segunda-feira, 6 de abril de 2009

O MAIOR MILAGRE DO MUNDO

_ “De sorte que todas as gerações, desde Abraão até Davi, são catorze; desde Davi até ao exílio na Babilônia, catorze; e desde o exílio na Babilônia até Cristo, catorze... Ela dará à luz um filho e lhe porás o nome de Jesus, porque ele salvará o seu povo dos pecados deles” (Mt 1:17,21).

As pessoas, cujos nomes constam nesta genealogia, sem dúvida alguma, são nossas representantes. Deus, em Sua infinita graça, agradou-se delas, dando-lhes a honra de terem seus nomes na genealogia de Jesus. Elas sintetizam a nossa natureza pecaminosa. E nos fazem entender porque Jesus Cristo considerava-se "O Filho do Homem". Porque Ele, assumindo a natureza humana, tornou-se nosso único e suficiente representante diante do Pai. Por isso, dizemos que Ele é nosso único Senhor, Salvador e Mediador.

O milagre aconteceu na vida dessas pessoas, tanto pelo fato de que Deus as socorreu em suas tribulações, como, também, porque Deus lhes deu a honra de terem seus nomes registrados nas páginas sagradas. E todos os que lerem esta estória hão de constatar que somente um milagre poderia mudar o destino dessas vidas e dar-lhes um nome com dignidade. E foi o que aconteceu, Deus transformou a tragédia em glória!

Deus transforma o lixo em luxo, através de Jesus Cristo, O Maior Milagre do Mundo! Porém, O Maior Milagre do Mundo acontece em nossas vidas, não por termos nossos nomes arrolados na Bíblia Sagrada, mas porque o nosso nome está arrolado nos céus, no Livro da Vida. Portanto, pensemos mais especificamente em que sentido podemos dizer que Jesus é O Maior Milagre do Mundo.

É interessante observarmos o valor que a Bíblia dá ao crente comum. Paulo, através de suas cartas, menciona vários nomes de pessoas comuns, as quais foram sumamente importantes no exercício de seu ministério.

Recentemente fui profundamente impactado com as lições que Deus me concedeu, quando refletia sobre a lista dos trabalhadores que voltaram do cativeiro babilônico com a incumbência e o propósito de reconstruírem o templo de Jerusalém. Quando lia os nomes daquela lista de Esdras, 2, associando-os com a ordem que o Senhor deu a Moisés no livro de Números – "No segundo ano após a saída do filhos de Israel do Egito, no primeiro dia do segundo mês, falou o Senhor a Moisés, no deserto do Sinai, na tenda da congregação dizendo: Levantai o censo de toda a congregação dos filhos de Israel, segundo as suas famílias, segundo a casa de seus pais, contando todos os homens, nominalmente, cabeça por cabeça..." (Nm 1.1-2) – fiquei a pensar na razão daquela referência. Lendo o rodapé da Bíblia de Estudo de Genebra sobre o referido texto, descobri quatro importantes lições:

1a – O Senhor conhece pessoalmente o Seu povo. A aliança do Senhor com Seu povo é um laço de amizade íntima. Por isso o Senhor falou através do profeta Oséias de maneira tão especial: "Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho. Quanto mais eu os chamava, tanto mais se iam da minha presença... Todavia, eu ensinei a andar Efraim; tomei-os nos meus braços, mas não atinaram que eu os curava. Atraí-os com cordas humanas, com laços de amor; fui para eles como quem alivia o jugo de sobre as suas queixadas e me inclinei para dar-lhes de comer" (Os 11.1-4).

2a – Pessoas comuns são importantes na execução dos propósitos divinos. O nosso trabalho não é vão no Senhor (I Co 15.58). Não somente os líderes são importantes na obra de Deus, mas, também, as pessoas comuns, simples, são úteis e importantes para Deus.

3a – O Senhor deseja que Seu povo trabalhe em comunidade, em harmonia de propósito. Deus quer que vivamos em união. Da mesma forma, podemos perceber, através da genealogia de Jesus, a revelação do infinito amor de Deus manifestado através de gente comum como todos nós. Sem méritos humanos, cheias de conflitos pessoais. Gente injustiçada, desprezada, abandonada, derrotada e humilhada. Gente simples, humilde, transformada pelo MAIOR MILAGRE DO MUNDO.

Em Cristo, todos nos tornamos válidos, úteis. Ninguém é inferior, inválido ou desprezível aos olhos de Deus. Somos importantes para Deus, porque Ele mesmo nos fez à Sua imagem e semelhança. E nada que Deus criou é inútil, ou sem importância. Nem mesmo uma lista com nomes de pessoas insignificantes, aos olhos humanos, como nessa genealogia, é desprezada e desvalorizada na Palavra de Deus.

4a – Todos nós somos úteis para a execução da obra de Deus. Ninguém deve considerar-se inútil, sem valor. Porque Deus mesmo nos concede dons para o exercício do Seu ministério. Deus tem propósitos específicos para cada um de nós. Ninguém precisa sentir-se rejeitado, discriminado, porque Deus cuida de cada um de nós com amor eterno. Nenhum dos eleitos de Deus é inválido, ou descartável, para Ele. Porque Ele tem cuidado de nós. Esse texto nos mostra que pessoas comuns também fazem parte do plano de Deus. Deus trabalha com gente comum, como eu e você! Deus nos conhece intimamente.

Ninguém é desconhecido, desprezado, ou está escondido de Deus – DEUS É O NOSSO PAI. Deus conhece a cada um de nós, intimamente, todos nós estamos diante dEle: O Senhor é bom, é fortaleza no dia da angústia e conhece os que nele se refugiam" (Na 1.7).

Fazemos parte do grande plano de Deus. Só nos resta receber, pela fé em Cristo Jesus, a garantia de nossa herança celestial. Se você ainda não tomou posse da salvação eterna, eu o convido a que se renda agora mesmo ao Salvador. Garantindo assim a sua eterna salvação. Por outro lado, se você se acha desprezado, marginalizado, sem coragem de encarar as pessoas pelo que elas pensam ou dizem a seu respeito; saiba, creia, Jesus quer alcançá-lo com Seu grande e sublime amor.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA

Visite o Portal: www.midiasound.com

Nenhum comentário: