terça-feira, 28 de janeiro de 2014

O MISTÉRIO DA UNIDADE CRISTÃ


Em 2Co 1.1-11 temos a descrição de alguns fatos que nos ensinam sobre a importância da unidade cristã. O apóstolo Paulo aborda nesses versículos sobre algo que nos faz pensar em  três  coisas que estão interligadas, inevitavelmente. Temos aqui a gratidão e adoração a Deus pelo mistério da  unidade cristã, o mistério da consolação e  o ministério da  consolação. Primeiramente, o mistério da  unidade cristã

É a  visão da Igreja de Cristo no mundo hostil e mau, uma visão dos santos na lama do mundo. Paulo escreve “à igreja de Deus que está em Corinto”.

Corinto era uma das maiores cidades do mundo romano e  também uma das mais  pervertidas e corruptas. Sendo o centro estratégico do comércio, a cidade buscava proporcionar prazeres internacionais, obtendo assim uma baixa reputação moral.
 
Um exemplo disso era o templo de Aflodite, com suas  mil prostitutas cultuais. Assim, sua condição imoral era notória, chegando a proporcionar  o termo grego korintianizomai (corintianizar, agir como coríntios), que adiquiriu o sentido de “praticar relações sexuais ilícitas”. Portanto, Corinto era conhecida por tudo que havia de  pecaminoso.
 
Na  primeira carta ele diz: “À igreja  de Deus que está em  Corinto, aos santificados em Cristo Jesus, chamados  para ser santos...” (1Co 1.2).  Na segunda carta, Paulo expressa  sua gratidão e adoração a Deus  por aqueles irmãos nestas palavras iniciais: “Paulo, apóstolo  de Cristo Jesus, pela vontade de Deus, e o irmão Timóteo, à igreja de Deus que está em Corinto...” (2 Co 1.1).
 
Uma cidade pervertida; mas ali estava uma igreja  de Deus, irmãos em Cristo Jesus, chamados por Deus para serem santos  no meio de uma geração  perversa e  corrompida, como todos nós que  vivemos nos dias  atuais. Ali estava uma igreja  de Deus por quem Cristo morreu e  por quem Paulo rende graças a Deus:

 “Sempre dou graças  a Deus a vosso  respeito, a propósito da sua graça,  que vos foi dada  em Cristo, porque, em tudo fostes enriquecidos nele, em toda palavra e em todo  o conhecimento; assim como o testemunho de Cristo tem sido confirmado em vós... Bendito seja  o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo... ajudando-nos também vós, com as vossas orações a nosso favor, para que, por muitos,  sejam dadas graças  a nosso respeito, pelo benefício que nos foi concedido por  meio de muitos” (1Co 1.4-6; 2 Co 1.3a, 11).

 

Pr. Vanderlei Faria




 

Nenhum comentário: