quarta-feira, 17 de junho de 2009

VIGIAR E ORAR

2 Co 4.7-11, 16

Precisamos enfatizar dois aspectos dessa armadura do cristão: Vigiar e orar. Precisamos atentar para o fato de que Deus nos humilha com um propósito específico: nos tornar mais santos e mais sensíveis para com as dores alheias. Muitas vezes, porém, as crises nos levam a uma postura de revolta e amargura contra tudo e contra todos. Como se os outros fossem os culpados de nossa tribulação, começamos a remoer a nossa humilhação. E isso gera amargura e mágoa.

Passamos, então, a ostentar a nossa prosperidade, sabedoria e, até mesmo, o poder e as bênçãos divinas... Na verdade, essa é uma atitude de auto-afirmação, muito comum para os ímpios. Pessoas que foram humilhadas e discriminadas, normalmente, quando se vêem exaltadas na vida, sentem-se estimuladas a agirem com orgulho e vaidade.

O que não deixa de ser uma forma de vingança social. Poucos são aqueles, mesmo entre os crentes, que se lembram de agradecer, única e exclusivamente a Deus, pelas dádivas recebidas imerecidamente. Porém, se nos voltarmos para a cruz de Cristo, forçosamente iremos reconhecer que tudo o que temos recebido é pela misericórdia e graça de Deus. Não temos que ficar pensando em como vamos retribuir às provocações que recebemos quando estivemos em situação ruim, porque está escrito: “A mim pertence a vingança; eu é que retribuirei, diz o Senhor” (Rm 12.19).

Apesar de sua fragilidade, você não precisa se entregar à derrota. Ainda que você tenha sido vencido mais uma vez, não se dê por derrotado definitivamente: 2 Co 4.7-11, 16. Eis a sua chance única de sair dessa tenebrosa solidão. Eis o convite extensivo a você: “Vinde a mim, todos os que estais cansados e oprimidos, e eu vos aliviarei” (Mt 11.28).

Que o Senhor da Seara nos fortaleça e nos capacite pelo Seu Espírito Santo. E que vivamos com gratidão e confiança daquele que nos chamou, nos sustentou até aqui, e que há de nos guardar até o fim de nossos dias, como escreveu o apóstolo Paulo: “Fiel é a palavra e digna de toda aceitação: que Cristo Jesus veio ao mundo para salvar os pecadores, dos quais eu sou o principal. Mas, por esta mesma razão, me foi concedida misericórdia, para que, em mim, o principal, evidenciasse Jesus Cristo a sua completa longanimidade, e servisse eu de modelo a quantos hão de crer nele para a vida eterna. Assim, ao Rei eterno, imortal, invisível, Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém!” (1 Tm 1:15-17).

Pr. Vanderlei Faria
pastorvanderleifaria@yahoo.com.br

Visite o Portal: www.midiasound.com

Nenhum comentário: