sábado, 27 de junho de 2015

NÃO CHORES!


Ficamos tristes e confusos diante dos males com os quais nos deparamos diariamente: desonestidade, corrupção, crimes e catástrofes de grandes proporções. Ficamos perplexos como João    diante da visão celestial  do livro selado com sete selos, sem que ninguém fosse achado digno de abrir o livro e desvendar os seus mistérios: “E eu chorava muito, porque ninguém foi achado digno de abrir o livro, nem mesmo de olhar para ele” (Ap 5.4).

 
João teve o privilégio de presenciar, através de uma visão celestial, os acontecimentos presentes, passados e futuros.  Mas, sentia-se incapaz de decifrar todos os fatos misteriosos que estava presenciando através de uma visão. Seu desejo, naturalmente, como também nós desejamos, era ter uma compreensão nítida  de todos os fatos para, então, transmitir aos seus queridos irmãos que também passavam por tribulações. Sendo ele  consolado, estaria capacitado a consolar aqueles que também ansiavam pela consolação do Senhor.
 
 
João chorava porque ninguém era digno  de abrir o livro e desatar os selos. Até que chegou-lhe a consolação do Senhor: “Não chores; eis que o Leão da tribo de Judá, a Raiz de Davi, venceu para abrir o livro e os seus sete selos”  (Ap 5.5 b). A partir daí, os mistérios foram sendo desvendados através dos fatos  narrados para os cristãos da Ásia Menor, e para nós, os que cremos; a fim de que também possamos compreender alguns os fatos atuais e sermos consolados em nossas tribulações.

 
João estava chorando, e recebeu a consolação do Senhor: “Não chores!” Se você está chorando diante das crises deste mundo, ouça  também o divino consolo: Não chores, olha para Jesus, e Ele enxugará as tuas lágrimas!

_ “Porque eu sei que o meu Redentor vive e por fim se levantará sobre a terra.  Depois, revestido este meu corpo da minha pele, em minha carne verei a Deus.  Vê-lo-ei por mim mesmo, os meus olhos o verão, e não outros; de saudade me desfalece o coração dentro de mim” (Jó 19:25-27).

_ “Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sl 126.5-6).

Que o Senhor, para tanto,  nos ajude e nos abençoe. Amém!

 

Pr. Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

domingo, 21 de junho de 2015

NUNCA MAIS!


A ausência de um amigo que se foi deve nos  motivar  e desafiar a fazer novas amizades. Precisamos encontrar outro amigo e companheiro de jornada para suprir  aquela perda. A perda deveria  servir de incentivo à melhoria da fraternidade humana. Ainda mais quando a separação nos sobrecarrega de trabalho e responsabilidades.  Assim como  fomos alvos de confiança da parte daquele que se foi, precisamos começar a trabalhar com outros que um dia nos sucederão.

 

É certo que sentimo-nos abençoados e honrados com a companhia, o estímulo e o exemplo dos bons amigos. As  boas recordações haverão de  se perpetuar. Por isto, precisamos nos esforçar para desfrutar o máximo das companhias preciosas que temos enquanto aqui na terra. Sabemos que uma das coisas mais valiosas da vida cristã é, exatamente,  esse companheirismo entre  os filhos do Pai  celeste. Daí porque as despedidas de pessoas queridas, por um motivo ou outro, tanto nos entristecem e despedaçam o  nosso coração. Neste mundo sempre haverá separação, despedidas, e muitas lágrimas. Porém, no céu, nunca mais!

 

A promessa divina é clara e enfática: “Jamais terão fome, nunca mais terão sede, não cairá sobre eles o sol, nem ardor algum, pois o Cordeiro que se encontra no meio do trono os apascentará e os guiará  para as fontes da água da vida. E Deus  lhes enxugará dos olhos toda lágrima” (Ap 7.16, 17).

 

Nunca mais a dor da separação, ou a dor de qualquer outro tipo de sofrimento. Nunca mais fome! (Ap.22.3).  Nunca mais lágrimas e morte! (Ap.7.16-17). Nunca mais  o pecado vai  incomodar-nos (Ap.21.8,27; 22.15). Nunca mais! 
 
Se você estiver seguro em Cristo Jesus, poderá, então,   se apropriar destas santas promessas; e o Senhor Jesus enxugará de seus olhos toda lágrima, assim como de todos quantos O receberam pela fé em seus corações: Os que com lágrimas semeiam com júbilo ceifarão. Quem sai andando e chorando, enquanto semeia, voltará com júbilo, trazendo os seus feixes” (Sl 126.5-6). 
 
“A nossa esperança a respeito de vós está firme, sabendo que, como  sois participantes dos sofrimentos, assim  o sereis da consolação” (2Co 1.7). Amém.

 

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

UMA SIMPLES PORTA -- NÃO GIRATÓRIA


"Eu sou a porta. Se alguém entrar por mim, será salvo; entrará, e sairá, e
achará pastagem" (João 10:9).


Você já ficou atrapalhado como uma porta giratória? Ela fica girando o tempo
todo, como se não tivesse uma saída. Algumas pessoas são assim. Elas não têm
nenhuma direção e não sabem para onde estão indo. Você lhes pergunta: "Aonde
você vai?" A resposta será: "Não sei". E como saberão que chegaram?


Muitas vezes nos sentimos perdidos. Caminhamos sem rumo e sem saber para onde
desejamos ir. Seguimos para um lado... depois para outro... e continuamos assim
por toda a vida! Almejamos chegar a algum lugar, só não sabemos qual lugar será.
Não temos perspectivas, nem planos, nem determinação. Apenas seguimos adiante e
essa é a única razão de nossas vidas.


Não deve ser assim. Precisamos saber para onde temos de seguir. Precisamos nos
esforçar para encontrar o verdadeiro caminho que nos levará até lá. Precisamos,
em primeiro lugar, encontrar a porta que nos conduz a esse caminho que nos
proporcionará uma vida abundante e feliz.


Jesus disse: "Eu sou a porta"! E, se já sabemos onde está a porta, por que ainda
estamos perdidos? Por que ainda vacilamos e caminhamos por lugares que não nos
levarão a parte alguma? Por que sofrer, procurando, se a porta está bem à nossa
frente? Só temos uma decisão a tomar -- entrar pela Porta que nos levará a
eternidade com Deus. E a nossa felicidade começará exatamente no momento em que
entrarmos por essa Porta!


Jesus não é uma porta giratória. Ele é uma porta simples, fácil de atravessar. É
uma porta de bênçãos como nenhuma outra neste mundo. Entre por ela...


* * * * * * * * * *

 
 Paulo Barbosa
Um cego na Internet
paulobarbosa@ministeriopararefletir.com.br
http://www.ministeriopararefletir.com

MOMENTOS DE GRANDE EMOÇÃO


"Tenho-vos mostrado em tudo que, trabalhando assim, é mister socorrer os
necessitados e recordar as palavras do próprio Senhor Jesus: Mais bem-aventurado
é dar que receber" (Atos 20:35).


William White, famoso editor de jornal, em Kansas-USA, doou, certa vez, 50 acres
de terra para a cidade construir um parque. Na cerimônia de entrega da área, fez uma estranha declaração: "Existem três momentos emocionantes em cada dólar".
Logo a seguir ele explicou: "A primeira emoção é quando você o ganha -- e como
eu gosto de ganhar cada dólar!
A segunda emoção é quando você consegue
economizar um dólar -- e eu procuro economizar sempre!
 terceira emoção é
quando você o dá -- e este é o mais emocionante de todos!"


O Sr. White descobriu o que o Senhor Jesus ensinou há dois mil anos -- "Melhor
é dar que receber", citado pelo apóstolo Paulo. Você acredita nisso? Quer uma grande emoção? Ganhar muito dinheiro? Maior emoção você terá ao contribuir
para uma pessoa necessitada ou para uma causa merecedora. Alguém já disse que
ao entrar nos Céus, não levamos o que temos, mas, o que doamos.


Você terá grande emoção quando ajudar a suprir as necessidades de uma família
carente; você terá uma emoção tremenda ao saber que sua contribuição foi usada
para levar a Palavra de Deus até os confins da terra; experimentará sua maior
emoção ao saber que muitos que têm seus nomes escritos no Livro da Vida foram
alcançados com a ajuda de sua oferta de amor.


Você pode se alegrar e dizer que cada valor recebido por seu trabalho lhe
proporciona três momentos -- ou mais -- de grande emoção?


* * * * * * * * * *

sábado, 20 de junho de 2015

BOM TEMPO


O missionário escocês, Alexandre Duff, viajando para a Índia, entrou numa mesquita maometana e ficou admirado com uma  inscrição  que viu, dizendo o seguinte: "Jesus, sobre  quem seja a paz, disse: O mundo é  meramente uma  ponte;  deveis  passar por ela, e não construir sobre  ela  a vossa moradia."


Essa vida é uma ponte. Estamos caminhando, aqui não é o nosso descanso: "Levantai-vos e ide embora, porque não é  lugar aqui de descanso; ide-vos por causa da imundícia que destrói; sim, que destrói  dolorosamente... Porque todas as pessoas andam como em nome  do seu deus; mas, quanto a nós,  andaremos em o nome do Senhor, nosso Deus, para todo o sempre" (Mq 2.10; 4.5).
 
Prezado irmão e amigo, quando você estiver  enfrentando o mar revolto das adversidades, lembre-se,  sobre o mar está Jesus! Ele  há de tomá-lo pela mão e  fazê-lo caminhar seguro e firme  sobre o mar! 

Ele é Deus, o Senhor do  universo!

O mundo geme, como “também  nós gememos em nós mesmos” e não podemos negar a realidade, resta-nos ter a coragem de enfrentar  os fatos...  As pessoas estão carentes de orientação, de compreensão; e, sobretudo, carentes do amor divino. É preciso haver corações inflamados, aquecidos, para aquecer e ressuscitar os mortos na fé. Este é o  nosso  BOM TEMPO!  É tempo  de salvação.

Vamos revolucionar  a nossa Pátria, dizendo  em alto e bom som que só Jesus Cristo  salva. O tempo  está favorável, nesses dias  quando muitos perderam toda  a esperança,  Jesus Cristo, o Senhor da glória, nos revela a Sua majestade. Portanto, não  entregue  os pontos, não desista  da luta! 


Continue lutando sempre, perseverando na corrida cristã, perseguindo  os seus sonhos, na certeza de que seus esforços não serão em vão.  Pois que a nossa vitória já está assegurada em Cristo Jesus, nosso Senhor. Que este dia se constitua em um marco importante em sua  corrida vitoriosa. Comemore, alegre-se, glorifique a Deus por tudo, e apesar de tudo. Mas não se esqueça, a luta continua!


A corrida está só começando. Avante, pois, até à vitória final! E que Deus nos abençoe  a fim de que possamos utilizar as tribulações que nos sobrevêm como motivos para oração e exaltação ao nosso Salvador.  “A graça  de nosso Senhor Jesus Cristo seja, irmãos, com o vosso espírito. Amém” (Gl  6.18).  

 

Pr. Vanderlei Faria

BALÕES DE AMOR


"Ora, se vós, que sois maus, sabeis dar boas dádivas aos vossos filhos, quanto
mais vosso Pai, que está nos céus, dará boas coisas aos que lhe pedirem?"
(Mateus 7:11)


"Estava com minha esposa e minha filha de 1 ano e 8 meses numa loja de calçados
infantis num shopping de São Paulo. Nossa filha brincava na loja quando a
chamamos para ir embora, sem comprar nada. Ela veio, visivelmente contrariada,
com semblante fechado, característico da sua idade. Foi então que a gerente da
loja veio até ela e lhe ofereceu um balão, o qual ela aceitou, agradeceu e saiu
bem mais contente da loja. Meu coração se encheu de gratidão pela sensibilidade
e pelo carinho da lojista para com minha filha" (Alexandre Nascimento)


Aproveitando este dia de aniversário do Para Refletir, quero compartilhar com
todos o que me escreveu o irmão Alexandre, amigo e leitor de nossas mensagens
diárias. O que temos feito para mudar o mundo que nos rodeia? Como temos lidado
com aqueles que estão tristes, abatidos, desanimados e sem motivação para seguir
adiante? Se a "alegria do Senhor é nossa força", por que não compartilhá-la com
todos? De que nos serve o amor do Senhor se não o repartimos com os que não o
experimentaram? De que adianta a nossa fé, capaz de mover os montes, se não a
usarmos para derrubar os obstáculos que impedem a felicidade de nossos amigos?


O Senhor tem nos dado um número incontável de "balões" e isso tem transformado
nossas vidas. Está na hora de fazermos o mesmo com o mundo à nossa frente!
Conhecemos muitas pessoas que anseiam por receber um "balão" de amor -- pessoas
que o esperam para poder sorrir. Por que, então, estamos guardando os nossos
"balões"?


Ofereça um balão de amor e a sua felicidade será ainda maior.


* * * * * * * * * *

 

 

 

 

QUEM É MAIOR?


"Nisto não tens razão, eu te respondo; porque Deus é maior do que o homem"
(Jó 33:12).


Uma pequena menina, ao sair da igreja com sua mãe, disse: "Mamãe, eu fiquei
confusa com o sermão do pastor". A mãe, estranhando o comentário, perguntou à
filha: "Por que você ficou confusa, querida?" A menina, olhando para a mãe,
disse: "O pastor falou que Deus é maior do que nós. Isso é verdade?" "Sim, é
verdade", respondeu a mãe. "Ele também disse que Deus mora dentro de nós. É
verdade, também?" Mais uma vez a mãe respondeu: "Sim, é verdade". "Bem",
continuou a menina, "se Deus é maior do que nós e mora dentro de nós, Ele não
seria visto em nós?"


A menina tinha toda razão. Deus deveria ser visto em nós! Ele deveria ser
admirado em nós; iluminar o mundo através de nós; embelezar os lugares por onde
passamos por meio de nossas atitudes; deixar marcas de amor em cada ambiente
que pisamos. Ele é maior do que nós e, por isso, nós não deveríamos aparecer
mais do que Ele!


Deus vive em nós para que sementes de fé e esperança sejam plantadas no mundo.
Ele vive em nós para que nosso testemunho transforme vidas e lares. Ele vive em
nós para que nos importemos com os caídos à beira do caminho. Ele vive em nós
para que não tenhamos necessidade de correr atrás de bênçãos, mas, pelo
contrário, sejamos a bênção que muitos estão procurando.


Deus é maior do que nós e vive em nós, para que deixemos de lado toda arrogância
e vaidade; para que nos livremos do egoísmo e da indiferença; para que o nome de
Jesus seja exaltado sobre todos os nomes.


Você pode dizer como o apóstolo Paulo, "Cristo vive em mim"?


* * * * * * * * * *

sexta-feira, 19 de junho de 2015

OS APAIXONADOS SE TORNAM APAIXONANTES!


Willian Booth, fundador do Exército da Salvação disse: “A paixão de alguns homens é o ouro. A paixão de alguns homens  é a fama. A minha paixão são as almas” (Mandino, Og –  Universidade do Sucesso –  p.112).  Os apaixonados se tornam apaixonantes! 


Qual é a nossa motivação e expectativa quando  nos reunimos para cultuar a Deus?

Normalmente a alegria é fruto do reconhecimento de algo bom que  nos acontece, ou que recebemos. Se não valorizamos  as coisas boas que nos acontecem, não desfrutaremos da verdadeira alegria. Antes de saber e querer exigir a libertação dos sofrimentos, precisamos desenvolver a nossa fé, para que, independente do que nos aconteça, o Senhor  transforme  nossa tristeza, lágrimas e dores, em alegria; e  que, de alguma forma (que agora não conseguimos  nem imaginar), o Senhor  vai fazer com que tudo isso coopere, ou concorra, para o nosso bem (Jo 16.20; Rm 8.28-31).  


Quanto mais nos alegramos pelo que o Senhor tem feito em nós, e através de nós, sentimos mais vontade e disposição de proclamar ao mundo sobre a grandeza do poder de Deus e de Suas ternas consolações. Não nos contentamos apenas  com os feitos passados, com as vitórias alcançadas. A cada dia temos um novo desafio de vida pela frente. O atleta esportivo está sempre  precisando pensar na próxima partida, sem saber se será ou não o vencedor. Quando consegue vencer uma competição e ganhar o prêmio merecido logo em seguida tem que enfrentar outro desafio para manter-se no topo.
 
Ao contrário do atleta  esportivo, somos mais que vencedores em Cristo Jesus exatamente porque nós, além de já termos obtido a vitória sobre a morte, o  pecado e o inferno,  temos assegurada a  vitória contínua e definitiva. Temos a segurança da salvação eterna, a nossa perseverança está garantida por Cristo Jesus. Não seremos derrotados, jamais.
 
Estamos definitivamente  selados pelo Espírito Santo para o dia da redenção. Portanto, não podemos  duvidar jamais de que estamos salvos. O verdadeiro crente é aquele que foi salvo por Jesus Cristo e jamais entrará em condenação. Essa é deve ser a nossa principal motivação para viver e trabalhar na obra do Senhor, a alegria da salvação eterna.


_ “Quando o SENHOR restaurou a sorte de Sião, ficamos como quem sonha. Então, a nossa boca se encheu de riso, e a nossa língua, de júbilo...” (Sl 126.1-2a).

 

 

Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br