quinta-feira, 20 de outubro de 2011

DEUS QUE VÊ

_ “Então, ela invocou o nome do SENHOR, que lhe falava: Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê? Por isso, aquele poço se chama Beer-Laai-Roi; está entre Cades e Berede” (Gn 16.13-14).


Quando Agar se encontrava desolada e completamente perdida no deserto, Deus foi ao seu encontro restaurando-lhe a vida. É Deus quem nos alcança no deserto da vida, mostrando-nos a fonte da vida eterna, Jesus Cristo, o nosso Senhor. Agar glorificou ao Senhor, quando Ele interveio no deserto em que se encontrava, dizendo: “Tu és Deus que vê; pois disse ela: Não olhei eu neste lugar para aquele que me vê?” (Gn 16.13). Ele é o Deus que vê e que ouve a nossa aflição e nos socorre no momento oportuno. O próprio nome Ismael significa Deus ouve. Cerca de quinze anos depois, ocorreu outro episódio que retrata a intervenção divina, extraordinária e sobrenaturalmente.

Quando não havia mais qualquer esperança, senão a morte para ambos, Deus interveio, mudando toda a história; e não apenas daquela pequena família, mas do resto da humanidade: “Deus, porém, ouviu a voz do menino; e o Anjo de Deus chamou do céu a Agar e lhe disse: Que tens, Agar? Não temas, porque Deus ouviu a voz do menino, daí onde está. Ergue-te, levanta o rapaz, segura-o pela mão, porque eu farei dele um grande povo” (21.17-18).

Deus “viu” a situação de Agar e “ouviu a voz do menino” no deserto. Um menino abandonado no deserto da vida, Ismael, a primeira criança abandonada registrado na história. E mais, Deus abriu os olhos de Agar, sua mãe, para ver a fonte de águas cristalinas no deserto. É interessante que a fonte estava perto de Agar, mas ela só conseguiu vê-la quando Deus abriu-lhe os olhos. Como Maria Madalena que, ao olhar para Jesus ressurreto, viu-O como se fora um simples jardineiro, Agar olhava para a fonte, mas via apenas o deserto. Foi preciso que Deus lhe abrisse os olhos para que ela pudesse ver a fonte e dessedentar-se. É Deus quem nos abre os olhos e o coração para ver e receber o Senhor Jesus Cristo, a fonte da água viva. Esse é o nosso Deus, o Pai das misericórdias! Por isto, o salmista nos ensina a glorificá-Lo dessa forma: “Bendito seja o Senhor que, dia a dia, leva o nosso fardo! Deus é a nossa salvação. O nosso Deus é o Deus libertador; com Deus, o SENHOR, está o escaparmos da morte” (Sl 68.19-20).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: