina na morte sangrenta na cruz do Gólgota. Deus se fez carne, mas não nega a humanidade! Por quê? Porque “(...) Deus não quer que nossa vida seja meramente espiritual; Ele quer que nossa espiritualidade seja verdadeiramente humana”. (James Houston)

Mas o capítulo das aflições não termina quando descobrimos que elas existem, e que por elas passamos e por elas iremos passar... Para aprender tal fato não é necessário escola, senão a própria existência... Afinal, todos conhecem a casa do sofrimento, e mesmo sem querer, vez ou outra todos os seres humanos a visitam...

O capítulo das aflições assume nova perspectiva,não quando delas tomamos consciência, mas quando conhecemos Aquele que venceu o mundo. Porque o Senhor Jesus venceu o mundo, ao contrário de nos desesperarmos, somos chamados a renovar o ânimo, a esperança, os sonhos, a alegria...! Não é algo que acontece do lado de fora... Não são as aflições que deixam de existir. Algo, contudo, acontece dentro daquele que crê (I Jo 5.4).

Uma nova disposição mental, uma nova forma de encarar as circunstâncias, uma nova maneira de conceber e re-agir... Tal fato não se explica como fruto de um certo “sentimento religioso” capaz de amortecer a dor. É uma certeza alimentada pela convicção e sustentada pelo próprio poder de Deus. É uma disposição coerente e consciente de avaliar a vida pelo ponto de vista da fé, sem ignorar as circunstâncias. É a esperança que traz ordem ao caos. E esperança só é real em Cristo, pois em Cristo, “A esperança encontra não apenas um consolo para o sofrimento, mas também o protesto da divina promessa contra o sofrimento” (J. Moltmann).


Rev.Ézio Martins de Lima
Igreja Presbiteriana Independente Central de Brasília

ROMPENDO A LINHA DE GIZ

"Já que tendes purificado as vossas almas na obediência àverdade, que leva ao amor fraternal não fingido, de coraçãoamai-vos ardentemente uns aos outros" (1 Pedro 1:22).

Haviam duas irmãs solteiras que, por causa de uma séria briga, pararam de falar uma com a outra. Decididas a não deixar a pequena casa onde moravam, elas continuaram a viver sob o mesmo teto e dormir no mesmo quarto.

Uma linha de giz dividia o quarto de dormir em duas metades. A linha separava os cômodos de tal maneira que as duas podiam sair e entrar e ter as suas refeições sem transgredir o espaço da outra.

Na escuridão da noite, cada uma podia ouvir a respiração e o ronco da inimiga. Por muitos anos as duas coexistiram em completo silêncio. Nenhuma das duas estava disposta a tomar o primeiro passo para a reconciliação. Em uma determinada noite, uma das irmãs levantou para ir ao banheiro e levou um tombo, quebrando o quadril.

A outra, despertada pelo barulho e pelo grito de dor, levantou apressadamente de sua cama e, ultrapassando a divisória feita pelo giz, correu em direção à irmã. Ali, no chão, segurando a inimiga do passado no colo, aguardou a chegada dos médicos e foi com ela até o hospital.
Naqueles momentos de angústia e aflição, a verdade e o poder do amor prevaleceram.

Quantos de nós temos experiências semelhantes. Parentes, grandes amigos, colegas de trabalho ou estudo, pessoas quenos eram muito queridas e que, por um momento infeliz,transformaram-se em inimigos. Um relacionamento que se acabou, um contato que se deteriorou, alguém que amávamos e hoje até odiamos.

Mas não é isso que Deus deseja que aconteça. E, por certo,não é isso que nós mesmo desejamos. Mas o que fazer? O orgulho não permite que tomemos a iniciativa de acabar com aquele ressentimento. Achamos que a outra pessoa deve vir pedir perdão e, da mesma forma, a outra espera que nós o façamos. E, enquanto esta indecisão espiritual persistir, nós sofreremos, a pessoa em questão sofrerá, Deus ficará triste e o diabo cantará e dançará de alegria.

Rompamos a linha de giz! Não permitamos que o nome de Jesus seja envergonhado. Pratiquemos o amor do Senhor e glorifiquemos o Seu nome. A felicidade nos revestirá e haverá grande festa no Céu.

Paulo Roberto Barbosa.
Um cego na Internet!
Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

sexta-feira, 18 de junho de 2010

AMIGOS PARA SEMPRE

Quando o Brasil sagrou-se pentacampeão de futebol, como sempre acontece, houve jogador que só participou de algumas partidas. Outros só participaram alguns minutos. E outros, ainda, nem sequer entraram em campo para disputar uma partida. Porém, todos são considerados campeões, independente do que cada um fez em prol das vitórias do grupo. Todos que faziam parte da Seleção Brasileira de Futebol, foram recebidos com festa em nosso país, como verdadeiros campeões do mundo, heróis nacionais...

Assim também, quando nos tornamos parte do Corpo de Cristo, a Igreja de Cristo Jesus, pela fé nEle, passamos a contribuir, de uma forma ou de outra, para o sucesso ou para o fracasso da obra do Senhor. Da mesma forma, no caso em apreço, ninguém foi mais prestigiado que o outro. Ninguém recebeu honra maior que os outros. Certamente que nem todos fizeram o mesmo esforço. Nem todos tiveram a mesma coragem e motivação. Mas cada um recebeu a mesma glória do reconhecimento do Senhor. O nosso pouco só é pouco quando é retido egoisticamente em nossas próprias mãos. Quando, porém, confiamos ao Senhor o nosso pouco, e o colocamos a serviço do Mestre, recebemos a honra do todo...

Escrevendo aos efésios, Paulo exorta-os exatamente para que exerçam a fé cristã, o evangelho de Cristo, “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef 4.3). E o apóstolo continua dizendo-lhes que, ao contrário daqueles que se ufanam em pensar e proclamar que “a minha igreja é melhor”, há uma só igreja de Cristo: “há um só corpo”. Para quem pensa que tem o monopólio do Espírito, diz Paulo: “há um só corpo e um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação” (Ef 4.4).

Se o Espírito de Deus nos chamou e nos convocou para pregarmos a esperança que há em Cristo, então fazemos parte de uma comunidade universal de irmãos, unidos pelo sangue de Cristo. Portanto, genuinamente irmãos de sangue. Não importa a placa de nossa igreja, se estamos de fato em Cristo, fazemos parte de uma grande família; cheia de falhas, porém vitoriosos em Cristo, pelo Seu precioso sangue. Temos “um só Senhor, uma só fé (nEle, qualquer outro tipo de fé, baseada em outra pessoa ou objeto, foge à essa unidade), um só batismo (do Espírito Santo; quer você creia que foi batizado quando se converteu a Cristo, que foi ou que será posteriormente, o Espírito é o mesmo).

Em Cristo convergem todas as coisas: “Ele é a cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele, reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus” (Cl 1.18-20). E o apóstolo Paulo, escrevendo aos efésios, como havia dito – “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” – conclui essa ênfase à unidade cristã dizendo que há “um só Deus e Pai de todos (todos os que O receberam, conforme diz João 1.12), o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Ef 4.6). Ou, seja, em Cristo, somos amigos para sempre!

O Novo Testamento nos ensina a exercer a unidade com amor e liberdade; sem libertinagem e sem o uso da força coercitiva. Porque unidade sem amor e liberdade é escravidão e humilhação. Portanto, vale a pena nos esforçarmos, como disse o apóstolo, diligentemente, para promovermos a unidade do corpo de Cristo, com amor, sem orgulho e autoritarismo; como na belíssima frase de Rupertus Meudenius: “No que é essencial, unidade. No que não é essencial, liberdade. Em tudo, amor”. Amigos para sempre.



Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

quinta-feira, 17 de junho de 2010

CELEBREMOS A VITÓRIA!

Quando o Brasil participa de algum tipo de disputa esportiva é comum nos reunirmos para celebrarmos as vitórias. Na verdade, de quatro em quatro anos o Brasil pára completamente para celebrarmos juntos as vitórias de nossa seleção de futebol, com muita alegria.

Mas como nos alegrar, se não vai bem o relacionamento familiar? Se o marido chega bêbado todas as noites, tendo gasto o sustento da família? Se a esposa não corresponde nas expectativas sentimentais e emocionais? Se o coração se inclina de maneira irresistível para o pecado da cobiça? Enfim, se o pensamento foge e nos leva a viver fora da realidade cristã que desejamos?

Antes de mais nada é bom lembrar que a Bíblia não nos ensina a divertir e festejar para fugirmos da tristeza. Ou, que procuremos algum tipo de efeito psicológico que nos proporcione um devaneio mental. Não nos sugere que a alegria cristã seja algo apenas emocional, social, carnal. Ela não propõe que os crentes devam promover eventos que causem alegria aos seus participantes; algo engraçado, descontraído, que cause risos, uma alegria por algo que satisfaça o nosso ego, ou que diminua a nossa dor. Nem mesmo sugere que promovamos eventos culturais ou sociais para criarmos ambiente propício para haver alegria na igreja.

Como alcançar essa alegria, quando isso nos parece algo tão fora de nossa realidade e possibilidade?

A história do evangelho começa,[1] continua[2] e há de terminar,[3] com alegria. A primeira característica da mensagem cristã é levar os homens a entristecer-se pelos seus pecados, e, consequentemente, levá-los ao arrependimento.

E uma das principais evidências da conversão a Cristo é a alegria da salvação. E este é, sem dúvida alguma, um dos principais objetivos da pregação cristã: proporcionar a alegria verdadeira aos homens. A alegria da comunhão com Deus Pai através do Senhor Jesus Cristo. A alegria que o Senhor nos promete não é algo comum.

A Bíblia fala da verdadeira alegria prometida aos filhos de Deus.[4] Sempre que pensamos no céu há grande alegria. Jesus prometeu-nos alegria plena, completa.[5]

O Salmo 126 nos lembra de que temos a garantia do Reino onde jamais haverá tristeza pelos sofrimentos. No deserto as sandálias não se gastaram, mas as pessoas sim. No céu não haverá envelhecimento. Sem dúvida alguma, temos diversos motivos de oração de gratidão a Deus por todos aqueles que nos acompanham nas lutas e nas alegrias do ministério cristão. Além disso, quando refletimos um pouco, encontramos diversos motivos para nos colocar diante de Deus em oração de regozijo e gratidão, dizendo como o salmista: "Louvar-te-ei, Senhor, de todo o meu coração; contarei todas as tuas maravilhas. Alegrar-me-ei e exultarei em ti; ao teu nome, ó Altíssimo, eu cantarei louvores..." (Sl 9.1-2).

No Salmo 126 o salmista expressa uma profunda alegria experimentada pelo povo de Israel pela graça de Deus em conduzi-los de volta à sua pátria amada, depois dos longos anos de sofrimento no exílio babilônico. E é desse tipo de alegria que precisamos pedir que o Senhor nos proporcione: “Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo... Com efeito, grandes coisas fez o SENHOR por nós; por isso, estamos alegres” ([6]).

Enquanto concentramos nosso pensamento nas circunstâncias, ou nas pessoas que nos rodeiam, sentimo-nos completamente desamparados e tristes. Mas quando levantamos os nossos olhos para Aquele que nos dá esperança, então somos encorajados a deixar o pecado e firmar a nossa fé em Cristo Jesus. Apenas nEle encontramos esperança para a nossa alma aflita e angustiada.

Portanto, ainda que o diabo e seus anjos nos atormentem, desabando sobre nós todo tipo de perseguições, críticas e zombarias à nossa piedade cristã e fidelidade ao Senhor em tempos de aflição, temos A MAIOR VITÓRIA DO MUNDO: JESUS CRISTO, O SENHOR. Quando tudo ao nosso redor estiver indo de mal a pior, quando as sombras da morte nos deixarem perplexos e confusos, pensemos nas santas palavras de nosso Senhor e Mestre: Não temais! Estou convosco todos os dias! Lembremo-nos de que Ele também enfrentou as afrontas do inferno e venceu para nos dar a vitória. Que Ele, portanto, nos abençoe.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Mt 2.10; Lc 1.28
[2] Mt 28.9; Lc 24.41; Jo 20.20
[3] Rm 12.12
[4] Sl 45:6-7; Rm 12:12,15; 14:17-18; 15:4,13; Hb 1:9; 1 Pe 4:12-13; Jd 1:24-25
[5] Jo 16.20-24).
[6] Sl 126.2a, 3

PARTICIPE DA COPA DO MUNDO

A Copa do Mundo é um momento em que as nações passam a ter o sentimento de confraternização. Em alguns países, por exemplo, no momento em que sua seleção entra em campo, algumas empresas reúnem os funcionários para assistir ao jogo, alguns comércios fecham e outros abrem especificamente para receber as torcidas.

A mídia também acaba voltando sua atenção para esse tema nos anúncios de jornais, revistas e comerciais de televisão. Um banco, por exemplo, usou a imagem de duas crianças de origens diferentes, um é judeu, o outro palestino, e o futebol os une. Possivelmente, em eventos desse porte, em que várias nações participam, as pessoas esperam que haja um pouco mais de paz e união no mundo.

A Missão Portas Abertas aproveita esse ensejo para finalizar o “DIA DA IGREJA PERSEGUIDA” com a Campanha 30 dias de oração em favor de três países que figuram na Classificação de países por perseguição, que é a lista das nações mais intolerantes ao cristianismo, e que também estão incluídas entre os países que participarão da Copa. É importante ressaltar que o primeiro jogo do Brasil será justamente contra a Coreia do Norte.

O período escolhido é exatamente o período da Copa, ou seja, de 11 de junho a 11 de julho. E os países que integram nossa campanha são a Coréia do Norte, Argélia e Nigéria, que ocupam a 1ª, 25ª e 27ª posições na Classificação. Serão 10 dias de oração para cada país, totalizando os 30 dias.

O intuito da Missão Portas Abertas é estritamente o de orar por esses países, independentemente do resultado dos jogos. Nosso dever enquanto Corpo é interceder uns pelos outros, portanto, vamos aproveitar a oportunidade que esse evento traz e vamos clamar por essas nações e por nossos irmãos perseguidos. Os pedidos diários de oração estarão disponíveis no site da Missão. Você poderá fazer cópias e distribuir em sua igreja.

Participe deste importante momento de unidade e clamor em favor de nossos irmãos perseguidos. Afinal, as Escrituras nos exortam: “Orem continuamente” (I Tessalonicenses 5.17).

FESTA! FESTA! FESTA!

"Sim, grandes coisas fez o Senhor por nós, e por isso estamos alegres" (Salmos 126:3)."Paulo, fizemos tudo que era possível fazer. Sua retina está colada, os nervos óticos estão ativos, tudo está bem. Se houvesse qualquer problema eu faria outra cirurgia e não lhe cobraria nada. Você deveria estar enxergando novamente, mas,a sua retina não reage. Nada mais pode ser feito nomomento" (Dr. Tatsuo Hirose -- Boston, EUA, 1994).

Aquele dia frio de abril de 1994, quando retornei ao médico nos Estados Unidos, após três anos em que havia feito minha cirurgia tentando recuperar a visão, parecia indicar o "fim da linha" para mim. Havia perdido minha esposa seis meses antes e o meu trabalho missionário havia sido interrompido bruscamente após a cegueira. O meu pensamento naquele diafoi: "Perdi o pouco que restava de minha vida".

Como seguir em frente? Como cuidar de meus dois filhos sozinho? Como terainda algum tipo de alegria?Voltei dos Estados Unidos arrasado. Não tinha mais esposa,nem emprego, nem salário, nem perspectivas de um futuro qualquer. Não tinha, principalmente, o meu ministério missionário. Eu havia me preparado, concluído minhaFaculdade de Teologia, meu curso de pós-graduação emCingapura. De que me serviria tudo isso agora? Pensei queera grande coisa e percebi que não era nada.

Meus dias, em casa, eram de choro e frustração. Até os amigos desapareceram. Bem, nem todos. Um grande amigo continuou ao meu lado, todos os dias, todos os momentos. Às vezes eu não o notava, mas, Ele me notava sempre, meconsolava e cuidava de mim. Um dia eu lhe perguntei: "Que será de mim? Onde foi parar a minha vocação? Não posso mais fazer aquilo que amo!" Ele me disse, com muita ternura:"Quem lhe disse isso?" Assustei-me com a resposta. Perguntei-Lhe novamente: "O que posso fazer?" Ele me respondeu: "Prossiga no seu trabalho". "E como?" insisti.

"Há um mundo inteiro esperando ouvir a sua voz". Achei que era impossível fazer alguma coisa sem enxergar, mas o que sempre proclamei: "Tudo é possível para Deus" se tornou realidade em minha vida. Ganhei um computador de amigos de duas igrejas. Comecei, então, pela fé, a levar a Palavra deDeus aos corações. Foi no dia 16/06/1996 que as minhas mensagens começaram a ser enviadas com o título: "Para Refletir". Minha alegria voltou!

Minha esperança foi renovada! Meus lábios começaram a cantar novamente! Eu estava de volta e o Para Refletir começava a sua caminhada. Eu tinha uma lista de 10 emails.Falava de Deus para estes e parecia-me que começava um trabalho missionário grandioso. E realmente era muito grande. Jesus, o meu Amigo inseparável, estava dirigindo eeu sabia que grandes coisas iriam acontecer! As tristezas ficaram para trás. Estamos em festa!

Parabéns,Para Refletir! São 14 anos de muito regozijo e felicidade!São 14 anos de bênçãos e vitórias!A minha pequena lista de 10 emails está muito maior. Esta mensagem está sendo enviada através de 735 listasdiferentes, em Português e Espanhol. O número de amigos se agigantou. Agora são milhões em todos os continentes daterra. A escuridão agora é luz!

A tristeza agora é alegria.O choro deu lugar ao riso. A cama de frustração desapareceu e agora podemos cantar e dançar.Estamos em festa!

O Para Refletir continua disputando a Copado Mundo da fé. Em cada vida uma medalha de esperança, emcada lar um troféu de vitória. Não sabemos quem ganhará esta Copa do Mundo de futebol na África, mas, sabemos que no reino espiritual, ninguém tirará a faixa de campeão do nossoPara Refletir.A vitória não é só minha, mas de todos vocês...

Obrigado!Parabéns!
Paulo Barbosa