sexta-feira, 5 de junho de 2009

QUEM PODE ENTENDER O CORAÇÃO HUMANO?

Através de Jeremias, Deus diz que o homem natural está completamente alienado da vida de Deus. Sua mente está obscurecida pelo pecado e incredulidade. Sua vontade está paralisada:
_ “Quem pode entender o coração humano? Não há nada que engane tanto como ele; está doente demais para ser curado” (Jr 17.9 – NTLH).

O homem natural não pode crer no evangelho apenas por querer fazê-lo; através de seu “livre-arbítrio”. Só podemos nos voltar para Deus quando ele mesmo opera o Seu poder em nós.
E tudo isso nos é concedido graciosamente através da revelação especial de Deus aos que crêem. Somente através da revelação especial de Deus podemos dimensionar e valorizar a grandeza dessa bênção especial que Deus tem para tosos quantos são chamados para a salvação em Cristo Jesus.

Precisamos clamar ao Senhor a fim de que Ele nos conceda a graça do entendimento da grandeza do poder de Deus agindo em nós. Paulo nos faz pensar no poder de Deus como algo transcendente à nossa compreensão, que não se pode dimensionar completamente, visto que é o mesmo poder que o Pai manifestou na ressurreição do Senhor Jesus, fazendo-O reinar sobre tudo e sobre todos.

Esse poder que se evidenciou em Cristo e que continua operando através dEle, é o que Deus faz convergir na salvação do pecador. E é importante destacarmos que nesta oração Paulo não está pedindo a Deus mais poder para os efésios; mas, sim, que eles conheçam a magnitude do poder de Deus que opera nos santos. Paulo está se referindo ao conhecimento do extraordinário poder que envolve a realidade da vida cristã. Poder este que, mais à frente, Paulo coloca algumas expressões cheias de superlativos:

_ “Graças ao dom que Deus, na sua bondade, me deu, e, pela ação do seu poder, eu fui colocado como servo do evangelho. Eu sou menos do que o menor de todos os que pertencem a Deus, mas mesmo assim ele me deu este privilégio de anunciar aos não-judeus a boa notícia das imensas riquezas de Cristo. E também me deu o privilégio de fazer com que todos vejam como se realiza o plano secreto de Deus. Deus, que criou tudo, escondeu esse segredo durante os tempos passados. E isso aconteceu a fim de que agora, por meio da Igreja, as autoridades e os poderes angélicos do mundo celestial conheçam a sabedoria de Deus em todas as suas diferentes formas. Deus fez isso de acordo com o seu propósito eterno, que ele realizou por meio de Cristo Jesus, o nosso Senhor” (Ef 3.7-11 – NTLH).

_ “E agora, que a glória seja dada a Deus, o qual, por meio do seu poder que age em nós, pode fazer muito mais do que nós pedimos ou até pensamos! Glória a Deus por meio da Igreja e por meio de Cristo Jesus, por todos os tempos e para todo o sempre! Amém!” (Ef 3.20-21 – NTLH).

Pr. Vanderlei Faria
MSN: pastorvanderleifaria@hotmail.com

Nenhum comentário: