sexta-feira, 24 de abril de 2009

GENEROSIDADE

“A alma generosa prosperará, e quem dar a beber será dessedentado” (Pv 11.25)

Esta palavra me encanta porque ela aproxima as pessoas. Ela vem de Deus. Há muito prazer no Senhor quando Ele vislumbra a pratica da generosidade. Diz a Palavra que a alma generosa prosperará. Isto é promessa de Deus. As promessas de Deus sempre se cumprem para a Sua glória e para o nosso aprendizado. A generosidade encanta o coração do Pai. Ele se inclina para abençoar a pessoa doadora. Generosidade é o substantivo da graça. É uma característica do nascido de novo. É expressão de amor genuíno, operada pela graça de Deus. O Senhor Jesus é a generosidade em carne e osso. Toda a Sua vida foi marcada pela doação. A Sua missão principal foi glorificar o Pai pela salvação do perdido: “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o perdido” (Lc 19.10).

Do latim generositate, qualidade ou caráter de generoso. Ação ou atitude generosa.1 É a capacidade de doar-se antes de oferecer algo. Generosidade é um substantivo denso e deve ser intenso em nosso viver. Manifesta-se no coração que reparte na alegria e na dor; no sofrimento e na bonança. Desprender-se de si mesmo para ir em direção ao outro. Sonhar e realizar em função do Senhor e do próximo. Compartilhar as bênçãos. Repartir o pão mesmo na escassez.

Esta foi a atitude das igrejas da Macedonia que, segundo o testemunho de Paulo, “no meio de muita prova de tribulação, manifestaram abundancia de alegria, e a profunda pobreza deles superabundou em grande riqueza da sua generosidade. Porque eles, testemunho eu, na medida de suas posses e mesmo acima delas, se mostraram voluntários, pedindo-nos, com muitos rogos, a graça de participaram da assistência aos santos” (2 Co 8.2-4). Neste texto, aprendemos a nos identificar com as carências do outro. Olhar com misericórdia e agir com amor em favor dos que passam por dificuldades. São tantos os que sofrem, mesmo em nossas igrejas.

Então, generosidade é servir em vez de ser servido. Dar em lugar de reter. Dividir com os outros em vez de multiplicar para si mesmo. Ela é um nocaute no egoísmo e na avareza. A generosidade fortalece e amplia a relação coletiva. Eugênio Mussak diz que “pessoas generosas costumam ter uma expressão mais leve e maior disponibilidade”. Ele cita uma amiga que costumava separar as pessoas em dois tipos: “pessoas-pão” e “pessoas-boca”. Ela diz que as pessoas-pão têm prazer em alimentar, em doar-se, são generosas e cuidadosas com os outros e com o planeta, e habitam, com certeza, o mundo do mais. E que as pessoas-boca querem apenas ser alimentadas, existem só para receber e pronto, não querem saber o que podem fazer pelo mundo, mas o que o mundo pode fazer por elas” 2 Jesus é o nosso maior exemplo de generosidade. Como ensina Paulo, “pois conheceis a graça de nosso Senhor Jesus Cristo que, sendo rico, se fez pobre por amor de vós, para que, pela Sua pobreza, vos tornásseis ricos” (2 Co 8.9).
Aprendamos com o Senhor Jesus a ser generosos. Ele sempre foi generoso quando curou enfermos segundo a vontade do Pai; multiplicou pães e peixes a partir de um jovem que entregou de forma generosa os seus cinco pães e dois peixinhos; foi abundante no perdão e no ensino. Generosidade era o estilo de vida do Mestre, que não veio para ser servido, mas para servir e dar a Sua vida em resgate de muitos (Mt 20.28). Como precisamos ser imitadores do Mestre na arte da generosidade! Andar na intimidade com Ele. Aprendermos a ser mansos e humildes, reconhecendo o nosso egoísmo, a nossa acomodação e a nossa insensibilidade para com o próximo. O amor do samaritano resultou em atitudes e ações que corroboraram para a cura do judeu ferido pelos salteadores. Isto foi generosidade pura e simples.

Sejamos generosos no partir do pão, na comunhão, nas orações e no testemunho cristão autentico. Espalhemos a semente da generosidade. O fruto será fantástico. Neste tempo de tanto egoísmo, avareza e desamor, sejamos sobejamente generosos e absolutamente comprometidos com a generosidade do Pai no Filho. Que o precioso Espírito Santo aplique a generosidade do céu em nossas vidas para a Glória de Deus - o Pai da generosidade.
--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
1 Dicionário de Aurélio – Nova Fronteira, RJ.
2 Mussak, Eugênio – Revista Vida Simples, maio 2009 – edição 79 – paginas. 46-49.

Oswaldo Luiz Gomes Jacob, pastor
WWW.OSWALDOJACOB.COM

Nenhum comentário: