quarta-feira, 4 de dezembro de 2013

CRISES SÃO OPORTUNIDADES


Lá no Êxodo, o povo de  Israel foi desafiado de uma forma dramática, porém, pedagógica.  Através de Moisés,  Deus lhes dera uma ordem específica, sem a qual os demais desafios não fariam sentido:  "Disse o Senhor a Moisés: Fala aos filhos  de Israel que  se voltem e se  acampem diante de Pi-Hairote, entre Migdol e o mar, diante de Baal-Zefom; em frente dele  assentareis o acampamento junto ao mar"  (Êx 14.1-2).
A ordem de Deus era para que eles atraíssem os inimigos, assentados junto ao mar. E  Deus mesmo estaria  permitindo a aproximação  dos carros  de Faraó, enquanto o povo de Deus haveria de confiar na saída divina.
A presença do Senhor nunca é tão agradável como em momentos de crises.  O povo de Israel já havia passado por muitas lutas em sua caminha rumo à Terra Prometida. E agora, na volta  do exílio, novamente o povo de Deus estava diante de uma das maiores crises  de sua  peregrinação. Outras viriam ainda, porém  Deus  estava  sempre  ensinando-lhes, como  também  a nós,  que crises são oportunidades  desafiantes  para  experimentarmos  a graça  divina.
 
Temos aqui algumas lições que podemos tirar dessas experiências vivenciadas pelo povo de Deus do passado. Estímulo à unidade,  era a lição da convivência, da interação de propósitos   todos por um, e um por todos. Não havia possibilidade para individualismo. Isto implica em mutualidade, cooperação visando o mesmo fim. Ninguém  podia rejeitar a  cooperação alheia. Como, também, não havia como  deixar de estar perto, sentir junto, chorar junto, e até reclamar e protestar juntos...
 
Pr. Vanderlei Faria
 

Nenhum comentário: