terça-feira, 18 de março de 2008

A perseverarmos na oração

_ “Pedi, e dar-se-vos-á; buscai e achareis; batei, e abrir-se-vos-á. Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á” (Mt 7.7-8).

Referindo-se ao cuidado e à oração perseverante de Mônica por seu filho, Agostinho, Ambrósio disse assim: "Nenhum filho de tantas lágrimas pode ser finalmente perdido".
É fácil exercitar e proclamar a fé em tempos de fartura e prosperidade. Até mesmo não chega a ser difícil ter fé num momento ruim, porém, passageiro, ou diante de pequenos problemas. Entretanto, quando o tempo vai passando... e as coisas piorando, as dificuldades aumentando, a enfermidade se agravando, as contas vencendo e as provisões materiais se extinguindo... Então, normalmente, é quando a fé vacila, nos fragiliza e nos abate. Porém, a fé se expressa pela absoluta confiança de que ainda que não possamos prever os fatos, Deus estará lá para receber a nossa adoração, quando exercemos confiança em Cristo. Atitude esta que traz salvação e justificação ao pecador que confia no Senhor Jesus como seu único Salvador e Remidor. É a capacidade dada por Deus para confiarmos nEle: "Porque pela graça sois salvos, mediante a fé; e isto não vem de vós; e dom de Deus" (Ef 2.8).

Jesus nos ensina a orar como quem se envolve numa frenética, persistente e desafiante jornada de trabalho. Quando alguém se dedica com afinco e determinação em busca de um objetivo superior, divino. Sabendo de antemão que essa tarefa implica num envolvimento que requer dedicação absoluta. Sendo que, algumas vezes, isso resulta em muita luta, suor e lágrimas. Porém, o Senhor nos assegura o êxito da empreitada. Portanto, temos aqui um ardoroso argumento para fazermos da oração um hábito permanente. Somos encorajados a continuar crendo, orando, “Pois todo o que pede recebe; o que busca encontra; e, a quem bate, abrir-se-lhe-á”; ainda quando as aparências e o tempo nos dêem a impressão de que não há esperança. Vale a pena continuar crendo e buscando, com determinação e perseverança, ao Senhor.

Nenhum comentário: