terça-feira, 19 de agosto de 2014

QUANDO ORARDES


_ “E, quando orardes...” (Mt 6.5a).

 
– Quando orardes... –  Esta expressão, portanto, mostra-nos a ênfase de Jesus sobre a importância e necessidade da oração. “Quando”, não no sentido de tempo, propriamente, mas, diz respeito às circunstâncias em que Deus  nos propicia viver a fim de nos induzir à oração. Creio que o Senhor não disse quando como uma possibilidade remota, ou como algo distante do cotidiano. Mas, sim, como orientação para que em quaisquer circunstâncias em que fizessem uso da oração tivessem as orientações quanto ao procedimento adequado para que a oração fosse eficaz, e não se tornasse uma formalidade, ou ritual desprovido de conteúdo espiritual. Mostrando-nos, assim, o Senhor, que precisamos nos desenvolver na prática da oração. Precisamos saber como e com quem vamos nos dirigir na oração; como  falar  com Deus em oração: 1 Co 3:11; 1 Tm 2:5-6; Hb 10:19-23.
 
A Bíblia nos ensina que oramos a Deus Pai, por meio de Jesus, pelo Espírito Santo: Ef  2:13-18. É o Espírito Santo que cria uma mente espiritual: Rm 8:26-27. 
Sem a atuação do Espírito, não sabemos e nem conseguimos orar: "Pedis e não recebeis, porque pedis mal, para o gastardes em vossos deleites" (Tg 4.3). É o Espírito Santo que nos revela Deus e a Sua glória. Ele nos leva a conhecer a Jesus na intimidade. Ele nos leva a conhecer e proclamar a Palavra de Deus e Suas promessas: Jo 4.14; 7.38-39.
Precisamos entender que é "por um só Espírito": Ef 2.17-19; Jd 1.20-21. Portanto, não é questão de lugar, postura, ou a forma de orar: Jo 4.23-24.
Na exposição deste assunto, a começar do texto que temos diante de nós, o Senhor nos dá uma verdadeira aula sobre a teologia e prática da oração. Jesus nos ensina a orar, começando com a questão das condições e tempo que requerem oração. Em seguida Jesus explica-nos como não se deve orar e como devemos fazê-lo. 
 
Depois o Senhor nos leva a pensar no porquê devemos orar, quando o Pai  já sabe o que precisamos.  Somente após apresentar essas questões preliminares é que o Senhor começa a falar mais especificamente sobre a oração modelo; ou, sobre as ênfases que precisamos dar em nossa oração. Começando, naturalmente, com uma expressão de louvor e adoração ao Pai, prosseguindo com a confissão de pecados e as petições... Assim, pois, somos encorajados a orar em todas as circunstâncias.

 

Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

 

Nenhum comentário: