sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

CRUCIFICADO COM CRISTO


O evangelho não é algo que nos diz o que devemos fazer para salvar-nos. Ele nos diz como Deus providenciou o seu único método de salvação e como Ele o aplica a nós. O Deus soberano na escolha, na eleição da graça e no chamado eficaz, é o mesmo que dá o arrependimento e a fé ao pecador. É Ele quem prepara os corações para ouvir e, também, prepara, ou move os nossos corações para orar e para falar  de Cristo ao pecador. 
 
Deus mesmo é quem providencia os meios (através da fé), as condições favoráveis, para que haja salvação. Porém, Ele deseja, ou melhor, Ele exige, que nos voltemos para Ele através do arrependimento e fé (que também são dádivas, ou dons, de Deus). Deus preparou a nossa salvação desde a eternidade: Rm 8:28-30; Ef 1.3-5; 2 Ts 2:13-14; 2 Tm 1:8-10;  2:10. Em Sua soberania, o Senhor escolhe a quem  quer salvar: Mt 11.27; Jo 5.21; 10.16,26; 17.2, 6, 9;  Rm 9.6-29; 11.2,5-7.


A incredulidade natural do coração humano só pode ser superada através da ação do Espírito Santo. Se Deus Espírito não fizer a obra de convencimento do pecado, da justiça e do juízo, ninguém pode ser salvo. Por  isso, Jesus afirmou: “Ninguém pode vir a mim se o Pai, que me enviou, não o trouxer; e eu o ressuscitarei no último dia.  Está escrito nos profetas: E serão todos ensinados por Deus. Portanto, todo aquele que da parte do Pai tem ouvido e aprendido, esse vem a mim” (Jo 6.44-47). E ainda:  "Tudo me foi entregue por meu Pai. Ninguém conhece o Filho, senão o Pai; e  ninguém conhece o Pai, senão o Filho e aquele a quem o Filho o quiser revelar” (Mt 11.27).
 
Escrevendo aos Romanos, Paulo nos mostra o que é uma experiência religiosa concreta com Deus. E fala  exatamente  sobre  a segurança  da vida cristã: “Justificados, pois, mediante a fé, temos paz com Deus por meio de nosso Senhor Jesus Cristo;  por intermédio de quem obtivemos igualmente acesso, pela fé, a esta graça na qual estamos firmes; e gloriamo-nos na esperança da glória de Deus” (Rm 5:1-2).  “Agora, pois, já nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus.  Porque a lei do Espírito da vida, em Cristo Jesus, te livrou da lei do pecado e da morte” (Rm 8:1-2).


 Jamais entrarão em juízo com os ímpios, os não salvos. Ainda que o crente receba aqui a  correção e disciplina do Senhor com a finalidade de torná-lo santo e irrepreensível; não há, para o crente, a condenação final.  Isso não quer dizer que não haja na vida  do crente algo que seja digno de condenação. Não há condenação porque  o processo  todo da  salvação, justificação e santificação, culmina na absolvição final e na glória eterna.
 
Escrevendo aos filipenses, Paulo nos dá o método de Deus no trabalho da salvação, do princípio ao fim: “...aquele que em vós começou a boa obra a aperfeiçoará até o dia de Cristo Jesus... porque Deus é quem opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade”  (Fl 1.6; 2.13). Paulo já havia afirmado: “Já estou crucificado com Cristo...” (Gl 2.19-20). Estar em Cristo,  crucificado com Cristo, ou “o viver é Cristo”, significa  ter comunhão com Ele  por intermédio do Espírito Santo. É ser  batizado  no Espírito; possuir a Sua vida, Sua natureza: 1 Co 12:12-14.

 

Pr. Vanderlei Faria


 

Nenhum comentário: