segunda-feira, 1 de agosto de 2011

NÃO POSSO VIVER SEM A TUA COMPANHIA!

_ "Então Moisés lhe disse: Se tu mesmo não fores conosco, não nos faças subir daqui. Como, pois, se saberá agora que tenho achado graça aos teus olhos, eu e o teu povo? Acaso não é por andares tu conosco, de modo a sermos separados, eu e o teu povo, de todos os povos que há sobre a face da terra?" (Êx 33.15-16).

O diálogo dramático continua: "Não posso viver sem a Tua companhia! Não posso me atrever a enfrentar a vida, o mundo mau e o Diabo, sem que tu estejas comigo a cada passo. Não sou louco de sair por aí desguarnecido, sem a Tua presença bendita e poderosa! Se for para ir só na liderança deste povo, eu desisto. Ainda que um anjo nos acompanhe, não podemos dar um passo sequer sem a Tua majestosa e sublime companhia! Somos totalmente dependentes do Senhor, não podemos respirar, amar, trabalhar, viver, se Tu não nos sustentares diariamente!"


Moisés age como Pedro mais tarde, diante de um desafio semelhante apresentado por Jesus aos Seus discípulos: “Então, perguntou Jesus aos doze: Porventura, quereis também vós outros retirar-vos? Respondeu-lhe Simão Pedro: Senhor, para quem iremos? Tu tens as palavras da vida eterna; e nós temos crido e conhecido que tu és o Santo de Deus” (Jo 6:67-69). Em outras palavras, Pedro estaria dizendo: "Senhor, nós não temos outra alternativa além de Ti! Não temos outra opção, senão seguir-te. Não há outra saída!"

Esse texto nos faz pensar novamente no ensino de Jesus aos seus discípulos. Quando procurava acalmar seus aflitos seguidores, dizendo-lhes que haveria de lhes preparar lugar (Jo 14.1-4), Tomé questionou: "Senhor, não sabemos para onde vais; e como podemos saber o caminho?" (Jo 14.5). Então Jesus respondeu-lhe: "Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida; ninguém vem ao Pai, senão por mim" (Jo 14.6).

Esse é o nosso Deus que nos proporciona superar as barreiras mais incríveis, quando o Diabo já está contando com a nossa derrota; Deus estende-nos Sua potente mão: “Eu irei adiante de ti, endireitarei os caminhos tortuosos, quebrarei as portas de bronze e despedaçarei as trancas de ferro; dar-te-ei os tesouros escondidos e as riquezas encobertas, para que saibas que eu sou o SENHOR, o Deus de Israel, que te chama pelo teu nome... Eu sou o SENHOR, e não há outro; além de mim não há Deus; eu te cingirei, ainda que não me conheces... Eis que a mão do SENHOR não está encolhida, para que não possa salvar; nem surdo o seu ouvido, para não poder ouvir” (Isaías 45:2-3, 5; 59:1 RA). E ainda: “Quanto a Israel, porém, diz: Todo o dia estendi as mãos a um povo rebelde e contradizente” (Rm 10:21).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: