domingo, 11 de maio de 2008

Noli Tangere

O que planejamos fazer no sentido religioso pode ser muito importante, e até necessário, mas precisamos nos deixar conduzir pelo próprio Senhor, porque Ele tem a ordem específica e direta para cada um de nós. Embora ela não tenha concretizado a tarefa para a qual se propusera, vale a pena destacar que sua devoção ao Senhor foi plenamente recompensada. Assim também nós, quando nos entregamos completamente ao Senhor Jesus, ainda que nossos propósitos sejam incorretos, Ele orienta-nos e determina os nossos passos. Recompensando-nos além do que possamos imaginar, Ele se nos apresenta real em nosso viver diário.

Maria ficou tão emocionada que prostrou-se imediatamente diante dEle, tocando-Lhe as vestes. Mas Ele advertiu-lhe com as palavras, até hoje pouco entendidas: "NOLI TANGERE", deixa de me tocar! (O Novo Dicionário da Bíblica, V. II, p.1006 – Jo 20.17). Agora a sua afinidade com Jesus tinha que ser em outra dimensão. E ela precisava dar-se conta desse fato. Pois desde então o Senhor está conosco em Espírito, através do Espírito Santo, e não mais com Sua presença física. Apesar de muitos não entenderem, ela entendeu que Jesus estava querendo conduzi-la a um novo e superior estágio espiritual, como Ele mesmo afirmara: "Bem-aventurados os que não viram e creram" (Jo 20.29 b).

Para a sociedade, Maria não tinha muito valor. Para a religião oficial também, não havia muita coisa para as mulheres aspirarem, para se envolver, serem úteis. Os rabinos, por exemplo, viviam se questionando quanto à possibilidade das mulheres possuírem alma ou não.
Na sociedade judaica era proibido a um homem falar com qualquer mulher em lugares públicos. Jesus veio quebrar os tabus e preconceitos, repudiando toda forma de discriminação. Jamais se esquivara dos doentes, das meretrizes, dos pecadores discriminados pela sociedade hipócrita e farisaica. Ao contrário, Ele se achegava até eles, comia com eles. Havia compaixão genuína em seu coração para com os seres humanos, independente de suas posições sociais e religiosas. Havia em Seu coração um propósito maior em tocar-lhes: Ele desejava restaurar-lhes em todos os sentidos, física, mental, moral, emocional e espiritualmente. O evangelho de Jesus produz quebras de preconceitos, aproximando pessoas até então separadas pela segregação racial, pelo preconceito social, etc.

Agora entendo melhor porque Jesus disse às mulheres que choram por Ele, ao vê-lo caminhar em direção à cruz do Calvário tais palavras:
"Filhas de Jerusalém, não choreis por mim; chorai, antes, por vós mesmas e por vossos filhos!" (Lc 23.28).

Nenhum comentário: