terça-feira, 6 de maio de 2008

O Senhor Nos Conhece Intimamente

É certo que todos nós precisamos exercer o autocontrole para não fazermos tudo aquilo que nos dá vontade. Imagine se fôssemos dar vazão a todos os nossos instintos e vontades, sem respeitarmos os padrões morais de conduta nem a vontade alheia?!

O mundo seria ainda muito pior e caótico do que é, e não teríamos nenhum padrão de conduta estabelecido para vivermos em sociedade. Assim, quer queiramos ou não, todos nós de uma forma ou de outra precisamos nos proteger e proteger os outros, restringindo nossa vontade e impulsos naturais pecaminosos; mesmo aqueles que não querem obedecer à Palavra de Deus e os seus princípios são socialmente forçados a se reprimir constantemente. Somos forçados a representar aquilo que intimamente nem sempre somos: tolerantes, amigáveis, confiáveis, ternos, puros e santos.

Infelizmente é no ambiente cristão que mais representamos, a começar com a forma de vestir e falar. No ambiente cristão, via de regra, somos todos cordiais, fraternos, atenciosos, etc. Sai dali e voltamos (se nossa postura não for real e transparente sempre) às atitudes grosseiras, ríspidas, agressivos e egoístas. É claro que aquele que é regenerado de fato tem uma vida mais transparente, mais próxima da realidade de seu íntimo, sem máscara, sem cera... Mas o problema maior é que, de tanto representarmos aquilo que gostaríamos de ser, ou como desejamos que os outros nos considerem, acabamos nos habituando a ir a Deus com nossas máscaras, como se fôssemos realmente aquilo que representamos com nossas atitudes e gestos; sem nos darmos conta de que Ele, o Senhor da glória, nos conhece intimamente.

Nenhum comentário: