domingo, 28 de setembro de 2014

PRIMEIRO O REINO DE DEUS


_ "Buscai, pois, em  primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça e todas estas coisas vos serão acrescentadas" (Mt 6.33).


Quando  Deus nos leva ao entendimento de que  precisamos estar  sempre  focados em nosso  objetivo, no alvo maior, Jesus Cristo, buscando prioritariamente o Reino de Deus e a sua justiça,  não só  todas as demais coisas nos são acrescentadas, mas, também, como nos diz Paulo, ele, o Senhor faz em nós, ou através de nós, "infinitamente  mais além daquilo que pedimos ou pensamos conforme o Seu poder que opera em nós" (Ef 3.20).


Isto quer dizer que, quando  há um grupo de  servos do Senhor procurando obedecê-Lo, agradá-Lo e servi-Lo em tudo, acontece uma verdadeira revolução espiritual entre as pessoas, como nos grandes avivamentos ocorridos  ao longo da história eclesiástica de todos os tempos.
 
Nessas ocasiões, quase sempre Deus começa uma grande obra transformando algumas pessoas, e estas vão influenciando as demais até que o fogo se espalha como num grande  incêndio, o qual geralmente  começa  com uma fagulha, uma pequena faísca. Assim também acontece com os grandes avivamentos.  
 
Nem sempre  os grandes incêndios acontecem em virtude de poderosos artefatos explosivos e incendiários. Assim também, os avivamentos normalmente  começam a partir de uma ou duas pessoas que se dispõem  a buscar intensivamente a Deus, através da oração e da observância  da Sua Palavra.


Entretanto, essa chama do avivamento não pode parar após  ter-se ouvido ou sentido o mover do Espírito Santo e a voz de Deus. Mas, quando se está completamente envolvido, absorvido, cheio do Espírito Santo, completamente focado no Reino de Deus, então o Espírito Santo faz maravilhas no meio do povo de Deus.


Podemos e devemos nos envolver de corpo e alma na obra de pregação do evangelho de Cristo Jesus. Então haverá alegria plena em nossos corações, como se diz atualmente, "adrenalina pura". E, acima de tudo, desfrutaremos da verdadeira paz que o mundo tanto fala, mas que não pode dar, como o próprio Senhor mesmo afirmou (João 10.27-29). Amém.

 

Pr. Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

MEDO DO FRACASSO


Por Rick Boxx

 
  1. Em  2.000, o apresentador e comediante Conan O’Brien discursou para os bacharéis da Harvard University, onde cursou, e que é uma das instituições de destaque que compõem a Ivy League (N.T.: Liga da Hera é o grupo das oito maiores universidades do norte dos Estados Unidos). Embora as cerimônias de formatura enfoquem a busca pelo sucesso, Conan optou por lançar o foco sobre o fracasso. 
  2.  
  3.  
  4.  
  5. Falou aos jovens sobre o mundo real do trabalho: “Sendo diplomados por Harvard, sua maior responsabilidade é a necessidade de serem bem-sucedidos.”  Observação interessante: a necessidade de ser bem-sucedido vista como responsabilidade e não como habilidade. O’Brien explicou: “Sucesso é como um lustroso smoking brancoVocê se sente o máximo quando o veste, mas depois fica desesperado e aflito, temendo que ele se suje ou fique manchado de algum modo.” Encerrou com este desafio: “Falhem, cometam erros e gafes ocasionalmente. E lembrem-se que a história ainda não acabou.”
  6.  
  7.  
  8.  
  9. Fracasso faz parte da vida. Ao invés de temê-lo e tentar evitá-lo, deveríamos aprender com ele e aceitar que ele pode ser um dos nossos melhores mestres. Se você é pai, entende isto perfeitamente. Quando a criança está aprendendo a andar, inicialmente dá um passo muito instável. Depois, tenta um novo passo e geralmente cai. Antes que domine a habilidade de caminhar, cai muitas vezes. E como pais também falhamos, apesar de nossas melhores intenções. Porém, se aprendermos com nossos erros, nossas falhas terão valido a pena. 
  10.  
  11.  
  12.  
  13. O fracasso é excelente instrutor para cada área da vida, desde aprender a dirigir um carro, fazer apresentações de vendas ou nos prepararmos para falar  em público. A questão é não focar na possibilidade de falhar, e sim fazer uma tentativa inicial e, se não funcionar, começar de novo.
  14.  
  15.  
  16.  
  17. Se forem sinceros, todos os líderes e administradores terão que admitir que cometeram erros ‒ e falharam ‒ ao aprenderem a realizar bem seu trabalho. E líderes sábios permitem que seus subordinados tenham liberdade para falhar, reconhecendo que alguns dos maiores sucessos da raça humana foram alcançados através do fracasso. Como nos lembra o antigo ditado, “Se você não for bem-sucedido na primeira tentativa, tente de novo... e de novo”.  
  18.  
  19.  
  20.  
  21. A Bíblia deixa isso bem claro: “Todos nós sempre cometemos erros. Quem não comete nenhum erro no que diz é uma pessoa madura...” (Tiago 3.2). No mesmo livro, encontramos a surpreendente ordem: “Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo o tipo de aflições” (Tiago 1.2).Enfrentar aflições, dificuldades e adversidades com alegria? Os versículos seguintes explicam porquê:“Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada!”(Tiago 1.3-4).
  22.  
  23.  
  24.  
  25. Quando fracassarmos, devemos perseverar e não desistir. Isso fará com que o sucesso, quando o alcançarmos, seja muito mais recompensador. 
  26.  
  27.  
  28.  
  29. Próxima semana tem mais!
  30.  

  31.  
  32. Rick Boxx é presidente e fundador da "Integrity Resource Center", escritor internacionalmente reconhecido, conferencista, consultor empresarial, CPA, ex-executivo bancário e empresário. Adaptado, sob permissão, de "Momentos de Integridade com Rick Boxx", um comentário semanal acerca de integridade no mundo dos negócios, a partir da perspectiva cristã. Tradução de Mércia Padovani. Revisão e adaptação de J. Sergio Fortes (fortes@cbmc.org.com)

A PRATELEIRA MAIS BAIXA


"Humilhai-vos, portanto, sob a poderosa mão de Deus, para
que ele, em tempo oportuno, vos exalte" (1 Pedro 5:6).


Os tronos terrestres são, geralmente, construídos com
degraus que sobem até eles. O mais notável nos tronos do
reino eterno é que os degraus descem até eles. Nós devemos
descer para alcançá-los. Devemos nos inclinar para chegar ao
alto. Alguns pensam que Deus coloca seus melhores presentes
em uma estante bem alta para que subamos até atingi-los.
Mas, os cristãos não levam muito tempo para perceber que os
melhores presentes estão nas prateleiras mais baixas para
que até as criancinhas possam alcançá-los.


De que adianta tanto orgulho e presunção para mostrar
notoriedade neste mundo? Para que o homem se esforça tanto
para parecer maior ou superior aos demais? Qual a utilidade
de conquistar bens materiais em excesso, apenas para que as
pessoas os admirem e aplaudam, e, por fim, descubram que não
terá como usufruir de tudo no tempo curto de vida normal de
uma pessoa? Apenas vaidade... apenas vaidade!


Tudo de que necessitamos é desfrutar das bênçãos
maravilhosas do Senhor, que nos são ofertadas na quantidade
ideal e para o tempo certo. Seremos muito mais felizes se
aproveitarmos as dádivas de Deus que nos são oferecidas em
prateleiras baixas e que podemos acessar sem muita
dificuldade -- apenas com humildade e fé.


Muitas vezes passamos a vida chorando oportunidades perdidas
e falta de sorte. Murmuramos por nossos amigos terem mais do
que nós e por nunca alcançarmos a fama ou a fortuna
pretendida. Nem nos damos conta de que aquilo que já
conseguimos é mais do que suficiente para nos fazer viver a
felicidade até o final de nossos dias. Queremos subir a
escada para alcançar a prateleira mais alta quando basta nos
abaixar e pegar a grande bênção que o Senhor Jesus colocou
na prateleira mais baixa.


Sempre que você quiser alguma coisa importante para sua
vida, incline-se e olhe a primeira prateleira. É ali que
você encontrará o que está buscando.




Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

sábado, 27 de setembro de 2014

QUANDO O MORRER É LUCRO





Antes de saber e querer exigir a libertação dos sofrimentos, precisamos desenvolver a nossa fé, para que, independente do que nos aconteça, o Senhor  transforme  nossa tristeza, lágrimas e dores, em alegria, conforme Ele nos afirma: “Em verdade, em verdade, vos digo que vós chorareis e vos lamentareis, mas o mundo se alegrará; vós estareis tristes, porém a vossa tristeza se converterá em alegria”  (Jo 16.20).
 
E que, de alguma forma (que agora não conseguimos  nem imaginar), o Senhor  vai fazer com que tudo isso coopere, ou concorra, para o nosso bem:  E sabemos que todas as coisas concorrem para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito.  Porque os que dantes conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos;  e aos que predestinou, a estes também chamou; e aos que chamou, a estes também justificou; e aos que justificou, a estes também glorificou.  Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós?”   (Rm 8.28-31).  
 
Ou seja, quando perseveramos em oração, estamos dizendo ao Senhor que  cremos em Sua Palavra. Talvez possa, de algum modo, contribuir para a edificação e salvação de pessoas queridas, as quais de outra forma não seriam atingidas em sua sensibilidade. Além disso,  precisamos  saber que o nosso sofrimento está estimulando alguém a orar e a falar sobre o evangelho de Cristo: Fl 1:14-19.
 
Além de sermos encorajados “pela provisão do Espírito de Jesus Cristo” (Fl 1.19); estamos certos de que “segundo a minha ardente expectativa e esperança, de que em nada serei confundido; antes, com toda a ousadia, Cristo será, tanto agora como sempre, engrandecido no meu corpo, seja pela vida, seja pela morte. Porque para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fl 1.20-21). Amém.

 

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
 
 

UM GRITO DE SOCORRO DESDE A SOMÁLIA


Irmãos,

Deixem-me, agora, dizer algo de extrema relevância para que entendamos o que está acontecendo em nossa nação.

Em primeiro lugar, nós pastores temos cuidado muito mais de nossa própria casa. O Ofício sacerdotal está contaminado e o altar profanado. Por essa razão o Senhor está levantando profetas para avisar à nação, aos pastores e aos líderes sobre isso.

Precisamos entender que o profeta não foi chamado para governar, mas para preparar o caminho para a vinda do rei. Esse é o chamado do profeta. Mas, a questão é que nós como sacerdotes e profetas queremos governar.

De repente, hoje, os pastores estão assumindo um papel que não é deles. Querem governar e definitivamente não foram chamados para isso. Nós fomos, sim, chamados para governar sobre demônios. A Palavra diz: "dei-lhes poder e autoridade sobre os demônios". Nosso governo é sobre eles e estamos aqui para preparar o caminho para a vinda do rei. Foi isso que Samuel fez.

Samuel foi muito mais um conselheiro do que um governador da nação. Mas, Deus o levantou para preparar o caminho para ungir Davi. Foi um nazireu que ungiu àquele que iria estabelecer o reino. A vinda do nosso Senhor é para hoje e é o momento de prepararmos o caminho para a vinda do Rei.

Quando o profeta Elias aparece no cenário, ele mata os profetas de Baal, mas ele não mata Jezabel. Isso porque ele não foi chamado para mata-la. Quem tem autoridade para isso é o governo. Isso nos mostra que o nosso chamado é preparar o caminho para avinda do rei e o estabelecimento do reino.

Eu não vou dizer que não haja um ou outro pastor que tenha um chamado para estar no Congresso Nacional. Pode ser que sim e não somos contra isso. Só que o todo do nosso chamado é governarmos sobre os demônios.

Vemos claramente que Elias não matou Jezabel, ele foi até certa altura, mas quem a matou tinha autoridade de governo. Ela foi morta por um Rei chamado Jeú. Repito: nós estamos aqui para preparar o caminho. E como começa isso? Começa com Avivamento.

Pastores, a vida que nós temos levado em Deus é muito pequena, muito medíocre em relação àquilo que Ele tem pra nós. O Senhor tem muito mais. Só que nós agora estamos querendo governar e a política partidária tem entrado nas igrejas.

O pastor tem o ofício sacerdotal e profético, então, não tem que se meter com isso. Tem que apoiar, orar pelos governantes, isso é o que a Bíblia manda. Nós temos um padrão no Novo Testamento e lá vemos a Igreja reinando sobre demônios e não buscando um reino natural, aqui.

O Senhor fala em Marcos 3 "Ninguém pode entrar na casa do valente sem antes amarrá-lo e só então saqueará a casa". Há um demônio chamado Comunismo destruindo a nossa nação e nós estamos aí, como se nada estivesse acontecendo. Temos que amarrar esse valente.

A Bíblia também fala no mesmo capítulo: "um reino dividido contra si mesmo não pode subsistir". A única forma de destruirmos essa praga que tem assolado a nossa nação é nos unirmos em oração.

Eu vejo que alguma coisa importante tem acontecido no Brasil. A Igreja tem se levantado. Mas, ao mesmo tempo vejo também muitos pastores envolvidos e querendo mais é influenciar para ganhar o voto de alguém. Não! Nós temos que nos unir e temos que amarrar o valente, esse destruidor das nações que tem se levantado contra o Brasil.

Prestem atenção irmãos pastores, nós estamos correndo o risco de nos tornarmos uma Venezuela, ou Cuba. Na Venezuela já está proibido que os cristãos enviem dinheiro para missionários no exterior. Podemos cair de vez e uma ditadura poderá ser instalada no Brasil.

Então, vamos acordar, pois essa é uma situação muito grave. Pense nisso. Vamos buscar a Deus, mas, primeiro vamos nos arrepender dos nossos pecados, porque temos nos esquecido dos povos não alcançados.


Deus o Abençoe.

JOSÉ RODRIGUES

 

 

UM POUCO DE MUITOS


"Eu sou a videira, vós, os ramos. Quem permanece em mim, e
eu, nele, esse dá muito fruto; porque sem mim nada podeis
fazer" (João 15:5).


Não existe alguém que "se fez por si mesmo" ou que "venceu
na vida por esforço próprio". Nós somos compostos por
milhares de outras pessoas. Todos que já tiveram uma atitude
amável para conosco, ou que proferiram uma palavra de
encorajamento para nós, entraram na formação de nosso caráter,
de nossos pensamentos, na conquista de nosso sucesso"
(George Adams).


Como somos felizes por nos lembrar de tantas pessoas que nos
ajudaram a chegar aonde chegamos. Foram nossos pais, nossos
parentes próximos, nossos amigos, nossos companheiros de
estudos e de trabalho, nossos irmãos em Cristo Jesus, nosso
Senhor e Salvador. Não podemos pensar que as nossas vitórias
foram conquistadas exclusivamente pelo nosso esforço, nosso
trabalho e nossa determinação. Afinal, até isso é fruto de
estímulo e participação de pessoas que nos amam, que se
regozijam com nossas vitórias.


Somos muito mais felizes porque fomos ajudados por pessoas
guiadas por Deus. Quando abrimos nossos corações para Jesus,
Ele nos fortalece, nos protege, acompanha-nos em todo o
caminho da vida. Ele também separa pessoas para nos
auxiliar, para corrigir nossos erros, para nos orientar no
caminho que conduz à vida eterna. Muitas vezes não
percebemos e nem damos valor às situações que nos rodeiam,
mas, ali está o Senhor e ali estão as pessoas que o Senhor
determina que estejam ao nosso lado e nos conduzam em paz e
tranquilidade.


Não somos vitoriosos por nós mesmos, não alcançamos os
lugares mais altos por nossas próprias forças, não podemos
exclamar: "Eu consegui!" sem reconhecer que Deus foi o
grande Autor de nossa conquista.


Sem Deus nada podemos fazer; sem Ele não chegamos a lugar
algum; sem os muitos que Ele coloca ao nosso lado para
"corrigir nossos desvios" certamente não alcançaríamos
nossos sonhos ou levaríamos muito mais tempo para
alcançá-los.


Somos um pouco de muitos. Somos filhos de Deus. Que bênção
maravilhosa!


Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Ministério Para Refletir

O SAL DA VIDA


"Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas
necessidades, nas perseguições, nas angústias, por amor de Cristo.
Porque, quando sou fraco, então, é que sou forte" (2 Coríntios 12:10).


"O desapontamento é, frequentemente, o sal da vida"
(Theodore Parker).


Quando todos os nossos sonhos são realizados na primeira
tentativa, acabamos esquecendo que nada teríamos conseguido
sem a ajuda de nosso amado Deus. Julgamos que somos mais
competentes que os outros, que somos mais puros e santos que
os nossos irmãos, que qualquer coisa que desejarmos, seremos
capazes de conseguir -- por que somos "os tais".


Por isso, as decepções e as frustrações, indiretamente, nos
ajudam na caminhada da vida. Elas nos mostram que não somos
perfeitos, que não somos "todo-poderosos", que, como todos,
temos virtudes e defeitos, acertos e falhas, vitórias e
derrotas. Elas nos mostram que "somos vencedores" porque
nosso Deus nos dá a vitória; que chegamos ao nosso destino
porque o nosso Deus nos conduz cada passo; que nossos sonhos
são realizados por causa do amor e misericórdia do nosso
Senhor.


Os desapontamentos podem nos abater? Sim, se não formos
suficientemente perseverantes e confiantes no poder do
Senhor. Porém, caso tenhamos aprendido a viver com fé no
Salvador, eles serão o sal que temperará a nossa motivação e
nos alimentará na busca de novas e constantes tentativas,
até que a nossa vitória seja completa e definitiva.


Os fracassos, as decepções, os desapontamentos e as frustrações
podem nos abater, nos derrubar, nos entristecer e até tentar
nos desestimular na caminhada, mas, serão as molas que nos
ajudarão a seguir em frente, a buscar a presença de Cristo,
a compreender o valor de sermos servos do Deus Altíssimo, a
glorificar e louvar a Deus pelas forças que em nós serão
renovadas para que, por fim, alcancemos todos os nossos
propósitos.


Embora sejam desagradáveis, os desapontamentos são
importantes para a nossa edificação espiritual. Glórias ao
Senhor!



Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Ministério Para Refletir

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

SÊ TU UMA BÊNÇÃO!


No passado Deus disse a Abraão: “Abraão, sê tu  uma bênção!”  A questão, então,  que precisamos  ressaltar é  quanto ao  que  valorizamos mais, aquilo  que merece  a nossa maior  admiração e   valorização. Como vimos, a julgar  pelos padrões  estabelecidos  atualmente, não    pela mídia  mundana, mas, principalmente, pela  grande  maioria  dos  evangélicos,  João Batista  foi  um estrondoso  e retumbante fracasso...
 
Mas, o que dizer  dos inesquecíveis  heróis  da fé  relatados  na Bíblia (Hb 11.35-38)?  Que dizer  de Estêvão, Barnabé,  Paulo, Silas, e,  principalmente, do Senhor  Jesus, que  nem sequer tinha  onde  reclinar a cabeça?  Paulo, apóstolo, assim se  expressou: (2 Tm 1.8;2.3; 3.12-13 – leia os textos).


Volto a enfatizar o raciocínio de que as tribulações que  enfrentamos, ou a falta delas, não se constituem em provas de bênção ou maldição:    Foi  João Batista  um  ABENÇOADO?   Foi  Estêvão  um abençoado, apesar das pedradas que  o levaram à  morte? Foi Paulo um  abençoado, apesar das  muitas  tribulações  e decepções? Teria sido um  abençoado, considerando-se  o seu  abatimento narrado em  2 Tm 4.10-16?
 
É Deus que  nos permite o sofrimento, e nos fala através do mesmo, para que nós o glorifiquemos. Deus quer que nós O glorifiquemos em todos as circunstâncias. O nosso desafio, portanto,  é para que continuemos  crendo, buscando, adorando e orando ao Senhor, na certeza de que, ainda  que aconteçam  coisas que nos assombrem, nos atemorizem, ou nos desanimem; ainda assim,  veremos um dia a glória de Deus! Então, ver a glória de Deus  não pode ser entendido como apenas, ou simplesmente, vermos acontecer curas, ou milagres materiais, físicos.
 
Ainda que sejamos abençoados  com curas  fenomenais, ainda que alguém possa experimentar alegria  de ver seus objetivos  atingidos no que diz respeito às coisas que os circundem; ainda assim, se a glória da presença divina não se fizer presente, vista e sentida,  não haverá paz e conforto real no coração. Tanto assim que  grande parte dos suicídios acontecem com pessoas abastadas financeiramente. Portanto, a mim e a você cumpre apenas o dever e o privilégio de adorar a esse Deus santo e glorioso;  porque em Sua infinita graça Ele nos predestinou e nos chamou com santa vocação, garantindo a nossa salvação  eterna, pelo precioso sangue de Jesus Cristo, nosso amado Salvador e Senhor. A Ele, portanto, toda honra e toda glória. Amém.

 


Pr. Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

NÃO SOU PASTOR PARA DISPUTAR


 

Não sou pastor para entrar em disputas, mas para somar, facilitar, ajudar, cooperar e encorajar em amor. Não preciso disputar ministério ou cargo com ninguém. Cada um tem o seu ministério para exercer com temor e tremor. Tem a sua vocação dada por Deus, por graça, e não por mérito pessoal (1 Co 15.10). Somos o que somos somente pela graça de Deus. Por esta razão, o ministério pastoral deve ser exercido com graça, amor e misericórdia. Pastores que invejam, disputam, criam animosidade,  divisão, maledicência, discórdia não são pastores, são apenas líderes e sem caráter. Quando deprecio o companheiro de ministério, quando o rejeito, não o honro como irmão e companheiro de jugo, ajo como um desqualificado para o exercício de uma vocação tão sublime e tão rasa ao mesmo tempo.

O ministério pastoral é para poucos. É para aqueles que não se apegam às coisas materiais, que consideram o ministério uma vocação e não uma vacação. Está destinado àqueles que estão contidos no contentamento em Cristo Jesus. O seu tesouro é o Senhor. Os seus bens são os tesouros conferidos por Cristo apenas por graça. Os tesouros do caráter de Cristo Jesus. A sua porção é o Senhor (Lm 3.24). A sua alegria está nAquele que tudo pode. Ele pode dizer com convicção: “Posso todas as coisas naquele que me fortalece” (Fil 4.13). O pastor não está interessando em luxo, ostentação e tietagem. Não depende de homens, mas de Deus. Não busca os seus interesses, mas os de Deus. Não faz conchavos, alianças políticas ou quaisquer arranjos para se promover. Para se manter no cargo. O ministério não é  para auto-promoção, mas para a exaltação de Cristo Jesus.

O ministério não combina com popularidade, mas com impopularidade. Não é função de destaque, de status, mas de recato, discrição. O pastor chamado por Deus não deseja aparecer, mas quer que Cristo apareça à semelhança de João Batista quando afirmou em relação ao Senhor Jesus: “Importa que Ele cresça e eu diminua” (João 3.30). O ministro do evangelho é um homem simples, revestido da simplicidade de Cristo. Ele não tem nenhum interesse em negociar cargos, posições, poder ou quaisquer postulados meramente humanos e que só trazem prejuízos para o ministério e para a família. O seu prazer maior e inegociável é o Senhor.

É triste dizer que há poucos pastores de fato, e muitos líderes. Há poucos homens de envergadura ministerial, mas muitos comprometidos com esquemas do mundo e sem nenhuma relevância no testemunho pessoal. Não são éticos. Apreciam os elogios, as bajulações e gostam dessas coisas Há líderes de igreja, e não pastores, que estão terceirizando o ministério na igreja local. Elementos disputando cargos e não dispostos a levar as cargas. Que ganham altos salários sem repartir, sem investir em gente necessitada, sem perceber que o salário dos crentes, a começar dos que pastoreiam, é social. Paulo ensina assim em suas epístolas. Ensina que é muito importante investirmos em pessoas, exercermos a liberalidade amorosa.

Pastores na acepção da palavra estão em extinção. Há bons líderes, inteligentes, jeitosos, espertos, escorregadios, políticos, mas poucos homens de Deus, destemidos, corajosos, intrépidos e que não são conduzidos pelo estômago, mas estão dispostos a serem enforcados por causa da suas convicções em Cristo, do seu amor ao Salvador, por causa do seu compromisso com a mensagem da cruz, seu amor à obra missionária, seu zelo pela doutrina da Palavra de Deus e seu amor à Igreja pela qual Jesus morreu, derramando o Seu precioso sangue.

Deus não nos chamou como homens extraordinários, mas nos chamou como homens comuns para realizarmos um trabalho extraordinário, sublime, impactante, poderoso e transformador. Não preciso de honra, mas quero dar honra ao meu Senhor. Não desejo o pódio, mas o chão. Não desejo conforto físico, mas necessito do precioso conforto do Espírito e dos meus irmãos. Não quero disputar lugar na fila das vaidades. Ministério não existe para dar fama a ninguém. Ministério é para escravos do Senhor Jesus Cristo (em 1 Co 4.1, Paulo usa a palavra huperetes, remadores de baixa categoria, para se referir a nós, ministros). Fomos comprados por grande preço e por esta razão a glória é dAquele que nos comprou ou redimiu (1 Co 6.20). A honra é dEle. Não estou interessado no estilismo, na aparência, mas em que o Senhor domine o meu coração e a minha mente, tornando-os cativos à Sua vontade. Não quero focar a aparência, mas desejo que o Senhor trabalhe o meu interior para que as minhas intenções, ações e reações glorifiquem o Seu nome! 

Que o Senhor nos livre das disputas, da síndrome do pequeno reino. Que nos liberte do egoísmo, da fama, da tietagem, do pódio e da imagem que gosta de ser admirada e ovacionada. Que sejamos desviados da feira das vaidades. Que sejamos homens de Deus! Que O agrademos, que O honremos, que Ele assuma o centro do nosso coração, que Ele defina as nossas prioridades. Que Ele seja, acima de tudo, a nossa PRIORIDADE. Aí não haverá disputas porque as minhas razões para vivenciá-las estão crucificadas com Cristo, nosso Pastor Supremo, que a Si mesmo Se humilhou e morreu numa cruz como um marginal para  nos  tornar aceitos pelo Pai.

 

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pastor. 

APENAS CONTINUAREI...


"... pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre.
Amém!" (Mateus 6:13).


Mostre-me o caminho, não de fama e fortuna, não o de obter
lauréis e elogios pessoais. Mostre-me, em vez disso, o
caminho para proclamar "A Grande História" de "Teu é O
Reino, e o Poder, e a Glória" (Helen Steiner Rice).


O homem, nos dias atuais, só quer andar nos caminhos do
sucesso, das conquistas pessoais, do reconhecimento e dos
aplausos. Almeja fortuna, conforto, notoriedade, destaque e
tudo o mais que aumente seu ego e alimente sua vaidade.
Somente a paz e a felicidade não lhe interessam.


Ele atinge um objetivo e não fica satisfeito. Ele consegue
vencer uma batalha e não fica satisfeito. Ele é promovido no
emprego e não fica satisfeito. Vencer apenas uma batalha não
lhe interessa.


O homem ganha um pouco de dinheiro e quer mais. Multiplica
seu saldo bancário e investimentos e quer mais. Compra uma
bela casa, um carro novo... e quer mais.Seu apetite nunca
chega ao fim.


Depois de passar a vida inteira lutando; depois de
sacrificar sua família e amigos; depois que percebe que
ficou velho e não viveu a vida... ele reconhece que a
felicidade também foi abandonada... deixada para trás...
negligenciada. E era tão simples!


Ser feliz é ter Jesus no coração, independente de todas as
grandes conquistas pessoais. Ser feliz é anunciar a salvação
e a vida eterna, é ver um amigo sorrir, é ver uma criança
orgulhar-se do pai ao vê-lo transformado; ser feliz é muito
simples!


Eu comecei a andar nos caminhos de Deus há muito tempo.
Tenho andado neste caminho há quase 40 anos. Quero continuar
a andar até o último dia de minha vida. Quero continuar a
ser feliz, independente de ter dinheiro, fama, lauréis e
reconhecimento. Eu descobri o caminho de minha felicidade e
tudo o mais passa a ser consequência do meu caminhar com o
Senhor.


Se eu vier, ainda, a conquistar toda a notoriedade oferecida
neste mundo eu apenas "continuarei" a ser feliz. Apenas
continuarei...




Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

NÃO RASGUE OS PAPÉIS


"Mas ele foi traspassado pelas nossas transgressões e moído
pelas nossas iniquidades; o castigo que nos traz a paz
estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados"
(Isaías 53:5).


Conta-se uma história de certo homem que tinha compulsão por
rasgar papel. Depois de anos de terapia, John estava ainda
rasgando papel. Sua família já estava perdendo a esperança.
Finalmente, eles levaram John para um novo terapeuta. Este,
assim como os anteriores, caminhou com John de um lado para
outro da sala e, calmamente, conversou com ele. Quando John
deixou o escritório, estava curado. A família estava cheia
de júbilo. Eles perguntaram ao terapeuta o que havia falado
com John. O terapeuta disse: "eu falei para ele, 'Não rasgue
papel" (R. Robert Cueni).


O que costumamos dizer a uma pessoa que caminha perdida no
mundo, sem fé, sem esperanças, sem paz e sem Deus? O que
costumamos falar aos que não sabem sorrir, não sabem amar,
não sabem o que significa felicidade? Prolongamos a conversa
com palavras rebuscadas, demonstramos toda a nossa
capacidade de fazer discursos, colocamos em prática toda a
nossa retórica e dialética, ou simplesmente lhe dizemos:
"Jesus Cristo ama você"?


A solução para nossos problemas e para os de nossos amigos é
muito simples: Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador. Nele
encontramos a paz que tanto buscamos, a esperança que parece
perdida, a fé que julgamos distante, o amor que jamais
experimentamos. No Senhor encontramos a cura de nossos
males, mesmo sem ajuda de um terapeuta.


Jesus já pagou o preço de nossas enfermidades e de nossas
inquietações. Não precisamos mais continuar "rasgando os
papéis" de nossa alegria e felicidade.


Fomos curados! Fomos libertos! Fomos salvos! Glórias a Deus!




Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

terça-feira, 23 de setembro de 2014

AINDA HÁ ESPERANÇA


_ “Contudo, tu és quem me fez nascer; e me preservaste, estando eu ainda ao seio de minha mãe.  A ti me entreguei desde o meu nascimento; desde o ventre de minha mãe, tu és meu Deus” (Sl 22.9-10).

 

_ “Quanto a mim, confio em ti, SENHOR. Eu disse: tu és o meu Deus. Nas tuas mãos, estão os meus dias; livra-me das mãos dos meus inimigos e dos meus perseguidores” (Sl 31.14-15).

 

_ “As minhas ovelhas ouvem a minha voz; eu as conheço, e elas me seguem.  Eu lhes dou a vida eterna; jamais perecerão, e ninguém as arrebatará da minha mão.  Aquilo que meu Pai me deu é maior do que tudo; e da mão do Pai ninguém pode arrebatar.  Eu e o Pai somos um” (Jo 10.27-30).

 

Podemos verificar, tanto na história bíblica, como na historia universal, tanto nos exemplos antigos como nos atuais, nossos contemporâneos ou em nossa própria experiência diária, que jamais alguém foi investido, de forma plena, significativa  e relevante, seja no ministério cristão, ou mesmo no sentido secular, para o bem  da humanidade, sem  passar por um tipo de mergulho (algumas vezes é um permanente mergulho) no sofrimento. Um  tipo de torvelinho de aflição.
 
Faça uma experiência, se desejar, pesquise sobre a vida dos  homens e mulheres que  fizeram a diferença  no meio e no tempo  em que viveram, para o bem de sua comunidade ou da  humanidade,  que não tenham experimentado esse tipo de batismo de fogo, ou com fogo?
 
Além dos exemplos de  personagens bíblicos, tais como Pedro (Jo 21.18-19),  Paulo (At 9.1-19; 2Co 4.1-18; 11.16-33; 12.1-10, etc),  Tiago e todos os demais apóstolos, e uma imensa quantidade de pessoas comuns – algumas, cujos nomes nem sequer aparecem na Bíblia, apenas os fatos que ocorreram com elas, como o cego de  Jericó, o paralítico curado por Jesus e mencionado por João, 5.1-18 e o cego de nascença também curado  por Jesus (Jo 9.1-41).  Homens e mulheres cujas vidas servirão de testemunho da glória de Deus até à volta do Senhor, exatamente pela gloriosa manifestação do poder de Deus quando, humanamente, não havia mais esperança.
 

Pr. Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

NÃO SEJAMOS REFÉNS DAS AÇÕES DAS PESSOAS


Nós temos a tendência de vivermos em função das ações e reações das pessoas com as quais lidamos. Somos vagarosos no entendimento. Ficamos tristes ou alegres dependendo de como as pessoas nos tratam. De uma vez por todas precisamos entender que as pessoas agem e reagem de várias maneiras. Tanto no primeiro contato quanto em contatos mais frequentes não podemos ficar reféns das posturas alheias. As pessoas não têm o direito de definir as nossas reações e nem podemos ficar submissos às suas provocações e outras atitudes e atos que não têm a chancela da Palavra. Aprendamos com o Senhor Jesus a tratar todos da melhor maneira possível mesmo que não sejamos bem tratados ou honrados. É preciso que descansemos nAquele que sabe todas as coisas e é o responsável pela nossa alegria interior.

         Se as pessoas nos olham com rosto pesado, se são antipáticas, com um certo desprezo, a nossa postura deve ser sempre de contentamento, educação e graciosidade em Cristo Jesus. Dispensemos amor e empatia. Mais uma vez: não podemos reagir de forma negativa, crítica ou ácida. A nossa postura amorosa certamente há de resultar em ternura partilhada. Como diz Brennan Manning, há uma sabedoria da ternura que precisamos vivenciar e ela está em Cristo Jesus. Não criemos expectativas em relação a ninguém. Você já ouviu falar dos três dês? Aprendi com um obreiro experiente que quando olho para mim, eu me DEPRIMO (porque vejo tanta incoerência em mim, sou tão vil); quando olho para o próximo, eu me DECEPCIONO (porque ele frustra as minhas expectativas, fica abaixo delas); mas quando olho para Cristo eu DESCANSO (porque Ele me sustenta com Sua graça e Seu amor). Estes três dês são infalíveis, especialmente o terceiro. Olhar para as pessoas deve ser sempre a partir de Cristo Jesus. Não deve haver cobranças ou exigências da nossa parte.

         Os nossos relacionamentos devem acontecer na perspectiva do DESCANSO (Salmos 23). As pessoas podem nos decepcionar, mas Cristo não. Ele é a fonte do contentamento, da sabedoria e do amor. Há pessoas que por qualquer coisa se melindram, ficam de biquinho. Não, não podemos agir assim. O Senhor Deus, em Cristo Jesus, nos redimiu para uma vida de liberdade praticando o fruto do Espírito (Gl 5.22,23). Não devemos responder ao agravo, mas deixar que Jesus assuma a nossa causa, pois Ele é o nosso Advogado (1 João 2.1). Se você encontra em Cristo a suficiência para o seu coração, por que ficar cabisbaixo pelo fato de alguém ter lhe tratado mal ou não lhe deu a devida atenção? A nossa vida cristã é caracterizada pelo desprendimento de qualquer reação negativa. Estamos apegados a Cristo e desapegados das opiniões e avaliações humanas. Que reajamos positivamente a qualquer tratamento conferido a nós.

         Seja o nosso olhar para Cristo, o Autor e Consumador de nossa fé (Hb 12.1,2). Não permitamos que as pessoas sequestrem a nossa alegria, o nosso entusiasmo. Não permitamos que autoestima baixa, o sentimento de rejeição e a expectativa de sermos reconhecidos tomem o nosso coração. Devemos viver a nossa vida em profundo amor, simpatia e relacionamentos sem cobranças. Cumprimentou, bem. Não cumprimentou, está tudo bem. Falou com a gente, tudo bem. Não falou, está tudo bem igualmente. Não sejamos reféns de expectativas em relação a ninguém. A nossa confiança não deve estar no homem, mas no Senhor.  Toda a nossa esperança está em Deus Pai, Aquele que nos criou e redimiu em Cristo Jesus. Vivamos para a Sua Glória!

 

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pastor.

        

 

REMOVENDO O QUE É ENFADONHO


"... e todo o que dá fruto limpa, para que produza mais
fruto ainda" (João 15:2).


O pastor, chegando ao púlpito no final de semana, falou: "Eu
pedi à minha esposa que verificasse meu sermão e retirasse
tudo que ela achasse enfadonho. Então, para encerrar..."


A nossa ilustração é apenas uma brincadeira, mas, muito do
que falamos e fazemos poderia muito bem ser evitado por não
agradar a ninguém e, principalmente, a Deus. Perdemos
grandes oportunidades de edificar vidas, ajudar a restaurar
situações, promover a mudança em muitos lares, exatamente
por estarmos "jogando conversa fora" e "tendo atitudes que
não servem para nada".


O Senhor espera que nosso testemunho faça a diferença, que
nossas palavras abençoem aos que nos ouvem, que nossa
caminhada deixe rastros de luz e esperança, que nossas mãos
estejam sempre prontas para levantar os abatidos, para
segurar os que se mostram fracos pelas lutas da vida, para
apontar o caminho para a salvação e a vida eterna.


De vez em quando deveríamos fazer o que fez a esposa daquele
pastor -- remover dos nossos dias, tudo que é enfadonho,
tudo que é descartável, tudo que impede nosso crescimento
espiritual, tudo que envergonha o nome de Jesus. Se fizermos
isso, ao contrário do que disse o pastor -- "para encerrar",
diremos: "E para começar..." E aí começaremos a desfrutar
das grandes maravilhas do Senhor.


Ao abandonarmos o que é inútil, fica apenas o que nos conduz
à vida abundante e eterna. Apenas fica o que o Senhor nos
deu para que sejamos luz do mundo e sal da terra. Somente
nos sobrará o necessário para olharmos para o alto e dizer:
"Obrigado, Senhor!".


Ao riscarmos da nossa vida o que é enfadonho para os homens
e vergonhoso para Deus, viveremos em perfeita paz, com gozo
no coração e com a satisfação de estarmos seguindo em
direção à felicidade eterna.



Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

PODE CONTAR COMIGO!


"Depois disto, ouvi a voz do Senhor, que dizia: A quem
enviarei, e quem há de ir por nós?" (Isaías 6:8)


A mais necessária habilidade é a responsabilidade. Nada
acontece até que alguém dê um passo à frente e diga: "Pode
contar comigo" (John Maxwell - Escritor).


Jesus entrou, realmente em nossos corações? Queremos que
outros experimentem a mesma alegria? almejamos ver um novo
mundo, iluminado e transformado pelo Espírito Santo de Deus?
Então está na hora de sairmos do lugar e dizer ao Senhor:
"Pode contar comigo"!


Os ambientes que hoje frequentamos não são mais como eram
antes? Temos percebido que as trevas têm tomado grande parte
da juventude, levando-as para caminhos tortuosos, de vícios
e destruição? Desejamos ardentemente que este cenário mude e
que o Senhor seja não apenas o nosso Pastor, mas o Pastor de
todos? Então, deixemos a cadeira de nossa acomodação,
levantemos e digamos ao Senhor: "Pode contar comigo"!


Não temos mais visto amor nas atitudes dos homens? Temos
constatado que a esperança desapareceu das vidas e dos
lares? Temos visto desespero e angústia no rosto das pessoas
que conhecemos? Vamos dizer ao Senhor, com todas as nossas
forças: "Basta! Senhor, pode contar comigo"!


O mundo não melhorará se continuarmos alheios às suas
necessidades. Nada será diferente enquanto não assumirmos a
responsabilidade de "Ir e pregar". Nada acontecerá a não ser
que estejamos dispostos a dar o primeiro passo. Não podemos
esperar esta atitude dos outros -- ela deve ser tomada por
nós mesmos.


Eu quero renovar a minha decisão de quase 40 anos atrás.
Quero dizer, novamente, ao meu Senhor: "Pode contar comigo".
Eu não darei qualquer desculpa, não desanimarei diante dos
obstáculos, não tomarei atalhos de fuga, não decepcionarei o
chamado do meu Senhor.


Senhor amado... pode contar comigo! Hoje, amanhã, sempre!


*

Paulo Roberto Barbosa. Um cego na Internet!

Visite minha homepage:
Escuro Iluminado

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

EU SEI QUE O MEU REDENTOR VIVE


“Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.  Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus.  Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim” (Jó 19:25-27).

O sofrimento do povo de Deus não é  uma forma de justiça retributiva, ou castigo de Deus para com os Seus filhos, mas, sim, uma disciplina amorosa de quem nos trata  com carinho e zelo paternal. Não é para que outros descarreguem em nós as suas próprias frustrações e ignorância.


Certa feita, Alexandre, o Grande,  levou seu exército a lutar contra  um adversário poderoso. Seus comandados estavam desanimados e amedrontados. Quando Alexandre  desembarcou os homens e  equipamentos na praia inimiga, deu ordens para que todos os seus  navios fossem  incendiados... Enquanto os restos afundavam, ergueu-se e disse: “Soldados,  estão vendo  vossas naves que   sobem na fumaça, as cinzas  flutuando no mar?  É essa nossa garantia de que  seremos  vitoriosos, porque nenhum de nós pode deixar esta terra detestável, a menos que obtenhamos a vitória na batalha. Homens,  quando voltarmos para casa, iremos nos navios do inimigo!”  Como soldados de Cristo, temos a nossa garantia de vitória assegurada, não por causa de nossa força, “Mas graças a Deus que nos dá a vitória por nosso Senhor Jesus Cristo” (1 Co 15.57).

 A graça de Deus é suficientemente capaz de nos confortar e nos  dar suprimento. Não  nos debandemos, desesperados, em busca do socorro espiritual  de tais pregoeiros de facilidade humanas.  Ainda que eles sejam bem intencionados, ainda assim,  são desobedientes à orientação da Palavra de Deus. Ouça novamente a voz de Deus:  A minha graça te basta!  Ele nos basta, ainda que chorando e gemendo. Ele é fiel, a Sua graça nos basta. Aleluia! É claro que isto não nos impede de  fazer uso dos recursos médicos e de orarmos: Livra-nos do mal, porque a Tua graça nos basta!


"Confia no Senhor e faze o bem; assim habitarás na terra, e te alimentarás em segurança.  Deleita-te também no Senhor, e ele te concederá o que deseja o teu coração.  Entrega o teu caminho ao Senhor; confia nele, e ele tudo fará.   E ele fará sobressair a tua justiça como a luz, e o teu direito como o meio-dia.  Descansa no Senhor, e espera nele; não te enfades por causa daquele que prospera em seu caminho, por causa do homem que executa maus desígnios”  (Sl 37.3-7).

 
Pr. Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

PERGUNTAS PARA VOCÊ REFLETIR E AGIR


Como é relevante fazermos perguntas! O Senhor fez muitas perguntas nas Escrituras. Quando perguntamos, refletimos, aprendemos e podemos mudar atitudes e atos. Dividi o texto em assuntos muito relevantes. Portanto, responda com o coração quebrantado e contrito. Com o coração humilde para aprender, seja sincero ou sincera em suas respostas.

 

DEUS

Quem é Deus? Você O ama de todo o coração, alma, entendimento e com todas as suas forças? O que você tem feito por Ele e por Seu Reino? Você está consciente do  que Ele tem feito por você? Tem sido grato por isso? Qual é o seu nível de relacionamento com Ele? Você O busca todos os dias com alegria? O seu conhecimento sobre Ele é segundo as Escrituras? O seu relacionamento com Ele é de um filho com o Pai? Você tem feito a vontade de Deus em sua vida? Você crê que Ele já o perdoou em Cristo Jesus? Você crê que pertence a Ele por direito de criação e por direito de redenção? Você crê que Ele criou todas as coisas para o Seu inteiro agrado e para o louvor da Sua Glória? Para você Deus é uma prioridade ou é a prioridade? O seu desejo é glorificá-lO sempre?

 

JESUS CRISTO

Quem é Jesus Cristo? Você crê que Ele morreu na cruz por você, sendo você um pecador e que o sacrifício dEle é completo? Você crê que Deus o reconciliou com Ele por meio de Cristo? Que Ele veio buscar e salvar o que se havia perdido? (Lc 19.10) Em que lugar da sua vida Cristo está? Você crê que foi salvo pela graça mediante a fé em Cristo e, portanto, não há um só mérito em você? A sua justiça é dEle ou é de você mesmo? Você crê que foi crucificado, morreu e ressuscitou com Cristo Jesus? Você está aprendendo com Ele, que é manso e humilde de coração? (MT 11.29) Você tem testemunhado dEle ao mundo? Você obedece a Grande Comissão deixada por Jesus? (Mateus 28.18-20) Tem aproveitado as oportunidades para falar de Cristo? Pode dizer como Paulo: “ai de mim se não pregar o Evangelho!” (1 Co 9.16).

 

ESPÍRITO SANTO

Quem é o Espírito Santo? É a Terceira Pessoa da Trindade Divina? Você crê que o maior ministério do Espírito Santo é revelar a suficiência da obra de Cristo na cruz e na ressurreição? Que Jesus é o único Salvador e Senhor? Você crê que foi o Espírito Santo que o convenceu do pecado, da justiça e do juízo? Você crê que foi o Espírito Santo que inspirou as Escrituras? Você crê que o Espírito Santo é Aquele que testifica, comprova com o seu espírito que você é um filho de Deus? Que Ele ér o Consolador? Você crê que o Espírito Santo produz em você o fruto dEle (Gl 5.22,23)? Você crê que o Espírito Santo o enche e lhe dá poder (Ef 5.18)?

 

TRINDADE

Você crê na Trindade de Deus? Que o Pai é Deus; o Filho é Deus e o Espírito Santo é Deus? Você crê  que a Trindade criou toda a natureza, incluindo o homem; que salva o que crê e o santifica? Um só Deus, mas que se revela em Pai, Filho e Espírito Santo? Ele é o Deus Todo-Poderoso, Onisciente; Onipresente e Onipotente (atributos naturais)? Ele é amor, justiça, verdade, santidade (atributos morais). Que as Pessoas da Trindade divina têm atividades específicas agindo no homem e na natureza em geral?

 

AS ESCRITURAS

Você ama as Escrituras? Você a lê todos os dias? Você crê que as Escrituras são a Palavra de Deus? Você crê na Bíblia como regra de fé e prática? Você já a leu toda? Você a tem espalhado por onde quer que vá? Você tem orado utilizando os seus textos? Você a estuda com pessoas crentes e não crentes? Você faz o Culto Doméstico utilizando a Bíblia, ensinando-a a seus filhos e cônjuge? Elas têm sido central em sua experiência cristã? Você é capaz de defender a Palavra de Deus mesmo em ambientes hostis? Você a utiliza como instrumento de evangelização? Você pode afirmar como o evangelista Moody: “ou este livro me afastará do pecado ou o pecado me afastará deste livro? Você crê na suficiência das Escrituras (João 5.39)?

 

VIDA PESSOAL E FAMILIA

Você tem pedido a Deus que sonde, examine o seu interior? Você ama o seu próximo como a si mesmo? Qual é o seu conceito de família? Você crê que foi Deus quem criou a família? Você ama a sua família? Você dá o melhor de si para a sua família? Você educa os seus filhos no temor do Senhor utilizando a Sua Palavra? Você ama e se dedica ao seu cônjuge? Você valoriza seu cônjuge e seus filhos? Você investe tempo em seu cônjuge e nos seus filhos? Tem lazer com eles? Sente prazer em sair com o seu cônjuge? A sua família está integrada na Igreja?

 

IGREJA

Você pode conceituar o que é a Igreja de Jesus? Você ama a sua Igreja? Você é assíduo e pontual nos cultos e nas outras reuniões da Igreja? Você usa seus dons e talentos para a edificação do Corpo de Cristo? Você convida seus familiares, colegas de trabalho e vizinhos para ouvirem o evangelho na Comunidade dos Santos? Você investe financeiramente na Igreja, sendo dizimista e ofertante fiel? Você contribui com a obra missionária, para a expansão do Reino de Deus em todo o mundo? Você é uma testemunha corajosa e radiante do Senhor Jesus Cristo?

 

TRABALHO E SOCIEDADE

Como é a sua vida no trabalho? Os seus colegas de trabalho sabem que você é um crente? Eles procuram você para aconselhamento? Eles o respeitam? Eles vêem  coerência em você – entre o que você fala e faz? Você é conhecido como  um facilitador no meio  do grupo? Você é solidário? Você aprecia ajudar os mais carentes? Você se considera uma pessoa íntegra? As pessoas o conhecem assim?

 

A VOLTA DE CRISTO

Você crê em tudo o que a Bíblia ensina sobre a volta de Cristo? Está preparado para a Sua volta? O que tem feito para aguardar a Sua volta? Você crê que Ele virá nas nuvens com grande poder e grande glória para buscar a Sua Igreja? Como está o seu coração diante da Segunda Volta de Cristo? Você será encontrado servindo quando Ele retornar? Você está testemunhando de Cristo até que Ele volte?

 

Você está consciente de todas as suas respostas? Elas certamente definirão o seu nível de comprometimento com o Senhor às raias da morte e poder dizer como Paulo, “para mim o viver é Cristo e o morrer é lucro” (Fil 1.21). Por último, mostrará se você realmente vive para a Glória de Deus.

 

Oswaldo Luiz  Gomes Jacob, pastor.