domingo, 1 de novembro de 2015

O SENHOR DÁ FORÇA AO SEU POVO


_ “O SENHOR dá força ao seu povo, o SENHOR abençoa com paz ao seu povo” (Sl 29.11).

 

No texto acima o salmista fala  do reino de Deus, ou da ação do poder de Deus na vida de Seu povo. Não nos ensina a auto-ajuda no sentido de ficarmos a repetir formulas mágicas de auto-ajuda. Ele nos faz confiar no Deus que nos mantém, o Deus que nos sustenta, nos fortalece e nos traz a verdadeira paz.

O salmista nos encoraja a fim de que tenhamos ânimo diante das circunstancias adversas, desalentadoras, para que possamos nos lembrar que não  estamos sozinhos, temos a  companhia constante daquele que nos fortalece. O salmista nos faz nos traz uma palavra de conforto, quando somos espezinhados, maltratados e humilhados. Quando somos alvo da agressividade gratuita dos fariseus, dos religiosos ímpios com fama de poderosos.

Essa palavra é para nós como um bálsamo em tempos de crises, quando nos sentimos abatidos, desanimados e feridos pelas agressões dos que se julgam poderosos e auto-suficientes. Quando nos sentimos arrasados e confusos diante das afrontas dos inimigos, o Senhor nos levanta o ânimo e nos consola com essas palavras. Bendito Senhor, que nos acolhe e nos enxuga as nossas lagrimas!

Não sou eu  que vou mudar o mundo, nem tampouco qualquer líder que se levante sobre a terra. Essa atitude é própria dos falsos profetas, das seitas patéticas e esdrúxulas que aparecem de vez em quando.

Os filhos de Deus sabem e creem que esse mundo jaz no maligno e que só Deus vai mudar o mundo, no tempo próprio. E isso, exatamente, quando destruir as forças do mal definitivamente da face da terra. Aí então todos os arrogantes e prepotentes serão desprezados pelo Senhor:  “O SENHOR é excelso, contudo, atenta para os humildes; os soberbos, ele os conhece de longe” (Sl 138.6).

 

Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

 

Nenhum comentário: