segunda-feira, 30 de julho de 2012

OLHANDO PARA O AUTOR E CONSUMADOR DA FÉ


Este é desafio para que tenhamos sempre diante de nós o Alvo supremo: JESUS!
Algumas vezes ficamos mal humorados, tristes e revoltados, quando somos confrontados com lembranças amargas, ou quando nos deixamos abater com outras pessoas que, aparentemente, têm tudo aquilo que nós “merecíamos”, apesar de serem tão menos merecedores que nós...  Quando ficamos  tecendo comparações com outras pessoas sobre aquilo de mal que suportamos com o bem que  imaginamos estejam os outros desfrutando, então somos invadidos  pela amargura e pelo sentimento de revolta contra tudo e contra todos,  até mesmo contra o próprio Deus.  Então, nossas vidas se tornam amargas, secas, nossos corações se fecham e nossas vidas se murcham. Perdemos a vida, vivendo-a (ou seria “morrendo-a”?).

Não podemos perder tempo olhando para os outros, fazendo comparações. Nem mesmo podemos fixar nossa atenção em nós mesmos, porque isso nos tira do ritmo da corrida, seja por orgulho, ou por complexo de inferioridade. Precisamos manter fixamente nosso pensamento, nosso olhar,  no alvo supremo, Jesus. Ele é tanto o alvo mais elevado, como o exemplo, o modelo por excelência de competência do maior de todos os campeões. Precisamos tirar a nossa atenção de tudo quanto possa nos fazer desviar do  nosso sonho maior. Prossigamos, pois, resolutos, firmados naquele que é suficiente para nos transportar seguros às alturas celestiais: Jesus!

O Senhor Jesus Cristo se constitui na única base da fé em Deus: At 4.11-12; 1 Co 3. 10-11. Tudo isso nos diz que o Senhor Jesus Cristo, Sua pessoa, vida, ensino, Sua morte na cruz, Sua ressurreição e Sua ascensão, constituem o fundamento da nossa fé – o Autor da fé. O único fundamento no qual o homem pode ser justificado para com Deus, porque “nenhum outro nome  há,  dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos”. Ele é a pedra fundamental, o único fundamento: Is  45.20-22; 51.1;  55.1-3, 6-7. Jesus aplica a si mesmo essas profecias: Mt 11.27-30; – Jo 7.37-38; 14.1-6... Jeremias apresenta a única solução para a triste situação  em que  vivia o povo de Deus em seu tempo:  Jr 17.5-7, 14; Lm 4.17; 5.15-17, 21.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

A FELICIDADE VEM DO INTERIOR

Bem-aventurado o povo ao qual assim acontece;
bem-aventurado é o povo cujo Deus é o SENHOR" (Salmos
144:15).


"A felicidade verdadeira não depende de coisas externas. A lagoa recebe alimento de seu interior. A felicidade que realmente importa é a que se origina de experiências
marcantes em sua vida. Você deve cultivar em seu coração as coisas boas da vida se quiser ter uma felicidade duradoura. Você deve encher sua mente de pensamentos e ideias
positivas. Uma mente vazia busca prazeres substitutos para a felicidade(William Lyons Phelps, parafraseado por Paulo Barbosa).


Onde buscaremos a tão sonhada felicidade? No dinheiro? Em um
carro de luxo? Nos prazeres mundanos? Em um cargo de
destaque em uma grande empresa? Poderíamos achar felicidade
em algum desses lugares?


A felicidade precisa estar em nossos corações. É ela que deve nos impulsionar para os prazeres da vida. Se somos felizes, contentamo-nos com o dinheiro que temos, com o
carro que possuímos, com a casa onde moramos. Um carro importado não nos servirá se não houver felicidade em nossos corações. Uma casa na praia será inútil se a nossa alma
estiver tomada de angústia e aflição. Muito dinheiro no banco não significa que viveremos sorrindo em qualquer  situação. A felicidade dos bens materiais não é a verdadeira
felicidade que todos nós almejamos.


Feliz é quem tem Jesus no coração. Feliz é quem caminha sob a direção do Senhor. Feliz é quem precisa de um amigo e o encontra em Cristo. Essa é a verdadeira felicidade! Tudo o mais vem como consequência.


Você tem corrido atrás da felicidade ou já compreendeu que ser feliz é caminhar seguro com Jesus no coração? Ele é a verdadeira felicidade e o maior tesouro que alguém pode
possuir.


Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sábado, 28 de julho de 2012

EXIGÊNCIAS RADICAIS

 “Vendei os vossos bens e dai esmola; fazei para vós outros bolsas que não desgastem, tesouro inextinguível nos céus, onde não chega o ladrão, nem a traça consome,  porque, onde está o vosso tesouro, aí estará também o vosso coração” (Lc 12.33-34).

Se alguém foi um líder radical, esse foi Jesus!
Jesus não quer  apenas a  prioridade, mas exclusividade. Ele quer ser O Tesouro de nossa vida, no centro de nosso coração.
Isso implica em obediência prioritária; atenção e amor prioritário, adoração e reverência prioritária. Enfim, ele quer  ser o foco principal e central de toda  a nossa vida, em todo o tempo.
Você já pensou em alguém extremamente exigente e possessivo em seu amor? Já imaginou alguém extremamente radical em suas  determinações?  Já imaginou amor maior que esse? Amor que se  deu até à morte para proporcionar-lhe o bem maior para sempre – viver  com ele e para Ele aqui e por toda a eternidade? Esse alguém é Jesus!
É interessante que no texto que precede a este Jesus discorre sobre o seu cuidado e proteção para com  os seus, ilustrando com a própria criação: Lc 12.4-7, 22-32).
Então, após  proferir estas palavras de conforto, segurança e esperança, o Senhor apresenta Suas  exigências RADIACAIS.
Se tão somente considerarmos as  exigências  do Senhor para com os  Seus filhos, qualquer um fica sentindo-se escravizado e excessivamente injustiçado pelo Senhor, como se estivéssemos servindo a um  déspota  e egocêntrico senhor humano. O qual exige tudo de seu empregado, sem  lhe proporcionar quaisquer  direitos ou benefícios relevantes.
Jesus quer ser o nosso TUDO porque  nós somos preciosos para Ele;  porque Ele fez  o Maximo por nós  e sabe o que de fato é melhor para nós.
Assim, quando Ele exige que nós O consideremos como o nosso bem maior é porque de fato ele é o melhor para a nossa felicidade. Não é  por Ele ser  egoísta, nem  por ser um senhor superprotetor e egocêntrico, mas porque assim como Ele cuida de nós, Ele  é o que de melhor podemos possuir e desejar.
Portanto, creia, essas palavras foram proferidas por alguém que nos ama profundamente, por isso tem o direito e autoridade para exigir de nós o melhor também. Amém.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

QUER IR? VERDADEIRAMENTE?

"E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e
vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver
estejais vós também" (João 14:3).


Em 1991, uma pesquisa de opinião pública feita pelo Gallup
mostrou que 78 por cento dos americanos esperam ir para o
céu quando morrerem. Porém, muitos deles jamais oram, lêem a
Bíblia ou frequentam uma igreja. Eles admitem que vivem para
satisfazer a si mesmos e não a Deus. Eu me pergunto por que
estas pessoas desejam ir para o céu.


O que haverá no céu quando lá chegarmos? Como passaremos
cada dia da eternidade? Se não somos capazes de orar, ouvir
a Deus através de Sua Palavra, louvá-lo na beleza de Sua
santidade, como serão nossos dias ali?


O céu será um lugar de delícias perpétuas, de gozo e
satisfação, de alegria e felicidade, de paz e tranquilidade,
de verdadeiro júbilo ao lado de nosso Senhor e Salvador
Jesus Cristo. E se assim será, não seria muito mais coerente
começarmos a desfrutar dessas maravilhosas bênçãos aqui
neste mundo? Se não somos capazes de passar uma hora em
louvor e adoração a Deus, como desejaremos fazer isso por
todos os momentos, todos os dias, para sempre?


Eu quero viver para sempre com meu Senhor no céu e quero
viver aqui também. Eu quero amá-lo por toda a eternidade e
quero amá-lo aqui também. Eu quero que Ele me dirija com Sua
vontade santa no céu e em cada dia de minha vida no mundo.
Eu quero que Ele seja meu Senhor nas moradas celestiais e em
todo lugar que eu estiver aqui na terra.


A minha vontade é fazer a vontade dEle. Os meus sonhos
dependem do que Ele tem para minha vida. O meu caminhar
segue as Suas pisadas e a Sua direção. Ele é tudo para mim e
eu não sei e nem quero fazer nada sem a Sua permissão.


O Senhor é meu Pastor. O Senhor é meu Governador. O Senhor é
a razão de todo o meu viver.


Eu vou viver com Ele no céu e estou vivendo com Ele enquanto
não me chamar à Sua presença eterna.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 27 de julho de 2012

CORRAMOS COM PROPÓSITO


 “Corramos, com perseverança,  a carreira que nos está proposta” (Hb 12.1).

Hoje em dia fala-se muito em “Igreja com Propósito” ou “Vida Com Propósito...”, porém, a Bíblia diz que o propósito do coração humano é sempre mau e perverso: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” (Jr 17.9); e que vivemos “no meio de uma geração pervertida e corrupta” (Fl 2.15). Portanto, o homem não tem bons propósitos em seu coração. Dessa forma, não temos que pensar em elaborar propósitos para a Igreja do Senhor, senão aqueles que o próprio Senhor tem determinado para a Sua Igreja.  Da mesma forma, no que diz respeito à vida do cristão, os propósitos de Deus para nós encontram-se  na Palavra de Deus. É Deus quem determina todo o propósito do Seu coração, os quais nos foram revelados suficientemente. Assim, o Senhor já tem os propósitos estabelecidos para o Seu povo, sem necessidade de acréscimos humanos.
Portanto, somos desafiados, encorajados, a continuar marchando com perseverança, com persistência: “corramos, com perseverança a carreira que nos está proposta”. Isto é, a carreira que Deus mesmo tem preparado para nós. É Ele quem determina todas as coisas. Ele é quem  propõe o tipo de carreira que cada um de nós deve percorrer. Por isso, não nos compete ficarmos tecendo comparações com  os outros, porque é Deus quem nos propõe, particular e especificamente, o percurso e as condições da “corrida”. Cumpre-nos apenas e tão somente nos dispor a correr, nos empenhando a fim de que nada venha a nos fazer tropeçar e ficar para trás... É como o atleta que se prepara durante muitos dias, ouve seu treinador, recebe todo sustento e alimentação adequada para determinada partida; mas, no momento do combate, despreza toda a orientação anterior quanto ao uso de seu potencial e uso da técnica e tecnologia disponível, não será vitorioso, campeão.
É certo que  temos lutas constantes nesta vida. E a Palavra de Deus nos desafia a continuarmos perseverantes, confiantes, apresentando-nos diversos  estímulos visando  a nossa vitória. Por isso, eu o convido   a pensar mais sobre as lições práticas desse texto, orando para que Deus lhe dê, cada vez mais, entendimento daquilo que Ele tem revelado para você em Sua Palavra, a Bíblia Sagrada. Portanto, corramos com determinação e firmeza, tendo confiança naquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br


VENÇA AS BARREIRAS!

"Mas os que esperam no SENHOR renovarão as forças, subirão
com asas como águias; correrão, e não se cansarão;
caminharão, e não se fatigarão" (Isaías 40:31).


"eu vou mudar meu mundo, preste atenção, Você verá. porque
eu tenho um grande Senhor dentro de mim. Eu e Ele, com amor,
transporemos as barreiras." Eu não tenho medo (Do livro -
Oi, eu sou Ana!).


Quando temos o Senhor em nossos corações, não estamos
limitados a percalços e inquietações. Quando confiamos
nossas vidas a Ele, somos fortes e vitoriosos. Ele nos
permite sonhar, ousar, enfrentar as dificuldades desse mundo
com a certeza de que nada impedirá a conquista de nossa
felicidade.


Se as lutas são grandes, o nosso Senhor é muito maior. Se a
caminhada é tortuosa, Ele vai conosco e segura nossas mãos.
Se depararmos com aflições, Ele nos anima e consola. Se
porventura tivermos uma queda, Ele nos levantará, limpará
nossas feridas, e continuará conosco até alcançarmos a
bênção almejada.


Nós podemos ser pequenos, mas o Senhor Jesus é o gigante que
vive em nosso interior. Podemos mostrar sinais de fraqueza,
mas, o Todo Poderoso nos fortalecerá. Podemos nos sentir
cansados, mas, o Espírito do Senhor nos reanimará e nos
conduzirá.


Se for preciso, correremos em busca de um mundo novo e
melhor. O cansaço não nos atingirá, as dúvidas não nos
assaltarão, o medo desaparecerá. Não podemos e nem devemos
nos conformar com uma vida de frustrações e derrotas. Não é
isso que queremos e nem é isso que o Senhor deseja para nós.


Você deseja mudar? Você quer ter uma vida abençoada? Segure
a mão de Jesus e ultrapasse as barreiras da incredulidade.


Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

terça-feira, 24 de julho de 2012

PORTANTO, CORRAMOS...

Hb 12:1-3

Na corrida  de São Silvestre, realizada em São Paulo em 1993, aconteceu um fato que bem ilustra o perigo de se  deixar  o alvo estabelecido, o caminho seguro, por influências momentâneas e atraentes: Um atleta estava na frente da corrida, enquanto mantinha seu olhar  no alvo  estabelecido. Num descuido momentâneo, provocado por um carro que se movimentara à sua frente,  foi conduzido a desviar-se do alvo, trilhando um caminho que o levaria a um atalho e à derrota. Felizmente para ele, ainda deu para voltar e continuar na direção certa.

Porém, ficou sem o primeiro lugar no final da corrida. Precisamos estar atentos para não  corrermos esse risco. Seja por descuido, ou por falta de entendimento da Palavra de Deus. Não podemos tirar  nossos olhos de  Jesus, sendo iludidos pelos ventos de doutrinas, tropeçando por veredas tortas...  Se a nossa fé não nos conduzir a uma  constante mudança de comportamento, uma  constante renovação do nosso entendimento; vidas no altar do Senhor, então algo está  errado conosco. Só iremos  influenciar positivamente, quando  comprovarmos a validade e importância da nossa fé prática. Isso é mais que receber  bênçãos, é SER UMA BÊNÇÃO, transportar bênçãos.

Quanto mais próximos de Deus estivermos vivendo  menos  ansiosos e preocupados com as coisas temporais  estaremos. Portanto, “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com  ações de graças”. É a ansiedade que tira a nossa paz. É a causa da maioria das nossas enfermidades. É ela a causa principal dos conflitos; tanto  os pessoais, íntimos; como dos conflitos interpessoais. É a ansiedade que mata a  alegria do coração humano, porque  passamos a antecipar as coisas ruins.  Passamos a sofrer antecipadamente. Sofremos hoje o dia de amanhã... Por isso Jesus disse: Mt 6.33, 34. Quando ficamos ansiosos o perigo passa a existir somente  em nossa  imaginação.

Deus mesmo providencia os meios  para amenizar o peso de nossa cruz: Rm 8.31-39.
É tempo de sentir, chegar junto, sentir junto! Portanto, corramos!


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br


UM RIO OU UM OCEANO?

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Qualquer que beber desta água
tornará a ter sede; Mas aquele que beber da água que eu lhe
der nunca terá sede, porque a água que eu lhe der se fará
nele uma fonte de água que salte para a vida eterna" (João
4:13, 14).


Um missionário, na Índia, estando próximo a um manancial,
falou: "Jesus é a Água da Vida". Uma moça, de uma grande
religião não cristã, interrompeu: "Sua religião é como este
pequeno córrego de água. A minha é como um grande oceano!"
"Sim", disse o missionário, "mas existe uma diferença:
Quando o homem bebe a água do oceano, morre de sede. Quando
bebe da água da vida que Cristo dá, vive para sempre!"


O fluxo é pequeno, mas pode satisfazer sua sede. Jesus
Cristo entrou no mundo como um pequeno bebê, mostrando que
ninguém é tão pequeno ou insignificante que o grande Deus
não venha morar dentro dele.


Muito feliz e abençoado é o homem que experimenta desta
fonte maravilhosa que é Cristo. O mundo e suas decepções
ficam para trás. As frustrações e as derrotas constantes
desaparecem. As angústias são esquecidas, a alegria
verdadeira passa a ser a companheira diária em todas as
ocasiões. Jesus é, sim, o manancial de felicidade que o
homem tão ardorosamente procura.


As grandes religiões não podem expressar o amor que o Senhor
coloca em nossos corações. Não podem semear a fé que move e
estimula nossos dias. Não conseguem incutir nas vidas a
bênção de uma vida eterna como a que Deus nos preparou.
Melhor um pequeno rio com satisfação que um grande mar sem
quaisquer perspectivas.


Há pessoas que vivem correndo atrás de oceanos, sem se dar
conta de que a felicidade se encontra em um pequeno riacho.
Têm a bênção, mas, não estão satisfeitas. Querem mais... e
mais... e acabam não tendo nada!


Jesus é o nosso pequeno manancial de alegria... maior que
todos os oceanos juntos!

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quinta-feira, 19 de julho de 2012

CREIA NELE

Se você ainda  está vivendo sem experimentar a companhia preciosa do Senhor Jesus, se ainda não teve um encontro real e pessoal com Ele,  eu apelo à sua alma para que  atente para a mensagem de Pilatos: Eis o Homem! Creia nEle, confie sua vida aos cuidados dEle; clame a Ele  agora mesmo, até que  sua alma  tenha paz real e segurança de vida eterna. Não perca nem mais um segundo de sua vida, correndo a trágica possibilidade de passar para a eternidade  sem Cristo  e sem salvação, perdido pra sempre  no tormento  eterno, no inferno.

Não continue lutando sozinho para tentar  vencer  suas crise pessoais, busque  nele a consolação e a direção para tudo quanto tiver de realizar. Creia, não há  outra  esperança, outra alternativa pra sua alma aflita e angustiada senão  em Cristo Jesus. Os amigos e parentes podem  oferecer alguma ajuda. Os médicos,  sua riqueza, sua formosura,  seus talentos,  sua capacidade intelectual, tudo o mais que você possa pensar, são apenas paliativos e bênçãos que ele mesmo  já lhe concedeu. Mas nada disso é relevante quando chegar o momento de sua partida deste mundo. Então você terá que comparecer diante do tribunal divino a fim de prestar contas àquele que tudo sabe e que tudo vê, e a quem ninguém pode trapacear ou enganar. Pense nisto enquanto há tempo!

Se agora mesmo você  deixar  seus pecados, confessando-os a Ele, ainda que você tenha sido  a pior pessoa do mundo (pelo menos em sua própria avaliação, ou na avaliação dos seus inimigos), Ele, o Senhor,  o recebe como filho, amigo mais chegado  que irmão. Não continue tentando  resolver tudo  sozinho, não se desespere por não ver nenhuma luz  no fim do túnel.  Ele é a Luz do mundo. Ele é  quem  nos conduz na luz do evangelho da salvação, pelo Seu precioso sangue derramado na cruz do Calvário. E mais, Ele  ressuscitou, está vivo e intercede por você à destra  do Pai. Ele o toma  pela mão como um pai  faz com  seu filho pequeno, e lhe diz: "Filho, estou contigo, confie em mim, entregue seus cuidados a mim. Eu cuido de você. Enxugue as lágrimas e creia em mim. Eu sou o seus salvador e Senhor!

Creia, esta é a mensagem de Deus pra você nesta hora, neste exato momento. Não se deixe vencer, não perca a esperança. Ele vive! E você também pode experimentar a verdadeira vida com Ele. Ele diz-lhe agora: "Meu filho, eu estou contigo. Eu nunca te abandonarei. Você está pensando que eu te esqueci, mas eu não te esqueço, jamais. Tenho  visto as tuas lágrimas. Tenho ouvido as tuas orações. Estou completando a obra que comecei  a realizar em teu coração. Eu estou  restaurando a tua vida. Estou começando uma nova obra  em tua vida. Confie  em mim, estou completando a obra em ti!"

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

UM ACONTECIMENTO MEMORÁVEL

"E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua
glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e
de verdade" (João 1:14).


Diz-se que um quinto da população mundial assistiu, pela
televisão, o homem pisar na lua. Foi um acontecimento
incrível e muitos ainda têm dificuldade de acreditar. Algo
muito mais surpreendente aconteceu quando Deus colocou os
pés na terra. Quando Jesus trouxe à terra o conhecimento das
coisas ocultas de Deus, foi uma visitação divina.


O Senhor veio a este mundo. Ele viveu entre nós. Veio por
nos amar, para nos salvar, para nos libertar, para nos dar
vida eterna.


O Senhor pagou o preço de nossos pecados, reconciliou-nos
com o Pai, mostrou o caminho para uma vida abundante e
feliz. Ele foi e continua sendo nosso melhor Amigo. Ele foi
e continua sendo o Médico que cura nossas enfermidades. Ele
foi e continua sendo o Advogado para todas as nossas causas.


Ele esteve entre nós e nos ensinou a amar. Ele esteve entre
nós e nos encheu de fé. Ele esteve entre nós e prometeu que
não nos deixaria, que não nos desampararia, que supriria
todas as nossas necessidades. Ele nos ensinou a ter coragem,
a ter ousadia, a vencer os obstáculos, a vencer os enganos
deste mundo.


O que mais nos alegra o coração é que Jesus continua entre
nós. Ele está com as mãos estendidas para nos abraçar. Ele
está ao nosso lado quando enfrentamos lutas, quando passamos
por angústias, quando nos sentimos desanimados, quando não
temos forças para vencer as provações. Ele nos anima, nos
fortalece, nos guia pelas sendas da vitória.


Com Ele nada temos a temer. Com Ele alcançamos nossos
sonhos. Com Ele temos a certeza de que chegaremos ao destino
almejado.


Que fato memorável! Que acontecimento maravilhoso! Jesus
esteve entre nós... Jesus está entre nós.

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

terça-feira, 17 de julho de 2012

EIS O HOMEM!

Jo 19.1-5

Eis o Homem! Vocês são responsáveis  pelo que fizerem a Ele, lembrem-se disso!

Sem dúvida alguma esta é  a primeira interpretação que podemos  dar às palavras de Pilatos, no texto em apreço. E creio que  estas palavras devem ser não só  interpretadas à luz  do contexto da época, mas também que elas devem  ser aplicadas ao  próprio contexto  histórico de cada um de nós. Os soldados estavam extravasando todo o seu ódio diabólico contra  o Santo de Deus. Eles "amaram mais as trevas do que a luz, porque  as suas  obras eram más" (Jo 3.19).

Diante deles estava a Luz do Mundo, o Filho do Deus Vivo; e Pilatos, ainda que  sem querer e sem perceber, estava sendo usado  por Deus como profeta e pregador do evangelho de Cristo Jesus, porquanto apresentava-lhes o  próprio Deus Filho, Jesus Cristo, aquele  que não tem  pecado, e o único que  tira o pecado do coração humano.
Portanto, "Eis O Homem, Jesus!"

Não um homem qualquer, mas o Homem Jesus, aquele que assumiu a condição humana para alcançar o pecador e resgatá-lo das trevas eternas; o Salvador do Mundo!
Esta mensagem que Pilatos  pregou sem querer, deve ser a mensagem  a ser pregada de boa vontade por todos quantos dizem amar e servir ao Senhor Jesus, por querer. É a mensagem a ser pregada a todos  que  ainda estão vivendo  nas trevas  do pecado do ódio, da violência, da idolatria e da incredulidade. Enfim, é a mensagem de vida eterna que cada um de nós precisa  passar adiante, desde a nossa vizinhança até  os confins da terra.

Nesse tempo de tanta  injustiça, violência e ignorância  espiritual, quero apresentar a mensagem de Pilatos: Eis o homem! Eis aquele que veio buscar e salvar o perdido. Eis o Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo! Eis o Filho de Deus que pode resgatar e salvar a sua vida!  Eis a única esperança para este mundo em crise!  Eis que diante de cada  um de nós está a solução e a resposta para o anseio de nossas almas! Eis aí, JESUS, O SALVADOR DO MUNDO! Se você, ainda que não seja  um agressor e blasfemador como aqueles rudes soldados, mas se você se encontra confuso e desesperado diante  das circunstâncias deste mundo, eis Aquele que pode  dar sentido  a sua vida. Eis  o Homem que pode   trazer paz e harmonia à sua vida atribulada e confusa.

Eis o homem a quem você, quer queira quer não queira,  um dia  terá  que prestar contas de todos  os seus  atos e motivos. Eis  o Homem! 

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

SE EU CONFIO NELE, DEVO OBEDECÊ-LO

"Faze-me ouvir a tua benignidade pela manhã, pois em ti
confio; faze-me saber o caminho que devo seguir, porque a ti
levanto a minha alma" (Salmos 143:8).


"Quando eu fico doente, procuro um determinado médico porque
acredito em sua habilidade em cuidar de minha saúde. Qual o
propósito de colocar minha fé no médico? Que eu fique bem.
Mas, esta fé é suficiente? Não. Eu devo fazer tudo o que o
médico me pedir para fazer, tomar todos os remédios, sejam
doces ou amargos. Grande fé ou pequena fé, não alcançará seu
objetivo se eu não fizer aquilo que a pessoa em quem coloco
minha fé pede que eu faça. Como resultado desta obediência,
eu posso alcançar o propósito de minha fé."


Em quem temos colocado nossa fé para conduzir nossa vida
espiritual? A quem temos buscado? Qual o nosso verdadeiro
propósito? Temos alcançado o resultado buscado?


Se Jesus é o objetivo de nossa fé, devemos aceitar a Sua
direção em tudo o que fazemos. A Sua vontade precisa ser
obedecida. Os Seus ensinos precisam ser seguidos. A Sua
unção precisa estar em nós em todas as circunstâncias.


Se eu confio no Senhor para me dar saúde espiritual e se Ele
me diz que devo amar ao próximo, é isso que devo fazer. Se
Ele me diz que devo orar ao Pai, em Seu nome, para cada uma
de minhas decisões, minha atitude não pode ser outra. Se Ele
me manda proclamar a salvação aos perdidos, devo obedecê-lo
sem hesitar. Eu creio nEle, depositei em Seu altar todas as
minhas esperanças, sei que não há outro caminho a seguir,
então devo seguir todas as Suas determinações.


Fé sem obediência é nula. Fé sem atitude é insuficiente. De
que adianta eu dizer que tenho fé se não a ponho em prática?
De que adianta eu dizer que creio no Senhor se continuo
ignorando-O? Para eu ver a glória de Deus é preciso que
creia e ponha minha fé em ação.


Eu creio e obedeço. E você?
Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

segunda-feira, 16 de julho de 2012

GUERRA PREVENTIVA ESPIRITUAL


Ef  6:10-20


Paulo procura nos instruir e nos acalmar quanto a este assunto: “Aquele, pois,  que pensa estar em pé veja que não caia. Não vos sobreveio tentação que  não fosse humana; mas Deus é fiel e não permitirá que sejais tentados além das vossas forças; pelo contrário, juntamente com a tentação, vos  proverá  livramento, de sorte que a possais suportar”  (1 Co 10.13). E Pedro completa: “É porque o Senhor sabe livrar da provação os piedosos e reservar, sob castigo, os injustos para o Dia do Juízo” (2 Pe 2.9).  Pedro ainda nos exorta:  “Sede sóbrios e vigilantes. O Diabo, vosso adversário, anda em derredor, como leão que ruge procurando alguém  para devorar; resisti-lhe firmes na fé, certos de que sofrimentos iguais aos vossos estão-se cumprindo  na vossa irmandade espalhada  pelo mundo”  (1 Pe 5.8-9).

Tiago confirma as doutrinas expostas, e encerra a questão: “Sujeitai-vos, portanto, a Deus; mas resisti ao diabo, e ele fugirá de vós”  (Tg 4.7). A batalha é espiritual e só será vencida por meio de um poderoso avivamento espiritual. Porém, é bom lembrar que esse avivamento não consiste de meios humanos, chavões e barulho. Nem mesmo o crescimento numérico pode servir de parâmetro para avaliação do que seja avivamento.  Não significa só ajuntamento, aparência de algo saudável... A Bíblia nos diz como vencer a tentação: Tomando posse da armadura de Deus:  Ef  6.10-20.

Paulo fala  do Espírito Santo como  o poder de Deus que nos proporciona a vitória. Quando nos tornamos cristãos, entra em nós o poder do Espírito de Deus. Então, Ele mesmo nos encoraja a fazer uso da Palavra de Deus para o nosso crescimento espiritual e para nos fortalecer na “força do seu poder que habita em nós”, conforme Ef 3.16.  O Espírito nos muniu da instrução que se acha na  Palavra, porém, não podemos usá-la sem Ele...

_ “...com toda a oração e súplica orando em todo tempo no Espírito e, para o mesmo fim, vigiando com toda a perseverança e súplica, por todos os santos,  e por mim, para que me seja dada a palavra, no abrir da minha boca, para, com intrepidez, fazer conhecido o mistério do evangelho,  pelo qual sou embaixador em cadeias, para que nele eu tenha coragem para falar como devo falar”  (Ef  6.18-20).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

LUGAR DE TRABALHO E NÃO DE DESCANSO

"Convém que eu faça as obras daquele que me enviou, enquanto
é dia; a noite vem, quando ninguém pode trabalhar" (João 9:4).


"Um grande número de pessoas tem uma ideia equivocada a
respeito da Igreja. Eles pensam que a Igreja é um lugar para
se descansar... com bancos almofadados e confortáveis, onde
poderão contribuir para obras de caridade, escutar o sermão
do ministro e ofertar para mantê-la aberta. Isto é tudo que
eles querem. A ideia de trabalhar na Igreja -- trabalho real
para Deus, jamais entra em suas mentes" (Moody).


O Senhor Jesus nos deixou palavras que expressam a Sua
vontade em relação a nós, cristãos, que o recebemos no
coração: "Ide e pregai o Evangelho"; "Eu vos farei
pescadores de homens"; "Trabalhai... pela comida que
permanece para a vida eterna".


O Senhor nos deu o exemplo. Ele disse que estaria sempre
trabalhando, antes que chegasse o momento em que ninguém
poderia trabalhar. Ele veio ao mundo com um propósito e não
deixaria de cumpri-lo. Da mesma maneira fomos chamados, para
um objetivo real: buscar os perdidos e conduzi-los à
presença de Deus.


Ir ao templo, cultuar a Deus, orar e louvar, buscar o
alimento para nossas vidas espirituais, é muito bom e nos
enche de gozo e alegria. Mas, ser cristão é muito mais que
isso! É necessário que coloquemos em prática o que
aprendemos do Senhor. É necessário que compartilhemos as
bênçãos que ali recebemos. É necessário que o nome de Jesus
seja enaltecido através do nosso serviço em Sua seara.


Não vamos à casa do Senhor para descansar e sim para buscar
a Sua direção. Debaixo de Sua graça e unção e revestidos do
Seu poder, poderemos trabalhar com a certeza de que o nosso
prazer será maior do que descansar em um banco com
almofadas.

 
Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 13 de julho de 2012

A DOCE ILUSÃO

 “Jônatas, porém, não tinha ouvido quando seu pai conjurara o povo, e estendeu a ponta da vara que tinha na mão, e a molhou no favo de mel; e, levando a mão à boca, tornaram a brilhar os seus olhos”  (1 Sm 14.27).

Desde o Éden, a doce tentação do pecado tem procurado despertar grandes fantasias e ilusões nas pessoas. O Diabo é o maior mestre ilusionista. Ele procura iludir as pessoas com todas as formas possíveis de tentações. Entre as quais, se destacam as fantasias sexuais. Quando somos induzidos a pensar que, se conseguirmos ter um encontro romântico com determinada pessoa, seremos eternamente felizes... É aquela famosa frase: “Felizes para sempre!” O pecado é exatamente assim: um doce engano. Aparentemente, apenas um ato passageiro, isolado, inofensivo, inocente e desculpável... Como se pudéssemos dizer do trilho da linha de trem, do qual se tirasse apenas um pouco de seu curso normal. É claro que o início seria aparentemente sem nenhuma importância. Mas é fácil imaginar o final da viagem...

Assim, também, nossas ações  irresponsáveis, levianas, do tipo “é só um pouquinho”, podem acarretar verdadeiras tragédias, físicas, morais  e espirituais. Por isso Paulo escreveu: ”Porque o pecado, pelo mandamento me enganou e por ele me matou” (Rm 7.11).

Esse é o engano do pecado: um pouquinho só... É o suficiente para causar um completo incêndio e total destruição em sua reputação, ou, até mesmo, de sua vida. Um verdadeiro desarranjo em sua estrutura psicológica, moral e espiritual. Você tenta esquecer, se esconder de tudo e de todos... Mas não consegue! Então sofre por ter que conviver  consigo próprio, de quem não consegue fugir.  Pior ainda, você sente uma profunda ruptura no seu relacionamento com Deus. E isso dói na alma. Ainda fica  prisioneiro indefeso da outra pessoa com quem você compartilhou seu momento pecaminoso. Perde a paz, a alegria, a espontaneidade, a vontade de  conviver com  outras pessoas, mesmo que elas sejam de sua inteira confiança e amizade. Perde a vontade de se envolver, compartilhar alguma coisa saudável e positiva. Isto porque você mesmo é a personificação de tudo o que se imagina ser negativo...

O pecado o leva a perceber que não como acalmar e fazer calar sua própria consciência cristã (Sl 139.7-12). Na verdade, há um rompimento no seu relacionamento com Deus (Is 59.1-8). Por isso a Bíblia diz:

_ “Vede irmão que nunca se ache em qualquer de vós um perverso coração de incredulidade, para se apartar do Deus vivo; antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” (Hb 3.12-13).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

NÃO OLHAREI PARA TRÁS

"E Jesus lhe disse: Ninguém, que lança mão do arado e
olha para trás, é apto para o reino de Deus" (Lucas 9:62).


A professora da Escola Bíblica estava descrevendo o momento
em que a esposa de Ló olhou para trás e se transformou em
uma estátua de sal, quando o pequeno Rafael a interrompeu.
"Minha mãe uma vez olhou para trás, quando estava
dirigindo", falou com empolgação, "e acabou batendo em um
poste."


A vida nos impõe desafios, coragem e perseverança. Nem
sempre alcançamos nossos objetivos logo nos primeiros
passos. É necessário que estejamos dispostos a insistir,
lutar por nossos sonhos, não desistir jamais. Se olharmos
para trás, se perdermos a motivação, se deixarmos de confiar
na vitória, certamente não chegaremos a lugar algum. O
Senhor nos prometeu: "Estarei com você"e isso deve ser o
suficiente para olharmos sempre para a frente, para a linha
de chegada.


Quando caminhamos ao lado do Senhor somos fortes e mais que
vencedores. Ele nos conduz, nos orienta, nos estimula,
ajuda-nos a ultrapassar os obstáculos, comemora ao nosso
lado quando atingimos a meta. Ao Seu lado, não há motivos
para desânimo, nem pessimismo, nem decepções. Segurando Suas
mãos, nosso coração se alegra, nosso espírito se empolga,
nossos lábios entoam um cântico de fé: "Estou seguindo a
Jesus Cristo; desse caminho eu não desisto. Estou seguindo a
Jesus Cristo; atrás não volto, não volto não!"


Quando olhamos para trás perdemos o foco de nossa bênção.
Quando olhamos para trás tropeçamos em pedrinhas
insignificantes. Quando olhamos para trás recordamos
frustrações e corremos o risco de cair. Quando olhamos para
trás não enxergamos a grande conquista que se encontra logo
à nossa frente.


Eu confio em Deus e olharei para a frente. E você?
Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
Visite minha homepage:Escuro Iluminado

sexta-feira, 6 de julho de 2012

O DOCE PECADO


1 Sm 14.24-45

Certa vez resolvi fazer um doce em minha casa. Fui para a cozinha e comecei a juntar os ingredientes...  Tudo que eu imaginava poder proporcionar um sabor e qualidades especiais: açúcar, nata, farinha de trigo, leite, amendoim, etc. Misturei tudo e coloquei ao fogo... Seria um doce e tanto!

Depois da primeira fervura, coloquei para esfriar e... nada. Esse processo se repetiu por várias vezes. Em cada nova tentativa eu ia acrescentando algo diferente, na esperança de  conseguir um sabor diferenciado, e, sobretudo, esperando que desse o ponto necessário para ser considerado como “doce de qualidade especial”.  Minha doce ilusão era a de que poderia fazer uma bela e saborosa surpresa para a família. Comecei com poucos produtos; mas, como o ponto desejado não era alcançado, fui  acrescentando sempre mais alguma coisa. E cada vez aumentava a minha decepção, enquanto o doce ia  ficando mais complicado. Minha doce experiência foi um fracasso total e absoluto. Uma humilhante e vergonhosa frustração às minhas pretensões culinárias. Eis porque resolvi apelidar de  DOCE PECADO à minha “obra prima culinária.

Por ignorar as palavras do rei, Jônatas comeu do fruto proibido. Isto porque, o rei havia determinado que ninguém poderia comer até o entardecer daquele dia. Como palavra de rei não poderia ser contestada “todo o povo se absteve de comer pão” (14.24).

Jônatas comeu, desobedecendo a ordem do rei. Como Eva no Éden desobedecera a ordem divina, perdendo, assim, a comunhão com Deus, Jônatas ficou sujeito às conseqüências de seu erro. No caso de meu doce, houve um começo ruim e um final pior ainda, devido à minha total ignorância do assunto. Eu não havia procurando me instruir quanto à melhor forma de preparar aquilo que me propusera a atingir pelos meus próprios esforços. Da mesma forma, há muita gente errando o alvo eterno da salvação em Cristo Jesus, porque ignoram o Manual Divino, a Receita de Deus para a salvação do pecador. Ou seja, são pessoas que até possuem boas intenções, mas são orgulhosas demais para admitir que precisam  da orientação divina para acertarem o caminho para o céu. São guiadas pelos seus próprios instintos, pela razão humana, ou, simplesmente, deixam a vida passar sem se darem conta de que precisam se definir quanto à sua eternidade... Falta-lhes interesse e boa vontade para conhecer a receita divina: “Como invocarão naquele em que não creram? E como crerão naquele de quem não ouviram falar? E como ouvirão, se não há quem pregue?” (Rm 10.14).


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

NÃO COMO AS ONDAS DO MAR

"... porque o que duvida é semelhante à onda do mar, que é
levada pelo vento, e lançada de uma para outra parte" (Tiago
1:6).


Samuel Rutherford declarou: "Acredite no amor e no poder de
Deus, mais do que acredita em seus próprios sentimentos e
experiências. Cristo é sua Rocha e esta Rocha não é como a
maré que um dia está alta e no outro está baixa, mas como o
mar."


Muitas vezes perdemos uma grande bênção porque nos deixamos
dirigir por nossas próprias emoções que são completamente
instáveis. Um dia estamos de bom humor e no outro,
totalmente angustiados. Um dia cantamos e dançamos como se
fôssemos a mais feliz das criaturas e no outro choramos e
murmuramos como se fôssemos pobres coitados e derrotados. Um
dia agimos como se fôssemos capazes de mover montanhas com a
oração e no outro, como se fôssemos ateus e inimigos de
Deus.


É preciso que a nossa fé seja inabalável, que a nossa
esperança seja indestrutível, que o nosso "sim" ao Senhor
nunca se torne um "talvez" ou um "não". É importante que
tenhamos a compreensão de que o Senhor tudo pode e que
aquele que crê também tudo pode, em nome do Senhor. É
necessário que não esqueçamos jamais que somos salvos e não
mais perdidos, que somos cristãos que confiam no seu Deus e
não incrédulos que de tudo duvidam.


Cristo é nossa Rocha e nEle estamos firmados e protegidos.
Dele vem a nossa força e o Seu poder não tem limite. Ele nos
faz caminhar em segurança, nos abriga das intempéries, é a
fonte de nossa alegria.


Não podemos ser como as ondas do mar que vão e voltam, que
às vezes estão fortes e outras fracas, que uma hora estão lá
em cima e outras lá embaixo. Os inconstantes não vão a lugar
algum, não realizam seus sonhos, não se firmam no caminho,
não alcançam grandes vitórias.


Você continua oscilando, como as marés, ou já aprendeu a
descansar em Deus?

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!
 Visite minha homepage:Escuro Iluminado

quarta-feira, 4 de julho de 2012

PAI, GLORIFICA O TEU NOME

“Se alguém me serve, siga-me, e, onde eu estou, ali estará também o meu servo. E, se alguém me servir, o Pai o honrará. Agora, está angustiada a minha alma, e que direi eu? Pai, salva-me desta hora? Mas precisamente com este propósito vim para esta hora. Pai, glorifica o teu nome” (Jo 12.26-28a).

“Mas precisamente com este propósito vim para esta hora”.

Logo após a estas palavras, o Senhor acrescentou, agora dirigindo-se ao Pai:   “Pai, glorifica o teu nome”.

Quando li esse texto recentemente foi quando eu havia acabado de orar da forma mencionada anteriormente. Isto é, após chorar e reclamar com Deus devido aos problemas e infortúnios que enfrentava. De repente,  deparei-me com essas benditas e consoladoras palavras de nosso Mestre.  Palavras estas que, no mínimo, me fazem parar para refletir na maneira equivocada e presunçosa  em que me dirijo a Deus em oração; visando  apenas a  minha própria sorte, a satisfação imediata de minha própria vontade. Enfim, quando penso na atitude de Jesus diante do sofrimento e comparo com as minhas atitudes, percebo que estou agindo de forma profundamente egoística e carnal; e, portanto,  pecaminosa. Com Seu sublime exemplo de Filho Unigênito do Pai, o Senhor Jesus nos ensina, como filhos adotivos do Pai celeste, algumas coisas preciosas e fundamentais para a nossa saúde física,  emocional e  espiritual:
1a) – O fato de estarmos  passando por tribulação e angústia não significa que somos  menos amados do Pai. Jesus também passou por tribulações maiores e piores que as nossas, sendo Ele o Amado do Pai.
2a) – A nossa tribulação, ainda que incompreendida por nós e por aqueles que nos cercam, também faz parte dos santos propósitos de Deus. Se Jesus disse que  “precisamente com este propósito vim para esta hora”, não teria  Deus também determinado  esse  momento em que vivemos, da forma como estamos experimentando? Ou as coisas que nos acontecem  fogem dos santos propósitos de Deus, acontecendo ao acaso? De forma alguma, todos os  dias estão diante do Senhor: (Sl 22.9-10; 31.15a;l 139.16-17).

3a) – Como nosso Mestre nos ensina com Seu próprio exemplo, acima de tudo e em todas as circunstâncias, precisamos glorificar a Deus.
Ainda que não entendamos  quais os propósitos de Deus  em nos permitir passar por tais  sofrimentos, nem os porquês dos fatos que nos atingem; precisamos pedir a Deus que o Senhor Jesus seja glorificado em nossa vida.

Que tremendo desafio é o viver do cristão! Mas como é confortador saber que o meu Senhor suportou e venceu  tais agruras em meu favor. E, como Ele venceu, assim também somos   estimulados a continuarmos firmes, ainda que  sentindo e chorando pelas dores e dificuldades da vida. A minha maior preocupação deve ser: Como posso glorificar a Deus com a minha vida?

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

CADA DIA

"Cada dia te bendirei, e louvarei o teu nome pelos séculos
dos séculos e para sempre" (Salmos 145:2).


Quando estava com cerca de 80 anos, o grande violoncelista
Pablo Casals continuava ensaiando seu instrumento musical
por quatro ou cinco horas diárias. Um amigo lhe perguntou,
certa vez, por que continuava a praticar com tanta
determinação, mesmo em sua idade. A resposta do músico foi:
"Porque eu percebo que continuo fazendo progressos."


O grande problema de nossas vidas é acharmos que
não precisamos de novas experiências, de uma renovação, de
um crescimento que nos motive ainda mais a buscar a Deus.
Achamos que já somos salvos, que já conhecemos a Bíblia, que
já fizemos muito pela obra do Senhor, e que nada mais poderá
nos trazer algum regozijo.


Sentimo-nos frustrados por não termos mais aquele primeiro
amor, por não querer mais passar um tempo em oração diante
de Deus, por não encontrarmos mais um estímulo para
evangelizar, por não nos interessarmos mais em estudar a
Palavra de Deus.


Não deve ser assim! Devemos querer um algo mais, continuar
caminhando no centro da vontade de Deus, uma aproximação
maior do nosso Salvador. A vida cristã deve ser vivida
diariamente, a cada instante, em qualquer circunstância.


Cada dia é um novo dia, cada
experiência é uma nova experiência. O maná espiritual de
Deus só serve para um dia. Novos manás virão e não podemos
perdê-los em hipótese alguma.


Lembre-se: Deus tem uma nova experiência para dar... cada
dia.




Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!



Visite minha homepage:
Escuro Iluminado