segunda-feira, 3 de fevereiro de 2014

HÁ UM SÓ CORPO E UM ESPÍRITO


Escrevendo aos efésios, Paulo exorta-os  exatamente para que  exerçam  a fé cristã, o evangelho de Cristo, “esforçando-vos diligentemente por preservar a unidade do Espírito no vínculo da paz” (Ef 4.3).
 
E o apóstolo continua dizendo-lhes que, ao contrário daqueles que se ufanam em pensar e proclamar que  “a minha igreja é melhor”, há uma só igreja de Cristo: “há um só corpo”. Para quem pensa que tem o monopólio do Espírito, diz Paulo: “há um só corpo e  um Espírito, como também fostes chamados numa só esperança da vossa vocação” (Ef 4.4). E ele conclui essa ênfase  à  unidade cristã dizendo que há “um só Deus e Pai de todos (todos os  que O receberam, conforme diz João 1.12), o qual é sobre todos, age por meio de todos e está em todos” (Ef 4.6). 

Se o Espírito de Deus nos chamou e nos convocou para  pregarmos a esperança  que há em Cristo, então fazemos parte de uma  comunidade universal  de irmãos, unidos pelo sangue de Cristo. Portanto, genuinamente irmãos de sangue. Não importa a placa  de nossa igreja, se estamos de fato em Cristo,  fazemos parte de uma grande família; cheia de falhas, porém vitoriosos em Cristo, pelo Seu precioso sangue.
 
Temos “um só Senhor, uma só fé (nEle; qualquer outro tipo de fé, baseada em  outra pessoa ou objeto, foge à essa unidade e se constitui em idolatria), um só batismo (do Espírito Santo; quer você creia que foi batizado quando se converteu a Cristo,  que foi ou que será posteriormente, o Espírito é o mesmo). 
 
Em Cristo convergem todas as coisas:  “Ele é a cabeça do corpo, da Igreja. Ele é o princípio, o primogênito de entre os mortos, para em todas as coisas ter a primazia, porque aprouve a Deus que, nele, residisse toda a plenitude e que, havendo feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele,  reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, quer sobre a terra, quer nos céus” (Cl 1.18-20).

 

Pr. Vanderlei Faria

Nenhum comentário: