sábado, 3 de novembro de 2012

VINDE, E TORNEMOS PARA O SENHOR!




Recentemente, quando fazia minha devocional pela manhã, uma irmã aflita telefonou-me solicitando minha visita urgente, para que fôssemos à casa de outra irmã cujo marido estava internado em consequência de um acidente de carro. Havia passado já uma semana do acidente e aquele homem estava numa situação precária num hospital da cidade. A esposa, uma crente segura e fiel, encontrava-se debilitada física e emocionalmente devido às muitas noites de vigília acompanhando sofregamente o tratamento do esposo. Era uma situação realmente preocupante, que requeria muitos cuidados especiais.  E foi  exatamente após eu ler um texto bíblico que tocou o telefone. E o texto que Deus colocou diante dos meus olhos e em meu coração era este:

“Irei e voltarei para o meu lugar, até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, cedo me buscarão, dizendo: Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará” (Os 5.15; 6.1)

Saí de casa com a convicção de que aquele era, realmente, o recado de Deus para aquela família. Então procurei mostrar para aquela esposa aflita e angustiada qual o propósito de Deus em nos conduzir, ou em nos permitir passar por tribulações e aflições. O texto é claro e objetivo: “até que se reconheçam culpados e busquem a minha face; estando eles angustiados, cedo me buscarão”. 

Não podemos deixar de observar a grandeza do poder e misericórdia de Deus expressas nesse texto. Procurei lembrar àquela irmã de quando éramos obrigados a dar remédios amargos e indigestos para nossos filhos; ou quando tínhamos  que obrigá-los a tomar injeções dolorosas... Como sofríamos juntos, mas, ainda assim, não permitíamos que o choro, o sofrimento e as lamentações de nossos queridos fossem impedimentos à consumação dos medicamentos. Não havia alternativas menos dolorosas e mais eficazes. Da mesma forma, quando Jesus foi à cruz para receber a culpa pelos nossos pecados, Ele precisou sorver todo o cálice da ira de  Deus. Foi o preço de nossa redenção diante da justiça de Deus.

A nossa salvação foi paga com preço de sangue, suor e lágrimas. Mas o que procurei enfatizar para a consolação daquela irmã aflita, e que serve para a nossa consolação também, é que o nosso Deus tem propósitos pedagógicos em nosso sofrimento. Primeiramente, para nos conduzir ao arrependimento “...até que se reconheçam culpados”. Em segundo lugar, Deus quer que acheguemos a Ele de todo o nosso coração; que sejamos dependentes dEle: “...estando eles angustiados, cedo me buscarão”. 

E o que é ainda mais fantástico é que esse pequeno texto nos diz em seguida: “Vinde, e tornemos para o SENHOR, porque ele nos despedaçou e nos sarará; fez a ferida e a ligará”. Deus nos diz que a aflição não apenas nos fará voltar para o Senhor, como, também, nos dará motivação para conduzir outros ao Senhor, o que de outra forma, devido ao nosso comodismo, jamais viríamos a fazer:  “Vinde, e tornemos para o SENHOR”!


Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
Se você deseja  ler uma mensagem diária, visite o blog abaixo:






Nenhum comentário: