sábado, 7 de dezembro de 2013

UMA SINCERA RENOVAÇÃO ESPIRITUAL


Há poucos dias  estava assistindo uma reportagem na TV, quando  algumas pessoas que haviam chegado do Líbano davam  seus depoimentos sobre a guerra entre seu país e  Israel.  Embora demonstrassem  gratidão ao governo brasileiro por tê-los  tirado daquela situação caótica, eles estavam profundamente tristes pelo que haviam  deixado  para trás, tanto pelas pessoas amigas que ali ficaram como pelos  seus bens  materiais que jamais poderão reaver.
 
Fiquei pensando nas pessoas que haviam trabalhado  anos a fio para construírem seu patrimônio pessoal, suas propriedades. Comprar tudo aquilo que imaginavam que poderia lhes proporcionar  conforto, segurança, entretenimento, alegria; enfim, a felicidade plena... Agora todo aquele sacrifício  de uma vida toda de muito trabalho e dedicação, de noites mal dormidas, de economia, de apertos e abnegação, tudo se transformara, da noite para o dia, em algo  inútil e ineficiente para lhes dar a paz e tranquilidade tão acalentadas.

Certamente aqueles que  tinham o coração  mais apegados às coisas materiais estavam mais destroçados emocionalmente. O povo de Israel, também, ao regressar do cativeiro babilônico não tinha  esperança de  readquirir seus bens, pois haviam sido saqueados completamente  quando foram enviados para o exílio. Nada lhes restava senão a terra em que nasceram e Deus.
 
Por isto até hoje eles valorizam tanto a terra natal. Era-lhes  o único bem que lhes restava.  Deus estava com eles, e isto lhes bastava.  Eles estavam unidos na gratidão, na alegria, na obra missionária (ainda que sem saber); na busca de uma  sincera renovação espiritual, e também unidos na busca da consolação do Senhor para superarem as perdas, os  traumas e sequelas  devido ao longo tempo de sofrimentos no exílio babilônico.

 

Pr. Vanderlei Faria

Nenhum comentário: