sábado, 24 de setembro de 2011

O SUPRIMENTO PARA VIVER E LUTAR

_ “Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós” (Fl 3:17)

Além dos motivos apresentados pelo apóstolo para louvar a Deus, podemos ainda acrescentar o fato de ter ele escrito a carta Aos Filipenses. Visto ter ela abençoado aqueles irmãos, confortando e despertando-lhes a fé; como, também, pelo fato de que ela chegou até nós; e, através dos séculos, continua abençoando a muitos ainda. Assim, o exemplo de Paulo, como dos demais apóstolos, continuam nos abençoando ainda hoje. Sabemos que nenhuma vitória expressiva, marcante, acontece por acaso. Seja no esporte, no trabalho, ou nos estudos. Há sempre, por traz de uma grande vitória, um caminho duro e estafante percorrido: observação das leis estabelecidas, dedicação absoluta, muito suor e lágrimas.

No texto acima, Paulo procura nos estimular a seguirmos os seus passos. Começou dizendo de sua alegria pelo fato de compreender que seus sofrimentos estavam proporcionando um avanço acentuado do evangelho. E ele deixa claro que não via maior motivação para viver e até para morrer do que estar sendo útil nas mãos de Deus para alcançar algumas pessoas com a bênção maior da salvação eterna (Fl 1.21). Embora a prisão externa, física, impedisse sua locomoção, privando-o da liberdade para visitar os seus amados irmãos; sentia-se maravilhado com a liberdade do Espírito, a qual proporcionava-lhe alegria redobrada. Assim, pois, apoiando-se em seu próprio exemplo, ele apresenta seu desafio: “Irmãos, sede imitadores meus e observai os que andam segundo o modelo que tendes em nós... O que também aprendestes, e recebestes, e ouvistes, e vistes em mim, isso praticai; e o Deus da paz será convosco” (Fl 3.17; 4.9).

Quais seriam as coisas a que Paulo se referia que poderiam ser suportadas e superadas? O que ele estava dizendo é que poderia permanecer firme, apesar de todas as tribulações e necessidades vivenciadas. É a manifestação da graça de Cristo que nos consola e nos dá o suprimento para viver e lutar, na certeza de que Ele é fiel e suficiente para nos sustentar nesse mundo tenebroso.

Você pode ficar a vida toda correndo atrás de bênçãos paliativas. E, ainda assim, não sentirá que é o bastante para suprir os anseios de sua alma. Mas quando permitir que a graça divina o alcance, então sentir-se-á seguro, na certeza de que a graça de Cristo lhe basta. Por isso Paulo vai dizer: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Fl 4.19). Isto é a graça de Cristo Jesus. Louvado seja o Senhor!

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: