quinta-feira, 9 de abril de 2009

PÁSCOA, MENSAGEM DO DEUS DA ESPERANÇA!

Texto Base: Mc 16,1-8

Atualmente, muitas pessoas pelo mundo afora comemoram a páscoa. Essa comemoração está repleta de alterações em relação ao sentido original. Em lugar do cordeiro, fazem menção aos coelhos! Em lugar das ervas amargas, não pode faltar o pernil ou carne assada! Em lugar da comunhão e da alegria, as refeições pascais são regadas por muitas bebidas alcoólicas!

Como não poderia ser diferente não podemos nos esquecer dos ovos de chocolate! É sempre assim: procuramos algo mais fácil e mais agradável. As nossas festas foram contaminadas pelas mãos do ser humano! Por causa dessas coisas se faz necessário refletirmos acerca da mensagem da Páscoa segundo as Escrituras Sagradas.

i) Os desejos humanos por melhor que sejam são ineficazes. No texto lido percebemos três mulheres com uma única missão: embalsamar o corpo de Jesus. Essas mulheres compraram os aromas, bem como os ingredientes necessários, para conservar o corpo de Jesus Cristo. No fundo do coração dessas mulheres estava o desejo de preparar o corpo para uma sepultura permanente.

A intenção dessas mulheres era impedir que o corpo de Jesus se desfizesse. Em outras palavras, desejavam resolver o problema da morte através de um toque humano... amenizar o cheiro da morte com perfumes.

Na verdade essas mulheres, bem como os discípulos de Jesus não entenderam nada acerca daquilo que Jesus pregava: que o Filho do Homem haveria de ressuscitar.

Aqui, aprendemos que quando não temos um entendimento correto acerca das Escrituras Sagradas, tentamos resolver os problemas com o toque do ser humano... com aquilo que pensamos ser o correto para nossas vidas.

Diante da morte, aquelas mulheres queriam amenizar o fato com perfumes, disfarçar a dor da ausência do querido ausente. Quando desejamos resolver as nossas carências através do toque humano... da vontade humana... da renúncia da palavra e direção de Deus, percebemos que a preocupação se torna uma constante em nossa vida.

Segundo o texto bíblico a medida que aquelas mulheres seguem o seu caminho a fim de cumprirem o desejo nos corações, conversam entre si, surge preocupação: quem nos removerá a pedra?

Quem vê a morte como ponto final na história humana, além de disfarçar, retocar a morte, além de desvalorizar a mensagem das Escrituras, dá lugar em seu coração para o surgimento das preocupações.

Com essas mulheres aprendemos que por melhores que sejam os nossos planos, por melhores que sejam os nossos desejos eles são ineficazes, pois não podem tratar do problema na raiz, ao contrário, adiamos a resolução completa e definitiva.

Qual é o problema que vc tem conservado ao longo dos anos?... tem tentado solucionar à sua maneira? Por melhores que sejam os desejos do seu coração, os métodos podem ser inficazes, vc pode estar tentando perpetuar a morte somente!

ii) A ação de Deus é eficaz!

A preocupação das mulheres era quem nos removerá a pedra? A pedra tapava o túmulo! A pedra impedia que o cheiro de morte invadisse o mundo dos vivos! Quem está se dirigindo ao túmulo tem somente a morte como certeza em suas mentes... não tem esperança de que algo novo aconteceu ao seu redor... leva a marca do desespero nos corações atribulados.

Mas, aquelas mulheres desesperadas ao chegar ao túmulo tiveram algumas surpresas: a pedra estava revolvida, alguém havia rolado aquela pedra. Talvez aquelas mulheres pensaram em estar em túmulo errado, precisaram olhar bem se era realmente aquele lugar que procuravam.

A segunda surpresa que tiveram é que um anjo estava assentado.

A terceira surpresa é a mensagem do anjo: Jesus, o Nazareno, aquele que os homens crucificaram; ele ressuscitou. Em uma tradução também possível: ele foi ressuscitado.

O nosso Deus é o Senhor das surpresas. Diante dos inesperados humanos Deus realiza os seus planos da forma como planejou: promessas nas Escrituras Sagradas... no seu tempo: na plenitude dos tempos, Deus enviou o seu Filho... e nada poderá impedir o seu agir: agindo eu, quem impedira? Diz o Senhor dos Exércitos.

A ação de Deus é eficaz!

Diante da situação de morte que vc atravessa, creia que Deus pode trazer vida... ressuscitar os seus sonhos! A resposta final está nas mãos de Deus!

iii) Páscoa, tempo de reencontro com o Cristo vivo.

Aquelas mulheres preocupadas, temerosas são as primeiras testemunhas da ressurreição. Segundo o texto, o anjo do Senhor as convida para verificar o lugar em que colocaram o corpo de Cristo, mas, também dá a elas uma missão: vai, digam aos discípulos que ele vai adiante de vós para a Galiléia!

A Galiléia foi o lugar em que Jesus mais exerceu o seu ministério. A Galiléia foi o lugar marcado pelo próprio Deus, para que os discípulos pudessem encontrar com o Seu Mestre. A Galiléia é o lugar de encontro com o Cristo que está vivo... que venceu a morte pelo poder de Deus.A Galiléia é o lugar em que os seguidores de Jesus podem ter comunhão com Ele novamente.

Assim, páscoa é um tempo que prega a mensagem que é possível ter um reencontro com Deus, através do Cristo que ressuscitou dentre os mortos. Pois, somente a ação de Deus pode promover a vida.

A vida plena é a vontade de Deus para toda a humanidade... para a sua vida! Pois, Ele é Aquele que age nos momentos mais inesperados.

Pr. Sérgio

Nenhum comentário: