quinta-feira, 21 de junho de 2012

GUIADOS PELO ESPÍRITO SANTO

“Pois todos os que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus.  Porque não recebestes o espírito de escravidão, para viverdes, outra vez, atemorizados, mas recebestes o espírito de adoção, baseados no qual clamamos: Aba, Pai” (Rm 8.14, 15).

Aqueles que  são guiados pelo Espírito Santo, estes são os filhos de Deus.
Ora,  se Jesus foi guiado  pelo Espírito ao deserto, por que haveria  de nos conduzir só  para sermos abençoados materialmente? E quem diz que o deserto não significa também uma extraordinária oportunidade para a aprendizagem com Deus na intimidade da oração e meditação, além de  usufruirmos da poderosa manifestação da majestade divina em nós, em nosso favor, ou  através de nós para abençoar aos outros?  No caso  de nosso Senhor, foi para nos abençoar, nos fortalecer na fé, nos ensinar a enfrentar a tentação e para nos encorajar nos momentos  de desalento e solidão. 

Mateus nos informa que  após  o Senhor suportar e superar as tentações, vieram os anjos e o confortaram. Mas o Espírito Santo consolador estivera todo tempo com Ele, guiando-O através do deserto.  Se o Espírito está guiando alguém, está consolando-o e ensinando-o em tudo. Assim também, se estamos  em Cristo, somos  guiados  pelo Espírito consolador e sustentador de nossas vidas, e ainda temos a esperança de sermos agraciados com as consolações especiais de Deus para conosco, através de seus mensageiros ocasionais.

O Senhor é  nosso modelo  maior, é nosso referencial de conduta, é nosso exemplo de como devemos  agir diante  das diversas circunstâncias  da vida. E  quando pensamos nos exemplos de nossos irmãos do passado e do presente (nos países onde há mais perseguição aos crentes, principalmente), culminando com  nosso Senhor na cruz do Calvário, e continuando com os mártires do cristianismo através dos séculos, passando pelos reformadores e chegando até aos nossos dias; se nos detivermos  na história de cada um, vamos  nos sentir envergonhados pelo pouco que suportamos e já estamos a desanimar. Vamos constatar que  ninguém faz algo grandioso para Deus sem ter que pagar um alto preço com sua própria vida, com sangue, suor e lágrimas.

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: