terça-feira, 25 de março de 2008

Quem Nos Removerá A Pedra?

Mc 16.3

Quantas vezes nos deparamos com tal dúvida?! Quantas vezes perdemos a alegria da caminhada pela vida a fora devido à ansiedade que nos assalta diante das dificuldades que imaginamos serem intrasponíveis ou perigosas!Jesus havia ensinado aos Seus discípulos: "não andeis ansiosos pela vida...” Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal" (Mt 6.25a, 34).

O desafio ao qual se deparavam aquelas ilustres mulheres naquela madrugada escura e fria era, primeiramente, chegar ao sepulcro de Jesus; aproveitar a caminhada para respirar o ar puro da manhã e refletir nas palavras do divino Mestre... A pedra era algo distante, posterior, como "o amanhã" ensinado por Jesus. Mas, como nos é comum, a ansiedade nos leva a antecipar os fatos, pelo menos mentalmente. Por isso sofremos hoje o que haveríamos de experimentar ou não no amanhã. Nossa mente fica sobrecarregada com a possibilidade do fracasso e de que o pior possa vir a acontecer. O texto, porém, nos diz:"E, olhando, viram que a pedra já estava removida; pois era muito grande" (Mc 16.4).

Quando olhamos para o Senhor Jesus, problemas, como as pedras do caminho, são superados, antes que tenhamos que despender esforços para afastá-los.
Sempre que assumimos o compromisso de nos aproximar mais de Deus, de fazer algo para agradá-Lo, pedras gigantescas, acima de nossas forças, se interpõem em nossa caminhada. Quando o diabo não coloca obstáculos para nos impedir de cumprir nossa missão, nós mesmos, devido a nossa incredulidade, nos encarregamos de dificultar a jornada empreendida. Sentimo-nos como gafanhotos diante dos "gigantes" do mundo; como disseram os espias mandados por Moisés para espiar a terra de Canaã: "Também vimos ali gigantes... e éramos, aos nossos próprios olhos, como gafanhotos e assim também o éramos aos seus olhos" (Nm 33.33).
Foi a mesma atitude demonstrada pela viúva de Serepta nos dias de Elias. Elias pediu que lhe desse água para beber. Quando ela se virou para buscar a água, ele acrescentou: "Traze-me também um bocado de pão na tua mão". Ela, então, não viu nenhuma possibilidade de atender ao profeta, ao contrário, viu apenas o fim do linha, a miséria que lhe esperava: "nada tenho cozido; há somente um punhado de farinha numa panela e um pouco de azeite numa botija... vou preparar esse resto de comida para mim e para o meu filho. Comê-lo-emos e morreremos" (1 Rs 17,12).

Em suas expectativas não havia nenhuma esperança diante das circunstâncias que enfrentava. Nem mesmo alguma intervenção divina poderia solucionar ou alterar as circunstâncias desalentadoras. Apenas a miséria e a morte irreversível. Quem de nós já não perdeu uma noite de sono, rolando de um lado pra outro na cama, tentando imaginar um meio para resolver o problema do dia seguinte? Entretanto, o ensino bíblico para os filhos de Deus é: "Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graça. E a paz de Deus, que excede todo entendimento, guardará o vosso coração e a vossa mente em Cristo Jesus" (Fl 4.6-7).

Portanto, se você está vivendo sob pressão da ansiedade quanto às pedras que precisam ser removidas em sua jornada terrena; se os problemas lhe causam a auto-imagem de gafanhoto; ou se a miséria e a morte são as únicas perspectivas que lhe restam; confie sua vida, seu amanhã, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós... Agrada-te do Senhor, e ele satisfará os desejos do teu coração. Entrega o teu caminho ao Senhor, confia nele, e o mais ele fará" (Ef 4.20; Sl 37. 4-5). Creia nessa palavra, viva com Deus e seja feliz. Hoje e sempre. Amém.

Nenhum comentário: