sábado, 1 de março de 2008

Não Temas

_ “Quando o vi, caí a seus pés como morto. Porém ele pôs sobre mim a mão direita, dizendo: Não temas; eu sou o primeiro e o último e aquele que vive; estive morto, mas eis que estou vivo pelos séculos dos séculos e tenho as chaves da morte e do inferno... Ao anjo da igreja em Filadélfia escreve: Estas coisas diz o santo, o verdadeiro, aquele que tem a chave de Davi, que abre, e ninguém fechará, e que fecha, e ninguém abrirá” (Ap1:17-18; 3:7).

Nestes versos, o Senhor declara enfaticamente a Sua soberania tanto no abrir como no fechar portas. E isto deixa claro que os homens, apesar de toda a arrogância em achar que podem determinar seus próprios caminhos, bem como os caminhos dos outros, Deus é soberano absoluto em tudo. Assim, os meios e as condições, as circunstancias que nos cercam, são apenas e tão somente os agentes através dos quais o Senhor executa os Seus propósitos.
É claro que ficamos magoados e tristes com pessoas que poderiam ser bênçãos em nosso caminho, e, no entanto, se constituem em maldição para fechar, broquear, as portas. Mas não podemos perder de vista que, em última instância, é o Senhor quem se utiliza de homens bons ou maus para broquear ou para abrir os nossos caminhos. Na verdade, eles não merecem nem a nossa excessiva admiração e reverência, nem a nossa ira e desprezo. Simplesmente, Deus é o Senhor e nos conduz em meio às circunstâncias: _ "...Para os homens é impossível, mas não para Deus; porque para Deus tudo é possível... Se podes! – Tudo é possível ao que crê" (Mc 10.27; 9.23).

Nenhum comentário: