quarta-feira, 12 de março de 2008

Infinitamente Mais

Paulo estava orando em favor dos efésios: "para que segundo a riqueza da sua glória, vos conceda que sejais fortalecidos com poder, mediante o seu Espírito no homem interior" (Ef 3.16).
Quer dizer, que o Espírito Santo habite em nosso íntimo, nosso coração, em todo o nosso ser. E continua:"e, assim, habite Cristo no vosso coração, pela fé estando vós arraigados e alicerçados em amor" (v.17).

Observe que Paulo começa falando a respeito do enchimento do Espírito Santo, continua já na segunda Pessoa da Trindade divina, o Senhor Jesus, como o centro da vida do crente, e continua orando a Deus pai: "e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus" (v.19).
Veja, Paulo ora a Deus no sentido de que a presença divina, Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo, habite plenamente nos corações dos salvos. Essa é a plenitude divina, ou a plenitude do Espírito que tanto necessitamos. É viver sob o controle do Espírito, inteiramente consagrados a Deus, cheios do Espírito. Não apenas uma experiência marcante no passado, mas algo permanente, a continuidade na busca do enchimento do Espírito, como o apóstolo vai dizer mais à frente nessa carta (Ef 5.14-21).

Um detalhe importante a ser observado no texto em apreço é que em momento algum (nem aqui nem em qualquer outro texto bíblico, como nenhum outro escritor bíblico menciona), o apóstolo faz menção de Maria ou de qualquer outro santo do passado. Isto porque devido ao fato de que a idolatria é profundamente combatida nas páginas sagradas, porque desvia o foco da adoração que é devida unicamente a Deus. O Senhor abomina a idolatria, daí porque Ele colocou dois de Seus mandamentos proibindo não só a adoração às imagens de escultura, mas também até o fabricar tais imagens com este propósito. Porque Deus não divide a Sua glória. No texto no qual estamos refletindo, Paulo ora para que os crentes "sejam cheios, ou tomados de toda a plenitude de Deus". Que toda a nossa adoração, o nosso amor e afeto sejam consagrados inteiramente ao Senhor da glória, o único digno de nossa adoração e louvor.
Quando o adorador intercede a Maria, ou a outro personagem qualquer, está dizendo para Deus que Ele não merece a sua confiança, que Ele não é suficientemente capaz e poderoso para suprir suas necessidades. Conseqüentemente está negando-O, trocando o Senhor supremo por intermediários humanos, falhos, pecadores como todos nós, porquanto a própria Bíblia diz que "não há nenhum justo, nenhum sequer"; nem Paulo, Pedro, Bartolomeu ou Maria. Portanto, quando alguém assim procede, está afrontando e desprezando a santidade e o poder de Deus. Por isso Paulo conclui sua oração, dizendo:
"e conhecer o amor de Cristo, que excede todo entendimento, para que sajais tomados de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós" (V.19, 20).

Experimente pedir a Deus algo que lhe pareça impossível, porém justo, honesto, algo que não seja contrário aos propósitos santos de Deus. Agora pense ainda em algo infinitamente mais impossível para você. Imagine que Deus vai além, infinitamente mais do que você possa pedir ou pensar. Tudo isso Ele é capaz de fazer por nós ou em nós, segundo o Seu poder que opera em nós. Então por que ficar pelo meio do caminho, entregando seus cuidados nas mãos de quem não pode resolver eficazmente o seu problema. Por isso o profeta Jeremias chorava, lamentando a situação de seu povo desta forma: "Os nossos olhos desfaleciam esperando vão socorro. Olhávamos atentamente para gente que não pode livrar" (Lm 4.17).
Faltava-lhes esse entendimento:
_ "e conhecer o amor de Cristo, que excede todo o entendimento, para que sejais tomados de toda a plenitude de Deus. Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós" (V.19, 20).

Que Deus fantástico nós temos! Por que continuar ainda mendigando bênçãos de ídolos humanos, inertes, imagens de escultura, pedaços de ouro, prata, broze ou barro, sem nenhum poder para curar a ferida do coração humano? Sendo que muitos dos personagens invocados sequer sabemos se de fato estão no céu com Deus. Daí porque afirmamos que a idolatria, além de ser abominável a Deus, é uma tremenda ingenuidade ou ignorância. Deus é suficientemente capaz de responder e fazer o que nós reputamos como algo impossível. Só Ele pode de fato responder as nossas orações, enxugar as nossas lágrimas e trazer conforto e paz ao coração humano.
Portanto, "a Ele seja a glória, na igreja e em Cristo Jesus, por toda as gerações, para todo sempre. Amém" (Ef 3.21).

Nenhum comentário: