quarta-feira, 11 de abril de 2012

CRISTO NA VIDA

“Porque para mim o viver é Cristo...” (Fl 1.21a).

Paulo inicia essa carta desejando aos filipenses que eles tivessem Graça e Paz com Deus (1.2). Porque ele adquirira confiança no plano redentor de Deus, através de Cristo Jesus. Depois agradece a Deus pela sua convicção de que Deus havia começado a boa obra no coração daqueles irmãos: “Dou graças ao meu Deus todas as vezes que me lembro de vós... Tendo por certo isto mesmo, que aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus” (1.3,6).
Primeiramente, Paulo apresenta três grandes bases para sua segurança em poder dizer que o seu viver é Cristo:

1a) – As orações de seus amigos
_ “Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação” (Fl 1.19).
_ “Irmãos, orai por nós” (1 Ts 5:25).

2a) – O sustento do Espírito Santo
_ “Porque estou certo de que isto mesmo, pela vossa súplica e pela provisão do Espírito de Jesus Cristo, me redundará em libertação” (Fl 1.19).
A única coisa que une os cristãos é o Espírito Santo – 1 Co 12.13 – Fomos batizados no Espírito Santo. Temos a obrigação de manter essa unidade, aceitação e apoio mútuos.

3a) – Sua esperança em Cristo
_ “segundo a minha ardente expectativa e esperança de que em nada serei envergonhado; antes, com toda a ousadia, como sempre, também agora, será Cristo engrandecido no meu corpo, quer pela vida, quer pela morte. Porquanto, para mim, o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fl 1.20-21).

Para Paulo, Cristo é o COMEÇO de sua vida, Cristo é a CONTINUAÇÃO DA VIDA, Cristo era a INSPIRAÇÃO da vida – O poder dinâmico de sua existência. Era a recompensa da vida. Cristo é O FIM da vida. Enfim, Cristo era a vida mesma: “Ora, de um e outro lado, estou constrangido, tendo o desejo de partir e estar com Cristo, o que é incomparavelmente melhor” (Fl 1.23).

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: