terça-feira, 11 de agosto de 2015

HERANÇA NOS SANTOS


“qual a riqueza da glória da sua herança nos...” (Ef 1.18b).
 
Precisamos ter plena certeza de que Deus nos tem preparado e comissionado para abençoar o Seu povo com a Palavra viva. Ou seja,  a convicção de que precisamos aproveitar cada oportunidade para edificar o povo com a revelação bíblica.
 
Precisamos compartilhar o entendimento que Deus nos tem  concedido sobre Sua santa Palavra. Pessoalmente sinto que a alegria e conforto que tenho recebido pela compreensão e prática da Palavra não podem ser retidos em meu coração. Principalmente pela constatação da aridez e superficialidade bíblica de nossos púlpitos e literaturas doutrinárias atuais.
 
Creio que  minha  missão primordial é levar a sério, com muita humildade, o estudo da Palavra de Deus, e compartilhar do meu entendimento com muitos no tempo e lugares que Deus mesmo há de determinar.
 
Como na bênção anterior, aqui também Paulo está orando para que Deus nos “ilumine  os olhos do entendimento” para que possamos  conhecer, perceber, ainda que  de  forma superficial,  as “riquezas da glória da sua herança nos santos”. E isto, naturalmente, está diretamente relacionado com o início da oração do apóstolo “para que  tenham espírito de sabedoria e revelação”.
 
Sem essa  de Deus, não podemos obter nenhum entendimento espiritual. Antes, nos vs. 13 e 14, do mesmo capítulo, Paulo já  havia mencionado a nossa herança. Herança essa que já nos foi  assegurada pelo sangue de Cristo. Já somos  herdeiros, porém, precisamos  do espírito de sabedoria e revelação para termos nosso entendimento a respeito dessas coisas. 
 
Paulo não ora apenas para que tenhamos  a convicção de que, em Cristo e pelo seu sangue, nos tornemos  herdeiros. Esta confiança e certeza dizem respeito à nossa salvação. Agora  Paulo ora para que  nosso entendimento  seja aprimorado, desenvolvido, no sentido em que tenhamos, ainda que palidamente, mas que tenhamos um conhecimento mais apurado, mais sensível, mais amplo das riquezas preciosas que o Senhor já nos reservou. É algo semelhante  ao que o escritor de Hebreus nos diz a respeito de Cristo (Hb 12.2, 3).
 
E o próprio Paulo enfatiza, escrevendo aos colossenses:
 
“Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.  Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra;  porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória” (Co 3.1-4).
  

Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

Nenhum comentário: