sábado, 14 de março de 2015

NOSSO SENHOR ESTÁ PERTO, SEMPRE


O nosso Senhor  está perto, sempre. O mar das dificuldades não tem poder para afastá-Lo  de nós. E é  interessante  observarmos que, para o poder de Deus se manifestar, não é necessário fazer secar o mar para atravessarmos de pé enxuto. Deus quer  nos carregar sobre as ondas do mar da vida!  Não precisa  secar o mar, Ele pode superar o mar.  Não importa quais  sejam as adversidades, Jesus quer nos  fazer  vitoriosos  sobre o mar. Um dia, então,  constataremos o que escreveu  João: “E o mar já não  existe...” (Ap 21.1). Então desfrutaremos, ou começaremos a desfrutar da plenitude da verdadeira VIDA. Os discípulos de Jesus  foram conduzidos através das adversidades para o cumprimento dos propósitos do Senhor para eles mesmos.


Tanto caminhando sobre as ondas no Mar da Galiléia como repousando tranqüilamente no barquinho prestes a naufragar, Jesus deixou claro que Ele está acima das dificuldades, problemas e circunstâncias da vida. Ele está acima das ondas dos problemas da vida. Ou seja, Ele é soberano sobre a natureza, sobre as intempéries da vida. Ele é Senhor  das circunstâncias, todas as coisas estão debaixo de Seus pés, sob o Seu controle. Portanto, descansemos na certeza de que nossas crises e tribulações são as oportunidades que o Senhor Jesus se utiliza para aumentar a nossa fé e demonstrar o Seu poder:
 

“Quero trazer à memória o que me pode dar esperança.  As misericórdias do SENHOR são a causa de não sermos consumidos, porque as suas misericórdias não têm fim;  renovam-se cada manhã. Grande é a tua fidelidade.  A minha porção é o SENHOR, diz a minha alma; portanto, esperarei nele.  Bom é o SENHOR para os que esperam por ele, para a alma que o busca.  Bom é aguardar a salvação do SENHOR, e isso, em silêncio.  Bom é para o homem suportar o jugo na sua mocidade.  Assente-se solitário e fique em silêncio; porquanto esse jugo Deus pôs sobre ele;  ponha a boca no pó; talvez ainda haja esperança” (Lm 3.21-29).
 

Ou seja, quando não sabemos o que fazer, ou a quem recorrer, então é tempo de colocar a boca no pó, em oração persistente e em profunda contrição e humildade perante o Senhor. Ainda que os ventos contrários e as ondas tempestuosas nos atemorizem, precisamos exercitar a nossa fé, na certeza de que o nosso Mestre continua conosco em meio à tempestade no mar da vida. Os discípulos de Jesus foram repreendidos porque se atemorizaram  com as forças contrárias: “Por que é que vocês são assim tão medrosos? Vocês ainda não têm fé?“  



E nós, como temos enfrentado os ventos contrários e as intempéries da vida? Veja como o salmista reagiu diante dos problemas: “Esperei confiantemente pelo SENHOR; ele se inclinou para mim e me ouviu quando clamei por socorro.  Tirou-me de um poço de perdição, de um tremedal de lama; colocou-me os pés sobre uma rocha e me firmou os passos.  E me pôs nos lábios um novo cântico, um hino de louvor ao nosso Deus; muitos verão essas coisas, temerão e confiarão no SENHOR. Bem-aventurado o homem que põe no SENHOR a sua confiança e não pende para os arrogantes, nem para os afeiçoados à mentira” (Sl 40.1-4).


Deus está no controle, mesmo quando parece que o  barquinho de nossa vida está indo  à deriva, sem rumo e sem direção. Deus tem em Suas potentes mãos o controle do leme de nossa embarcação. Assim como tem, seguramente, a provisão necessária e suficiente para toda a nossa jornada, tanto aqui como para  a eternidade. A Bíblia  fala do poder de Deus suficiente e capaz  "para fazer tudo muito mais abundantemente além daquilo que pedimos ou pensamos" (Ef 3.20). Por essa razão, Paulo continua no capítulo quatro com um apelo para o testemunho, ou serviço cristão:  "Rogo-vos, pois, que andeis como é digno da vocação com que fostes chamados" (Ef 4.1).  

Precisamos descansar nestas certezas, e, assim, observar que, as mesmas ondas que  causavam pavor e pânico aos discípulos embalavam o sono tranqüilo e repousante de Jesus. A presença de Jesus é a nossa garantia de vitória. Sim, podemos descansar no poder de Deus, na certeza de que, com Jesus em nosso barco, jamais pereceremos!

 

Pr. Vanderlei Faria


 

 

Nenhum comentário: