quarta-feira, 15 de outubro de 2014

DESAFIADOS A VENCER


Somos desafiados a vencer e deixar os embaraços sociais, temporais. Neste sentido, os embaraços que mais têm causado  prejuízo ao povo de Deus nestes dias, no meu entendimento,  são a televisão e a internet.


Se não nos despertarmos a tempo,  ficaremos completamente escravizados e intoxicados com as futilidades das novelas e programas tais. Daí porque há tantos crentes frívolos e vazios em nossas igrejas. Creio ser esse um dos grandes embaraços  dos dias atuais. Essas coisas, como disse, não são más em si mesmas,  mas vêm a sê-lo  por serem  usadas como enchimento fúteis de vidas vazias. 
 
Somos desafiados a vencer os embaraços emocionais. Pesa-nos  as preocupações e ansiedades. Preocupamo-nos com o que achamos que precisamos conquistar, adquirir, para sermos “felizes” tanto quanto àquelas pessoas com as quais queremos competir, vencer. Porém, é bom nos lembrar que as  outras pessoas que caminham ao nosso lado nem sempre são adversárias, mas parceiras de jornada, até mesmo no trabalho de nosso Senhor. Pesa-nos o abatimento com doenças, perdas, tristezas e dores físicas e emocionais...
 
Causa-nos apreensões,  incertezas e insegurança. Pesa-nos o sentimento de inferioridade, quando nos esquecemos de olhar para o Alvo e nos detemos a olhar para os lados, para aqueles que caminham conosco...


Os embaraços espirituais: “...e do pecado que tenazmente nos assedia.Inicialmente o autor nos exorta a tirarmos, nos libertarmos, dos embaraços materiais e sentimentais; os quais, muitas vezes,  se constituem em  obstáculos  à nossa saúde espiritual e à nossa  corrida  no desenvolvimento cristão.
 
Em seguida fala de algo mais danoso e mais difícil de ser vencido. Trata-se do pecado. Precisamos nos esforçar no sentido de libertarmo-nos de todo tipo de pecado porque ele afeta diretamente nosso rendimento, como o efeito provocado pelas drogas  químicas no organismo humano.  Assim, o pecado é pior  mal para o espírito humano.
 
O pecado é o pior mal que enfrentamos porquanto ele  nos tira a comunhão com Deus, por ofender e afrontar o nosso Pai. Precisamos definir e reconhecer o pecado como pecado, e não procurar mascará-lo, ou enfeitá-lo.  Então, nosso primeiro passo  para nos livrar do peso do pecado é reconhecer clara e objetivamente o nosso pecado diante de Deus.  Reconhecer que somos pecadores diante de Deus. Fomos criados para  viver com Deus e para Deus, mas o pecado   faz separação entre  nós e Deus (Is 59.1-2).

 

Vanderlei Faria

pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Nenhum comentário: