domingo, 8 de abril de 2012

O SENTIDO DA VIDA

"A falta de sentido da vida é a doença mais perigosa do mundo".
A iminência da morte deve nos encorajar a valorizar a vida; encontrando razão para viver, descobrindo o verdadeiro sentido da vida.
Em Primeira Coríntios 15.28, ele escreveu: “...para que Deus seja tudo em todos”. Em Colossenses 3.11, ele completa: “... Cristo é tudo em todos”. Na carta Aos Filipenses ele demonstra sua segurança e alegria de viver em Cristo como a expressão de sua motivação pra viver: O verdadeiro sentido da vida – Cristo. Que esta seja a motivação e razão para vivermos. “Porque nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o Senhor vivemos; se morremos, para o Senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor” (Rm 14.8).

Se não conseguimos compreender a morte, não podemos compreender a vida. Qualquer filosofia ou religião que não nos ensine e nos prepare para enfrentar a morte não vale para a vida. Por isso Paulo afirmou: “Para mim o viver é Cristo, e o morrer é lucro” (Fl 1.21).
Ou seja, “a razão da minha vida é Cristo. Tanto faz viver alguns anos mais aqui nesta Terra, ou morrer e viver eternamente com Cristo no céu, o que seria melhor ainda. Se o morrer é estar plenamente com Cristo, então é ainda melhor que continuar vivendo aqui. De qualquer forma, estar em Cristo faz toda a diferença, todo o sentido para mim”.

Paulo, apóstolo, encontrava-se preso em Roma, acorrentado entre soldados romanos de plantão; recebendo afrontas e zombaria da parte de religiosos que também pregavam o evangelho de Cristo, mas que advogavam a “teologia da prosperidade”. Os quais julgavam-no fracassado pelo fato de estar encarcerado por pregar o evangelho de Cristo. Eles diziam que um pregador vitorioso não podia “aceitar” o sofrimento, a perseguição, enfermidades e a morte em consequencia a essas coisas. Deveria demonstrar o poder de Deus, determinando que todo o mal fosse derrotado e repelido em nome de Jesus. Algo como se diz hoje em dia. Contudo, Paulo exalava a verdadeira alegria cristã; a qual é mencionada cerca de 16 vezes na carta aos filipenses. Sua postura é serena e tranquila. Mais que isto, é de pleno gozo e regozijo. Sua vida era plena de contentamento por sentir-se no centro da vontade de Deus, em Cristo Jesus. Ele encontrou o verdadeiro sentido da vida, razão para viver e morrer.
Mais à frente Paulo diz: “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.13).
Quais seriam as coisas a que Paulo se referia que poderiam ser suportadas e superadas? Veja o contexto: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.11-13). Logo, o que ele estava dizendo é que poderia permanecer firme, apesar de todas as tribulações e necessidades vivenciadas. Manifestando, assim, a graça de Cristo que nos consola e nos dá o suprimento para viver e lutar, na certeza de que Ele é fiel e suficiente para nos sustentar nesse mundo tenebroso.

Paulo não diz que isto é fácil... A vida cristã para Paulo era um combate contra inimigos espirituais, mediante assistência divina. Quando o mundo procura nos amedrontar, temos a garantia do conforto de Cristo. Apesar disso, Paulo não havia perdido a esperança da consolação e livramento do Senhor. E, assim, procura estimular aos crentes de Filipos, no sentido de que não se desanimassem da caminhada cristã. Que eles prosseguissem combatendo contra as heresias e afrontas dos inimigos, certos de que o próprio Senhor estaria com eles, dando-lhes o suprimento necessário: “Meu Deus suprirá todas as vossas necessidades segundo as suas riquezas na glória em Cristo Jesus” (Fl 4.19).
Isto é a graça de Cristo Jesus. Louvado seja o Senhor!

O evangelista Dwight L. Moody proclamou certa vez, em um sermão: "Um dia você lerá em algum lugar que D. L. Moody, de Northfield, está morto. Não acredite em nada do que estiver escrito. Naquele momento eu estarei mais vivo do que agora. Eu irei para um lugar mais alto, trocarei esta velha casa de barro por uma casa imortal; um corpo que a morte não pode tocar, um corpo que o pecado não pode manchar, um corpo transformado, um corpo glorioso. Quem nasce da carne pode morrer, quem nasce do Espírito viverá para sempre."

Jesus venceu a morte para nos dar a vitória também. Ele sofreu para que nós, que estávamos desgarrados, pudéssemos alcançar a salvação de nossas almas. Que Ele, portanto, nos abençoe e nos dê o verdadeiro sentido da vida, a vida nEle, Cristo.


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: