quarta-feira, 14 de novembro de 2012

PROCURAI A PAZ DA CIDADE



No capítulo 62.1-12, Isaías  demonstra seu amor a Sião, a cidade de Deus;  por amor a Jerusalém, a cidade do grande Rei; declarando sua disposição de manter-se ativo, não se aquietando diante da aflição de seu povo: “Por amor de Sião, me não calarei e, por amor de Jerusalém, não me aquietarei, até que saia a sua justiça como um resplendor, e a sua salvação, como uma tocha acesa” (v.1). Será que podemos dizer o mesmo em relação à cidade onde moramos, ou à Pátria em que vivemos? Ou, melhor ainda, será que podemos dizer o mesmo por amor Àquele que nos chamou das trevas para a Sua maravilhosa luz?

Mas não só isso, ele vai além. Ele convoca o povo de Deus a um avivamento no sentido de buscar a Deus incansavelmente, usando até mesmo uma força de expressão: “Sobre os teus muros, ó Jerusalém, pus guardas, que todo o dia e toda a noite jamais se calarão; vós, os que fareis lembrado o SENHOR, não descanseis,  nem deis a ele descanso até que restabeleça Jerusalém e a ponha por objeto de louvor na terra” (v.s 6-7).

Isaias está conclamando o povo de Deus a interceder ao Senhor veementemente. E tudo isso baseado nas promessas do próprio Deus: “Jurou o SENHOR pela sua mão direita e pelo seu braço poderoso: Nunca mais darei o teu cereal por sustento aos teus inimigos, nem os estrangeiros beberão o teu vinho, fruto de tuas fadigas.  Mas os que o ajuntarem o comerão e louvarão ao SENHOR; e os que o recolherem beberão nos átrios do meu santuário” (v.s:8-9).

Em seguida Isaías convoca o povo a exercer a sua responsabilidade na busca da santificação e obediência ao Senhor:  “Passai, passai pelas portas; preparai o caminho ao povo; aterrai, aterrai a estrada, limpai-a das pedras; arvorai bandeira aos povos” (v.10).  Finalmente, ele profetisa as bênçãos do Senhor: “Eis que o SENHOR fez ouvir até às extremidades da terra estas palavras: Dizei à filha de Sião: Eis que vem o teu Salvador; vem com ele a sua recompensa, e diante dele, o seu galardão.  Chamar-vos-ão Povo Santo, Remidos Do SENHOR; e tu, Sião, serás chamada Procurada, Cidade Não Deserta” (Is 62:11-12).

Esses textos nos ajudam a pensar nas necessidades dos outros, a fim de sermos frutíferos na exposição da Palavra de Deus. Principalmente quando contemplamos a situação do mundo em que vivemos, e até mesmo  a situação  da igreja de Cristo de nossos dias, tão mundanizada e fria espiritualmente, a despeito dos  muitos  nomes pomposos, temos vontade de retornar a  pergunta  ao Senhor.

Precisamos não só nos mobilizar para  ajudar os que estão sofrendo, mas também nos precaver, saindo da situação de risco espiritual, eterno, em que estivermos vivendo. Em meio a tantas  lágrimas  e sofrimento do povo brasileiro, atentemos para o despertamento  divino e clamemos ao Senhor por um avivamento espiritual de grandes proporções em nosso país. E que este despertamento espiritual comece a partir da minha e da sua própria vida, para a glória de Deus e para  a nossa alegria.


A situação moral e espiritual caótica de nossa pátria é gigantesca, nos causando  desânimo e tristeza. No entanto, apesar de sabermos que, enquanto o Senhor não voltar, jamais será erradicado completamente o pecado do mundo, ainda assim Deus nos confiou a responsabilidade de sermos  sal da terra e  luz do mundo. E Ele também nos exorta a buscarmos a paz da cidade em que vivemos: “Procurai a paz da cidade para onde vos desterrei e orai por ela ao SENHOR; porque na sua paz vós tereis paz (Jr 29.7).

Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: