quarta-feira, 17 de junho de 2009

O SABER

A sabedoria é algo de muito valor. Sobre ela dizem alguns textos do Antigo Testamento:

“Ela faz esquecer o coral e as pérolas; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a dos rubis.” (Jó 28:18 RC)

“Não desampares a sabedoria, e ela te guardará; ama-a, e ela te conservará. A sabedoria é a coisa principal; adquire, pois, a sabedoria; sim, com tudo o que possuis, adquire o conhecimento. Exalta-a, e ela te exaltará; e, abraçando-a tu, ela te honrará. Dará à tua cabeça um diadema de graça e uma coroa de glória te entregará.”(Prov. 4:6-9 RC)

“Bem-aventurado o homem que acha sabedoria, e o homem que adquire conhecimento. Porque melhor é a sua mercadoria do que a mercadoria de prata, e a sua renda do que o ouro mais fino. Mais preciosa é do que os rubins; e tudo o que podes desejar não se pode comparar a ela. (Provérbios 3:13-15 RC)

Em poucas palavras quero pensar com vocês sobre três coisas dentre as muitas relacionadas à sabedoria.

I. O HOMEM VIVE EM BUSCA DO SABER

Qual é uma das grandes preocupações dos pais dos dias atuais quando os filhos completam ou estão para completar os seis anos de idade e alguns até antes? A resposta é: colocá-los na escola.
O que você vai fazer na escola? A resposta a essa pergunta é óbvia: você vai (ou pelo menos deveria ir) em busca do saber! São 4 anos de Ensino Básico, mais quatro anos Ensino Fundamental e mais três anos para concluir o Ensino Médio. Isso é o mínimo! Alguns farão mais 1 ano de cursinho pré-vestibular e depois estudarão entre 4 a 6 anos mais em uma faculdade. Alguns ainda poderão levar mais alguns anos fazendo pós-graduação, mestrado, doutorado, etc, e a esta altura já estarão com seus trinta e poucos anos. Entraram na escola com 6 anos ou menos, e aos trinta e poucos anos ainda estarão na escola. E depois ainda continuarão estudando por conta própria, para se manterem sempre atualizados, e farão, sempre que for necessário, seminários, especializações, etc. É a corrida em busca do saber dos tempos pós-modernos. O homem sempre correu atrás do conhecimento, em cada época de forma diferente, e hoje é assim que se faz, pelo menos institucionalmente falando. E o homem sempre vai correr atrás do conhecimento, porque este é muito importante.
Assisti certa vez a um filme onde um arqueólogo estava à procura do tesouro da mitológica Atlântida. Ele encontrou alguns baús e, dentro destes baús estaria o tesouro de Atlântida. Quando os baús foram abertos, revelou-se qual era o tesouro. Os baús estavam repletos de velhos pergaminhos. O tesouro de Atlântida não era outro senão o conhecimento. Certamente que uma das intenções do filme foi ressaltar a importância do saber.
Todo ser humano, desde que nasce de uma maneira ou de outra, em maior ou menor intensidade, por um ou outro motivo, se lança nessa busca. A busca do saber faz parte da natureza humana.

II. NENHUM SER HUMANO CONSEGUE SABER TUDO

A diferença de grau de conhecimento entre uma pessoa e outra, às vezes pode ser gigantesca, devido a diversos fatores. Mas ninguém, por mais conhecimento que tenha, por mais inteligente que seja, consegue saber tudo nem mesmo sobre uma coisa sequer. George Washington Carver, certa vez, demonstrou esse fato de forma brilhante:

“George Washington Carver era um filho de escravos que não tinha, sendo seu próprio, nem o nome, sendo “Carver” nome do patrão de seus pais, e George Washington o nome do grande herói Norte-Americano. Os pais morreram quando ele ainda era bem pequeno, e o menino ficou sem parente algum. No entanto, esse pobre órfão de pais escravos tornou-se um grande cientista, e uma vez foi convidado a falar a um grupo de cientistas mundialmente famosos. Falou àqueles grande homens mais ou menos nos seguintes termos: ‘Um dia eu pedi ao Grande Criador que me revelasse por que criara o Universo. Ele respondeu: “Estás doido? Peça alguma coisa mais simples e mais de acordo com a tua pequenina mente”. Então diga-me, eu disse, “Por que fez o homem?”. E o Criador respondeu: “Ainda quer saber demais”. Mas eu persisti, e disse: “Então, desde que eu não tenha inteligência suficiente para entender estas coisas, diga-me TUDO a respeito do amendoim”. E Deus disse-me: “Sua mente é pequena demais para compreender TUDO a respeito do amendoim, porém, leve alguns para o seu laboratório e procure analisá-los”. Tendo dito isto, o meigo cientista tirou dum saco que levara consigo à plataforma do salão, mais de 200 artigos que fizera a partir do amendoim. E isso ainda não era TUDO sobre o simples amendoim”

Portanto, quando você não souber sobre alguma coisa que outros sabem, não se intimide, não se envergonhe, pois, por mais que saiba, ninguém sabe exatamente tudo sobre sequer uma coisa apenas. Não deixe de buscar aprender, que isso não lhe sirva de desculpa para a falta de zelo para com o estudo, mas não se intimide.

III. A MAIOR SABEDORIA

George Santayana escreveu:

“Não é sábio ser apenas sábio, e fechar os olhos para a visão interior, mas é sabedoria acreditar no coração. Colombo achou um mundo, e não tinha mapa; Confiar na empresa invencível da alma era toda a sua ciência, toda a sua arte. Nosso conhecimento é uma tocha fumegante que ilumina o caminho um passo de cada vez, através de um vazio de mistério e espanto. Ordena, pois, que brilhe a luz terna da fé, a única capaz de dirigir nosso coração mortal aos pensamentos sobre as coisas divinas”.

A maior sabedoria é aquela que provém da fé, a verdadeira fé, direcionada por Deus em Sua Palavra, pois é através dela que o indivíduo compreende “as essências e significados da existência e do ser, ou seja, a vida sob o aspecto da eternidade”.
Esta sabedoria, que provém da fé, é descrita na Bíblia como sendo o “temor do Senhor”, isto é, o temor ao Senhor.
"Temor a Deus" não é medo que faz fugir de Deus; é, antes, respeito, amor, obediência e adoração a ele, é respeitar e reverenciar a Deus, reconhecendo a Sua grandeza e santidade.
Veja o seguinte trecho da Palavra de Deus:

“Mas onde se achará a sabedoria? E onde está o lugar da inteligência? O homem não lhe conhece o valor; não se acha na terra dos viventes. O abismo diz: Não está em mim; e o mar diz: Ela não está comigo. Não se dará por ela ouro fino, nem se pesará prata em câmbio dela. Nem se pode comprar por ouro fino de Ofir, nem pelo precioso ônix, nem pela safira. Com ela se não pode comparar o ouro ou o cristal; nem se trocará por jóia de ouro fino. Ela faz esquecer o coral e as pérolas; porque a aquisição da sabedoria é melhor que a dos rubis. Não se lhe igualará o topázio da Etiópia, nem se pode comprar por ouro puro. De onde, pois, vem a sabedoria, e onde está o lugar da inteligência? Porque está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta às aves do céu. A perdição e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama. Deus entende o seu caminho, e ele sabe o seu lugar. Porque ele vê as extremidades da terra; e vê tudo o que há debaixo dos céus. Quando deu peso ao vento e tomou a medida das águas; quando prescreveu uma lei para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovões, então, a viu e a manifestou; estabeleceu- a e também a esquadrinhou. Mas disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e apartar-se do mal é a inteligência.” (Jó 28:12-28 RC)

A maior sabedoria, e podemos dizer, a verdadeira sabedoria, a encontramos em uma vida com Deus. O que faremos para conseguir isso? Jesus dá a resposta:

“Disse-lhe Jesus: Eu sou o caminho, e a verdade, e a vida. Ninguém vem ao Pai senão por mim.” (João 14:6 RC)

CONCLUSÃO

Para concluir, quero apenas citar o Salmo 111:10:

“O temor do SENHOR é o princípio da sabedoria; bom entendimento têm todos os que lhe obedecem; o seu louvor permanece para sempre.” (Salmos 111:10 RC)

Em Cristo, que tudo sabe sobre tudo e sobre todos e que é o único que sabe e pode salvar,
Pr. Walmir Vigo Gonçalves
Porto Meira – Junho de 2009

Nenhum comentário: