domingo, 1 de dezembro de 2013

O PERFIL DO PASTOR


“Dar-vos-ei pastores segundo o meu coração, que vos apascente com conhecimento e com  inteligência” (Jr 3.15).

 

Deus não promete dar-nos pastores segundo o nosso coração, ou conforme o perfil que determina a vontade do nosso coração; mas, sim, segundo o Seu coração. Esta é a promessa.  Ao longo das páginas sagradas Deus nos revela o perfil do pastor segundo o Seu coração. 

 

O perfil do homem de Deus conforme o próprio padrão de Deus. Não o perfil  predeterminado, ou preconcebido pela vontade humana, por uma igreja ou comunidade local.

 

O perfil estabelecido por Deus diz respeito ao caráter do pastor e não à sua condição social, idade, cor, ou qualquer outra característica humana. O contrário do que temos observado em nossos dias.

 

Não há coerência entre o perfil estabelecido pelas “comissões de sucessão pastoral” com  a oração pela manifestação da vontade soberana de Deus na definição da igreja quanto ao pastor a ser escolhido. 

 

Se a igreja traça o perfil daquele que deseja como seu pastor, por que ou para que orar a Deus a fim de que Ele cumpra Sua promessa de mandar-nos pastores segundo o Seu coração, se o que vai prevalecer é o pastor segundo o coração do “perfil” estabelecido?

 

Até onde vai a nossa inocência, para não dizer ignorância, quanto à oração? E se a vontade de Deus quanto ao obreiro para determinada igreja não  se encaixa com o perfil  que a própria igreja estabeleceu? O que vai prevalecer: o “perfil” ou a vontade de Deus?

 

Como conciliar o pastor segundo o coração de Deus com o pastor segundo o perfil da igreja? Das duas uma: ou oramos e confiamos que Deus é quem tem o direito  de determinar qual o pastor segundo o Seu coração para aquela igreja, e assim descansamos nEle; ou traçamos  o “perfil” que representa a nossa vontade, e arcamos com as consequências. 

 

Se queremos, realmente, um pastor segundo o coração de Deus, deixemos que Ele mesmo determine  qual o “pastor segundo o Seu coração para cada rebanho; oremos e entreguemos  a Ele o controle das nossas decisões. Então, e só então, Ele nos dará pastores segundo o Seu coração, e não segundo o nosso “perfil”.

 

Ou nós oramos para que Deus cumpra  a Sua promessa para com o rebanho dEle em determinado lugar, ou nós, para sermos coerentes e honestos, deixamos de orar; renegamos qualquer tipo de busca da vontade soberana de Deus, e confiamos em nossa capacidade de discernimento do que é melhor para nós através de um “perfil” previamente  estabelecido.

 

Em fim, queremos pastores segundo o coração de Deus, ou segundo o nosso “perfil”? 

 

Vanderlei Faria

 


 

Visite o blog:

mananciaisdevida.blogspot.com

Nenhum comentário: