sexta-feira, 9 de setembro de 2011

DEPRESSÃO POSITIVA

Há pessoas que nascem, crescem e vivem dentro de uma concha. Cercadas de todo carinho, atenção; porém, limitadas espiritualmente. Seu zelo para com a tradição religiosa não lhes permite achegar-se ao Salvador de forma pessoal, íntima, profunda. Para estes a Bíblia diz: “Eu dou novas forças aos desanimados, dou coragem e vontade de viver aos que estão tristes e abatidos por causa de seus pecados... Eu vou guiar o meu povo, vou consolar os que choram de tristeza pelos seus pecados... Mas os que insistirem em me rejeitar serão como o mar bravo que nunca se acalma, lançando à praia lama e sujeira. Para essas pessoas nunca haverá paz, diz o meu Deus”.[1]

É fácil abandonar a quem não se ama. Só a verdadeira fé é perseverante, sobrepõe-se às intempéries e aos vendavais da vida. A diferença se evidencia quando se questiona: “Quem é Jesus para mim?” Quando, porém, ousamos crer na Sua Palavra, então podemos dizer como o apóstolo Paulo: “Mas em todas estas coisas somos mais do que vencedores, por aquele que nos amou”.[2] Quando ouvimos a voz do Senhor, podemos transformar esse sentimento de medo e ostracismo numa depressão positiva.

Sem Deus, tudo é desperdício e perda de tempo. É correr atrás do vento. Foi o que aconteceu com o apóstolo Pedro quando se afastou do Senhor, negando-O vergonhosamente, sentiu-se esmagado pelo sentimento de vazio, solidão e inutilidade. Então foi achado pelo amor de Jesus, alcançado pela Sua graça infinita. Deus mesmo transformando uma experiência negativa, frustradora, em algo positivo. De outra feita, Pedro disse: “Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus” (Jo 6.68-69). Como que a dizer: “Senhor, nós não temos outra alternativa. Tu és a nossa única e confiável opção! Tu és o nosso TUDO. Nós temos a ti somente como nossa única e exclusiva alternativa!”
Se, ao longo da caminhada, somos levados a beijar a lona, cair vergonhosamente; lembremo-nos, que ainda podemos nos tornar mais que vencedores, começando a experimentar a verdadeira vida cristã: “Esforçai-vos, e fortaleça o vosso coração, vós todos os que esperais no Senhor... Espera tu pelo Senhor; anima-te, e fortalece o teu coração; espera, pois, pelo Senhor”.[3]

Assim, ainda que tropeçando, precisamos continuar nos empenhando em busca do alvo maior: a santificação em Cristo. Foi sobre isto que o apóstolo Paulo escreveu: “Não que já a tenha alcançado, ou que seja perfeito; mas vou prosseguindo, para ver se poderei alcançar aquilo para o que fui também alcançado por Cristo Jesus. Irmãos, quanto a mim, não julgo que o haja alcançado; mas uma coisa faço, e é que, esquecendo-me das coisas que atrás ficam, e avançando para as que estão adiante, prossigo para o alvo pelo prêmio da vocação celestial de Deus em Cristo Jesus” (Fl 3.12-14).


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Is 57.15-21 – Bíblia Viva
[2] Rm 8.37
[3] Sl 31.24; 27.14

Nenhum comentário: