quarta-feira, 20 de junho de 2012

DEUS SE AGRADA DOS HUMILDES

“Então, lhe disse o Anjo do SENHOR: Volta para a tua senhora e humilha-te sob suas mãos” (Gn 16.9).

Temos aqui a descrição da situação de uma mulher humilhada, perambulando pelo deserto. Agar obedeceu à voz de Deus, humilhou-se e voltou ao convívio do palácio  de Abraão.  Após ouvir a voz de Deus, Agar invocou e adorou ao Senhor (16.13).
Imagine, a uma pessoa já escorraçada e humilhada Deus ordena que exerça a humildade ainda mais. Só pela graça de Deus conseguimos  buscar ajuda e o perdão exatamente  de quem mais nos humilhou e nos desprezou. Mas foi isso que aconteceu.

Deus mandou, e Agar obedeceu incondicionalmente. Porém, antes que ela  se dispusesse a obedecer e voltar, Deus mostrou-lhe Suas ricas promessas para com ela, fê-la entender que, apesar de sua humilhação no deserto, era uma pessoa  abençoada por Deus e haveria de experimentar grandes alegrias e muitas vitórias. Sua vida, sua história, não se limitaria àquele macabro episódio e não teria seu desfecho na solidão daquele deserto. Havia um novo amanhecer já previamente determinado pelo Senhor. Sua vida não seria um fracasso absoluto, ainda que passando pelas agruras de um deserto.

O deserto pode ser real, causticante e desanimador, mas o Deus que vê caminha conosco, fortalece  as nossas forças, alivia  a nossa alma e dessedenta-nos  com Sua inesgotável fonte de água viva: “No último dia, o grande dia da festa, levantou-se Jesus e exclamou: Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva. Isto ele disse com respeito ao Espírito que haviam de receber os que nele cressem; pois o Espírito até aquele momento não fora dado, porque Jesus não havia sido ainda glorificado” (Jo 7.37-39).

Deus é fiel para cumprir a Sua própria palavra. Se você ainda não tem o testemunho do Espírito Santo, como  diz o apóstolo Paulo em Rm 8.16, de que realmente foi aceito como filho de Deus, clame ao Senhor agora mesmo para ser adotado na família de Deus! Se você já tem esta certeza, regozije-se no Senhor, como escreveu o salmista: “O pardal encontrou casa, e a andorinha, ninho para si, onde acolha os seus filhotes; eu, os teus altares, SENHOR dos Exércitos, Rei meu e Deus meu! Bem-aventurados os que habitam em tua casa; louvam-te perpetuamente. Bem-aventurado o homem cuja força está em ti, em cujo coração se encontram os caminhos aplanados,  o qual, passando pelo vale árido, faz dele um manancial; de bênçãos o cobre a primeira chuva” (Sl 84.3-6).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: