sexta-feira, 21 de fevereiro de 2014

O PERIGO QUE ENFRENTAMOS


O perigo que enfrentamos:e que em nada estais intimidados pelos adversários. Pois o que é para eles prova evidente de perdição é, para vós outros, de salvação, e isto da parte de Deus”  (v.28).
 
Paulo, procura encorajar-nos  para não temermos  coisa alguma – CRISTO É MAIS FORTE. Sofrer por Cristo sem desanimar é sinal de que se está no caminho para o céu.  Paulo diz que sofrer por Cristo se constitui  em um privilégio – v.29. Deus não nos dá apenas a graça da salvação, mas também a graça de sofrer por Ele. E apresenta duas garantias: A promessa do céu e adversários para a batalha. 

Os cristãos de Filipos  estavam sendo perseguidos. Paulo procura despertar-lhes  para o que eles representavam para ele, como já  havia mencionado para os coríntios.   E Paulo apresenta duas  boas razões para o  conforto deles (v.28-30): A perseguição era  um sinal da condenação de seus perseguidores. E a paciência demonstrada em face à perseguição era um sinal de sua salvação.

Os apóstolos estiveram  sempre empenhados  em promover a  união e harmonia entre irmãos. Contudo, precisamos entender que  unidade não é algo que se obtém pela força, pelo autoritarismo, como no caso das ditaduras dos governos despóticos. Por isto, o Novo Testamento nos ensina a exercer a  unidade com amor e  liberdade; sem libertinagem e sem o uso da força coercitiva. Porque unidade sem amor e liberdade é escravidão e humilhação.
 
Portanto, vale a  pena nos esforçarmos, como disse o apóstolo, diligentemente, para promovermos a unidade do corpo de Cristo, com amor, sem orgulho e autoritarismo; como na belíssima frase:  “No que é essencial, unidade. No que não é  essencial, liberdade. Em tudo, amor”.

    Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: