terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

VISANDO O BEM COMUM


O apóstolo Paulo nos diz assim:  “Tende em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus,  pois ele, subsistindo em forma de Deus, não julgou como usurpação o ser igual a Deus” (Fl 2:5-11). 

Precisamos desenvolver o altruísmo de Cristo. No v.4  Paulo aplica o altruísmo a uma preocupação positiva pelas  necessidades e aspirações de um irmão. Jesus é  o modelo perfeito de autonegação. 

Esvaziar-se significa que você não será  dominado pelo egocentrismo. Diz respeito ao coração e à alma de escravo. Esta é a única atitude mental que  pode fazer com que uma igreja funcione  como o NT ensina que deve funcionar: Tomando a forma de servo  Ele adotou  a mesma forma de um escravo.

Tanto a grandeza cristã,  como a unidade cristã dependem da renúncia de si mesmo.  Estas exortações que o apóstolo nos apresenta no texto de Filipenses apontam para o exemplo de nosso Senhor Jesus Cristo.

Precisamos agir  visando o bem comum. Todas as ações precisam ser altruístas, feitas com a intenção de beneficiar a todos. Nosso principal adversário  é o nosso velho EGO... Que  vontade temos de sair por cima, aparecer! Alegramo-nos com a unidade,  desde que EU seja  MAIS... Pense como você se sente quando é desprezado um pouco, quando é rebaixado...

O fato de participarmos do Espírito Santo deve impedir a desunião dos cristãos e nos manter em unidade fraternal. O poder do amor cristão nos conservará em unidade. Significa uma boa vontade invencível até para com aqueles que nos odeiam. Precisamos eliminar o egoísmo e a vanglória, absorvendo a mente de Cristo.

 

Pr. Vanderlei Faria

Nenhum comentário: