sexta-feira, 1 de abril de 2011

AS ESCRITURAS E DEUS (5)

5. Deleita-se mais plenamente nas perfeições de Deus. Aquilo em que um homem mais se deleita é o seu "deus". O pobre indivíduo mundano procura satisfação em suas atividades, prazeres e possessões materiais. Ignorando a "substância", ele persegue inutilmente as sombras. O crente, entretanto, se deleita nas admiráveis perfeições de Deus. Realmente, reconhecermos a Deus como o nosso Deus consiste não somente em nos submetermos ao Seu cetro, mas em amá-Lo mais do que ao mundo, e valorizá-Lo acima de tudo e de todos. Consiste também em termos, paralelamente ao salmista, a percepção experimental de que ". . .Todas as minhas fontes são em Ti" (Salmos 87:7). Os remidos não apenas receberam alegria da parte de Deus, tal alegria que este nosso pobre mundo jamais nos poderia outorgar, mas também se gloriam e regozijam em Deus (ver Romanos 5:11); e acerca disso o indivíduo mundano nada sabe. A linguagem dos remidos é aquela que afirma: "A minha porção é o SENHOR. . ." (Lamentações 3:24). Os exercícios espirituais são enfadonhos para a carne. Mas o crente autêntico diz: "Quanto a mim, bom é estar junto a Deus..." (Sal. 73:28). O homem carnal é arrastado por muitas paixões e ambições; porém, a alma regenerada assevera: "Uma cousa peço ao SENHOR, e a buscarei: que eu possa morar na casa do SENHOR todos os dias da minha vida, para contemplar a beleza do SENHOR, e meditar no seu tempo" (Salmos 27:4). E, por que? Por que o verdadeiro sentimento de seu coração diz: "Quem mais tenho eu no céu? Não há outro em quem eu me compraza na terra" (Salmos 73:25). Ah, prezado leitor, se o seu coração não tem sido impelido a amar a Deus e a deleitar-se nEle, então é que ainda está morto para com Ele. A linguagem dos santos é a que diz: "Ainda que a figueira não floresce, nem há fruto na vide; o produto da oliveira mente, e os campos não produzem mantimento; as ovelhas foram arrebatadas do aprisco e nos currais não há gado, todavia eu me alegro no SENHOR, exulto no Deus da minha salvação" (Hab. 3:17,18). Ah! essa é verdadeiramente uma experiência sobrenatural! Sim, o crente pode regozijar-se quando todas as suas possessões materiais lhe são tiradas (ver Hebreus 10:34). Quando jaz em uma masmorra, com as costas a sangrar, ainda assim pode entoar louvores a Deus (Atos 16:25). Portanto, na proporção em que você estiver sendo desmamado dos prazeres ocos deste mundo, também estará aprendendo que não há bênção fora de Deus, estará descobrindo que Ele é a fonte e a súmula de toda a excelência, e o seu coração estará sendo atraído para o Senhor, a sua mente estará se apegando a Ele, a sua alma estará encontrando nEle a sua alegria e satisfação, e você estará realmente se beneficiando com as Escrituras. A.W. Pink

Nenhum comentário: