terça-feira, 19 de junho de 2012

NOLI TANGERE


O que planejamos fazer  no sentido religioso pode  ser muito importante, e até necessário, mas precisamos nos deixar conduzir pelo próprio Senhor, porque Ele tem a ordem  específica e direta para cada um de nós. Embora ela  não tenha concretizado a tarefa para a qual se propusera, vale a  pena destacar que  sua devoção ao Senhor foi plenamente recompensada. Assim também nós, quando  nos entregamos completamente  ao Senhor Jesus, ainda que nossos propósitos sejam incorretos, Ele orienta-nos e determina os nossos passos. Recompensando-nos além do que possamos imaginar, Ele se nos apresenta real em nosso viver diário.
Maria ficou tão emocionada que prostrou-se imediatamente diante dEle, tocando-Lhe as vestes. Mas Ele advertiu-lhe com as palavras, até hoje pouco entendidas: "NOLI TANGERE", deixa de me tocar! (O Novo Dicionário da Bíblica, V. II, p.1006 – Jo 20.17).  Agora a sua afinidade com Jesus tinha que ser em outra dimensão. E ela precisava dar-se conta desse fato. Pois desde então o Senhor  está conosco em Espírito, através  do Espírito Santo, e não mais com Sua presença física. Apesar de muitos não entenderem, ela entendeu que Jesus estava querendo  conduzi-la  a um novo e superior estágio  espiritual, como Ele mesmo afirmara: "Bem-aventurados os que não viram e creram" (Jo 20.29 b).
Para a sociedade, Maria não tinha muito valor. Para a religião oficial também, não havia muita coisa para as mulheres aspirarem, para se envolver, serem úteis. Os rabinos, por exemplo, viviam se questionando quanto à possibilidade das mulheres  possuírem alma ou não.
Agora entendo melhor porque Jesus disse às mulheres   que choram por Ele, ao vê-lo caminhar em direção à cruz do Calvário tais palavras:
"Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas   e por vossos filhos!" (Lc 23.28).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: