sábado, 13 de junho de 2009

O TRIUNFO DO CRISTÃO

Assim como a Bíblia menciona a respeito da experiência de Filipe, após ter pregado ao eunuco da rainha de Candace e tê-lo batizado, que o Espírito do Senhor arrebatou a Filipe, vindo a achar-se em Azoto,[1] assim também aconteceu com o profeta Ezequiel. Ele foi conduzido pelo Espírito de Deus até aquele local sinistro, um vale repleto de ossos humanos, desconjuntados e ressecados.

O profeta já havia passado por várias experiências marcantes e semelhantes a essa, quando Deus o fizera vivenciar na prática algo que o possibilitasse não só entender e simpatizar-se com os problemas alheios, mas, principalmente, a sentir e sensibilizar-se de uma forma real a situação em que viviam aqueles para quem ele fora enviado a pregar. Certamente, como nas experiências anteriores, esta não fora uma experiência agradável, nem tampouco tranquila para o profeta de Deus. Da mesma forma que Deus fez com que o profeta vivenciasse na prática esta cena dramática e caótica, assim também, quando Ele quer nos usar de maneira especial e poderosa, quase sempre Ele nos conduz através de experiências traumáticas; e não apenas através de visões, mas na prática diária, através de situações chocantes e estarrecedoras.

Como homens e mulheres que desejam ser usados por Deus de forma vibrante e relevante, precisamos pedir a Ele que nos dê sensibilidade para podermos suportar as circunstâncias em que Ele nos faz presenciar, a fim de que possamos ser instrumentos maleáveis e úteis nas mãos divinas para fazermos a diferença no meio em que Ele mesmo nos coloca. Vale a pena enfatizarmos que Deus não convidou o profeta para que ele se dispusesse a ir, não apelou ao seu coração no sentido motivá-lo a visitar aquela região; mas Deus o levou até aquele local sem pedir sua opinião ou anuência. É Deus quem nos conduz às circunstâncias da vida, sejam elas boas e agradáveis ou más aos nossos próprios olhos. Mas como nos custa entender que é Deus quem determina o nosso caminhar, “porque Deus é quem efetua em vós tanto o querer como o realizar, segundo a sua boa vontade”.[2]

Quantas vezes reclamamos e murmuramos contra o Senhor por estarmos passando por situações adversas, tristes, dolorosas e constrangedoras, sem querermos admitir que Ele continua no controle de nossas vidas; que é Ele que “sempre nos conduz em triunfo”.[3] Que é Ele que “me faz repousar em pastos verdejantes”;[4] como também é o mesmo Deus que nos conduz a um deserto árido e escaldante ou a uma fornalha incandescente. Embora as pessoas e os meios usados por Deus para nos fazer experimentar tais situações possam ser de fato amedrontadores, agindo de forma cruel e perversa contra nós, não podemos nos esquecer de que Deus está nos conduzindo em triunfo.

Ainda que as lágrimas e as dores nos levem a pensar que estamos abandonados por Deus, Ele continua nos sustentando e nos preparando para exercermos a Sua santa, “boa, perfeita e agradável vontade”.

Quando Paulo escreveu aos coríntios, dizendo que Deus nos conduz em triunfo, ele se encontrava preso em Roma. Mas ainda assim estava certo de que tudo haveria de redundar em triunfo da vontade soberana de Deus. Ele entendia que Deus estava sendo glorificado em meio às suas cadeias, dores e lágrimas. E isto é que é triunfar em Cristo!

A vitória final é que está sendo considerada, visto que, quem triunfa, triunfa sobre alguém ou sobre alguma adversidade. Assim, pois, Deus nos conduz a determinados locais ou circunstâncias onde experimentamos sofrimento, tristeza ou desolação, para sermos instrumentos de Sua glória na vida de alguém a quem Ele ama, como também ama a cada um de nós.

Assim como o profeta Ezequiel muitas vezes teve que sofrer na própria pele situações desagradáveis, para poder ser usado de forma poderosa e relevante por Deus como um canal profético, assim ocorre conosco. Às vezes ficamos deprimidos e até revoltados com Deus e com aqueles que nos rodeiam, devido às circunstancias humilhantes e constrangedoras em que nos encontramos, quando deveríamos pedir a Deus que nos mostre como Ele deseja nos usar em cada momento de nossa vida, independente das circunstâncias. Que Ele, portanto, nos abençoe nos ajude a triunfar, para a Sua glória e honra. Amém.

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br
LEIA EM BREVE O LIVRO “ENSINA-NOS A CONTAR OS NOSSOS DIAS” – VANDERLEI FARIA – Visite o Portal: www.midiasound.com

[1] At 8.39-40
[2] Fl 2.13
[3] 2Co 2.14
[4] Sl 23.2

Nenhum comentário: