quinta-feira, 13 de fevereiro de 2014

VISÃO BÍBLICA A RESPEITO DA UNIDADE CRISTÃ


Precisamos desenvolver a  visão bíblica a respeito da unidade cristã na obra de Deus na  terra. E a Bíblia relata, em Mc 2.1-12, um exemplo marcante de como podemos usufruir da bênção da unidade cristã, não apenas orando em favor de alguém, mas conduzindo-o diretamente ao encontro de Jesus: “Alguns dias depois, Jesus entrou outra vez em Cafarnaum; e souberam que  ele estava em casa. Muitas pessoas reuniram-se ali, a ponto de não haver lugar nem mesmo diante da porta; e ele lhes anunciava a palavra. Então, chegaram alguns homens, trazendo-lhe um paralítico, carregado por  quatro deles. Impedidos de aproximar-se dele por causa da multidão, removeram parte da cobertura da casa, abrindo passagem pelo teto, acima do lugar em que Jesus estava. Então baixaram a maca em que o paralítico estava. Vendo-lhes a fé, Jesus disse ao paralítico: Filho, os teus pecados estão perdoados”.
 
Este é um exemplo da  unidade cristã na restauração de uma vida. Havia muitos obstáculos para serem superados:
1o  Uma doença que mantinha aquele homem paralisado.
2o  Uma multidão confusa e desafiadora.
3o  Dificuldades de comunicação, portas fechadas.
4o  A má vontade dos líderes religiosos.
5o  A barreira do preconceito contra os deficientes físicos.
6o – Finalmente, ainda havia a barreira do pecado não confessado, não resolvido e perdoado.
 Pensemos no texto mencionado acima, destacando, primeiramente, os vários tipos de pessoas ali representadas:
JESUS    o centro das atenções – Ele é tudo em todos, e nEle o  Pai fez convergir toda a plenitude da divindade.
O paralítico alguém que  reconheceu sua urgente necessidade de pedir socorro para quem poderia levá-lo a Jesus. Ele é um exemplo de humildade, tanto para pedir ajuda como para aceitar que outros  o conduzissem até Jesus.
A multidão passiva e acomodada –  Gente que não se envolve, não toma partido, não quer se comprometer, não se define. Talvez até mesmo não queira  impedir, ou dificultar o projeto de Jesus, mas também  não ajuda, não vibra, não torce, não participa efetivamente.
Os críticos, fariseus e escribas – Nem ajudam, nem impedem, mas, criticam, desaprovam, desestimulam, ridicularizam...  Se você está entre estes, que nem ajudam, nem atrapalham, mas são do contra,  atente para a Palavra de Deus, deixe Deus mudar o seu endurecido coração! 
A equipe  formada por quatro homens que somaram esforços para alcançar o objetivo tão acalentado. Gente disponível para  servir, para compartilhar amor através de ações efetivas. Gente que faz, que age, não espera acontecer. Dispõe-se a ajudar, arregaçar as mangas da camisa e ir à luta. Não se contenta com a fé estática, passiva, discursiva e inerte. Seus dons não são exercidos como se fora  medalhas dependuradas no pescoço.
 
Mas como  instrumentos de conquista e de vitória para a glória do Senhor. Houve obediência e perseverança. Como  precisamos  crescer nessa  intimidade  e confiança no Senhor todo poderoso! 
 
Nos momentos  em que nossos horizontes  na terra  parecem  completamente  confusos, nebulosos, quando já não  resolvem  os recursos humanos, quando  as lágrimas  teimosas continuam a jorrar  de nossos olhos... Diante da incerteza, ou mesmo da certeza  do pior  a nos assaltar, ousemos  continuar crendo no Deus  do impossível;  "Porque  para Deus  tudo é possível" (Mc 10.27b).  E na certeza de que "tudo é possível  ao que crê" (Mc 9.23 b).
Pr. Vanderlei Faria
 

Nenhum comentário: