sábado, 23 de fevereiro de 2008

Fala e não te cales

_ "Teve Paulo durante a noite uma visão em que o Senhor lhe disse: Não temas, pelo contrário, fala e não te cales; porquanto eu estou contigo, e ninguém ousará fazer-te mal, pois tenho muito povo nesta cidade" (At 18.9-10).

Uma vez entendendo que de fato foi Deus quem falou, preciso saber o que Ele falou; para então procurar atentar e obedecer ao que me foi comunicado.
O problema é que, ou não cremos que Deus ainda fala hoje ou não queremos aprimorar nossa percepção no sentido de captar a voz divina. Até oramos pedindo a direção de Deus no que estamos pretendendo fazer, mas não nos preocupamos, via de regra, em observar atentamente como Deus vai nos responder a qualquer momento, e por quaisquer meios ou pessoas, algumas dos quais jamais imagináveis.

Deixamos a coisa muito vaga, como se Deus não pudesse nos falar pessoalmente, como se isso fosse um privilégio restrito unicamente aos irmãos do tempo da formação da Bíblia. Aí perdemos a capacidade sensitiva espiritual para ouvir e perceber de fato a voz de Deus. Não nos exercitamos nesse sentido; então se atrofia a nossa sensibilidade espiritual. Deus continua o mesmo, Se comunicando com Seu povo, mas Seu povo perdeu a sensibilidade espiritual, ou nunca procurou desenvolvê-la, devido aos preconceitos e barreiras doutrinárias e teológicas humanas. Vale a pena dar um basta em nossa ortodoxia restritiva e atrofiante, para aguçar nossa percepção no sentido de observar livremente, sem quaisquer pressupostos que nos forram impostos, aquilo que Deus, o Espírito Santo, em Sua soberania queira nos dizer, da forma que Ele desejar fazê-lo, e no momento que Ele mesmo determinar nos revelar a Sua vontade.

Nenhum comentário: