sábado, 7 de janeiro de 2012

A PORTA DA ESPERANÇA

_ “Tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.13).

Quais seriam as coisas a que Paulo se referia que poderiam ser suportadas e superadas? Veja o contexto: “Digo isto, não por causa da pobreza, porque aprendi a viver contente em toda e qualquer situação. Tanto sei estar humilhado como também ser honrado; de tudo e em todas as circunstâncias, já tenho experiência, tanto de fartura como de fome; assim de abundância como de escassez; tudo posso naquele que me fortalece” (Fl 4.11-13). Logo, o que ele estava dizendo é que poderia permanecer firme, apesar de todas as tribulações e necessidades vivenciadas. Manifestando, assim, a graça de Cristo que nos consola e nos dá o suprimento para viver e lutar, na certeza de que Ele é fiel e suficiente para nos sustentar nesse mundo tenebroso. Você pode ficar a vida toda correndo atrás de bênçãos paliativas. E, ainda assim, não sentirá que é o bastante para suprir os anseios de sua alma. Mas quando permitir que a graça divina o alcance, então sentir-se-á seguro, na certeza de que a graça de Cristo lhe basta. Por isso Paulo vai dizer: “E o meu Deus, segundo a sua riqueza em glória, há de suprir, em Cristo Jesus, cada uma de vossas necessidades” (Fl 4.19). Isto é a graça de Cristo Jesus. Louvado seja o Senhor!

Deus quer desenvolver a nossa comunhão com Ele. No texto (Atos 16:19-34) fica evidente esse propósito de Deus para Seus discípulos. E eles aproveitaram o tempo da tribulação para orar e glorificar a Deus. No final da história podemos observar que tudo redundou no benefício de uma família, na glória de Deus e para o nosso bem, já que o texto faz parte dos oráculos de Deus para nos edificar e nos abençoar. Assim é que Deus trabalha conosco. Eles poderiam até mesmo terem agido como tantos hoje, não aceitando o mal que lhes acontecia, atribuindo tudo ao diabo. Assim, poderiam ficar livres da prisão e dos açoites. Porém, não teriam cumprido o propósito de Deus, nem O glorificariam com suas vidas. Poderiam ganhar fama de vitoriosos sobre as forças do mal, mas não agiriam para o bem daqueles que foram salvos.

Poderiam se orgulhar e se auto-promoverem diante dos homens, mas não teriam agradado a Deus e nem obedecido à Sua vontade. Poderiam se alegrar e agradarem a si mesmos, mas não teriam agradado ao Senhor a quem serviam. Enfim, pense você mesmo, foi para isso que Deus nos chamou? Portanto, em tudo precisamos nos lembrar do que a Bíblia diz ainda sobre o sofrimento. Ou seja, que eles são por breve tempo (Sl 30.5; Rm 8.18; 2 Co 4.16; Hb 12.10; 1 Pe 1.6-7; 5.10; Ap 2.10, etc). Certa ocasião ouvi um locutor esportivo, no auge da transmissão de uma corrida emocionante e cheia de acidentes, dizer o seguinte: “Um piloto de F.1 sempre sai ganhando, mesmo quando perde a vida.” É claro que ele estava blefando; estava tentando valorizar o esporte perigoso. Ninguém ganha quando perde a vida, a menos que seja por amor a Jesus Cristo. Foi Ele quem disse: “Aquele que perder a sua vida por amor de mim, achá-la-á” (Mt 10.39). Aquele que tem o Senhor Jesus como seu Supremo Pastor, sempre sai ganhando, mesmo quando perde a vida material, física. Ainda que gemendo e chorando, num deserto abrasador. Sabendo, pois, que não adianta questionarmos a Deus, e, sim, imitarmos os atos dos apóstolos; sabendo que as nossas lamentações podem nos levar a uma situação perigosa.

Ao meditarmos nessa experiência dos servos do passado, somos consolados e, também, poderosamente desafiados a continuarmos firmes em nossa caminhada. Ainda que seja através de dores e lágrimas. Consideremos, pois, com toda a seriedade, as atitudes nas quais estamos revelando a nossa fé: Como estamos reagindo diante das adversidades da vida? Será que Deus está sendo glorificado através de nossos atos? Quando vem os sofrimentos, somos esmagados por culpas e dúvidas, ou aproveitamos as oportunidades para glorificar ao Senhor? Quem sabe você esteja atravessando um momento desesperador em sua jornada terrena. A depressão começa a deixá-lo transtornado. Você está sentindo-se na janela da grande decisão: vida ou morte? Então, em nome de Jesus, eu apelo ao seu coração, não se precipite para a morte, sem Deus, sem salvação. Faça como o carcereiro de Filipos, volte-se agora mesmo para o Senhor da vida, Jesus Cristo. Ele é a nossa porta da esperança, a nossa única esperança, vida magistral.

Pr. Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: