domingo, 14 de agosto de 2011

ORAÇÃO DE UM PAI

Desde a chegada de meus filhos Vander, Vanice e Vanessa, e mais recente o nascimento de meus queridos netos, Samuel e agora a Sara, nesses momentos, há uma profusão inexplicável de sentimentos em nossos corações. Ao mesmo tempo em que sentimo-nos esfuziantes de alegria, gratidão e louvor a Deus pela Sua superabundante graça, também sou conduzido a um sentimento de total e absoluta insignificância e pequenez diante de tamanha responsabilidade de cuidar e orar por essas vidas tão preciosas. Nessas horas, lembro-me dos pais de Sansão, quando ficaram sabendo que ele haveria de nascer.

Primeiramente Manoá ficou sabendo que seria pai, e que seu filho já fora consagrado ao Senhor, predestinado para uma função especial na terra e para a glória de Deus “desde o ventre materno até o dia de sua morte” (Jz 13.7).

Precisamos ter plena certeza de que Deus nos tem preparado e comissionado para abençoar o Seu povo com a Palavra viva. Ou seja, precisamos aproveitar cada oportunidade para edificar o povo com a revelação bíblica. Precisamos compartilhar o entendimento que Deus nos tem concedido sobre Sua santa Palavra. Pessoalmente sinto que a alegria e conforto que tenho recebido pela compreensão e prática da Palavra de Deus não podem ser retidos em meu coração.
Em segundo lugar, Manoá orou pedindo a Deus discernimento e sabedoria para educar convenientemente o seu filho.[1] Como precisamos orar seguindo o exemplo de Manoá! Como precisamos buscar a sabedoria divina para educarmos nossos filhos nesses dias tão difíceis, neste mundo tão corrupto e pervertido! Educar convenientemente uma criança é uma tarefa divina; não há como nos contentar apenas com o conhecimento e sabedoria humana. Precisamos, sim, nos capacitar o máximo que pudermos da sabedoria concedida por Deus aos seres humanos. Mas, principalmente, precisamos recorrer a Deus a fim de que Ele especifique para nós, em cada etapa da vida de nossos filhos, como devemos proceder. Quem é pai ou mãe sabe como é isso. Por mais cultura que alguém possa obter, sempre haverá momentos em que ficaremos perplexos e confusos, sem saber como agir ou o que dizer aos nossos filhos para ajudá-los, ou para tirar-lhes algumas dúvidas. Por isso precisamos rogar a Deus, sempre, que nos ensine a ensinar os nossos filhos o caminho em que devem andar.

Em terceiro lugar, Manoá orou a Deus: “Que será o modo de viver do menino e o seu serviço” (Jz 13.12). Pediu a Deus que lhe revelasse qual seria o tipo de atividade, qual a tarefa que Deus havia predeterminado para seu filho cumprir na terra; qual a sua missão no mundo. Certamente, Manoá orou dessa forma para que pudesse canalizar seus esforços no sentido de proporcionar ao filho amado uma educação e preparação física, mental e espiritual apropriadas para a execução dos propósitos divinos em toda a sua vida.

Da mesma forma, precisamos pedir esse discernimento ao Senhor a fim de forjarmos na mente das crianças que estiverem sob nossos cuidados o que for necessário para o exercício da função ou missão estabelecida por Deus para cada uma delas. Isto implica em responsabilidade para repassarmos aos nossos pequeninos aquilo que Deus quer e como quer; como também para vivermos de maneira agradável ao nosso Senhor.

Um filho, uma filha, uma vida em nossas mãos, uma alma eterna feita à imagem e semelhança de Deus, sob nossos cuidados, carinho e proteção! Um destino em nossas mãos! Estamos, ao longo dos dias, forjando, burilando essas personalidades segundo a nossa imagem e semelhança... Esta é a nossa responsabilidade, viver segundo a vontade de Deus; não importa onde, como ou quando. O mais importante é vivermos no centro da vontade de Deus; e esta é a minha oração em favor da Sara, do Samuel, meus queridos netos, como também de todas as crianças do Brasil e do mundo. Mas também é minha oração em favor de todos os meus irmãos e amigos que compartilham conosco dessa alegria e gratidão.

Não há como deixar de glorificar e louvar a Deus por esse dom precioso; por essa dádiva do amor do Pai. Hoje, mais do que nunca, convido a todos para rendermos louvor a Deus por nossa própria vida e pelas vidas de nossos queridos filhos, netos e demais parentes e amigos. Quão preciosa é a graça de Deus manifestada em nós e para nós!

Parabéns a todos os pais. Que o Senhor nos conceda graça e sabedoria para educar os nossos filhos para a glória do Pai e para alegria de todos. Louvado seja o nome do Senhor!


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

[1] Juizes 13.8

Nenhum comentário: