sexta-feira, 25 de julho de 2014

HUMILDADE: CARACTERÍSTICA DO CRISTÃO


Deus usa o sofrimento e a expectativa da morte para nos tornar humildes e obedientes à Sua vontade. Contudo, "ainda que o justo caia sete vezes, tornará a erguer-se, mas  os ímpios são  arrastados pela calamidade" (Pv 24.15 - NVI).

Como sabemos, tudo o que  temos  e somos é pela soberana graça de Deus. Como disse Paulo, apóstolo: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou...”

Paulo estava  discorrendo sobre a ressurreição de Cristo. Primeiramente, ele  fala  sobre as pessoas para as quais Jesus apareceu após a ressurreição; sendo ele um dos  últimos a quem o Senhor apareceu, “como um dos nascidos fora do tempo”( 1Co 15.8). E continua falando sobre a  graça de  Deus na sua  própria vida: “Mas, pela graça de Deus, sou o que sou” (1Co 15.10a). Tudo pela graça de Deus. E o  seu argumento sobre a ressurreição do Senhor é que esta é a base e a certeza da nossa  ressurreição.

Orar é a coisa mais ousada e mais humilde que uma pessoa pode fazer. Ousada, porque se atreve a falar àquele que é maior do que a imensidão do universo. Crê que suas palavras não sejam em vão, devido a elas, acontece algo que de outra  maneira não aconteceria. “Muito pode, por sua  eficácia, a oração do justo.” Imaginando isso, pode-se sentir tonturas. Não será apenas uma  pretensão maluca, ou um resíduo de crendice  primitiva?  Será que o Senhor do mundo vai considerar, realmente,  aquilo que um homenzinho suplica?

A Bíblia não responde apenas, que sim; toda a revelação bíblica é de feição tal que  ela cria e exige a fé no atendimento da oração. Deus é o Pai; isso significa que  Ele ouve. Ele está numa relação mútua conosco, há um intercâmbio entre nós e ele.

Deus conta com a  nossa oração. Muitas coisas ele não quer fazer sem que o supliquemos, porque o  Onipotente não pretende expandir seu reino à nossa  revelia,  mas por nosso intermédio, como por seus instrumentos.

Através  da nossa oração algo se torna possível nos céus, o que não era possível. Crer isso e orar assim realmente, é o que de mais ousado o homem pode fazer.  Mas, é  também o mais humilde que se  possa imaginar. Em tudo que de resto fazemos, somos  autores conscientes. Ainda que seja algo modesto, nós o realizamos, é nossa a obra e nós respondemos por aquilo; temos um certo orgulho pelos nossos feitos.

Na oração juntamos as mãos para  mostrar: Não fazemos mais nada agora, estamos no fim  com nossa atuação, nada podemos, do que deixar que tu, Pai, ajas. Oração é uma declaração de impotência, é a entrega da vida: Toma tu  o leme, eu não posso mais. Só aquele que ora, realmente, que sabe: Eu não posso fazê-lo, senão Deus somente. Dependência total e incondicional”.

 

Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: