quarta-feira, 16 de abril de 2008

Para Reflexão, Oração e Clamor a Deus

O sofrimento do cristão tanto serve para preveni-lo da desgraça da soberba, como medida preventiva da parte do Senhor, como nos serve de corretivo para nos despertar e libertar de tal situação se já estivermos cegos e amarrados nas amarras do orgulho ou da soberba. Tudo isto nos proporciona viver em humildade, sabendo que não podemos jamais permitir que a soberba tome conta de nossos corações. Os espinhos na carne nos fazem lembrar de que somos pó, somos frágeis e eternos dependentes da graça de Deus. Nunca posso esquecer-me disso, assim como espero que meu neto um dia e até quando for velho jamais se esqueça disso, somos todos dependentes da graça e misericórdia de Deus e interdependentes uns dos outros.

O que não podemos é perder a oportunidade que o sofrimento e a tristeza para a reflexão, oração e o clamor a Deus a fim de que ele nos proporcione o discernimento claro e necessário quanto ao que ele quer fazer em nós, por nós e através de nós, quando vem as tribulações; “Porque a tristeza segundo Deus produz arrependimento para a salvação, que a ninguém traz pesar; mas a tristeza do mundo produz morte” (2Co 7.10). Não podemos é achar que o que nos acontece não tem nada a ver com a vontade de Deus, ou que é uma simples fatalidade, acaso, azar, coincidência ou coisa que o valha. Em tudo o que nos acontece Deus está no controle e Se comunicando conosco, de alguma forma. Nada acontece por acaso, principalmente, com aqueles que amam e servem ao Senhor da glória. Isto é fundamental para o nosso entendimento e consolação em tempos de crise. Por tudo isto, mais do que nunca tenho absoluta certeza de que meu neto é de fato um escolhido de Deus; e que está inteiramente sob os cuidados das potentes e poderosas mãos de meu Senhor (Sl 22.9-11; 31.15; Jo 10.27-29). Aleluia!

Vale a pena enfatizarmos o que afirmam os apóstolos: “Porque, assim como os sofrimentos de Cristo se manifestam em grande medida a nosso favor, assim também a nossa consolação transborda por meio de Cristo... alegrai-vos na medida em que sois co-participantes dos sofrimentos de Cristo, para que também, na revelação de sua glória, vos alegreis exultando.” _ “Acheguemo-nos, portanto, confiadamente, junto ao trono da graça, a fim de recebermos misericórdia e acharmos graça para socorro em ocasião oportuna” (Hb 4.16). Amém.

Nenhum comentário: