segunda-feira, 5 de outubro de 2015

O MELHOR AMIGO


É interessante observarmos que ao escrever Fl 2:19-30, como quase todas as demais cartas, Paulo achava-se preso. E tanto nesta  carta como em  2Timóteo, ele menciona  o fato de que quase todos  os seus discípulos haviam  lhe abandonado;  exceto alguns valorosos  servos de Deus, tais como Timóteo, Epafrodito e Onesíforo. Esses homens não  haviam se contentado em  visitar apenas  uma vez ao amigo preso; mas eles eram incansáveis, perseverantes no cuidado para minimizar os sofrimentos e  necessidades de Paulo. Se já era perigoso visitar um prisioneiro, imagine o quanto era arriscado continuar prestando serviço a um condenado?
 
Esses homens arriscaram perder  a vida por amor a Cristo, através do serviço prestado ao apóstolo Paulo. Acrescento ainda um ilustre desconhecido, citado no Antigo Testamento, o qual  muito  me impressiona por sua  postura de estrema  amizade e consideração para com seu amigo, o rei Davi. Trata-se de Barzilai, um amigo de verdade.
 
Louvo a Deus pela vida  de cada amigo que caminha ao meu lado na jornada  terrena; os quais me estimulam e me encorajam a continuar vivendo e lutando, enfrentando os obstáculos da vida com determinação e louvor a Deus. São vidas preciosas que nos ajudam a valorizar o que  temos recebido das  dadivosas mãos divinas, saúde, família, amigos, companheiros, e, sobretudo,  o melhor amigo, Jesus Cristo, Salvador e Senhor absoluto de nossas vidas; o qual sofreu, morreu e ressuscitou para nos dar vida, e vida em abundância. Isto é, vida significativa, frutífera, abençoadora.
 
 Que o nosso Pai, Deus de toda consolação, o Pai das misericórdias, abençoe rica e abundantemente a todos quantos estão passando por lutas de desemprego, enfermidade, perdas significativas, morte na família e demais problemas. Rendo aqui meu tributo de gratidão a Deus por todos os queridos amigos e irmãos que estiveram ao meu lado durante todo o tempo de meu ministério pastoral, “homens dos quais o mundo não era digno” (Hb 11.38).
 
Como Paulo, peço ao Senhor abençoar-lhes abundantemente. Que o Senhor lhes conceda misericórdia, a fim de receberem ainda nesta vida, se possível,  os frutos do amor e  dedicação que  plantaram  ao longo de suas  vidas. 
 
A minha oração a Deus em favor de todos os amigos e amigas  é para que o Senhor  conceda-lhes Suas ternas consolações. Assim, também, saúdo à casa do amado irmão que, de alguma forma, ainda que  humilde  e anonimamente, tem realizado a obra do Senhor de maneira a se identificar com tais homens! E que as nossas igrejas  possam aceitar a orientação do apóstolo Paulo: “Recebei-o, pois, no Senhor, com toda  a alegria, e honrai sempre a  homens como esse” (Fl.2.29). Que o Senhor nos abençoe  a fim  de  que  nossas atitudes possam influenciar e abençoar a muitos também.  A Ele, pois,  toda honra e toda glória.
 

Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

 

 

 



[1] Fl 2.20-21; 2 Tm 1.15; 2.17-18; 4.10-16

Nenhum comentário: